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O Instagram possui 1 bilhão de usuários. Sendo que 500 milhões deles estão acessando a plataforma todos os dias. 

O Instagram para o corretor de imóveis tem o potencial de ser uma plataforma incrivelmente lucrativa. Para construir um público engajado e também atrair novos clientes.

O Instagram já deixou de ser apenas um álbum de fotos. Hoje a plataforma preza por qualidade.

Portanto, a possibilidade de gerar leads qualificados através do Instagram está cada vez maior.

É fácil perceber a intenção da rede social quando olhamos um pouco para trás.

  • Chegada do IGTV (para vídeos maiores e melhores conteúdos)
  • Retirada da visualização de likes nas publicação (sem vaidade apenas qualidade)

Já entendemos que o Instagram é um forte aliado do corretor de imóveis. Então, vamos falar um pouco sobre como trabalhar cada vez melhor com essa rede social!

Corretor de Imóveis: Atenção Quando Criar a Conta no Instagram

Instagram para corretor de imóveis exemplo de conta
Exemplo de uma conta do Instagram – Corretor de Imóveis Márcio Dias – Praia Grande

Existem 3 pontos principais que todo corretor de imóveis deve redobrar a atenção na hora de criar uma conta no Instagram.

Porém, caso você seja um corretor de imóveis que já possui um conta business, ainda dá tempo de fazer alterações se for necessário.

Vamos lá!

1. Nome de Usuário e URL

Em primeiro lugar o seu nome de usuário será exatamente a URL de acesso a sua conta do Instagram.

Portanto, você deve se preocupar em colocar um nome que:

  • Indique quem é você
  • Sua profissão
  • Que seja fácil de escrever
  • Fácil de pronunciar
  • Inesquecível

2. Perfil de Usuário no Instagram

Diferente de outras redes sociais o Instagram não permite que o corretor de imóveis, ou qualquer outro usuário, escreva muito sobre si próprio.

Então, a regra é:

“Menos é mais”

Seu objetivo é dizer quem você é, e com poucas palavras ter a oportunidade de despertar o interesse dos seus seguidores (ou possíveis seguidores).

Dessa forma, sua única chance é ser direto. Por exemplo:

  • Corretor de imóveis especialista em imóveis de luxo na região de São Paulo
  • Trabalho com galpões comerciais em toda região Sul do Brasil

E assim por diante.

3. Foto do Perfil Ideal para o Corretor de Imóveis

Vale ressaltar que o Instagram é uma rede social com foco em imagens. Então, a primeira imagem que um seguidor deve ter de você tem que ser:

  • Profissional
  • Amigável
  • De qualidade.

Por isso, atenção com a foto do seu perfil!

  • É recomendado que você esteja com uma roupa mais formal (não de passeio, ou regatas, ou boné, ou óculos escuros e etc).
  • Esteja sorrindo. Mas, sem exagerar.
  • Com um fundo profissional (nada de foto na praia, na piscina e etc).

Como Anunciar Imóveis no Instagram

Nem sempre é tão óbvio como se imagina. Fazer o anúncio de um imóvel no Instagram requer prática e conhecimento. Mas, só isso não basta. O corretor de imóveis quer mesmo resultados, certo?

Então, vamos começar com algumas boas práticas para anunciar imóveis no Instagram.

1. Conteúdo é REI no Instagram para Corretor de Imóveis

Instagram para corretor de imóveis com exemplo de conteúdo para descrição
Exemplo de uma conta do Instagram – Corretor de Imóveis Márcio Dias – Praia Grande

Todos falam em criar conteúdo relevante! Você certamente está cansado de ouvir isso e muitas vezes nem consegue entender realmente o que quer dizer. Então, vamos lá.

Conteúdo relevante é o conteúdo que realmente pode agradar seus seguidores. Para você conseguir elaborar isso, precisa antes conhecer seu público, saber da sua audiência.

Agora, além desse tipo de conteúdo, o seu intuito é vender imóveis através do Instagram, ou pelo menos, captar leads qualificados para essa venda.

Por isso, nossa sugestão é:

  • Publique algumas fotos (as melhores e não todas) de um imóvel que realmente está com uma ótima oportunidade.

Ah sim! Esqueça essa frase de “ótima oportunidade” seu público já está farto de ler isso em todo lugar e nem sempre ser verdade.

  • Impressione na descrição do anúncio

Além da foto (que é um ponto alto), procure uma descrição criativa. Que fale a língua do seu leitor mas que também mostre personalidade no seu trabalho.

Podemos te ajudar nessa parte, veja aqui: Descrições Criativas para Anúncios de Imóveis: Técnicas Avançadas

  • Não esconda o preço

O Instagram libera uma tag para aplicar o preço do “produto” que está sendo anunciado. Semelhante a marcar um amigo em uma publicação. Nossa dica é: USE!

Todo mundo quer saber o preço, não seja você o “chato” de não dar a informação.

Dessa forma, você garante que quem entrará em contato esteja possivelmente mais interessado em uma compra. E não, só em perguntar: “Quanto custa?“. ?

  • Use a linguagem correta

Fale com seus seguidores como VOCÊ e não como uma empresa. O conteúdo humanizado faz mais sucesso do que postagens comerciais pré fabricadas.

Exemplo de descrição criativa de anúncio no instagram

2. Call To Action no Instagram para Todo Corretor de Imóveis

O Call to Action, traduzindo do inglês significa “apelo à ação“. Em outras palavras, é um indicador do que a pessoa que está lendo a publicação deve fazer após a leitura.

Você pode usar para solicitar por exemplo:

  • Clique no link da bio (do seu site, Blog ou de um formulário para conversão)
  • Curtir a publicação
  • Comentar a publicação
  • Compartilhar no Stories a publicação com a sua hashtag

3. Obrigatório o Uso de Hashtags no Instagram

No Instagram, as hashtags são usadas para agrupar postagens sobre tópicos semelhantes e ajudar os usuários a descobrir novos conteúdos. Ela é especialmente promissora para corretores de imóveis utilizarem ao anunciar seus imóveis ou demais conteúdos.

Por exemplo, a hashtag #mercadoimobiliario foi usada em 526 mil postagens, e essa é apenas uma das infinitas opções de hashtag.

Para evitar que sua legenda pareça bagunçada. Você pode colocar as hashtags completamente fora de vista. 

São duas opções muito utilizadas:

  • Você pode fazer isso criando quebras de linha entre sua legenda e seu conjunto de hashtags.
  • Ou simplesmente adicione suas hashtags como um comentário à sua própria postagem e elas funcionarão da mesma maneira.  

Leitura complementar: Como Usar Hashtags para Fazer Marketing no Instagram

4. Frequência X Qualidade nos Anúncios do Instagram

À medida que o algoritmo do Instagram evolui, as regras sobre a frequência de postagem também são alteradas.

Quando o Instagram exibia postagens em ordem cronológica, era importante postar com frequência. Para assim, ficar perto do topo do feed dos seguidores.

Agora, o algoritmo exibe postagens com base no que o usuário provavelmente está interessado.

Isso significa que para o corretor de imóveis:

A publicação de um ótimo conteúdo é mais importante do que uma publicação fútil o tempo todo. 

Ou seja, é melhor fazer um post incrível que será exibido na parte superior do feed a cada poucos dias. Em vez de postar conteúdo medíocre várias vezes ao dia. Pois ele pode ficar enterrado e nunca ser visto.

5. Instagram Stories e IGTV para o Corretor de Imóveis   

Esses recursos permitem que você compartilhe facilmente vídeos que o público, com toda a certeza, adora!

Instagram Stories

Os Stories podem ser visualizados por 24 horas após a publicação. Portanto, eles são ótimos para compartilhar informações atualizadas sobre o seu negócio e o conteúdo do dia a dia.

Por exemplo:

Você pode usar o Stories para anunciar alterações de preços ou compartilhar “sneak peeks” (termo em inglês utilizado para o que chamamos de “palinha” ou “espiada”) de novos imóveis que entraram na sua carteira recentemente. 

Exemplo de Instagram Stories para o corretor de imóveis utilizar
Fonte: Casa Bella Imóveis

IGTV

Os vídeos IGTV podem durar até uma hora e não desaparecem, a menos que você os exclua.

Eles são exibidos na parte superior do perfil do Instagram, por isso são ótimos para compartilhar conteúdo informativo e mais longo.

Apesar do IGTV ser uma ferramenta que ainda não se tornou tão popular. Ela tem um enorme potêncial de crescimento para os próximos anos.

Então, faz total sentido você se ambientar com a ferramenta agora, para alcançar números de engajamento cada vez melhores ao longo do tempo.

Em uma conta business do Instagram é possível que você tenha acesso à algumas métricas exclusivas do IGTV e vão te orientar se vale a pena investir nesse canal.

Instagram da Investidora Anjo Camila Farani - Como utilizar o IGTV
Instagram da Investidora Anjo Camila Farani – Como utilizar o IGTV

As métricas encontradas são:

  • Visualizações: Número de pessoas que viu o vídeo (não importa por quanto tempo)
  • Comentários: Número de comentários realizados (incluindo os seus).
  • Curtidas: Quantidade de curtidas que o vídeo recebeu.
  • Retenção de audiência: Média de tempo do vídeo assistido 

Com essas métricas você pode observar se o conteúdo agregou valor ao público e mais importante, de quanto foi o retorno desse vídeo em leads.

Principais Objetivos do Instagram para Corretores de Imóveis

É claro que cada corretor de imóveis tem um objetivo único ao utilizar em suas estratégias de marketing uma rede social.

Para o Instagram por exemplo, os principais objetivos são:

  • Aumentar a autoridade sobre o assunto.
  • Aumentar o conhecimento sobre a marca.
  • conseguir tráfego para o blog ou site
  • Gerar leads
  • Gerar vendas pelo Instagram

Cada um desses objetivos por sua vez, trás diferentes resultados:

  • Aumento de autoridade: Número de seguidores, número de interações e perguntas realizadas.
  • Conseguir tráfego para o blog ou site: Clique nos links, taxa de engajamento nas publicações.
  • Gerar leads: Número de seguidores, número de formulários preenchidos

Dados Úteis Sobre o Instagram Para o Corretor de Imóveis

  • Mais de 1 milhão de usuários visitaram um site a partir do Instagram.
  • 69 milhões de usuários ativos no Instagram
    O Brasil é o terceiro no ranking.
  • O tamanho dos vídeos no Instagram cresceu 67%.
    O cenário mudou e agora a média de duração de um vídeo no Instagram é de 25 segundos, o que significa um aumento de 67% no tempo dedicado a atrair, encantar e converter leads e clientes.
  • 25% dos anúncios no Instagram são vídeos.
  • De acordo com o relatório de resultados do Instagram posts com localização geram 79% mais engajamento.
  • 70% das publicações não são vistas.
    Para melhorar isso, indicamos que faça posts que requerem mais engajamento do público, como por exemplo, sorteios, enquetes ou chamadas para a ação em geral. Além de desenvolver conteúdos realmente interessantes.
  • Hashtags geram 12,6% mais engajamento.
    Pesquisas indicam que hashtags que ficam entre 21 e 24 caracteres são mais bem sucedidas no Instagram.
  • 250 milhões de usuários ativos no Instagram Stories.

Atenção Redobrada:

Existem muitos serviços “promissores” para ajudá-lo a aumentar o engajamento no Instagram.

Alguns anunciam crescimento instantâneo de seguidores. Enquanto, outros dizem que você pode obter um certo número de curtidas em todas as postagens.

Cuidado: Á partir de 2019, esses serviços farão mais mal do que bem para sua conta.

Assim como o Google penaliza sites por usar técnicas de SEO ‘black-hat‘, o Instagram começou a reprimir contas que usam serviços de terceiros para aumentar seus gostos e contagens de seguidores.

Em vez de usar meios artificiais para aumentar os números, concentre-se na construção de um envolvimento autêntico.

É melhor ter 1.000 seguidores reais e engajados do que 50.000 seguidores falsos que não veem ou se importam com o que você publica.    

Concentrando-se na qualidade e não na quantidade e também no conteúdo de acordo com a jornada de compra do seu público-alvo. Com toda a certeza os corretores de imóveis podem se destacar no Instagram.

O Instagram faz parte da sua estratégia? Conte para nós sua perspectiva! 

Boa sorte e boas vendas!

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