🕗 Tempo de leitura: 13 minutos

90% das buscas por imóvel acontecem no âmbito digital. E sua imobiliária, já é digital?

Ter uma imobiliária digital faz parte do plano de negócios de todo corretor de imóveis que deseja abrir seu próprio negócio ou que já tem uma imobiliária física mas quer ir além.

No entanto, nos deparamos com uma grande fatia do mercado, optando por uma redução drástica de custos, ou melhor, um redirecionamento adequado de custos. E assim, tornam-se imobiliárias 100% online.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Entre responder questões como montar uma imobiliária digital e as principais vantagens de ter uma imobiliária online.

Veja também: Como Abrir uma Imobiliária: O Guia Completo 2020

Continue a leitura e veja os detalhes sobre o assunto.

O Que é Imobiliária Digital?

imobiliária digital única. Imagem de uma impressão digital.

Uma imobiliária digital é uma imobiliária que está totalmente adaptada ao mundo digital ou exclusivamente inserida no âmbito virtual, sem nesse caso, com uma loja física.

Esse artigo trás dicas úteis que certamente serão muito bem utilizadas seja para corretores de imóveis que desejam montar uma imobiliária digital ou para imobiliárias já com loja física que desejam melhorar seu posicionamento digital.

As Principais Vantagens de Abrir Uma Imobiliária Digital

  • Custos com espaço físico são eliminados
  • Os investimentos são melhores alocados para a captação de leads
  • Não é preciso ter uma equipe imobiliária completa. Ou seja, isenção de custos com quadro de funcionários
  • Possibilidade de trabalhar em home-office
  • Exige a especialização do corretor de imóveis para um atendimento consultivo
  • Foco maior no branding da imobiliária digital

1) Custos com espaço físico são eliminados com uma imobiliária digital

É óbvio, que até para trabalhar de maneira 100% online você vai precisar de um espaço. Com no minimo um computador, um celular e uma boa internet.

Mas, esse lugar não precisa ser necessariamente na avenida mais movimentada da cidade. Ou no prédio comercial mais conceituado da região.

Então, você pode, montar essa estrutura na sua casa mesmo. Se assim preferir. E eliminar os custos de locação de um espaço físico para trabalhar.

2) Investimentos melhores alocados para captação de leads

Entendendo o primeiro item que falamos. Se você vai eliminar custos de um lado, isso não significa que vai necessariamente “sobrar” muito dinheiro na sua mão.

Você eliminou uma forma de captar leads e vai precisar investir em outra.

A vantagem, no entanto, é que captar leads online é atualmente a maneira mais eficaz de fazer bons negócios. Isso para todo segmento de trabalho, sobretudo, para o mercado imobiliário.

Lá no inicio do artigo, colocamos um dado importante: 90% dos clientes imobiliários começam sua jornada de compra de forma online.

Então, o dinheiro que você vai economizar com a locação de um ponto físico, sugiro que invista em marketing digital.

Se você tiver conhecimento para fazer o marketing sozinho, melhor! Você só vai gastar algum dinheiro com campanhas pagas.

Mas, se esse ainda é um mundo um pouco nublado para você, não “esquenta”. Contrate uma boa empresa de marketing ou invista em cursos para se aperfeiçoar na área. Alguns, são até gratuitos!

Leitura Complementar: Treinamento para Corretores de Imóveis

3) Não é preciso ter uma equipe imobiliária completa

Fato! Se você vai optar por montar uma imobiliária digital, não precisa ter uma equipe com vários corretores, assistentes, gerentes e etc.

Por outro lado, se você estiver fazendo bem “a lição de casa” e estiver conseguindo gerar uma quantidade alta de leads, sugiro que você contrate pelo menos um assistente imobiliário.

Com uma mão extra, você certamente vai conseguir organizar melhor sua agenda, para continuar atraindo possíveis compradores e não perder a qualidade no atendimento ao cliente.

4) Possibilidade de trabalhar home – office

corretora de imóveis trabalhando com sua imobiliária digital em esquema home office
Pontos Positivos e Negativos de trabalhar Home Office

Você deve estar pensando agora: “Nada melhor do que trabalhar de casa“. Mas, não é bem assim. Existem pontos positivos e existem também pontos negativos.

Vamos por partes:

A principal vantagem de se trabalhar com uma imobiliária digital de casa além do conforto é a redução de custos. Você já é dono da sua casa, ou já paga um aluguel por ela e portanto, não precisa se preocupar com outro aluguel por exemplo.

Mas, é muito difícil trabalhar home office.

Você precisa primeiramente ter um espaço só para você. Longe da televisão e do restante da família (esposa, marido, filhos). Você precisa entender que quando está em “horário de trabalho” você está ausente para todo o restante.

É muito comum, procrastinar quando se trabalha de casa, ou perder o foco com muita facilidade. Além, de ser um pouco difícil explicar para as outras pessoas que você, por exemplo, não pode ir no mercado às 11 horas da manhã, ou que você não tem horário de almoço fixado e que você não está disponível para ver um filme às 15 horas.

A sensação de estar constantemente em casa também pode te aborrecer depois um tempo. Você pode sentir que “só fica em casa” e diferente do restante das pessoas, não sai mais trabalhar.

É complicado o psicológico do corretor de imóveis que trabalha home office com sua imobiliária digital.

A nossa sugestão para isso:

  • Acorde todas as manhã e se arrume para trabalhar
  • Separe um espaço da casa que você possa se isolar do restante (um quarto pode virar um escritório ou a sala pode ser dividida).
  • Faça um café (se você gosta) e deixe uma garrafa nesse cômodo que você escolheu para trabalhar, assim não precisa sair de lá e desviar o foco.
  • Não misture as contas da imobiliária digital com as da sua casa.
  • Siga a risca um “horário de trabalho” para você ter tempo de aproveitar a sua família.
  • Telefones diferentes – o celular pessoal e o da imobiliária são diferentes, o telefone fixo da casa não é o telefone da imobiliária (se for preciso peça outra linha).

Se você se atentar com esses detalhes previamente alertados, tenho certeza que vai se sair bem!

5) Especialização em atendimento imobiliário consultivo

Nem todo corretor de imóveis acredita em técnicas de vendas, atendimento consultivo direcionado, script de vendas e por aí vai.

A lista é longa de artifícios comprovados para aumentar as vendas (de todos os segmentos) e que ainda não “caíram nas graças” de todos os corretores de imóveis.

Mas, se você vai trabalhar com uma imobiliária virtual, você precisa sim, ter em mente que vai ser um especialista em tudo isso que falamos.

Não é complicado. Mas, requer estudo e sobretudo prática. Algo que você certamente já está acostumado.

Fazer um atendimento consultivo e seguir um script com técnicas de vendas é fundamental para todo profissional do mercado imobiliário.

Porém, para o corretor que vai abrir uma imobiliária digital mais ainda. Porque, suas chances de atrair, conquistar atenção, encantar e conquistar um cliente são todas online (mensagens, e-mails e telefone).

Então você precisa saber ser persuasivo e deixar de utilizar palavras e frases “manjadas” do mercado que todo cliente já conhece e foge!

Leitura obrigatória: Consultor de Imóveis: O Conceito dos Corretores de Sucesso

6) Foco maior no branding da imobiliária digital

Agora você tem que pensar que não há como um possível comprador te conhecer ou reconhecer sua marca só de andar na rua.

Então, você precisa desenvolver bem sua estratégia de branding e utilizar gatilhos de reconhecimento de marca e prova social para melhorar seu alcance com o público. E assim, se posicionar como referência no mercado imobiliário apenas com uma imobiliária digital.

Como Abrir Uma Imobiliária Virtual

corretor de imóveis se organizando para abrir uma imobiliária virtual

Agora que você já conhece as principais vantagens de abrir uma imobiliária virtual, vamos ao passo a passo para que isso se torne realidade.

1) Montar um Plano de Negócios

Tão importante quanto adquirir um CRECI jurídico é montar um plano de negócios para abrir uma imobiliária virtual.

O plano de negócios consiste em um mapa geral onde constam os objetivos principais da imobiliária virtual bem como as estratégias e custos que serão viabilizados em cada etapa.

Desde a construção da marca, atração de leads, qualificação de leads, gerenciamento de carteira e etc.

Leitura complementar: Plano de Negócios para Imobiliária

2) Contratar um Site Imobiliário de Qualidade e um CRM Imobiliário

Investir em um bom CRM imobiliário não é mais um luxo que você pode se permitir não utilizar. Na realidade a utilização de um sistema de gestão é essencial tanto para imobiliárias digitais como para imobiliárias com ponto físico.

O CRM imobiliário deve te auxiliar principalmente em:

  • Manutenção das captações
  • Gerenciamento de atendimentos
  • Integrações rápidas com portais imobiliários
  • Possibilidade de integrar e criar anúncios nas redes sociais
  • Integração com o site imobiliário
  • Relatórios precisos para ajustes necessários
  • Armazenamento de documentos (imóvel, proprietário, comprador)
  • Funil de vendas

O site de uma imobiliária 100% online:

Além disso, é importante para qualquer imobiliária, sobretudo para uma digital um site imobiliário. Se você acredita que o site imobiliário é apenas mais uma página na web para servir de vitrine para sua carteira de imóveis está errado.

O site da imobiliária digital deve em primeiro lugar ser responsivo (o que é regra, mas vale sempre ressaltar). Ou seja, estar apto para se adequar a qualquer tamanho de tela que estiver sendo visualizado (computador, celular, tablet, notebook e etc). Além de:

  • Constar depoimentos de clientes satisfeitos para ativar gatilhos de prova social nos visitantes.
  • Ter uma página destina a perguntas e respostas frequentes
  • Ter disponibilidade para incluir landing pages para conversão de visitantes em leads (pode ser por exemplo com um gatilho para simulação de financiamento imobiliário)
  • O site imobiliário precisa ser personalizável, para se adequar ao estilo e qualidade de cada imobiliária (não seja mais um na internet com um site)
  • O site da imobiliária digital precisa ter meios rápidos de contato com o corretor de imóveis (seja por meio de link para o Whatsapp ou Chat) – Você escolhe!

3) Criar Contas Corporativas nas Mídias Sociais

As redes sociais tomaram grandes proporções. E por isso, hoje em dia não faz sentido considerar abrir uma imobiliária digital sem também fazer sua marca estar presente em redes como Facebook, Instagram e Linkedin.

Vale ressaltar, que não adianta apenas criar uma conta, incluir informações básicas da sua imobiliária virtual e pronto. Ou publicar esporadicamente um imóvel disponível para venda ou locação.

Os clientes do mercado imobiliário atual estão interessados em conteúdo relevante. Então, você precisa se mostrar nas redes sociais com muito mais do que apenas imóveis para a venda.

Até porque, todo corretor ou imobiliária tem disponível imóveis para serem vendidos. O que fará de você uma imobiliária diferente?

Leitura Obrigatória: 55 Ideias de Marketing Imobiliário nas Redes Sociais

4) Montar um Script de Vendas e Estudar Técnicas Avançadas

Não basta focar apenas no marketing e na atração de novos compradores para sua imobiliária digital se, você não tiver um script de vendas e técnicas para negociação na ponta língua.

Quando falamos de uma imobiliária digital é importante frisar mais uma vez que a jornada do cliente acontece em grande parte e por muito tempo no âmbito online.

E por esse motivo, o script de vendas que você vai seguir, bem como, as técnicas que vão ser utilizadas devem ser capazes de demonstrar ao lead qualificado que você captou:

  • Empatia
  • Inteligencia de mercado
  • Persuasão

Além do que, o rapport pode ser mais complicado quando se trata de conversas digitais (seja no chat do site, no Whatsapp, no Facebook Menseger ou nos comentários das redes sociais).

Portanto, se certifique de montar um script matador para converter mais leads em clientes e então, vender mais imóveis.

Leitura complementar: Script Pronto para Vender Imóveis

5) Separar um Local Isolado e Adequado Para Trabalhar na Imobiliária Digital

Trabalhar em um lugar isolado para o sucesso da imobiliária digital

Assim como citamos no inicio do artigo, o local que você vai se instalar terá impacto direto no seu desempenho em trabalhar com uma imobiliária 100% online.

Por isso, escolha uma sala (se optar por locar uma) ou um cômodo da casa onde você possa se “isolar” do restante das pessoas e assim, manter o foco no que realmente interessa.

Até porque, como vimos até agora, há muito trabalho a ser feito.

Além disso, gerencie seu tempo com qualidade. Não é porque você vai trabalhar em casa, por exemplo, que vai trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Todos precisamos de um tempo de descontração e interação familiar. Coloque isso na sua agenda!

6) Adquirir um Celular Diferente e Instalar o Whatsapp Business

Acabamos de falar sobre gerenciamento de tempo para trabalhar como uma imobiliária digital. Então, é importante que seus contatos pessoais estejam devidamente separados dos contatos de trabalho.

Uma vez que o Whatsapp vem sido a mais procurada forma de contato com o cliente e com melhores taxas de conexão. Validamos que você tenha disponível um número exclusivo para a sua imobiliária virtual.

Onde somente através dele, você deve ter interações com seus clientes.

Também é importante que você faça uso do Whatsapp para empresas (ou Business) já que entre tantos benefícios que ele proporciona. Um deles, é indicar diretamente para todo contato que se conectar, que ele está “falando” com uma conta comercial.

Isso a principio vai dar mais credibilidade e confiança ao seu trabalho.

7) Fazer um Vídeo de Apresentação

Partindo do principio que nenhum visitante do seu site imobiliário ou das suas redes sociais realmente te conhece.

Como fazer eles confiarem em você, conhecer seu trabalho e possivelmente escolherem trabalhar com você?

Nada melhor que um vídeo de apresentação. Não precisa ser um vídeo longo, aliás até melhor se não for.

Mas, que seja um vídeo genuíno, que mostre “sua cara” em todos os sentidos. Que seja capaz de inspirar credibilidade e conhecimento, sem ser arrogante.

Nós escrevemos um artigo completo sobre vídeo de apresentação. Clique aqui e leia depois

8) Incluir as Captações com Fotos de Alta Qualidade no Site da Imobiliária Digital

corretora de imóveistirando foto para sua imobiliária online

Ok! Nós falamos que o site de uma imobiliária digital tem mais importância do que ser apenas uma vitrine de imóveis. Mas, ele ainda assim, continua sendo uma vitrine. 😉

Então, imagine:

Uma loja de roupas, aquela que você gosta normalmente de comprar. Agora imagine que a vitrine dessa loja e os manequins estejam sujos, desarrumados ou com roupas que não combinem e que não mostrem qualidade.

Você vai entrar na loja para comprar uma roupa?

Ou vai andar mais um pouco e procurar outra vitrine que te chame mais atenção?

É esse o princípio, exitem literalmente centenas de sites na internet para vender imóveis. Sejam os portais, sites de corretores autônomos, sites de imobiliárias com loja física ou sites de imobiliárias 100% online.

Todos eles, querem uma coisa em comum: Vender imóveis

O que vai fazer um visitante, navegar no seu site ou voltar no Google e clicar no site abaixo do seu ?

Por isso, além de conteúdo explicativo e de qualidade no site como falamos anteriormente as fotos precisam ser realmente inspiradoras.

Com excelente qualidade, atenção nos destaques, proporções, ordem de visualização e etc.

Além da descrição, utilize todas as oportunidades no site da imobiliária digital para agradar o visitante e convertê-lo em um lead.

Ou seja, encantá-lo a ponto dele solicitar mais informações, enviar uma mensagem no Chat ou no Whatsapp e etc.

Afinal, é isso que você quer!

Leitura sugerida: Fotografia Imobiliária + Descrições Criativas

9) Anunciar nos Melhores Portais de Vendas de Imóveis na Região

Se você parar por 1 minuto, e digitar no Google por um imóvel como por exemplo: Apartamento em São Paulo com 2 dormitórios.

Qual serão os primeiros resultados dessa pesquisa?

Alguma imobiliária?

De certo, você vai encontrar no minimo nas primeiras 7 posições dos resultados dessa pesquisa os portais. E porque?

Primeiramente, porque eles carregam mais informações, já que existem imobiliárias no Brasil inteiro anunciando seus imóveis neles. O Google privilegia isso.

Em segundo lugar, porque eles tem uma força enorme para investir em marketing digital. E se não estão na frente, vão aparecer com anúncios pagos no Google certamente.

Em terceiro lugar, porque eles utilizam bem as palavras chaves (pesquisa que o possível comprador faz) para ter um SEO digno de primeira página.

Por isso, é importante que além de anunciar os imóveis no site da imobiliária digital e nas redes sociais, você também encaixe no orçamento o anuncio em alguns desses portais.

Com a ajuda do CRM imobiliário será possível posteriormente entender qual sua maior fonte de geração de leads qualificados e readequar o orçamento de marketing para ela.

Mas, no inicio, invista onde puder o máximo que puder.

Não estamos dizendo que um site imobiliário criado com os critérios que falamos anteriormente e focado em SEO não seja capaz de ultrapassar as primeiras posições que hoje ocupam os portais. Mas, posicionamento orgânico não acontece do dia para a noite.

Então, enquanto sua imobiliária virtual não tem essa força ainda, use a força dos outros.

10) Contratar Empresa Especializada ou Aprender sobre Marketing Imobiliário

As estratégias de marketing imobiliário digital vão muito além de um site, redes sociais e anúncios em portais.

As estratégias são complexas, precisam estar alinhadas com a jornada de compra do cliente imobiliário, definição de personas e conteúdo para ser utilizado desde a atração de visitantes, conversão em leads até a fidelização de clientes defensores da marca.

Tudo isso, por sua vez, dá trabalho e demanda tempo e análise. Afinal, marketing é isso: Ação, análise, correção e ação…

Então, se isso parece muito “pesado” para você trabalhar sozinho, considere contratar um especialista.

Agora, se você domina o assunto, considere utilizar plataformas de automação apenas para agilizar seu trabalho.

11) Criar Blog Imobiliário + Escrever Conteúdos

Como acabamos de falar, a criação de conteúdo é fundamental para uma estratégia de marketing digital para imobiliárias digitais bem sucedida.

Portanto, é importante que você dedique pelo menos 2 horas do seu dia (todos os dias) para criar conteúdo de qualidade.

Principalmente, para educar seu futuro cliente. Fale sobre financiamento imobiliário, melhores bairros para se comprar uma casa na cidade X e etc.

Use também, as perguntas frequentes que você recebe durante um atendimento ao cliente, e já faça um artigo para publicar no blog a respeito.

Partindo do princípio que mais pessoas podem ter a mesma dúvida e ainda não entraram em contato com você.

Seja reconhecido pelo seu conhecimento e se torne uma referência e autoridade no mercado.

12) Escolher a forma de Comunicação com o Cliente na Imobiliária Digital

escolher a forma que vai se comunicar com o cliente para manter a eficiência e qualidade no atendimento da imobiliária digital

Vamos partir do principio, que você vai abrir sua imobiliária digital em casa, e não vai trabalhar com um assistente ou outros corretores no começo. Ok?

Seguindo essa linha de raciocínio é importante que você escolha com sabedoria quais serão os pontos de conexão com seu cliente.

Se você parecer “muito disponível” em vários locais, como vai fazer para responder todos os eles com a mesma agilidade e qualidade de atendimento?

Então, nossa sugestão é: Whatsapp, E-mail e Facebook Messenger

Assim, fica mais fácil com toda a certeza focar no atendimento ao cliente e não deixar nenhum possível comprador esperando resposta.

Até porque, vai a dica:

Eles não esperam! Logo procuram outro que o respondam!

Lembrando, que para a vender um imóvel, nem todo processo vai acontecer de maneira 100% online.

Em algum momento você vai conhecer pessoalmente seu cliente, apresentar um imóvel e etc. Isso não muda, seja na imobiliária digital ou em uma imobiliária física.

No Brasil, a compra online de imóveis ainda é algo muito distante. Então, organize seus horários de atendimentos e agenda de trabalho contando com isso.

Você pode também, aplicar um pouco mais de tecnologia na sua imobiliária digital e retardar um pouco esse contato presencial com o cliente.

A vantagem, é que esse contato acontece de forma mais qualificada. Ou seja, você pára seu trabalho para atender um cliente que está muito mais propenso a fechar.

  • Disponibilizar uma visita 360° no seu site imobiliário
  • Trabalhar com ferramentas para assinatura online de contratos.

Claro, que nenhuma dessas opções vão eliminar o contato pessoalmente com o corretor de imóveis. Mas, vão atender uma fatia do mercado de compradores mais antenada com tecnologia e que vão preferir, certamente, sair de casa quando for realmente necessário.

Para finalizar:

  • Anote os principais pontos que você achou desse artigo
  • Faça as leituras que indicamos para complementar seu conhecimento

Você está pronto!

SE PRECISAR DE AJUDA ESTAMOS AQUI!

Boa sorte e boas vendas!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder