🕗 Tempo de leitura: 4 minutos

De acordo com Cofeci-Creci já são mais de 400 mil corretores de Imóveis no Brasil e aproximadamente 50 mil imobiliárias ativas. E a cada mês 2 mil novos profissionais ingressam no mercado e mais 200 imobiliárias são abertas no Brasil.

Mas, como fazer parte dessa profissão em constante metamorfose e ascensão? Para abordar esse assunto mais de perto, vamos dedicar o conteúdo de hoje exclusivamente para o curso de corretor de imóveis.

Para saber tudo a respeito da profissão leia também: Corretor de Imóveis de Alta Performance

Quer saber mais a respeito? Acompanhe nosso artigo.

Como Surgiu o Curso Para Corretores de Imóveis

Curso para corretor de imóveis

Em 1962 foi criado o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e os Conselhos Regionais (CRECI’s). Mas, devido a falta de um curso técnico de profissionalização, foi considerado inconstitucional a criação dos conselhos.

Leitura complementar: O Que Precisa para Ser Corretor de Imóveis: 4 Passos Principais

Portanto, em em 1978 através da Lei 6.530 o Congresso Nacional decretou e regulamentou o Curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), juntamente com a elaboração do Código de Ética do Corretor de Imóveis.

Mas, somente no ano de 2000 que foram criados os cursos superiores de graduação tecnológica em Ciências Imobiliárias e Gestão Imobiliária.

Por fim, com essa criação, todo profissional que ingressar em um curso superior, poderá, posteriormente se quiser cursar um mestrado, doutorado e pós doutorado.

Leitura Obrigatória: Código de Ética do Corretor de Imóveis

Tipos de Curso Para Corretores de Imóveis

Atualmente existem três tipos de cursos que podem ser realizados por qualquer pessoa que seja maior de 18 anos e tenha concluído o ensino médio, para se tornar um corretor de imóveis.

São eles:

  • Técnico de Transações Imobiliárias
  • Superior Tecnológico em Gestão Imobiliária
  • Bacharelado em Ciências Imobiliárias

Quanto Tempo Dura o Curso de Corretor de Imóveis

Os 3 cursos de corretor de imóveis que citamos acima tem tempo de duração diferentes.

São eles então:

  • Técnico de Transações Imobiliárias – Duração de 1 ano
  • Superior Tecnológico em Gestão Imobiliária – Duração de 2 anos
  • Bacharelado em Ciências Imobiliárias – Duração de 4 anos

Os cursos podem ser realizados de 3 formas diferentes, à escolha do aluno e da universidade escolhida:

  • EAD (ensino à distância)
  • Semi presencial (EAD + Presencial)
  • Presencial

Não é uma regra. Mas, normalmente os cursos com menor duração adotam o sistema de ensino EAD.

Porém, os cursos de ‘longa’ duração, como é o caso do curso de Bacharelado em Ciências Imobiliárias são realizados de maneira presencial ou pelo menos, semi presencial.

Porque Fazer o Curso de Corretor de Imóveis

Primeiramente, é essencial que todo profissional que deseja atuar como corretor de imóveis faça um dos 3 tipos de curso que citamos anteriormente.

Com ele, além de estar apto a se inscrever no CRECI você também se capacita para o mercado imobiliário.

Através de disciplinas como por exemplo:

Tecnologias para Área ImobiliáriaPlano de Negócio
Mercado Imobiliário/Lançamentos e LoteamentosPlanejamento Estratégico
Matemática AplicadaMarketing Pessoal
Matemática FinanceiraFundamentos de Marketing
Gerenciamento e Técnicas de VendasAdministração e Contratos nos Negócios Imobiliários

Onde Fazer o Curso de Corretor de Imóveis

Existem diversas escolas e universidades que possibilitam que você faça o curso de corretor de imóveis. Vamos incluir aqui alguns locais para que você possa se orientar e à partir daí escolher sua melhor opção, combinado? 😉

Em primeiro lugar, o Instituto Universal Brasileiro disponibiliza para você todas as opções de cursos de TTI e com os devidos valores e formas de pagamento.

Já através do Ibrep, que é especialista em cursos de formações você encontra uma rede maior de cursos e especializações para corretores de imóveis.

Outro lugar muito bom para encontrar cursos para corretor de imóveis é através do Quero Bolsa. Isso porque, além de você encontrar um curso próximo a você, como o próprio nome sugere você tem a possibilidade de realizar esse curso com generosos descontos.

Mas, para os interessados em uma Universidade, encontramos um curso EAD da UNIP (Universidade Paulista) e também um curso presencial na Universidade Drumont.

Curso Para Corretor de Imóveis EAD - UNIP
Curso Para Corretor de Imóveis EAD – UNIP

Ainda falando sobre universidades, a Universidade Anhembi Morumbi disponibiliza o curso de forma EAD por apenas R$ 222,47.

Curso Para Corretor de Imóveis EAD - Anhembi Morumbi
Curso Para Corretor de Imóveis EAD – Anhembi Morumbi

Mas, se você procura o menor valor, dá uma olhada no que encontramos na Universidade Estácio de Sá:

Curso Para Corretor de Imóveis EAD - Estácio de Sá
Curso Para Corretor de Imóveis EAD – Estácio de Sá

Tudo isso, através do site do Educa Mais Brasil. Vale a pena você conferir e escolher o melhor curso para você e seu bolso.

Por fim,

É preciso ressaltar que os custos para um curso de corretor de imóveis podem variar bastante, principalmente entre a modalidade de estudo que você escolher. então, como falamos anteriormente, use nosso conteúdo como base. Mas, procure na sua cidade o formato que mais atende suas necessidades.

E para os estudantes que optarem por realizar o curso para corretor de imóveis de forma EAD lembre-se que dedicação e organização vão ser essenciais para a conclusão adequada do curso. Uma vez que só depende de você e da sua disciplina de estudo.

Boa sorte e Bons Estudos!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder