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De acordo com dados do próprio Whatsapp são mais de 2 bilhões de pessoas ativas na rede em mais de 180 países.

É fato a relevância que o Whatsapp tem dentro do mercado imobiliário e especialmente para o corretor de imóveis.

Entre todas as redes sociais, o Whatsapp é a única que possibilita uma taxa de conversão altíssima.

Mas, o que isso significa para o corretor de imóveis?

Que pouco mais de 80% das mensagens que forem enviadas, serão visualizadas rapidamente. Estima-se que cerca de 89% dos usuários de smartphones utilizem o Whatsapp. A popularidade é realmente enorme!

Então, qual a vantagem de ter mensagens visualizadas?

  • Engajamento com o cliente
  • Proximidade no atendimento

Pensando justamente em auxiliar a utilização do aplicativo pelo corretor de imóveis, optamos por escrever esse artigo com alguns aspectos úteis e as melhores práticas para se adotar na ferramenta.

Diante dessas pequenas informações que passamos é fácil compreender a importância do Whatsapp para o corretor de imóveis utilizar como ferramenta de marketing e vendas atualmente.

Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0

Principais Ferramentas do Whatsapp para o Corretor de Imóveis

O Whatsapp lançou há algum tempo já, a versão empresa, mais conhecida como Whatsapp Business e com ele, novas funcionalidades foram inseridas.

Que assim, vão servir desde a organização do atendimento, credibilidade do corretor de imóveis e/ou imobiliária até funções mais específicas para fomentar as vendas e os anúncios de imóveis através do Whatsapp.

As 9 Inovações do Whatsapp Business para o Mercado Imobiliário

1. Etiquetas

Etiquetas no WhatsApp Business
Whatsapp Business no Mercado Imobiliário – Etiquetas

Com as etiquetas é possível você organizar seus contatos e encontrar grupos semelhantes com mais facilidade. Você pode utilizar etiquetas com nomes por exemplo:

  • Leads
  • Novas oportunidades
  • Cliente que já comprou
  • Interessados em lançamentos
  • Em negociação
  • Aguardando assinar contrato
  • Proposta enviada

E por aí vai.. inclua suas etiquetas de acordo com seu planejamento de atendimento e diferenciação de clientes.

2. Mensagens de ausência

whatsapp para o corretor de imóveis enviar mensagem de ausência
Whatsapp Business no Mercado Imobiliário – Mensagem de ausência

As mensagens de ausência do Whatsapp podem ser utilizadas pelo corretor de imóveis quando estiver ocupado, fora do horário de atendimento ou em reunião com outro cliente.

Então, você pode definir qual mensagem será automaticamente enviada em caso de ausência.

E você também pode programar para enviar uma mensagem de ausência em horários específicos, por exemplo, quando encerrar seu horário de atendimento.

Para configurar mensagens de ausência vá até configurações -> configurações da empresa -> mensagem de ausência e ative a opção.

3. Mensagens de resposta rápida

As respostas rápidas do Whatsapp possibilitam para o corretor de imóveis salvar e reutilizar mensagens enviadas com frequência para responder perguntas que são mais frequentes dos seus clientes e leads de maneira rápida e fácil.

4. Mensagem de saudação

Você pode configurar o envio de mensagens de saudação para serem enviadas a todos os clientes assim que eles te mandarem uma mensagem pela primeira vez. Ou, depois de 14 dias de inatividade na conversa de vocês.

Para configurar a mensagem de saudação vá até configurações -> configurações da empresa -> mensagem de saudação e ative a opção definindo a mensagem.

5. Perfil comercial

O Perfil comercial no Whatsapp para corretor de imóveis permite que você inclua informações uteis para seus clientes. Como por exemplo, seu endereço com mapa, descrição do seu trabalho, endereço de e-mail e horário de atendimento.

6. Transmissão online para lista específica

Com o recurso de lista de transmissão você pode enviar uma mensagem para diversos contatos de uma só vez.

As listas de transmissão do Whatsapp Business são listas de contatos salvas para as quais você pode enviar mensagens mais de uma vez e sem precisar selecionar os mesmos contatos a cada envio.

Ao enviar uma mensagem através da lista de transmissão ela só será entregue para os contatos que tem o seu número salvo no telefone deles.

Os seus clientes que recebem essa mensagem, vão achar que foi uma mensagem individual, não se trata de um grupo.

Então, quando a mensagem for respondida você receberá a resposta de forma individual na conversa com aquele contato específico. E mais ninguém terá acesso àquela resposta.

Fantástico para vender imóveis pelo Whatsapp.

Para aprender a criar uma lista de transmissão acesse aqui.

7. Visualização de estatísticas

As estatísticas do Whatsapp Business no mercado imobiliário ajudam a compreender o engajamento e a experiência de todos os seus clientes.

Esse recurso mostra quantas mensagens são enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Para verificar as estatísticas na sua conta vá até menu -> configurações -> configurações da empresa -> estatísticas.

8. Formatação de mensagens

Excelente para o corretor de imóveis que precisa destacar algo importante na sua mensagem no Whatsapp.

Principalmente quando ela for um pouco maior ou estiver em uma negociação. Para formatar o texto é simples:

  • Itálico = _texto_
  • Negrito = *texto*
  • Tachado = ~texto~

9. Salvar histórico de conversas e fazer backup no Google Drive

Fundamental para o corretor de imóveis se organizar em seus atendimentos e manter as informações completas no cadastro de atendimento ao cliente dentro do CRM.

11 Benefícios de Vender Imóveis pelo Whatsapp Business

corretor de imóveis subindo seus números ao entender os beneficios de vender imóveis pelo whatsapp

É provável, que você não vá utilizar o Whatsapp durante todo o processo de vendas e concluir a negociação de um imóvel somente por ali. Mas, você pode e deve utilizar o Whatsapp para te ajudar a vender mais.

E com o auxilio das novas funções disponíveis na versão business, ficou muito fácil. Veja porque:

1. Responder dúvidas rápidas

Muitas vezes uma venda ou até mesmo um cliente, é perdido por falta de conhecimento.

Isso significa que você pode receber em alguns momentos uma objeção do seu cliente que se dá justamente por ele não entender algo. De repente do processo de compra.

E isso, pode ser facilmente resolvido quando você se disponibiliza até para as pequenas coisas, a resolver via Whatsapp.

Responder essas pequenas dúvidas que muitas vezes os compradores deixariam de fazer pessoalmente pode ser a diferença entre vender ou não.

2. Reforçar benefícios

Imagine a seguinte situação:

“Você acabou de apresentar um imóvel para seu cliente e ele ficou de pensar a respeito para depois conversar com você”

Mas, sabemos que a decisão de compra, seja qualquer uma, é feita de forma emocional e não racional.

Então, que tal, utilizar o Whatsapp para enviar uma mensagem 1 hora depois da visita?

Você pode por exemplo enviar uma mensagem com a foto do cômodo que o cliente mais gostou e fazer um reforço de benefícios para que ele tenha a tomada de decisão mais rápido.

3. Descobrir as principais necessidades

Normalmente o corretor de imóveis deixa para o contato pessoal ou até telefônico para descobrir as necessidades dos seus possíveis clientes.

Mas, se levarmos em conta os dados que falamos no inicio desse artigo, onde a taxa de engajamento através do Whatsapp chega até 80%.

Você concorda que é mais fácil encaminhar o seu atendimento e descobrir as necessidades por mensagem?

4. Fazer prospecção de novos interessados

Através do Whatsapp suas ações de prospecção tomam proporções maiores. Fica agora, muito mais fácil se conectar com um novo lead.

Leitura obrigatória: Prospecção Imobiliária: Passo a Passo

5. Compartilhar os melhores imóveis da sua carteira

Não há estratégia melhor para vender imóveis pelo Whatsapp do que divulgar com cautela sua carteira de imóveis.

Como falamos anteriormente você pode fazer isso através de uma lista de transmissão.

Então, com 1 único anúncio, você atinge um público maior e que você já sabe que está qualificado para aquele perfil específico de imóvel.

6. Gratuidade da plataforma

O Whatsapp Business é gratuito, assim como o Whatsapp convencional. O que certamente, vai deixar seu “bolso” e seu departamento financeiro muito satisfeito.

Isso significa basicamente que você não precisa pagar nenhum centavo para enviar suas mensagens e se conectar com novos ou antigos clientes.

O que em outras plataformas, poderia lhe custar algo. E melhor, diferente das demais redes sociais, o alcance das mensagens enviadas através do Whatsapp para o corretor de imóveis não é limitado.

Ou seja, 100% das mensagens que você enviar, serão entregues e sem custo operacional.

7. Criar um catálogo para exibir os imóveis

O catálogo foi feito justamente para facilitar a interação dos clientes com a sua imobiliária.

A criação de um catálogo é importante para você manter seus imóveis disponíveis atualizados e vai funcionar também como uma vitrine de imóveis para você vender mais através do Whatsapp.

Para adicionar um imóvel ao catálogo vá para: Configurações -> configurações da empresa -> catálogo

Se você deseja criar um catálogo clique em adicionar produto ou serviço.

8. Segurança

Todo mundo sabe a segurança que o Whatsapp proporciona.

Por isso, pode ser muito mais fácil colher dados importantes dos seus clientes durante uma negociação.

No envio e recebimento de informações as mensagens são criptografadas.

9. Envio de documentos

Nunca foi tão fácil compartilhar documentos.

Com o Whatsapp o corretor de imóveis pode enviar para qualquer contato documentos em PDF, planilhas e até apresentações de slides.

O limite por documento é de 100 MB e você não tem todo o trabalho que tinha quando enviava por e-mail.

Além de que seus clientes certamente, vão adorar que a parte burocrática da compra de imóveis seja feita através do Whatsapp com auxilio da tecnologia.

10. Conectar uma página do Facebook ao Whatsapp Business

Todos os corretores de imóveis que tem uma página corporativa no Facebook podem conectá-la também ao Whatsapp Business.

Assim, você pode sincronizar as informações comerciais de uma conta e outra. Dessa forma, em qualquer lugar que seu cliente te encontre vai ter acesso ao mesmo conteúdo informativo sobre seu negócio.

11. Criação de Link curto

Essa, com certeza, está entre as melhores inovações do Whatsapp Business e certamente vai ajudar muitos corretores de imóveis a vender mais com a plataforma.

O link curto serve para anúncios de imóveis (no Facebook, Instagram, LinkedIn e etc) onde você aguarda a conversão em contato via Whatsapp. Com mensagem pré definida e editável.

8 Dicas de Como Vender Imóveis pelo Whatsapp

8 dicas de como vender imóveis pelo whatsapp

Primeiramente, você precisa montar um bom script de vendas, e que seja específico para o Whatsapp, uma vez que, a interação através da plataforma também é diferenciada.

Vamos listar algumas dicas que certamente irão te ajudar quando for vender imóveis pelo Whatsapp:

1. Mensagem de apresentação

Esse é o primeiro contato com o seu lead ou a primeira vez que você envia uma mensagem através do Whatsapp para um contato.

Se você “for mal” nessa etapa, suas chances de conexão e venda “já eram”.

Mais abaixo, vamos falar específicamente sobre o assunto, e mostrar 2 exemplos de mensagens de apresentação. Continue sua leitura.

2. Encerrar uma mensagem sempre com uma pergunta

O Whatsapp se trata de uma rede social de conversas. Então, para que você possa vender imóveis através da plataforma você precisa garantir que seu lead vá continuar conversando com você.

Para isso, faça perguntas ao fim de cada mensagem que você encaminhar.

Por exemplo:

  • Ficou claro para você?
  • Faz sentido esse pensamento?
  • Você gostou?
  • Me conte um pouco sobre sua rotina?
  • O que é importante em um imóvel para você comprar?
  • Qual perfil de propriedade realmente vai valer a pena você investir?
  • Qual o bairro dos seus sonhos para se morar?

3. Limite a quantidade de imóveis que vai enviar

Nada pode ser pior do que um cliente ter a ideia que você é um “corretor sem noção“.

Enviar uma quantidade alta de imóveis ou pior, imóveis fora do padrão de necessidades do cliente certamente vão fazê-lo se desinteressar.

Além do mais, se o interesse fosse realmente em conhecer TODA a sua carteira de imóveis disponível era mais fácil ele ir até o seu site imobiliário concorda?

Lembre-se também de enviar algumas fotos (poucas – deixe o cliente pedir por mais) e a descrição em forma de mensagem criativa. Quase ninguém gosta de clicar em links que direcionam para outras páginas. Foco na venda pelo Whatsapp.

Leitura complementar: Descrições Criativas de Imóveis

4. Procure descobrir as necessidades do cliente em formato de conversa

Ok! Anteriormente falamos sobre a vantagem de utilizar o Whatsapp para descobrir as necessidades do cliente e iniciar uma negociação para venda de um imóvel.

Mas, cuidado ao fazer isso. Seu cliente não pode sentir entrevistado ou respondendo um questionário.

Lembre-se é uma conversa, então, converse com ele. Demonstre interesse sobre suas respostas, se aprofunde mais nelas e com cautela faça novas perguntas.

5. Dê fechamentos a cada conclusão de etapa

Vamos supor a seguinte situação.

Você recebeu um lead através do seu site. Tentou fazer uma ligação mas ele não atendeu. Então, você encaminhou uma mensagem de apresentação através do Whatsapp.

Agora, ele já sabe do que se trata e te responde. Você, por sua vez, continua o atendimento dessa maneira, já que aparentemente é a forma de interação preferida por seu cliente.

Então, você já fez a primeira etapa: CONEXÃO

Agora, vamos para a segunda etapa: DESCOBRIR NECESSIDADES

Entre uma e outra, dê um fechamento. Não um fechamento de vendas (que seria impossível) mas, sim, um fechamento de conclusão de etapas. Por exemplo:

“Excelente NOME DO CLIENTE, agora que já nos conectamos eu gostaria de passar para a próxima etapa e compreender um pouco mais sobre suas ambições para a compra de um imóvel. Tudo bem para você?”

Pronto, seu lead já entendeu o que você está fazendo e a probabilidade dele continuar a conversa com você e cada vez de maneira mais sincera é maior.

6. Seja paciente

Nada pode ser mais inconveniente do que um “vendedor” afobado. Então, tenha calma.

Se você encaminhou uma mensagem e ainda não teve resposta. Espere mais um pouco! Envie outra no dia seguinte se for caso.

O fato de você utilizar as dicas anteriores para vender imóveis pelo Whatsapp certamente vão te auxiliar no momento em que precisar ser paciente. Seu cliente provavelmente não vai te “deixar falando sozinho“.

7. Cuidado com o “tom de voz”

Em primeiro lugar, as mensagens com um possível cliente devem sempre ser tratadas de forma escrita.

Você não sabe a disponibilidade para ouvir áudio e muito menos se o cliente gosta.

Faça o envio de mensagens de áudio somente quando for solicitado ou, se você perguntar antes: “Você se incomoda se eu explicar essa questão com uma mensagem de áudio?“.

Independente disso, cuidado com o tom de voz. Ele é seu cliente e não seu melhor amigo. Excesso de emoticons, uso de figurinhas, GIFs ou gírias estão fora de cogitação.

Claro, que através do Whatsapp o tom pode ser um pouco mais descontraído. Mas, tome cuidado com o quanto profissional você está se mostrando.

8. Use todas ferramentas que o Whatsapp Business proporciona

Nós fizemos uma lista no começo do artigo das ferramentas que inovaram o atendimento de empresas através do Whatsapp. Então, não se limite.

Faça uso dessas ferramentas para segmentar seus contatos, personalizar suas ações e por fim, vender imóveis.

O Que Evitar para Vender Imóveis pelo Whatsapp

placa de perigo. Simbolizando os erros que devem ser evitados ao vender imóveis pelo whatsapp

Apesar de todas as dicas que listamos até aqui, existe um “política de boas práticas”. Ou seja, pequenos detalhes que apresentam grandes problemas. E que você, pode evitar para vender mais pelo Whatsapp.

1) Não envie a mesma mensagem para todos os seus contatos

Isso é SPAM e o Whatsapp repudia essa prática podem até banir o seu número. E assim, você acaba por perder todas suas negociações. Em vez disso, selecione grupos menores e envie através da lista de transmissão.

2) Não envie mensagens que não sejam profissionais

Sabe aquela corrente que passa pelo grupo da família? Então, NUNCA envie ela para seus clientes.

Para evitar esse erro o mais indicado é utilizar uma conta diferente da sua conta pessoal.

3) Não envie mensagens fora do horário padrão de atendimento

Ninguém gosta de receber mensagens de empresas ou vendedores às 21hs ou 22hs ou até mesmo às 7hs ou 8hs da manhã.

Portanto, se você tem definido seu horário de atendimento, siga ele a risca. Não importa em qual fase aquele lead se encontra.

Claro, que há exceções. Se um cliente te enviou um mensagem mais tarde e você percebe que é urgente. Responda. Mas, só isso!

Grupo de Whatsapp para Corretores de Imóveis

grupo de corretores de imóveis conversando via Whatsapp em perspectiva.

A principal vantagem de participar de um grupo de Whatsapp para corretores de imóveis é o network.

Não ache que ao participar de um grupo você encontrar compradores de imóveis. Mas, terá a oportunidade de conhecer outros corretores, que podem em algum momento serem úteis para parcerias.

Assim, sua taxa de fechamento de vendas pode aumentar consideravelmente.

A ideia de fazer parte de um grupo de Whatsapp para o corretor de imóveis, além de encontrar possíveis parceiros também é aprender.

Lá, você pode compartilhar novidades da sua região, dividir scripts, mensagens padronizadas para cliente, falar sobre suas taxas de conversão e ouvir a dos outros, divulgar materiais interessantes e relevantes para aprimoramento e capacitação em outras áreas. E por aí vai !

Quando você compartilha com iguais seu trabalho e recebe um feedback ou a experiência de outro corretor de imóveis você encontra margem para crescimento.

Você pode aprender com o erro de outros corretores antes de cometer os seus e essa é a maneira mais eficaz de aumentar e melhorar o atendimento para o cliente através do Whatsapp.

Você pode encontrar grupos de Whatsapp para fazer parte à partir de outras redes sociais. Por exemplo o Facebook.

Se você já parte de um grupo no Facebook, certamente, eles compartilham um grupo de Whatsapp também.

Até porque é muito mais proveitoso conversar através do Whatsapp do que acompanhar publicações em outras redes sociais.

Com essas informações, você consegue imaginar no potencial de crescimento profissional, pessoal e de vendas que você pode atingir apenas por fazer parte de um grupo de Whatsapp para corretores de imóveis?

Como Anunciar Imóveis no Whatsapp

placa de anúncio de imóveis no whatsapp para o corretor de imóveis. A Palavra WOW! com um Megafone.

Uma das principais formas de anunciar imóveis no Whatsapp é através dos Status.

Com a “febre” trazida pelo Instagram com os stories, todo mundo, com muita frequência passa a visualizar tanto os stories no Instagram e Facebook quanto os Status no Whatsapp.

E é essa é a sua oportunidade de ouro.

Assim, você não precisa encaminhar diversos imóveis para uma lista de leads ainda fria e correr o risco de perder engajamento com eles ou até ser bloqueado.

Ao postar fotos ou vídeos curtos no status, todos da sua lista de contatos tem a oportunidade de vê-los. E por fim, entrar em contato com você somente os que demonstrarem maior interesse.

Fora essa opção, é viável, em pequena escala que você encaminhe para um grupo pré selecionado (por etiquetas por exemplo) e que já conversaram com você antes (claro!) 1 imóvel por semana.

Ou seja, uma novidade de acordo com perfil desejado pelo lead. E junto com uma mensagem sútil. Por exemplo:

“Oi, acabei de incluir esse imóvel na minha carteira e ainda não fiz a divulgação dele. Em primeira mão, gostaria de te mostrar, já que de acordo com nossa conversa anterior imagino que ele se encaixe perfeitamente no seu perfil de busca. O que você acha?”

Pronto, você demonstrou que sabe exatamente o que aquele possível comprador quer e está empenhado em demonstrar e encontrar a melhor oportunidade.

Além disso, incluiu um gatilho mental de exclusividade e possivelmente até de urgência e por fim, encerrou com uma pergunta aberta para despertar uma resposta maior e mais sincera.

Texto de Apresentação de Corretor de Imóveis

corretor de imóveis se apresentando no palco com seu texto.

Como prometido lá atrás, aqui está um pouco sobre o texto de apresentação de corretor de imóveis.

Certamente, o texto de apresentação de corretor de imóveis precisa ser a primeira etapa do seu script de vendas de imóveis pelo Whatsapp e ser extremamente persuasivo e direto.

Porque?

Você pode encaminhar um texto de apresentação para alguém que acabou de se conectar com você e você ainda não conhece. Também pode enviar como uma mensagem de boas vindas, que citamos lá no começo do artigo. E por fim, pode ser enviado durante seu trabalho de prospecção.

Então, qual o melhor texto de apresentação de corretor de imóveis que você consegue pensar?

Vamos há sugestões:

1) Mensagem de apresentação e resposta de conversão de lead

“Olá, me chamo NOME DO CORRETOR, sou corretor de imóveis da NOME DA IMOBILIÁRIA.

O motivo do meu contato é para responder uma solicitação que recebi através ORIGEM DO CONTATO sobre o seu interesse no imóvel de 1 CARACTERÍSTICA DO IMÓVEL + CIDADE DO IMÓVEL. No dia DATA DA CONVERSÃO DO LEAD.

Em primeiro lugar é um prazer falar com você. Já atuo no mercado imobiliário da NOME DA CIDADE há mais de ANO DE ATUAÇÃO e nesse período já auxilie pouco mais de NÚMERO DE CLIENTES SATISFEITOS (estimativa) totalizando cerca de VALOR EM REAIS DE VENDAS FEITAS (estimativa). E por essa experiência tenho certeza que posso te auxiliar em todo o processo de compra de um imóvel. Principalmente na NOME DA CIDADE que é meu ponto forte.

Para que eu possa encontrar as melhores oportunidades dentro do seu perfil, me conte um pouco sobre suas pretensões e desejos?

Fico no seu aguardo, abraços”

2) Mensagem de apresentação para lista de prospecção

“Olá, me chamo NOME DO CORRETOR, sou corretor de imóveis da NOME DA IMOBILIÁRIA.

Em primeiro lugar é um prazer falar com você. Já atuo no mercado imobiliário da NOME DA CIDADE há mais de ANO DE ATUAÇÃO e nesse período já auxilie pouco mais de NÚMERO DE CLIENTES SATISFEITOS (estimativa) totalizando cerca de VALOR EM REAIS DE VENDAS FEITAS (estimativa). E por essa experiência tenho certeza que posso te auxiliar em todo o processo de compra de um imóvel. Principalmente na NOME DA CIDADE que é meu ponto forte.

Para que eu possa encontrar as melhores oportunidades dentro do seu perfil, me conte um pouco sobre suas pretensões e desejos?

Fico no seu aguardo, abraços”

Para encerrar esse conteúdo, um último esclarecimento.

Se você já tem um número profissional destinado a conversas com seus clientes mas ele ainda não faz parte do Whatsapp Business, você pode transformá-lo, sem perder nenhum contato.

Então, mude agora e siga nossas sugestões para vender imóveis pelo Whatsapp.

Você tem alguma dúvida específica sobre atendimento via Whatsapp? Pode perguntar!

Boa Sorte e Boas Vendas!

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