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O perfil do consumidor no mercado imobiliário se alterou e muito nas últimas décadas. De fato, com a popularização da internet. Hoje, os consumidores encontram-se muito mais preparados e instruídos para a compra do imóvel.

Certamente, em poucos minutos e na palma da mão, é possível encontrar o imóvel dos sonhos com todas as características necessárias.

O conhecimento não é mais detido apenas pelo corretor de imóveis. Sendo assim, é importante entender e se capacitar para atender um público cada vez mais exigente.

Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0

O perfil do consumidor no mercado imobiliário

A primeira geração nascida na era digital. Hoje, está a procura do seu primeiro imóvel. E é esse público que muda completamente o cenário.

De acordo com um dos portais imobiliários mais conceituados do mercado. Pessoas entre 20 e 35 anos são as que mais procuram imóveis.

É importante entender que homens e mulheres tem características e comportamentos diferentes durante o processo de compra de um imóvel.

Enquanto os homens são mais precisos e menos burocráticos. As mulheres são mais minuciosas e fazem a compra baseada nas emoções.

Para os homens é determinante a quantidade e metragem dos cômodos, bem como espaço na garagem ou área de lazer.

Para as mulheres é um prazer observar com atenção as funcionalidades da moradia. Ou seja, quando entram em um imóvel, elas precisam se imaginar morando nele com a família.

O perfil do consumidor no mercado imobiliário

No entanto, vale ressaltar que para esse público. A pesquisa e busca por um imóvel, pode durar até 4 meses.

De qualquer forma, mesmo com as vantagens tecnológicas. Esse público ainda prefere após as pesquisas online. Retornar aos métodos convencionais e visitar o imóvel com a orientação do corretor de imóveis.

Ainda de acordo com o mesmo estudo. A localização é um fator determinante para a escolha do imóvel. Vindo à frente inclusive da metragem do mesmo.

Ou seja, é preferível estar bem localizado do que ter um imóvel muito grande. A metragem padrão estipulada fica em torno de 70 m². Dessa forma, se você possui imóveis com essas características. Suas chances de negócios aumentam!

O perfil do consumidor no mercado imobiliário em algumas capitais

Em capitais como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A tendência é que a mudança de imóvel, não esteja relacionada com a mudança de bairro. O que é uma excelente dica para o corretor de imóveis se atentar.

Ao mesmo tempo, o valor ainda é primordial. Dessa forma, o consumidor prefere utilizar no máximo 31% da sua renda familiar para pagar as parcelas do imóvel.

Veja alguns dados estatísticos sobre os consumidores:

  • 75% dos consumidores atuais tem nível superior completo
  • 50% são solteiros em busca do primeiro imóvel
  • 51% possuem filhos
  • Renda familiar aproximada de R$ 8.500,00
  • 66% buscam imóveis usados
  • 22% buscam um imóvel para alugar

Prepare seu atendimento para o perfil do consumidor de imóveis

Logo após entender o perfil do consumidor. O corretor de imóveis deve focar na sua estratégia de vendas para atender esse perfil de cliente.

Certamente, será preciso que o corretor de imóveis esteja bem capacitado e com as técnicas de vendas apuradas.

O corretor de imóveis deve ter muito conhecimento sobre a região de atuação e conhecimento na documentação que acerca o imóvel.

Assim, poderá transmitir muita credibilidade e não terá nenhuma surpresa futura para concretizar a venda. Lembre-se da jornada de compra do cliente e não se apresse!

Usando a tecnologia para apresentar os imóveis

Foto feita com drone do andamento da obra com vista do alto

É importante que as exposições dos imóveis, sejam cada vez mais bem elaboradas. Fazer o uso de recursos que possam proporcionar uma imersão profunda do cliente no imóvel, é um grande diferencial de mercado.

Fazendo um alinhamento de tecnologia com o seu público, com certeza te proporcionará mais oportunidades de negócios e maior captação de leads.

Para isso, indicamos por exemplo, a realidade virtual. Onde o cliente pode se sentir realmente dentro do imóvel e interagir com ele. Fotos em 360° também podem aperfeiçoar essa experiência nos seus anúncios online.

Imóveis na planta

No entanto, se você trabalha com imóveis na planta. O que acha de investir em um drone? Assim, você pode fazer imagens ou vídeos aéreos do andamento das obras.

E você? Já sabe se comunicar com seu público? Como você se prepara para atendê-lo? Conte para nós nos comentários, vamos adorar ler suas histórias!

Boa sorte e boas vendas!

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