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100% dos corretores de imóveis e imobiliárias anunciam seus imóveis para atrair pessoas interessadas. Mas, você sabe se está fazendo isso direito?

Escolher onde anunciar seus imóveis equivale primeiramente a entender qual é o seu público alvo. Ou seja, qual o seu perfil de cliente ideal para os imóveis que você tem disponível.

Quem você deseja atrair como visitante para virar um lead?

Onde essas pessoas se encontram e como chegar até elas?

Você já sabe responder essas perguntas? Se a sua resposta é não, você pode estar desperdiçando tempo e dinheiro anunciando seus imóveis onde não terá notoriedade por potenciais clientes.

Hoje, vamos listar alguns lugares onde você pode anunciar imóveis junto com uma pré análise de perfil a ser encontrado em cada um desses canais de aquisição de cliente.

Veja também o guia completo sobre anúncios de imóveis: Tudo que Você Precisa para Anunciar Imóveis com o Máximo de Exposição

Está preparado? Então, vamos lá.

1. Anunciar Imóveis no Facebook

Provavelmente esse seja um local onde você já pensou, ou já anuncia seus imóveis. Portanto, vamos avaliar se você está fazendo isso da melhor forma e se sua intenção de público é compatível com o Facebook.

Antes de tudo para anunciar imóveis no Facebook você precisa fazer isso à partir de uma página empresa. Ou seja, adicionar a sua conta pessoal da rede social uma página específica para imobiliária.

Exemplo da Página Empresa no Facebook da Praedium
Exemplo da Página Empresa no Facebook da Praedium

Existem 5 formas diferentes de anunciar imóveis no Facebook, por exemplo:

  1. Anunciar imóveis com publicação na timeline da página empresa
  2. Divulgar os imóveis através do Facebook ADS (anúncio patrocinado do Facebook)
  3. Anunciar na Marketplace
  4. Divulgar em grupos fechados do Facebook
  5. Criar um anúncio de imóveis em formato de carrossel no Facebook

1. Anunciar imóveis com publicação na timeline da página empresa

Nesse caso o conceito é simples, basta acessar sua página empresa e fazer uma publicação com o anúncio de um imóvel. Você pode optar por incluir uma URL (link do site imobiliário) para o imóvel. Ou, fazer a publicação com uma descrição diferenciada e incluir pelo menos 10 fotos.

Os anúncios de imóveis na timeline podem ser programados. Então, você não precisa ir diariamente ao gerenciador da sua página fazer as publicações. Pode parar 1 dia e agendar posts para a semana inteira.

Veja o exemplo:

anunciar imóveis no Facebook com agendamento de publicação na timeline

2. Divulgar os imóveis através do Facebook ADS (anúncio patrocinado do Facebook)

Criar anúncios pagos no Facebook é realmente fácil. Mas, se você nunca fez isso pode precisar de um passo a passo. Por isso, o Facebook disponibiliza uma página específica para ajudar “jovens marketeiros”. Você pode acessá-la aqui.

Mas, antes de escolher o anuncio do Facebook para anunciar seus imóveis você precisa escolher o objetivo do anúncio. Ou seja, qual o resultado desejado.

Eles podem ser divididos em 8 dentro da plataforma, tais como:

  • Reconhecimento de Marca (mostra o anuncio a pessoas que estão mais propensas a prestar atenção nele)
  • Alcance (mostrar o anúncio para o número máximo de pessoas dentro do seu orçamento)
  • Instalações do Aplicativo (link direto para lojas de app do celular, para instalação direta)
  • Tráfego (aumentar o número de pessoas que visitam seu site)
  • Geração de Cadastros (permite que pessoas interessadas se cadastrem para receber mais informações)
  • Mensagens (fazer com que as pessoas falem com você através do Messenger)
  • Envolvimento (para ter mais pessoas curtindo sua página, curtindo suas publicações, compartilhando ou comentando)
  • Visualizações de vídeo (mostrar o vídeo à pessoas mais dispostas a assisti-lo até o fim)

Agora que você tem noção do que pode fazer através dos anúncios do Facebook fica mais fácil escolher ou não anunciar seus imóveis desse formato.

3. Anunciar na Marketplace

Anunciar na Marketplace do Facebook é gratuito e muitos corretores, imobiliárias e proprietários já estão fazendo isso. Mas, há alguns “poréns” que você precisa avaliar.

Por exemplo:

  • Não é possível mensurar o alcance da sua publicação
  • Aparece na frente que postou por último
  • Espaço para escrever o anúncio é pequeno (título, valor e 1 frase de descrição)

Caso você escolha a Marketplace do Facebook para anunciar imóveis, é fácil de fazer, veja a imagem abaixo:

Anunciar Imóveis na Marketplace do Facebook
Anunciar Imóveis na Marketplace do Facebook

4. Divulgar em grupos fechados do Facebook

Provavelmente você faz parte de algum grupo do Facebook. Pode ser um grupo de amigos específico, grupo de corretores de imóveis da sua região (ou do Brasil), grupo de compras e vendas de produtos e etc.

Você pode escolher anunciar imóveis em qualquer um desses grupos. Desde que, esteja dentro da política de publicações do mesmo (há grupos que não permitem a venda ou divulgação de serviços).

O lado positivo desse tipo de anuncio é que no grupo você encontra pessoas semelhantes a você, e com interesses parecidos. Pode ser mais fácil escolher o tipo de imóvel que vai anunciar.

Para os grupos fechados de corretores de imóveis é ótimo o anúncio para encontrar parceiros, o famoso ‘fifty’.

Por outro lado, você também não consegue mensurar o alcance do seu anúncio e ele só vai aparecer imediatamente no grupo se estiver entre as primeiras publicações. Portanto, grupos muito movimentos com várias publicações diárias podem não ser uma boa escolha.

Anunciar Imóveis nos Grupos do Facebook
Anunciar Imóveis nos Grupos do Facebook

5. Criar um anúncio de imóveis em formato de carrossel no Facebook

O anúncio em carrossel não é muito utilizado por corretores de imóveis. Uma vez que muitos potenciais compradores preferem ver várias fotos do mesmo imóvel (que lhe chamou atenção) do que vários imóveis de uma vez.

Exemplo de Anúncio em forma de Carrossel
Exemplo de Anúncio em forma de Carrossel

Mas, justamente por não ser tão comum no mercado imobiliário que vale a tentativa. Porém, antes de criar um anúncio de imóveis em carrossel leve em consideração:

  • As fotos precisam ser perfeitas
  • A melhor foto de cada imóvel deve ser selecionada
  • O preço pode ser ocultado
  • Uma frase de impacto em cada foto (como descrição)
  • Os anúncios podem ser em formato de vídeo (2 ou mais)

Para criar esse anúncio, você novamente precisa seguir um passo a passo, aqui está o tutorial do Facebook.

Público Ideal Para Anunciar Imóveis no Facebook

Como citamos no início, qual o público que está mais propenso a interagir com você no Facebook?

O Facebook tem uma base mensal de 127 milhões de usuários somente no Brasil. De diversas idades e gostos. Certamente, seu público alvo também está conectado na rede.

Para encontrá-lo quando fizer seus anúncios (especialmente os pagos), selecione a localidade em que você atua, as profissões mais comuns dos seus clientes (que já compraram) e siga um formato linear de escrita. Assim, como você faz naturalmente em outros anúncios de imóveis.

Mas, suas maiores chances de resposta no Facebook são para as gerações X, Y e Z. Se você ainda não sabe do que eu estou falando, veja nosso artigo completo: As Melhores Dicas para Vender Imóveis para Todas as Gerações.

2. Anunciar Imóveis no Linkedin

Quando você escolher o Linkedin como seu canal para anunciar imóveis você deve ter em mente algumas coisas.

Em primeiro lugar o Linkedin é uma rede profissional, ou seja, para gerar um lead interessado é mais provável que você consiga à partir da divulgação de um imóvel comercial.

Em segundo lugar, antes de anunciar imóveis no Linkedin você precisa se conectar com as pessoas. Dificilmente alguém interage no Linkedin se não for uma conexão de 1°, 2° ou 3° grau.

Em terceiro lugar, você precisa ter uma página corporativa e uma pessoal com um “perfil campão”, isso significa que todas as opções devem ser preenchidas para que o alcance das suas publicações seja maior também.

Perfil Campeão no Linkedin - Página Pessoal
Perfil Campeão no Linkedin – Página Pessoal
Perfil Campeão no Linkedin - Página Empresa
Perfil Campeão no Linkedin – Página Empresa

Para anunciar imóveis no Linkedin você pode optar por 3 formas:

  1. Anúncios de imóveis na timeline do Linkedin
  2. Anunciar imóveis em comunidades fechadas
  3. Anúncios de imóveis pagos no Linkedin

1. Anúncios de imóveis na timeline do Linkedin

Para fazer anúncios na timeline do Linkedin você deve seguir os passos assim como faz no Facebook. Porém não é possível agendar diretamente da página empresa posts futuros. Então, dedique 2 minutos do seu dia para fazer esses anúncios.

A descrição do anúncio pode ser um pouco mais extensa, as pessoas leem mais no Linkedin do que em qualquer outra rede social. É aconselhável também a inclusão de pelo menos 10 fotos de alta qualidade.

E o ‘tom de linguagem’ deve ser sempre muito profissional com informações realmente relevantes sobre cada imóvel anunciado.

As publicações para anunciar imóveis no Linkedin podem ser em vídeos, afinal há uma propensão maior de engajamento nesse formato. Use!

Inclua também hashtags o próprio Linkedin vai te indicar algumas. Mas, inclua a sua escolha e de acordo com o tipo de publicação que está fazendo. Usuários do Linkedin tendem a seguir publicações de acordo com hashtags.

Anúncios de Imóveis na timeline do Linkedin
Anúncios de Imóveis na timeline do Linkedin

2. Anunciar imóveis em comunidades fechadas

Existem grupos fechados dentro do Linkedin, assim como no Facebook. Portanto, há uma possibilidade grande de anunciar imóveis nesses grupos principalmente com o intuito de fazer parcerias.

Você pode escolher participar de uma comunidade à partir de uma hashtag ou à partir de um perfil de público específico ou assunto.

Exemplo de Comunidade Fechada no Linkedin
Exemplo de Comunidade Fechada no Linkedin

3. Anúncios de imóveis pagos no Linkedin

Para começar a anunciar imóveis no Linkedin, primeira você precisa criar uma conta de anúncio. Para fazer isso, basta clicar no item ‘soluções‘ do lado superior direito da sua página no Linkedin e posteriormente clicar em ‘veicular anúncio‘.

Gerenciador de Campanhas do Linkedin para anunciar imóveis
Gerenciador de Campanhas do Linkedin

Assim que você criar sua conta para gerenciar campanhas, o Linkedin vai te fornecer um breve tutorial dos próximos passos. Mas, semelhantemente ao Facebook você vai precisar escolher também qual seu objetivo com essa campanha.

Entre eles, estão:

  • Conhecimento (reconhecimento de marca)
  • Consideração (visitas ao site, engajamento e visualizações de vídeos)
  • Conversões (geração de leads, conversões no site)

Em comparação com qualquer outra rede social, o Linkedin permite uma segmentação maior e por isso, os leads que forem gerados através dos seus anúncios tem a possibilidade de estarem mais quentes e melhor engajados com a sua marca. Isso porque há no Linkedin mais informações sobre os usuários do que em qualquer outra plataforma.

Fora isso, existem 3 formatos mais populares para anunciar no Linkedin, são eles:

  • Sponsored Content (objetivo de promover conteúdo para atrair mais seguidores)
  • Text Ads (link no texto e direciona para seu website como os anúncios de pesquisa do Google AdWords)
  • Sponsored InMail (permite enviar mensagens para seus Leads diretamente na caixa de entrada do LinkedIn para obter o máximo de impacto)

Público Ideal Para Anunciar Imóveis no Linkedin

É muito importante que você defina bem qual o público ideal antes de anunciar imóveis no Linkedin. Lá você encontra, como falamos antes, contatos profissionais, empresas e etc.

Portanto, o melhor imóvel para ser anunciado é o comercial -> para empresas. Não há restrições de faixa etária uma vez que, qualquer proprietário de uma empresa que está em um imóvel alugado pode se interessar pela compra de um novo espaço por exemplo.

3. Anunciar Imóveis no Instagram

Essa rede social, certamente, é a ‘bola da vez’ para corretores de imóveis e imobiliárias anunciarem seus imóveis.Isso porque, muitas pessoas (de diversas faixs etárias) estão passando mais tempo no Instagram do que em qualquer outra rede social.

Sem falar no potencial que o Instagram tem, uma vez que, é um rede voltada exclusivamente para fotos e vídeos. Então, se você é criativo, faz boas fotos (impactantes) e cria boas experiências em vídeos, esse é seu canal.

Leitura complementar: Instagram Para o Corretor de Imóveis: Guia Definitivo

Assim como nas demais redes sociais há 3 formas de se anunciar imóveis no Instagram, são elas:

  1. Anúncios de imóveis na timeline do Instagram
  2. Anúncios de imóveis no Instagram Stories
  3. Divulgação paga de anúncios (na timeline e no stories)

Assim como em qualquer outra rede social é importante que você tenha uma conta empresa no Instagram. Que pode inclusive ser a mesma do Facebook, já que os dois são da mesma empresa e compartilham informações.

1. Anúncios de imóveis na timeline do Instagram

Para fazer seus anúncios de imóveis na timeline do Instagram você precisa seguir 2 regras valiosas.

Em primeiro lugar, não publique todas as fotos, deixe que a curiosidade tome conta para que possam se dirigir até seu site (deixe o link).

Em segundo lugar, a descrição. Na timeline do Instagram não aparece um espaço grande para a descrição da foto (ou do anúncio).

Isso porque o foco são as imagens e vídeos. Então, a primeira frase da sua descrição tem que ser ‘matadora‘, para fazer a pessoa que a visualiza clicar em ‘ler mais‘ e ver as informações completas. Caso contrário, o máximo que você vai conseguir são curtidas (meta de vaidade) que não servem para muita coisa.

Além disso, o ‘tom de linguagem‘ é mais descontraído, você pode optar por fazer alguma brincadeira ou usar sarcasmo que não fará mal.

Exemplo de Anúncio de Imóveis no Instagram
Exemplo de Anúncio de Imóveis no Instagram

2. Anúncios de imóveis no Instagram Stories

Os Stories só podem ser visualizados até 24 horas após a sua publicação. Então, o melhor formato de utiliza-lo para anunciar imóveis é fazer uma chamada nele para a sua nova publicação na timeline.

Ou, também, utilizar para gravar pequenos vídeos de partes impactantes do imóvel e incluir um botão para ver o vídeo completo no site da imobiliária por exemplo.

Exemplo de Anúncio de Imóveis no Instagram Stories
Exemplo de Anúncio de Imóveis no Instagram Stories

3. Divulgação paga de anúncios (na timeline e no stories)

Para criar anúncios pagos no Instagram (seja no stories ou timeline) você vai utilizar a mesma conta de anúncios de criou no Facebook.

A única diferença ´na hora de criar um anúncio no Instagram ou no Facebook é na hora de selecionar o posicionamento.

Nessa opção basta clicar em editar e depois clicar em Instagram (feed ou stories) de acordo com a sua preferência e estratégia.

Você pode encontrar o passo a passo aqui.

Exemplo de Anúncio Pago no Instagram Stories
Exemplo de Anúncio Pago no Instagram Stories

Público Ideal Para Anunciar Imóveis no Instagram

Assim como no Facebook, o público perfeito para o Instagram são os que fazem parte da geração X, Y e Z. Isso porque a tendência é que pessoas cada vez mais jovens utilizem a plataforma.

Se o seu perfil de imóvel se enquadra nos desejos dessa geração. Aproveite!

4. Anunciar Imóveis no Site Imobiliário

Aqui está a sua primeira e mais valiosa vitrine de imóveis. O site imobiliário tem como função primária expor toda sua carteira de imóveis com o máximo de qualidade e facilidade possível.

Por isso, se você ainda não dedicou tempo suficiente no seu site, faça isso agora.

Todos os tipos de anúncios que citamos anteriormente terão a possibilidade de serem encaminhados para o seu site. Mas, se você não estiver disposto adar seu melhor nessa vitrine nem todos os visitantes serão convertidos em leads.

É importante que você faça do seu site imobiliário um lugar acolhedor, fácil de manusear, explicativo, diferenciado e sobretudo, de qualidade.

Anunciar Imóveis no Site Imobiliário
Anunciar Imóveis no Site Imobiliário

Se você tiver a opção de personalizar seu site imobiliário, faça. Deixe com a sua cara.

  • Separe seus imóveis em coleções de bairros
  • Tenha disponível um meio de comunicação fácil (chat ou Whatsapp)
  • Descrições completas e criativas de todos os imóveis (saia do comum)
  • Tenha uma área para falar sobre sua empresa, você ou sua equipe
  • Selecione as melhores fotografias de cada imóvel
  • Deixe as fotos dos imóveis em ordem cronológica
  • Utilize cores neutras para o fundo e cores vibrantes para os botões de ação

Leitura obrigatória: 6 Dicas para Aumentar o Tráfego no Site da Imobiliária

5. Anunciar Imóveis nos Portais Imobiliários Pagos

Os portais imobiliários pagos talvez estejam no topo da sua lista quando o assunto é onde anunciar imóveis. Isso porque a presença digital deles é enorme.

Eles conseguem atingir milhões de pessoas simultaneamente. E “guardam” imóveis de todos os cantos do Brasil. Logo, praticamente todas as pessoas interessadas em comprar um imóvel com uma vida digital ativa, procuram nos portais imobiliários pagos.

Como por exemplo:

  • Viva Real
  • OLX
  • Zap Imóveis
  • Imóvel Web

Mas, vale lembrar, que nem todos os portais são perfeitos para você. Isso porque, alguns deles são mais fortes que em outros em determinadas regiões. então, ao envés de você esgotar todo o seu orçamento anunciando em todos os portais. Faça uma pesquisa na sua região e escolha o melhor.

Além disso, pacotes básico de anúncios nesses portais podem não trazer a quantidade de leads esperada. Porque, como falamos, há milhões de imóveis anunciados lá. Para o seu cliente te encontrar é preciso que você gaste um pouco mais e tenha uma descrição completa do anúncio.

Para conhecer um pouco mais sobre os melhores portais para anunciar imóveis na sua região, nós escrevemos alguns artigos sobre o assunto voltado exclusivamente para algumas capitais do Brasil, veja o primeiro: Os 10 Melhores Sites de Anúncio de Imóveis em São Paulo.

6. Anunciar Imóveis nos Portais Imobiliários Gratuitos

Os portais gratuitos são uma “faca de gumes”. Eu, particularmente desafio um corretor de imóveis a me dizer o portal gratuito que lhe trouxe leads.

E sabe porque? Porque muitos dos portais imobiliários gratuitos quase não tem investimento em publicidade, propaganda e marketing. Então, quando as pessoas vão até o Google procurar por imóveis à venda, esses pequenos portais são massacrados pelo poder de mídia dos grandes portais pagos.

Então, não é que estou dizendo que é ruim anunciar nos portais gratuitos. Mas, se você focar exclusivamente suas ações de marketing nesses portais vai se frustar pela falta de resultado em escala.

Mas, se quer uma boa sugestão de um portal gratuito, aqui vai: Portal Campainha.

Público Ideal Para Anunciar Imóveis nos Portais

Praticamente todo mundo busca imóveis nos portais pagos. Estamos falando nesse caso das gerações:

  • Pequena parte dos Baby Boomers
  • Geração X
  • Geração Y
  • E também a Geração Z

7. Anunciar Imóveis no Whatsapp

Aqui está certamente uma ferramenta fácil, gratuita e útil para qualquer corretor anunciar imóveis. Se você já tem uma lista de leads ou contatos cadastrada no sua agenda do celular, aproveite o Whatsapp para fazer seus anúncios.

Entre todas as redes sociais, o Whatsapp é a única que possibilita uma taxa de conversão altíssima.

Você pode fazer isso de 3 formas diferentes que são:

  1. Lista de Transmissão para anunciar imóveis no Whatsapp
  2. Utilizar o Status para anunciar imóveis
  3. Criar um catálogo para anunciar imóveis no Whatsapp

Para anunciar imóveis em qualquer uma dessas formas, tenha uma conta Business da ferramenta.

Leitura Complementar: Tudo Sobre Whatsapp para Corretor de Imóveis em 2020

1. Lista de Transmissão para anunciar imóveis no Whatsapp

As listas de transmissão do Whatsapp Business são listas de contatos salvas para as quais você pode enviar mensagens mais de uma vez e sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio.

Os seus clientes que recebem essa mensagem, vão achar que foi uma mensagem individual, não se trata de um grupo.

Anunciar Imóveis no Whatsapp - Lista de Transmissão
Anunciar Imóveis no Whatsapp – Lista de Transmissão

Para aprender a criar uma lista de transmissão acesse aqui.

2. Utilizar o Status para anunciar imóveis

Uma das principais formas de anunciar imóveis no Whatsapp é através da publicação de Status. Que é muito semelhante aos Stories tanto do Facebook quanto do Instagram.

Dessa forma você pode utilizar a publicação de imóveis no Status do Whatsapp e você não precisa encaminhar diversos imóveis para uma lista de leads ainda fria e correr o risco de perder engajamento com eles ou até ser bloqueado.

Fora essa opção, é viável, em pequena escala que você encaminhe para um grupo pré selecionado (por etiquetas por exemplo) e que já conversaram com você antes (claro!) 1 imóvel por semana.

Utilizar o Status para anunciar imóveis
Utilizar o Status para anunciar imóveis

3. Criar um catálogo para anunciar imóveis no Whatsapp

O catálogo é uma opção nova do Whatsapp Business e foi feito justamente para facilitar a interação dos clientes com a sua imobiliária.

A criação de um catálogo é importante para você manter seus imóveis disponíveis atualizados e vai funcionar também como uma vitrine de imóveis para você vender mais através do Whatsapp.

Para adicionar um imóvel ao catálogo vá para: Configurações -> configurações da empresa -> catálogo

Criar um catálogo para anunciar imóveis no Whatsapp
Criar um catálogo para anunciar imóveis no Whatsapp

Público Ideal Para Anunciar Imóveis nos Portais

Diferentemente das outras formas de anunciar imóveis, o Whatsapp é realmente universal. Todo mundo pode e certamente vai, ver seus anúncios quando feitos pelo Whatsapp.

8. Anunciar Imóveis no Jornal Impresso

Se você é um corretor muito jovem, talvez você nem tenha cogitado a hipótese de anunciar seus imóveis em jornal impresso.

Mas, justamente pela baixa procura esse canal é muito bom (ainda).

Primeiro que em todos os anos que trabalho com corretores de imóveis e imobiliárias vi apenas 1 imobiliária manter seus anúncios em jornal impresso. E sabe porque?

Porque essa imobiliária está realmente “antenada“. Seus imóveis tem um valor mais alto em sua maioria, a cidade em que ela se encontra é repleta de aposentados e por consequência seu público alvo é a geração ‘maduros’ e boa parte da geração Baby Boomers.

Sabendo então, que esse público ainda prefere ler jornal. Qual o melhor lugar para anunciar imóveis?

Se esse é o seu caso. Aposte nisso! Como falamos no inicio do artigo, a estratégia para anunciar imóveis tem que ir de encontro ao seu público alvo.

Anunciar Imóveis no Jornal Impresso
Anunciar Imóveis no Jornal Impresso

Agora que você já sabe onde anunciar seus imóveis e os melhores canais de aquisição de clientes, mãos na massa.

Você anuncia imóveis em algum lugar que não citamos aqui? Conte para nós!

Boa sorte e boas vendas!

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