🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Se você ainda está em dúvida sobre seguir ou não essa profissão. Certamente nosso artigo vai te ajudar!

Como saber se vale a pena ser corretor de imóveis? Você provavelmente já escutou diversas opiniões, tanto para te impulsionar a seguir em frente como para te fazer parar e repensar. Certo?

Para saber tudo a respeito da profissão leia também: Corretor de Imóveis de Alta Performance

Hoje, vamos ser realistas, existem inúmeras vantagens para um profissional, de qualquer área e especialização se tornar um corretor de imóveis. Mas, vamos retirar a ilusão adotada de “mundo perfeito”.

Sim, vale a pena trabalhar como corretor de imóveis. Porém, só para quem quer trabalhar duro, aprender e se especializar o máximo quanto puder.

Vale a Pena Ser Corretor de Imóveis: 6 Vantagens da Profissão

A seguir, vamos listar 6 bons motivos que você com toda a certeza já deve ter escutado, porém com uma visão um pouco diferente. Sem mitos!

1. Ser Corretor de Imóveis Vale a Pena: Horários Flexíveis

Corretor de Imóveis controlando o horário flexível de trabalho. Vale a pena ser corretor de imóveis.

Esse, acredito eu, seja o maior mito da profissão. E se você pretende se tornar um corretor de imóveis precisa entender que seus horários vão ser controlados em grande parte, por seus clientes.

Leitura Complementar: Código de Ética do Corretor de Imóveis: O Guia Essencial

Por exemplo:

Quando você é funcionário de uma empresa privada você certamente, tem horário rígidos, para telefonar, mexer no celular para responder mensagens ou até mesmo responder e-mails pessoais.

Pois bem! Seu cliente, a pessoa que você precisa atender para desempenhar seu trabalho; É esse tipo de funcionário. Sendo assim, é muito provável que os horários que ele tenha disponível para conversar com você sejam os que você anteriormente julgava como “vagos” ou “fim de expediente“.

Por esse motivo, quando questionar se vale a pena ou não se tornar um corretor de imóveis, lembre-se que esse pode ser um ótimo motivo para se tornar um. Porém, tenha os pés no chão e mantenha as expectativas alinhadas com a realidade.

Não! Você não poderá acordar tarde, dormir muito cedo ou até mesmo ter todos os finais de semana livres para a sua família.

Por outro lado, quando você entende que sua jornada de trabalho muda e consegue se adequar a ela, você começa a ter sucesso, pessoal e profissional.

2. Trabalhar como Corretor de Imóveis é Fácil e Vale a Pena

Com toda a certeza, essa é a mais pura verdade. Se tornar um corretor de imóveis é muito fácil. Se você preferir, nem precisa de um curso superior. Apenas um profissionalizante já basta.

Sobre esse assunto, escrevemos um artigo completo, explicando tudo que você precisa para se tornar um corretor de imóveis, clica no link e confere!

3. Vale a Pena ser Corretor de Imóveis Porque Ganha Muito Bem

Corretor de Imóveis segurando alguns dólares e com mais um monte espalhados pela mesa. Corretor está com um enorme sorriso porque vale muito a pena ser corretor de imóveis.

Isso é verdade também, afinal, corretores são comissionados de acordo com o valor do imóvel VENDIDO!

E essa é justamente a questão. Muitos acreditam que basta se tornar um corretor e “amanhã” já estará faturando 15 mil reais por mês. Não é assim.

Você só ganha muito bem se você trabalhar muito bem e sobretudo, se dominar as tendências do mercado, técnicas de vendas, marketing digital, entre outros.

Leitura obrigatória: Salário de corretor de imóveis: 4 formas para aumentar o seu

Muitos profissionais se tornaram corretores por achar que seria fácil ganhar dinheiro. O que na realidade não é!

Requer tanto esforço quanto qualquer outro trabalho, a diferença é que se você vai atuar de forma autônoma, todo esforço e todas as ações terão que vir somente de você.

Uma constatação sobre é assunto é que:

Antes de ganhar, você precisa investir!

Não somente investir dinheiro, investir muito tempo também porque aprender sobre todas as nuances do mercado, sobre atendimento consultivo e técnicas para apresentar e vender imóveis demanda muita dedicação.

Leitura complementar: Apresentação de imóvel para venda: 6 dicas matadoras

4. Trabalhar como Corretor de Imóveis para Ajudar os Outros

Como qualquer profissional que trabalha com vendas consultivas, seu primeiro interesse tem que ser: Ajudar o cliente.

Com isso em mente, fica fácil compreender que a venda é apenas uma consequencia de um excelente atendimento.

Por sua vez, para um cliente se sentir bem atendimento ele, certamente, precisa se sentir “ouvido” e posteriormente, “atendido”. Sempre com muita ética e honestidade.

É verdade, que nem sempre, os desejos e ambições dos seus clientes poderão ser entregues. Porém, nesse momento, sua honestidade em expor o que não poderá ser feito e mostrar uma alternativa viável fará a diferença.

Quando você ajuda seus clientes você ganha muito:

  • Ganha autoridade sobre o mercado imobiliário
  • Começa a ganhar mais dinheiro (porque vende mais)
  • Suas chances de ganhar indicações dos seus clientes aumentam
  • E sobretudo, ganha amigos.

Nesse momento em que você decide se vale a pena ser um corretor de imóveis, você consegue fechar os olhos e se imaginar satisfeito por ter ajudado um “novo amigo” a conseguir comprar a casa dele?

Se sua resposta foi sim, parabéns! Você tem metade do caminho percorrido!

5. Corretor de Imóveis Tem o Empreendedorismo no Sangue

É possível, que essa afirmação tão “na moda” tenha sido um dos motivos que te fez pesquisar sobre o assunto: Se vale a pena ser corretor de imóveis.

Normalmente essa ideia vem de pessoas que ainda estão ingressando na profissão, como uma “boa desculpa”, ou por profissionais que já alcançaram o sucesso esperado dentro da corretagem.

Você está ainda, no início do caminho. Então precisa saber os prós e contras dessa afirmação.

Sim, ela é verdadeira, você vai empreender, muitas vezes, vai ser seu próprio chefe e certamente vai ter crescimento profissional. Mas, a que custo?

Assim como todos os outros pontos que abordamos, não é do dia para noite que se tem sucesso e “ser seu próprio chefe” quase nunca é fácil.

Então porque essa é uma questão tão atraente entre os futuros corretores de imóveis?

Porque quando pensam em empreender pensam apenas em:

  • Ganhar dinheiro
  • Trabalhar a hora que quiser

E será preciso mais, quando você pensar em empreender pense em:

  • Capital para abrir uma imobiliária
  • Orçamento para contratar um CRM imobiliário que te ajude nas rotinas
  • Disponibilidade financeira para investimentos em marketing
  • Tempo livre praticamente nulo, porque você precisa captar leads, captar imóveis, atender os clientes que chegam, anunciar imóveis e etc.
  • Um pouco mais de dinheiro para investir em portais de anúncios (grande fonte de geração de leads atualmente)
  • Muito trabalho
  • Um pouco de solidão, se for fazer tudo isso sozinho
  • Muito estudo

Para ser sincera, a palavra empreendedorismo vem diretamente ligada a dinheiro e dedicação. Não necessariamente nessa ordem.

Entretanto, uma vez que você tenha isso em mente. Sim! Seu crescimento profissional chega, sua rede de conexões aumenta, as pessoas te reconhecem pelo seu trabalho e por fim, “sobra” dinheiro para contratar por exemplo, uma secretária!

6. Vale a Pena ser Corretor de Imóveis Porque não há Restrição de Sexo, Gênero ou Idade

Certamente, o motivo mais “lógico” para escolher a corretagem como uma profissão.

Não importa se você trabalhou em outra área, se está com mais idade ou se é jovem e vai ingressar agora no mercado de trabalho. Não fará diferença nenhuma. Muito menos, se você é mulher ou homem.

Suas caraterísticas pessoais não interferem nessa profissão, e sim, o grau de comprometimento que você terá, ao se tornar um corretor de imóveis.

A corretagem de imóveis é uma profissão em grande expansão, de acordo com dados do sistema Cofeci-Creci de agosto de 2019, atuam no país 389,4 mil corretores de imóveis e 48,8 mil imobiliárias de forma ativa.

Isso significa, aproximadamente, que a cada mês, 2 mil corretores ingressam no mercado de trabalho e em média 200 novas imobiliárias são abertas.

Parece promissor para você?

Agora que você já tem todas as informações necessárias para decidir.

O que acha, vale a pena ser corretor de imóveis? Conte para nós nos comentários abaixo.

Boa sorte e bem Vindo ao Mercado Imobiliário!

8 Comentários

  1. Sandra Regina Paim

    Adorei a matéria e gostaria de saber se vc poderia me indicar um bom curso EAD para ser um corretor.

  2. Paulo Afonso Sanfilippo

    Parabéns por vossa explanação. Tem tudo a ver com com o cotidiano da atividade imobiliária.
    Inicie cedo pela ZONA NORTE de São Paulo, após Bom tempo, me permití conhecer outras localidades deste imenso país sempre na atividade imobiliária como um todo.
    Porém, por motivo alheio à minha vontade, permaneci alguns anos ausente. E, recentemente ao me sentir melhor recuperado, tendo buscado me atualizar operar.
    Pois, a atuação generalizada nessa nobre, porém concorrida atividade melhorou muito sob todos os aspectos.
    Sinto-me grato pela oportunidade em contribuir com meu simples, mas verdadeiro depoimento à respeito.
    Obrigado.

  3. Charliston Ribeiro

    Ótima matéria, até salvei a pagina para analisar para alguns estudos extras, sou empreendedor desde a infância, ja fui serralheiro , tecnico em instalação de sistemas de segurança, motoboy , como funcionário fui porteiro depois de quebrar no segmento de sistemas de segurança, e por fim a dois anos estou sendo marceneiro, ecarreira que estou abrindo mão para me tornar um ótimo corretor, sempre trabalhei só, as vezes comnumnou dois ajudantes, n seu conteúdo me ajudou mais ainda a saber que é este caminho que devo tomar!! Fazer um bom atendimento procurar semore a satisfação de um cliente, em se sentir realizado e seguro, e receber nosso lucro por consequência !!!
    Muito obrigado!!

  4. Lourival José de Lima

    Olá boa noite Paola:)
    Fiquei feliz em ler sobre a matéria… Tenho interesse em iniciar nessa área e portanto ainda estou analisando.
    Muito obrigado 🙏

    • Paola Santoro

      Oi Lourival,

      Vem com tudo para o mercado imobiliário!! Boa sorte e muito sucesso!!!

      Feliz que tenha gostado do nosso conteúdo, fica por aqui e continue nos acompanhando.

      Um abraço. 😁😉😄

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder