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Em condições de mercado difíceis, veja como acelerar o potencial da sua equipe sem prejudicar seu orçamento.

O mercado imobiliário está em constante mudança. Ter um time de corretores de imóveis com treinamento apurado e atualizado fará certamente toda a diferença no desempenho e resultado da imobiliária.

Aqui estão 7 dicas para implementar programas de treinamento gratuitos ou de baixo custo para os corretores. E fazer do jeito certo!

Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária

Tipos de treinamentos que um corretor de imóveis pode precisar

Corretor de imóveis fazendo treinamentos para melhorar suas capacidades.

Antes de mais nada, tenha definido qual o objetivo de cada treinamento de acordo com as necessidades indicadas pela equipe.

Pode parecer óbvio porém, muitos gestores deixam de pensar nisso como prioridade e assim, fornecem treinamentos em desordem ou fora do momento específico que a imobiliária precisa.

Então, é preciso definir exatamente o que se deseja extrair daquele treinamento.

1. Treinamento para corretores de imóveis na área jurídica

Nesse caso, são treinamentos específicos, voltados para as leis que rodeiam o mercado imobiliário. Bem como, financiamentos imobiliários, lei de inquilinato, prestação de serviços, contratos de compra e venda e etc.

Quando um corretor de imóveis é submetido a esse tipo de treinamento, começa a ter mais confiança na confecção de contratos, leitura dos mesmos e de certa forma influi no atendimento ao cliente. Uma vez que assim, ficará mais fácil sanar qualquer dúvida jurídica que possa surgir durante uma negociação.

Onde encontrar treinamentos para corretores de imóveis na área jurídica

O curso de acordo com o site do IBREP é disponibilizado totalmente no formato EAD (ensino a distância) com carga horária de apenas 30 horas. Ou seja, com 1 hora por dia em 1 mês o corretor de imóveis já está qualificado.

2. Treinamento para corretor de imóveis na área comercial

Na área comercial, são inúmeros os treinamentos que você encontra. Desde vídeos gratuitos no Youtube com técnicas de vendas, artigos complementares e até cursos específicos em técnicas avançadas.

Quanto o corretor de imóveis é submetido a um treinamento de vendas ele está melhor capacitado para iniciar uma abordagem diferenciada, criar anúncios persuasivos, “dar” mais fechamentos e concluir mais negócios.

Onde encontrar treinamentos para corretores de imóveis na área comercial

Nessa opção você encontra cursos como por exemplo:

  • A arte de encantar o cliente
  • Como vender nas redes sociais
  • Prospecção de clientes
  • Comunicação efetiva em vendas: Aumentando os resultados

O Objetivo desse curso é orientar os alunos a construir um plano tático de vendas utilizando as melhores ferramentas e técnicas do mercado.

Nesse curso você encontra conteúdos como por exemplo:

  • Como adotar as principais atitudes para ter sucesso na prospecção
  • Contornar as objeções mais comuns que os clientes usam
  • Como identificar os principais sinais de que o cliente quer comprar

3. Treinamento para corretores de imóveis na área comportamental

Esse tipo de treinamento, é fundamental para quem trabalhar com vendas e passa constantemente pelo stress do atingimento de metas e negativas dos clientes.

Um treinamento para área comportamental inclui por exemplo, técnicas de PNL e até mesmo inteligencia emocional. Auxiliando assim, o time de vendas de uma imobiliária e trabalhar de forma coesa e resiliente.

Onde encontrar treinamentos para corretores de imóveis na área comportamental

4. Treinamento para corretores de imóveis na área de marketing

Não é segredo a importância de trabalhar com marketing para o sucesso do seu negócio. Entretanto, muitas imobiliárias e corretores de imóveis podem contar com uma “mãozinha” de fora na hora de colocar em prática as estratégias.

Com cursos e treinamentos voltados para a área de marketing fica cada vez mais fácil tomar conta por completo do seu negócio sem dispender orçamentos para terceiros.

A ideia do faça você mesmo!

Onde encontrar treinamentos para corretores de imóveis na área de marketing

Entre os cursos é possível encontrar:

  • Curso de marketing de conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Outbound Marketing e Sales (vendas)

Organizando treinamentos para corretores de imóveis na imobiliária

Treinamento para corretores de imóveis dentro da imobiliária.

Nesse caso, a sua estratégia pode ser fornecer o treinamento dentro da imobiliária. Listamos 3 dicas para que seja possível realizar isso, com baixo custo na prática.

1- Faça com que os corretores se treinem

Nesse caso a primeira ideia é implementar um programa de treinamento matinal para os corretores de imóveis participarem duas vezes por semana. Para os quais os próprios corretores escolhem os tópicos. 

A chave, é convencer os corretores de imóveis a liderar as sessões para as quais são especialistas. 

Utilize um funcionário de vendas menos experiente, mas com conhecimento técnico, para se encarregar do treinamento em tecnologia.

Por exemplo, um treinamento sobre a utilização do CRM imobiliário ou funil de vendas.

Ou solicite aos melhores vendedores que cubram tópicos por exemplo de

como superar objeções dos cliente compradores” ou “como montar um bom script de vendas de imóveis“.

Aproveite então, toda a experiência na sala e, coletivamente, todo mundo está ganhando algo com isso.

Isso também cria camaradagem e motivação dentro da imobiliária. 

2- Confie em profissionais locais

Nesse caso, é possível utilizar conhecimento e network para oferecer aos corretores de imóveis, de duas a três oportunidades de treinamento semanalmente.

E nenhum custa à imobiliária um centavo, porque é possível utilizar prestadores de serviços parceiros e locais. 

Por exemplo:

  • O advogado da imobiliária:
    Pode dar um treinamento sobre táticas e técnicas legais para acelerar a venda de um imóvel de herança.
  • O contador da imobiliária:
    Pode treinar seus corretores na questão de taxas, juros e outros trâmites contábeis pertinentes à uma venda.
  • Um engenheiro ou arquiteto parceiro:
    Pode auxiliar os corretores em um imóvel específico, dando dicas de melhorias para oferecer aos clientes posteriormente.

3- Apresente e discuta vídeos online

Recomendamos assistir a vídeos do YouTube para aprender as últimas novidades em tecnologia, vendas ou redes sociais. 

Muitos treinadores enviam vídeos curtos e direcionados de treinamento para o YouTube. Certamente, essa é uma excelente oportunidade. 

Para maior eficácia, não peça aos corretores que assistam vídeos por conta própria. Revise-os primeiro e depois mostre os melhores para o time em uma reunião de vendas. 

De vez em quando, para reforçar pontos, peça aos corretores que sugiram outras técnicas que se expandem nas sugestões do treinador online.

Avalie os resultados do treinamento para corretores

Mulher super malhada fazendo um treinamento com elástico.

Por fim, avaliar os resultados que foram alcançados com o treinamento proposto é tão importante quanto realizar o treinamento.

Possíveis fatores que podem ser mensurados após um treinamento são:

  • Impacto direto no número de contratos fechados
  • Clientes captados (proprietários ou compradores)
  • Aumento no índice de satisfação do cliente
  • Maior número de indicações por clientes

Leitura obrigatória: A importância do pós venda no mercado imobiliário

Porque vale a pena investir em treinamentos para corretores de imóveis

Primeiramente, a mentalidade de um gestor deve ser que o treinamento direcionado para as necessidades da sua equipe nunca será um “gasto” ou perda de tempo. E sim, sempre um excelente investimento.

Uma vez que, ao ter profissionais, motivados e capacitados na imobiliária as oportunidades de crescimento e geração maior de negócio fechados também aumentam.

Entre todos os benefícios do treinamento para corretores de imóveis vale ressaltar:

  • Profissionais bem capacitados e treinados adquirem estratégias melhoradas e inteligentes no relacionamento com o cliente.
  • Adquirem também, a habilidade de identificar e lidar com cada perfil de cliente.
  • A imobiliária passa a ser reconhecida como excelência em atendimento, onde todos os colaboradores adotam a mesma prática. Ou seja, atendimento ao cliente padronizado e de alto impacto.
  • Melhora a organização da imobiliária e elimina conflitos internos. Em outras palavras, torna a rotina de trabalho mais eficiente.
  • Além de tudo, afeta diretamente os resultados da imobiliária, como número de contratos fechados e novas captações.

Então, é correto afirmar que a parceria é em formato de Ganha – Ganha. Ou seja, corretores mais capacitados, geram mais valor ao negócio, ganham mais dinheiro e assim, ficam mais motivados.

Como você capacita seu time de vendas? Conte para nós suas ideias!

Boa sorte e boa aula!

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