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Estamos em 2021 e tudo o que um corretor de imóveis ou um empresário precisa para empreender no mercado imobiliário é um site. Sim, um site para imobiliária!

É preciso entender quais são as ferramentas básicas e importantes. Para que elas te ajudem a fazer a avaliação de um site para imobiliária. Mas caso você esteja pesquisando, veja como você deve escolher a cara da sua imobiliária na internet.

Como saber se o site da minha imobiliária é bom?

Para saber se o site da sua imobiliária tem uma qualidade suficiente para dar suporte e base ao seu negócio. Precisamos entender alguns pontos:

Site responsivo

É normal nós pensarmos em nosso site e analisarmos à partir da perspectiva de quem acessa através de um computador. Porém, dados retirados do Google Analytics demonstram que o celular é o campeão de acessos aos sites.

De uma forma geral, a sociedade vem interagindo na internet em uma proporção maior através do celular (mobile). Sendo assim, com os compradores de imóveis não seria diferente.

Mas afinal, o que é um site responsivo?

Sites responsivos são todos aqueles que se adequam aos dispositivos e tamanhos de tela. Eles apresentam boa visualização e navegação fácil para computadores, televisão e principalmente celulares.

Sites de imobiliárias que não são responsivos tendem a “jogar fora” mais da metade de todos os seus visitantes.

Pontos de conversão

No meio do marketing digital os pontos de conversão são chamados de “Call To Action”.

Eu sei! O pessoal adora dar nomes estrangeiros às coisas.

A tradução para “Call to Action” ou CTA, é “Chamada para Ação”.

A chamada para ação normalmente é feita com botões espalhados em pontos estratégicos da página. E tem o intuito de fazer o visitante executar uma ação dentro do site, que faça sentido para a sua imobiliária.

Nos sites imobiliários os botões (CTA) básicos, são os que induzem o usuário a clicar e solicitar mais informações sobre um imóvel, agendar uma visita, entrar em contato por chat ou chamar no WhatsApp.

Exemplo de botões call to action em um site imobiliário. O botão em vermelho indica ao usuário para solicitar mais informações. Já o botão branco no site, indica ao usuário para agendar uma visita ao imóvel.

Para sairmos um pouco da caixa. Poderíamos ter um ponto de conversão para que o usuário desbloqueasse mais fotos do imóvel. O resultado é óbvio, mais leads para a imobiliária.

Assim por exemplo:

Botão para captar leads através do desbloqueio de fotos no site da imobiliária.

Otimização

A otimização do site da imobiliária é importante para facilitar os buscadores como Google, Bing, Yahoo entre outros. A otimização ajuda os buscadores à fazerem o rastreamento do conteúdo das páginas do site.

Quando os buscadores não conseguem interpretar muito bem os conteúdos das páginas. Elas não aparecem bem posicionadas nas pesquisas.

Mas calma, existe um conjunto de técnicas. Essas técnicas são popularmente conhecidas como SEO.

O SEO é um conjunto de boas práticas e técnicas que ajudam os buscadores a posicionarem melhor o site da imobiliária nas pesquisas.

Os principais pontos uma boa otimização SEO são:

URL amigável

As URL’s amigáveis são os endereços das páginas dentro do seu site. Muitos sites que são mal otimizados, não conseguem informam claramente através da URL do que se trata aquela página que está sendo acessada.

Veja na prática uma URL que não está otimizada. Como o intuito não é denegrir a imagem de ninguém. Foi aplicado um desfoque no domínio principal, telefones e marca da imobiliária.

Site com a URL complicada. Não identifica ao usuário e buscadores, como o Google, claramente a página.

Agora veja uma URL com os parâmetros claros, sobre o que se trata a página

Títulos das Páginas

Os títulos da páginas são de extrema importância. Eles devem estar em conformidade com a URL, assim é possível declarar de forma ainda mais clara o conteúdo daquela página.

E os buscadores adoram isso!

Veja um exemplo:

Estrutura

A estrutura de navegação e hierarquia de páginas deve ser otimizada para que não se tenha muitas páginas que são acessadas através de mais de 3 cliques. Na prática, veja uma hierarquia otimizada.

Conteúdo de texto

O conteúdo de texto do seu site deve ser amplo para tanto o buscador, quanto as pessoas possam entender exatamente sobre o que se trata a página em questão.

As páginas dos imóveis dentro do site, devem apresentar um volume de texto quando comparado com os códigos que foram usadas para construí-la, maior que 30%.

Para que isso ocorra, é muito simples.

Você só precisa fazer uma descrição agradável do imóvel. Por isso ao cadastrar um imóvel na Praedium, por exemplo. Basta você fazer um texto descrevendo o imóvel e seus principais benefícios.

Exalte a segurança, o acabamento, a forma de pagamento com no mínimo 300 palavras e você estará fazendo um trabalho excelente.

Meta tags

Um bom site para imobiliária deve criar automaticamente meta tags para identificação e exibição do site imobiliário nos resultados de pesquisa do Google, por exemplo.

Nesta imagem podemos ver um bom exemplo das meta tags. As tags “title” e “description”

O site da imobiliária em Uberlândia no estado de Minas Gerais, Godoy Negócios Imobiliários. Tem as suas meta tags geradas automaticamente. Assim garantem maior persuasão de clique, toda vez que o site aparece em uma pesquisa do Google, por exemplo.

Links Internos

A linkagem interna de um site para imobiliária é super importante porque os buscadores não conseguem preencher os filtros de pesquisa.

E aqui vai uma dica de ouro.

Utilize no menu na parte mais alta do seu site, links para as principais páginas com listas de imóveis. Assim você estará passando a localização da página para o buscador e ao mesmo tempo informando que ela é super importante.

Sitemap

Certificado de Segurança SSL/HTTPS

O certificado de segurança é relevante também quando o assunto é qualidade. É importante que o seu site seja classificado como um site seguro para quem o visita. Sem contar que é um item importante de otimização de site. O famoso SEO.

Layout e Design

Como web designer de formação. Afinal, comecei a fazer sites no inicio dos anos 2000. De lá pra cá foram inúmeros. Em minha contagem, eu já ultrapassei os 400 somente para imobiliárias e corretores.

Por isso afirmo que o site precisa ter foco. Valorizar as informações dos imóveis e as fotos principalmente. Nada de colocar, links para serviços urgentes ou coisas parecidas.

Quando o assunto é layout e design. Menos é mais!

Porém, manter o diferencial entre o site da imobiliária e o da concorrente, é importante. As pessoas se lembram do que elas veem. Hoje em dia tem uma enxurrada de sites imobiliários um igual ao outro.

Em resumo, não deixe que o visitante acesse o seu site e o confunda com o site da concorrência. Por isso uma ampla personalização, com elementos claros e disposições diferentes são extremamente bem vindos.

É caro para atualizar o site da minha imobiliária?

Se você optou por criar o site da imobiliária em WordPress, por exemplo. Certamente, alguém terá que dar manutenção para você.

Pois a plataforma do WordPress é de código aberto e está em constante desenvolvimento. Atualizações são necessárias para garantir a segurança.

É justamente nesses pontos que plataformas específicas par ao mercado imobiliário entram em cena. Oferecendo sites personalizáveis com custos extremamente acessíveis.

Por exemplo, a Praedium tem um criador de sites para imobiliárias e corretores que permite você construir seu site em poucos minutos, sem ter nenhum conhecimento técnico. E o melhor, com um custo extremamente baixo.

Qual o melhor site para imobiliária?

O melhor site para imobiliária é que tem habilidade de gerar leads para o negócio. De nada vale um site extremamente lindo, cheio de parafernália. Mas que na prática é lento, pesado para carregar e não gera leads.

É importante permitir uma ampla integração com diversas ferramentas. Como um chatbot para aumentar a geração de leads e ferramentas de análises de comportamento de visitantes, por exemplo.

É possível ter também o WhatsApp integrado ao site da imobiliária. Assim, as pessoas que entram no seu site, podem clicar no botão e irem direto para o seu Whatsapp ou de um pré atendimento.

Como captar leads com o site da imobiliária gerar mais leads?

A captação de leads através de um site para imobiliária é feita em suma com os imóveis anunciados. Mas não se limita somente a isso.

É muito comum ver sites que colocam links de financiamentos dos bancos. Um grande erro!

O principal motivo porque as imobiliárias e corretores geram poucos leads com seu site.

Imagine que o visitante está sendo enviado para outro site e com a finalidade de preencher um formulário e passar informações que você não terá acesso. Mas que são extremamente importantes para você.

Por isso, seu site deve conter uma simulação de financiamento própria. Assim, é possível fazer campanhas no Facebook ou Google por exemplo. E gerar leads que te passarão informações sobre quanto eles tem de FGTS, entrada. Se são solteiros ou casados, quantos filhos e principalmente a renda.

Página do imóvel com simulador de financiamento. As informações vão para a imobiliária e não mais para o banco.

Como fazer para criar um site para imobiliária do zero?

Para criar um site para imobiliária nos dia de hoje é super fácil. Afinal, como dito anteriormente. Existem diversas plataformas para você iniciar a sua criação e personalização.

Algumas são genéricas e atendem qualquer gênero e vão de básicas a mais avançadas. Como o Wix ou o WordPress respectivamente.

A Praedium Tecnologia Imobiliária desenvolveu o primeiro criador de sites para imobiliárias e corretores. Com a finalidade de facilitar e fazer com que qualquer profissional do ramo imobiliário possa ter sua imobiliária virtual.

Eu particularmente participei de todo o processo de concepção da plataforma da Praedium. Com a finalidade de garantir que todas as técnicas e melhores práticas, fossem aplicadas para garantir o melhor resultado para as imobiliárias.

Por isso, eu te convido a ler este artigo. No qual eu explico como fazer um site para imobiliária passo a passo.

Quais são os melhores temas e templates imobiliários?

Não vou ser imparcial por aqui. Afinal, você quer saber quais são os melhores temas. Portanto pense da seguinte forma.

Um bom site para imobiliária deve valorizar as fotos e ter bons CTA’s conforme falamos anteriormente. Estes são os principais pontos para geração de leads.

Leve sempre em conta o tipo de produto que você trabalha. Se você trabalha com imóveis de entrada, Minha Casa Minha Vida (Casa Verde e Amarela) por exemplo. Utilize de temas que ao invés de falar o preço cheio, informe o valor das parcelas mensais de um financiamento.

Já para quem trabalha com imóveis de alto padrão em alguns casos é importante não exibir o preço. Mas não por questão de geração de leads. Mas porque o proprietário pode não querer que saibam que ele está vendendo o imóvel.

Ainda por cima se estiver abaixo do valor de mercado, o que indicaria que ele estaria passando por problemas financeiros.

Vale a pena ter um site para imobiliária grátis?

É possível sim ter um site para imobiliária totalmente grátis. Mas para isso, você precisará conhecer muito sobre programação e dispor de tempo para dar suporte e manutenção em eventuais atualizações.

Conforme o tempo passa, os navegadores vão se atualizando e o site começa a apresentar erros que antes não apresentavam. Com isso em mente, se o seu foco era vender imóveis. Você vai começar a dividir a sua atenção agora com a manutenção do site.

Mas de certa forma isso sempre me remete ao seguinte pensamento:

“Se você não está pagando por algo. Muito provavelmente você é o produto.” – Pense nisso!

Conclusão

É importante saber analisar alguns pontos para não levar gato por lebre. Tem muita gente no mercado falando que o site faz e acontece. Mas na verdade os pontos técnicos de avaliação são desconsiderados pela maioria dos profissionais do mercado imobiliário.

Foi exatamente objetivando esclarecer estes pontos que eu fiz este artigo. Trazer informações claras que o façam escolher da melhor forma o seu novo site imobiliário.

Tem alguma dúvida? Deixe-a nos comentários para que possa te ajudar ainda mais. E boa escolha!

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