Organização e comunicação interna, experiência do cliente, marketing imobiliário, redes sociais e etc. Tudo que você quiser fazer hoje com toda a certeza existe uma ferramenta ou plataforma que vai te ajudar a fazer mais rápido e melhor.
Pensando nisso, a Praedium reuniu nada mais nada menos que 26 ferramentas para o corretor de imóveis utilizar e levar seus negócios para outro nível.
Dividimos as ferramentas em pequenos grupos. Assim fica mais fácil você ir direto ao que interessa. Mas, aconselhamos que você dê uma olhada em todas.
Para facilitar um pouco mais, tomamos o cuidado de incluir uma aplicação prática de cada ferramenta. Ou seja, como você pode usar essa ferramenta na sua rotina imobiliária.
E só conseguimos fazer isso porque conhecemos o mercado imobiliário, entendemos as maiores dificuldades dos corretores de imóveis e nosso foco é ajudar.
Então, se você já está curioso para saber mais sobre as principais ferramentas para um corretor de imóveis utilizar, vem com a gente e continue a leitura!
Leitura complementar: Como Automatizar o Marketing Imobiliário: 5 Segredos Que Ninguém Te Contou
5 Ferramentas de Vídeos e Fotos para o Corretor de Imóveis
Vídeos e fotos são parte fundamental do seu trabalho como corretor de imóveis, então, separamos algumas ferramentas diferentes que vão ajudar você a destacar seu trabalho no meio da multidão.
1) Animoto
O Animoto é uma excelente plataforma que pode ser utilizada pelo corretor de imóveis para edição de vídeos. Você não precisa ser um especialista para utilizar a ferramenta. E pode fazer coisas realmente fantásticas com o Animoto.
O Animoto é uma plataforma americana, mas com a simples tradução do Google você consegue trabalhar tranquilamente (se o inglês não for seu forte).
Além disso, você não precisa se preocupar com custos no início. No plano gratuito deles já existe uma boa variedade de templates e criação ilimitada de vídeos.
Apesar de não ser uma plataforma específica para o mercado imobiliário, existem alguns templates incríveis que todos os corretores de imóveis podem adaptar.
Por exemplo:
Além de você ter a possibilidade de escolher entre mais de 300 faixas de áudio para incorporar no seu vídeo.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Como prometemos, aqui vai a ideia para aplicar o mais rápido possível o uso do Animoto na sua rotina imobiliária.
Além dos 3 exemplos que deixamos na imagem anterior, que são próprios para a divulgação de um imóvel. O que é fantástico!
Você pode utilizar o Animoto também para criar vídeos de depoimentos dos seus clientes. Depois, é só incluir esse vídeo no seu site imobiliário e compartilhar nas redes sociais.
Além de ter um engajamento ótimo, você ainda ganha reconhecimento da marca, possibilidade enorme de compartilhamentos e indicações de novos clientes além de credibilidade como um corretor de imóveis sério.
2) Piktochart
O Piktochart é uma ferramente incrível e super fácil de utilizar para criar infográficos, apresentações diferenciadas, folhetos para enviar por e-mail e por aí vai.
O melhor é que a ferramenta te libera inúmeros templates e você pode usar sua imaginação.
Veja algumas ideias:
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Como falamos anteriormente, o corretor de imóveis pode literalmente “soltar” a imaginação para trabalhar com o Piktochart.
Mas, como prometido, aqui vão algumas dicas:
- Crie um infográfico sobre o mercado imobiliário da sua região de atuação para entregar aos proprietários na hora de captar imóveis
- Utilize um template diferenciado e uma apresentação para enviar um e-mail marketing personalizado
- Monte um passo a passo de como financiar um imóvel e disponibilize para download nas suas redes sociais através de uma landing page
- Faça um informativo sobre os resultados alcançados por você e utilize na sua apresentação pessoal com o cliente (quantidade de vendas, número de famílias satisfeitas, quantidade de imóveis para negociar, X R$ investidos em tecnologia para auxiliar seus clientes na compra de um imóvel)
E por aí vai.
3) Hyperlapse
O Hyperlapse foi criado pelo Instagram e é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo corretor de imóveis para transformar fotos em vídeos.
O lado negativo é que ela só pode ser utilizada no celular. Mas, o lado bom é que todo mundo usa o celular para tudo. Certo?
Certamente, você já conhece o uso dessa ferramenta, mesmo que não pelo nome. Já viu aqueles vídeos “acelerados” e algumas vezes super engraçados que transitam nas redes sociais?
Então, esses vídeos foram feitos à partir do Hyperlapse. Isso porque não somente você pode transformar uma sequencia de fotos em vídeos como também pode gravar um vídeo diretamente do aplicativo.
Para filmar é super fácil, posicione seu telefone e aperte o botão de gravar. O aplicativo captura vídeo e áudio. Então, tente não mover o aparelho para fique o mais perfeito possível. Nesse caso, o mais indicado seria usar um tripé ou outro acessório acoplado ao smartphone, por exemplo.
O vídeo já tem estabilização de imagem, mas é bom não tremer.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Quando o corretor de imóveis pode utilizar essa ferramenta? Sempre!
Imagine dessa forma:
Você foi até um imóvel, gravou um vídeo fantástico, todo detalhado e mostrou cada parte daquele imóvel. Agora, você pode utilizar o Hyperlapse para encurtar esse vídeo (acelerar ele) e postar no Stories do Instagram ou Facebook indicando que há um novo post na sua timeline.
Apenas, para instigar a curiosidade de um número maior de pessoas. Uma vez que, as chances que você tem do seu Stories ser visualizado é muito maior que a entrega do Facebook e Instagram na timeline.
4) Snappa
O Snappa é uma ferramenta que pode ser muito útil para o corretor de imóveis. Isso porque ele permite que você crie gráficos à partir do zero ou de alguma arte pronta.
Essa ferramenta tem um diferencial muito legal que é a facilidade para compartilhar nas redes sociais. Então, ao criar seu gráfico você pode escolher onde deseja que ela seja incluído e o Snappa já te fornece as proporções certas de tamanho.
Na versão gratuita da ferramenta o corretor de imóveis pode fazer uso de mais de 5 mil modelos pré prontos e fazer até 3 downloads por mês.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Na prática, para o corretor de imóveis o Snappa pode servir para criar banners promocionais exclusivos e difenciados e publicar diretamente nas redes sociais.
Bem como, alterar a foto de capa do Facebook empresa para uma campanha ou imóvel destacado.
Na realidade, a utilização dessa ferramenta para o corretor de imóveis é ilimitada. Basta um pouco de imaginação e boa vontade. Tudo isso sem precisar contratar um especialista.
5) Panorama 360
Esse é um aplicativo, e a ideia do Panorama 360 é transformar as suas fotos em um ambiente 360°. Justamente por esse motivo o p360 tem uma forte aderência no mercado e principalmente como uma das principais ferramentas para o corretor de imóveis.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Acredito pela simplicidade da utilização dessa ferramenta para o corretor de imóveis nem fosse preciso esboçar uma aplicação prática. Mas, em todo caso, como prometido aqui vai.
Imagine que você está em um imóvel recém captado e que é incrivelmente lindo e bem decorado.
esses tempos em que passamos por uma situação de isolamento social fica realmente complicado um cliente comprador ter a experiência de visitar o imóvel.
Então, aproveite o p360 para juntar as suas fotos em ordem e criar um ambiente convidativo e agradável para uma experiência única do seu cliente.
6 Ferramentas de Marketing de Mídias Sociais para o Corretor de Imóveis
Vamos listar agora algumas das ferramentas que mais gostamos para trabalhar com marketing de mídias sociais. É sucesso garantido e principalmente, automação.
Lembrando, que todas as ferramentas que citarmos nesse artigo podem e devem ser utilizadas em conjunto, para melhorar cada vez mais o seu aproveitamento como corretor de imóveis da era digital.
Leitura obrigatória: 55 Ideias de Marketing Imobiliário nas Redes Sociais
1) MLabs
A MLabs é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Com ela, o corretor de imóveis pode agendar publicações (em mais de uma rede social ao mesmo tempo), acompanhar os relatórios de produtividade e entrega de cada cada rede social.
E principalmente, integrar o Whatsapp Business e Facebook Messenger para responder mensagens privadas de um único lugar.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Os benefícios para o corretor de imóveis utilizar essa ferramenta são imensuráveis. Além de ganhar tempo, você tem gerenciamento total de tudo que acontece em cada rede social da sua imobiliária sem precisar acessar uma por uma.
Nós aqui na Praedium também utilizamos a MLabs e por isso, indicamos.
Imagine que você acabou de criar um gráfico super legal, ou um artigo no seu blog imobiliário e deseja compartilhar no Instagram, Facebook ou Linkedin. Através do painel da MLabs você pode fazer isso em pouco cliques e já programar posts futuros.
Além disso, você pode acompanhar o desempenho de cada rede social com um painel super fácil.
Por fim, imagine que você está recebendo mensagens de leads interessados através do Whatsapp, Direct do Instagram ou Messenger do Facebook. Fica complicado responder a todos com precisão. Seja pelo celular ou pelo computador. Por isso, uma das maiores vantagens da MLabs é ter tudo integrado em um só lugar.
2) Linkedin Helper
O Linkedin Helper é na realidade um hack de marketing para quem adora trabalhar com o Linkedin ou especialmente para quem sabe que seu público alvo se concentra no Linkedin.
Ele vai automatizar todos os recursos do Linkedin, desde encontrar novas conexões, se conectar com elas e enviar mensagens privadas. Com o clique de um botão e a escolha da mensagem certa você atinge centenas de pessoas com o perfil de cliente ideal que você escolher.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Imagine que você tem um imóvel comercial disponível, pode ser um shopping, um posto de gasolina, uma butique e etc. Provavelmente esse perfil de comprador não estará disponível e com fácil acesso no seu Facebook ou Instagram. Mas, certamente, estará no Linkedin.
Porém, como encontrá-los? Como fazer conexões com essas pessoas, enviar mensagens, acompanhar respostas e tudo isso junto com suas atribuições de corretor de imóveis?
Aqui entra o Linkedin Helper, ele vai fazer tudo isso para você e depois, ainda permite que vocês exporte a lista de contatos de todas as suas conexões, se preferir trabalhar com e-mail marketing ou nutrição de leads.
Leitura complementar: Nutrição de Leads Imobiliários e as Principais Vantagens para o Mercado Imobiliário
3) One 2 Lead
O One2Lead vai funcionar de maneira muito semelhante ao Linkedin Helper. Ou seja, ele também é uma extensão do navegador, envia mensagens automaticamente para centenas de conexões e etc.
A diferença que vale ressaltar no entanto é quanto ao valor. Ambas as ferramentas são americanas, e por isso, o custo é em dólar. Mas, o One2Lead disponibiliza uma versão gratuita, por tempo indeterminado.
A única questão a se avaliar é que nessa versão ‘free’ são possíveis apenas 15 conexões por dia e o envio de 15 mensagens. Mas, se você realmente gostar e tiver bons resultados, nada te impede de contratar.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Certamente, a maior vantagem de utilizar uma ferramenta como o One2Lead para o corretor de imóveis é agilizar parte do processo de prospecção de um cliente imobiliário. O que normalmente te tomaria muito tempo, agora ficou apenas à um clique de alcançar.
Leitura obrigatória: Prospecção Imobiliária: Passo a Passo Para Realizar Mais Vendas
4) BombBomb
O BombBomb é uma das melhores ferramentas para o corretor de imóveis utilizar e conseguir boas respostas nos seus e-mails.
Ele é basicamente uma ferramenta de vídeo rápido que é incorporado diretamente no e-mail.
A premissa da ferramenta é simples, deixar mais pessoal o e-mail enviado para um lead ou cliente tornando assim sua taxa de resposta cada vez maior.
Quem aqui não gostaria de seus e-mails fossem realmente ‘lidos’ e respondidos? Pois é, todo mundo!
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Vamos imaginar o seguinte cenário:
Você acabou de receber um lead, que veio do portal imobiliário que você assina. Esse lead se cadastrou com interesse em um imóvel específico. Então, seu primeiro plano de ação é enviar um e-mail para ele.
Mas, quando você encaminha um e-mail não obtém resposta. Pode ser por vários motivos, entre eles: A copy do e-mail está fraca, o e-mail não está tão pessoal quanto o cliente gostaria ou ele recebeu tantos e-mails que nem dá atenção para o seu.
Então, como fazer ele perceber valor no seu trabalho? Uma forma revolucionária e super simples (já adotada por vários profissionais de marketing) é o envio do vídeo.
Mas, você deve pensar: “Poxa, vou gravar um vídeo, subir no Youtube para depois incorporar no e-mail – dá muito trabalho fazer isso para cada lead que recebo“.
Eu concordo, e é aqui que entra o BombBomb. Você cria o vídeo dentro do Gmail mesmo ou através do aplicativo deles para o celular. Grava um rápido texto como por exemplo:
“Oi Jorge, tudo bom? Eu sou o corretor da imobiliária Praedium, acabei de receber seu contato do portal Viva Real sobre o imóvel na Bela Cintra. Vamos conversar um pouco mais, qual o melhor horário para eu te ligar?”
E depois, é só enviar. Fácil e rápido! Experimente.
5) Social Rocket
O Social Rocket é uma ferramenta específica para o Instagram. Com ele o corretor de imóveis pode agendar publicações na rede social e também padronizar uma mensagem a ser enviada automaticamente para todos os seus seguidores ou pessoas que viram seu Stories.
O Social Rocket também trabalha com relatórios específicos, para te ajudar quanto aos melhores dias e horários para suas publicações no Instagram.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Como citamos anteriormente, pode ser muito complicado gerenciar todas as suas redes sociais. O Social Rocket vem para “tirar” um peso das suas costas quando o assunto é Instagram. Ele automatiza tudo para você.
Vamos trabalhar com um cenário que você postou um Stories no seu Instagram super legal e teve bastante visualização. Agora, você quer enviar uma mensagem diferenciada para cada um dos perfis que viram seu material.
Atualmente, você precisaria acessar a visualização do Stories e enviar uma mensagem individual, um de cada vez. Com o Social Rocket você envia uma mensagem apenas, ele dispara para todos os perfis interessados. Muito mais rápido concorda?
6) Gerencia Gram
O Gerencia Gram trabalha para você. É isso que eles utilizam como slogan da ferramenta. A pouco você viu duas ferramentas para automatizar processos e conexões no Linkedin, pois bem, o Gerencia Gram faz isso no Instagram.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Um dos principais recursos do Gerencia Gram é segundo eles:
“Siga, automaticamente, os seguidores de seus concorrentes ou através das opções de Perfil, Hashtags e Localizações.”
Baseado nisso, a aplicação prática da utilização dessa ferramenta para o corretor de imóveis é simples. Encontre com ele, os perfis de clientes e interessados que seguem seus concorrentes e faça conexão com eles você também.
9 Ferramentas de Marketing Imobiliário para o Corretor de Imóveis
Além do marketing para as mídias sociais, é imprescindível a utilização do marketing digital para o corretor de imóveis. Por esse motivo, listamos 9 ferramentas fantásticas e fáceis de utilizar para quem quer se aventurar.
1) Hotjar
O Hotjar é uma ferramenta incrível que permite que o corretor de imóveis entenda o comportamento dos visitantes no seu site ou blog imobiliário. Isso porque de maneira fácil ele grava a navegação de cada visitante do seu site.
Mas, essa é só uma das suas características. Com ele é possível também entender em que momento seus visitantes estão convertendo no seu site. O que é ótimo para fazer mudanças precisas e converter mais leads.
Você pode fazer um teste gratuito de 15 dias mas a ferramenta não possui um plano free.
Leitura complementar: 6 Dicas para Aumentar o Tráfego no Site da Imobiliária
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
É possível que seu site imobiliário esteja bem posicionado no Google e seus anúncios de imóveis estejam recebendo cliques nos portais. Mas, você não tem recebido leads na mesma proporção. Então, como você faz para saber qual é o problema?
Com o Hotjar instalado no seu site (super fácil de fazer) você tem a resposta a essa pergunta. Através dessa ferramenta o corretor de imóveis consegue identificar quais páginas tem mais visualizações, como os usuários transitam no site, quais locais prendem mais atenção e por ai vai.
Então, se você entender o que seus visitantes fazem, você pode melhorar seu site imobiliário para que ele seja capaz de converter mais leads para você, concorda?
2) MailTrack
O Mailtrack é uma ferramenta específica para o corretor de imóveis que trabalha com e-mail do Gmail. Provavelmente poucos corretores utilizam essa ferramenta (ou nenhum). Então, vou te contar como é fácil e útil.
A função do Mailtrack é te informar, quando seus e-mail enviados são abertos ou os links que nele contenham são clicados. O melhor de tudo é que é gratuito e super fácil de instalar. basta acessar a página deles (colocamos o link no título) e instalar. Ele vai solicitar o seu e-mail do Gmail e pronto.
Sim, ele só faz isso. Mas, pode mudar a sua vida.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Sabe quando você encaminha um e-mail para um lead ou cliente e ele não te responde. E você não tem como saber se ele já viu o e-mail ou algo do tipo.
Ou, quando você está tentando contato telefônico mas ele não te atende mais? Então você encaminha um e-mail, mas não sabe a hora certa de tentar outra ligação?
Seus problemas acabaram!
O Mailtrack vai te notificar em tempo real cada vez que alguém abrir seu e-mail. E quando você receber essa notificação é a hora certa de pegar o telefone e ligar. Ou seja, aquele lead está disponível nesse momento e com a informação “fresca” na cabeça. Pronto para você “ir pra cima” e converter uma venda ou reunião.
3) Ubersuggest
Essa é uma ferramenta para o corretor de imóveis que tem foco no SEO do seu site e blog imobiliário. Na verdade muito útil para quem tem interesse em otimizar melhor suas páginas do site e principalmente do blog imobiliário.
Leitura obrigatória: Blog Imobiliário: 5 Dicas para Você Sair na Frente
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
O Ubersuggest permite que você obtenha informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho, para que você possa adotar estas estratégias, aprimorá-las, e ganhar uma vantagem competitiva.
Com o relatório das principais páginas na busca orgânica, você pode descobrir quais páginas dos seus competidores estão ranqueando para as palavras-chave mais populares, e quais são os conteúdos mais amados em sites como o Facebook.
4) One Signal
De acordo com a página na web do One Signal eles se denominam líderes de mercado quando o assunto é notificação push.
Mas, para você entender o que eles fazem, entenda primeiro o que é notificação push.
Notificações push são mensagens enviadas por aplicativos ou sites diretamente no seu celular ou computador.
A principal função de uma notificação push é criar engajamento com a sua marca. Lembrando, que para trabalhar com esse tipo de notificação, você deve ter o cuidado de enviar material relevante para o seu usuário.
O One Signal pode etiquetar automaticamente seus usuários pela página em que estavam quando assinaram notificações e / ou por tópicos de notificação nos quais demonstraram interesse.
O melhor de tudo é que o One Signal é gratuito e super fácil de aplicar no seu site.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Você pode incluir no seu site um lugar para que seus visitantes se cadastrem para receber mais informações. Veja o exemplo da Praedium:
Toda vez que um visitante do nosso site seleciona a opção “sim”, seja do celular ou do computador ele é registrado para receber as atualizações de conteúdo que nós incluímos no Blog.
Você pode fazer o mesmo para notificar por exemplo: Imóveis com exclusividade na cidade X. Ou, atualizações de conteúdo do seu blog imobiliário.
Posteriormente no painel do One Signal você consegue enxergar, quantas pessoas receberam a sua notificação e quanto cliques ela teve. Bem fácil. Além disso, você personalizar as notificações para irem com imagens atraentes, sua foto ou até mesmo o texto no título.
5) Bitly
O Bitly é uma ferramenta que faz link curto. Você já deve saber o que isso significa, pois o Whatsapp Business faz o mesmo. A diferença é com o Bitly você pode fazer isso para qualquer URL.
Entre suas funções a ferramenta permite criar links com o nome da sua marca, o que pode gerar uma taxa de 33% a mais de cliques. Mas, se você não quiser pagar nada, pode criar até 50 links curtos gratuitamente.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Então, vamos à aplicação prática. É bem simples. Você quer publicar um imóvel, ou uma página específica do seu site ou blog nas redes sociais. Mas, aquele link enorme com vários cóidigos não inspira nenhuma confiança para que um possível visitante clique. Concorda?
Pois, agora, você pode usar o Bitly para encurtar esses links e na sua versão paga, até incluir o nome da sua marca ao envés do padrão Bitly.
6) MailChimp
O MailChimp já é um famoso conhecido dos corretores que gostam de e-mail marketing. Isso porque é uma ferramenta super fácil de utilizar e principalmente, gratuita.
O MailChimp permite que você incorpore sua lista de prospecção de leads, monte um template criativo, envie por e-mail para todos da sua lista e acompanhe a taxa de abertura e clique.
Apesar de ser uma ferramenta estrangeira, sua versão traduzida é fantástica e super fácil de utilizar também. Para quem é novo no negócio eles disponibilizam também um passo a passo que torna seus primeiros passos mais simples.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Não é difícil perceber a aplicação fácil e uma ferramenta para o corretor de imóveis fazer envio de e-mail marketing. Isso pode te ajudar tanto na prospecção de novos clientes, nutrição de leads ou clientes perdidos e por aí vai.
O que chama bastante atenção é que você mesmo pode personalizar seu template e e-mail, como mostramos na imagem acima. E então, enviar para quais listas desejar.
Inclusive, você pode começar hoje mesmo. Aproveite esse tempo em home office e acerte sua campanha de e-mail.
7) RD Station
Aqui está uma empresa ‘verde e amarela’. A RD Station é a ferramenta de marketing da Resultados Digitais e já é parte da estratégia de marketing de diversos profissionais do mercado imobiliário e outros.
Apesar dela não ser especialmente nichada para o mercado de imóveis, o corretor de imóveis pode obter excelentes resultados quando o assunto é atração de leads, conversão e sobretudo nutrição de leads.
Um ponto muito positivo da ferramenta é que ela integra com diversos CRMs de vendas. Então, o trabalho de marketing feito pelo corretor dentro da RD Station quando concluído pode ser direcionado para um pipeline de vendas.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Você pode utilizar a RD Station para criar uma landing page atraente, publicar nas suas redes sociais com um material diferenciado. Posteriormente, gerar mais leads que ao baixarem o solicitarem o conteúdo que você disponibilizam vão cadastrar um e-mail de contato.
Por fim, com esse e-mail você pode montar um fluxo automatizado dentro da plataforma que permite que você faça a nutrição de leads por completo. Até que enfim, esse lead esteja pronto para se tornar uma oportunidade e você realizar o processo de vendas.
8) Google ADS
Essa é a mais uma ferramenta gratuita que listamos aqui nesse artigo. O Planejador de Palavras Chave do Google é realmente incrível para o corretor de imóveis que deseja montar uma estratégia de marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo nada mais é, que a criação de artigos e materiais explicativos e educativos para nutrir os consumidores do mercado imobiliário.
Por muitas vezes você deve pensar: “Como eu vou saber as palavras chaves que devo utilizar em um artigo?” Ou, “qual palavra chave tem maior procura entre meu público alvo“. Aqui está a resposta.
E para utilizar é bem simples. Basta fazer login com o e-mail do Google que você já tem. Selecionar entre a primeira ou segunda opção (descubra novas palavras chaves ou ver volume de pesquisa).
Após isso, escolha uma palavra chave ou frese chave que você acredita que faça sentido para o seu negócio imobiliário.
No resultado, o Google vai apresentar a quantidade de pesquisas que são feitas para essa palavra, além de indicar outras semelhantes que também são relevantes para o mercado.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Simples! Já falamos mais de uma vez sobre a importância de trabalhar com conteúdo, artigo no blog e até SEO na página do seu site. Mas, utilizar palavras que não trazem visitantes é a mesma coisa que não fazer nada.
Então, à partir de agora, toda vez que você for trabalhar com conteúdo, faça uma pré pesquisa antes. Nós aqui na Praedium utilizamos essa ferramenta para toda criação de conteúdo do nosso blog. E justamente por esse motivo, você pode ser um de tantos corretores que se interessam por nosso material. Porque, vamos atrás daquilo que você realmente quer saber. 😊
9) Answer The Public
O Answer the Public é outra ferramenta fantástica para o corretor de imóveis utilizar quando for trabalhar com a criação de marketing de conteúdo para o mercado imobiliário.
Isso porque ele permite que você saiba exatamente quais as perguntas estão sendo feitas na internet relacionadas aquela palavra chave.
O Answer The Public é uma ferramenta paga. Mas, se você ainda não estiver pronto para o investimento, ela permite por dia 3 pesquisas. Então, faça o teste.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Para o corretor de imóveis escrever um conteúdo realmente intrigante para o seu público alvo, não basta apenas saber quais palavras chave utilizar. Você realmente precisa estar inserido no mercado e entender quais são as dúvidas reais que esses compradores de imóveis tem.
Por isso, ao utilizar o Answer The Public você tem a oportunidade de criar um conteúdo rico para o público que deseja alcançar. Porque, vai responder às perguntas frequentes que eles tem.
Veja o exemplo, sobre a palavra ‘marketing de conteúdo imobiliário‘:
4 Ferramentas de Atendimento para o Corretor de Imóveis
Como parte fundamental dos eu trabalho de corretagem está o relacionamento com o cliente. Apesar do termo ser extremamente amplo, vamos focar apenas em: Responder rapidamente e com assertividade seus leads e clientes + promover a melhor experiência de compra para eles.
Com isso em mente, vamos às 4 ferramentas para o corretor de imóveis utilizar em seus atendimentos.
1) Survey Monkey
A Survey Monkey é líder mundial em softwares de questionários. Isso significa que através dessa ferramenta você pode fazer pesquisas NPS, melhorar seu pós venda ou engatilhar qualquer nova estratégia com sua base de leads e clientes.
Mas, criar questionários é apenas uma das suas características. A Survey Monkey permite também que você realize sua própria pesquisa de mercado facilmente em questão de minutos.
E também, é possível você entender outros pontos enriquecedores sobre sua empresa, por exemplo: Qual é o nível de reconhecimento da sua marca? As pessoas confiam nela? Ela é altamente recomendada?
Então, com o Survey Monkey você também pode avaliar e monitorar seu posicionamento no mercado, incluindo conhecimento e reputação de marca.
Para a contratação de planos empresariais, a ferramenta disponibiliza planos à partir de R$ 68 mensais.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
A melhor aplicação dessa ferramenta para o corretor de imóveis é a pesquisa NPS. Que pode e deve ser utilizada para realizar um bom pós venda imobiliário.
Para saber exatamente como utilizar, confira nosso artigo completo sobre o assunto: A Importância do Pós Venda no Mercado Imobiliário
2) Scanner Pro
O Scanner Pro como o próprio nome sugere, é um aplicativo para Android e IOS que digitaliza documentos.
Ele vai “transformar” a câmera do seu celular em um scanner e o melhor é que todos os documentos serão digitalizados já em PDF. Mais profissionalismo, concorda?
O funcionamento é bem simples, logo no início do aplicativo o corretor de imóveis já consegue entender como digitalizar um ou mais documentos. Além de conseguir escolher entre formatos como retrato ou paisagem.
Depois é só escolher onde quer salvar, no Dropbox ou no Google Docs.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Vamos aplicar um cenário real. Você está em fase de fechamento com um cliente que deseja comprar um imóvel. Então, esse cliente pede à você para fazer a leitura do contrato de compra e venda ou da promessa de compra.
Nesse momento, você tem duas alternativas: Pedir para o cliente retirar na imobiliária o documento ou você levar até ele. Ou, a melhor alternativa., digitalizar o documento e enviar por e-mail ou até via Whatsapp.
Qual fica mais fácil?
3) Hello Sign
O Hello Sign é uma ferramenta para assinatura eletrônica. Essa postura já é muito utilizada hoje em dia, por diversas empresas. Então, nada impede de começar a ser aplicada no mercado imobiliário.
Não estamos dizendo que um comprador vai assinar uma documentação sem antes um contato presencial com a imobiliária ou o corretor de imóveis. Mas, posterior a isso, você ganha tempo e credibilidade ao informatizar e automatizar seus processos. Até o de assinaturas.
Há algumas características interessantes do Hello Sign como por exemplo:
- Assinaturas incorporadas no site imobiliário
- Cliente que vai assinar não precisa ter uma conta no Hello Sign
- Assinaturas com valor jurídico
- Configuração fácil
- API amigável
- Possibilidade de até 20 assinaturas por documento
- Solicitar assinatura apenas com o envio de um e-mail
***Quando o documento é totalmente executado, todos recebem uma cópia na caixa de entrada do e-mail.
Você também pode configurar e personalizar seus documentos. É permitido que você adicione seu logotipo e nome da imobiliária assim como gerenciar todos os documentos que estão pendentes de assinatura.
Eles disponibilizam um plano gratuito para até 3 assinaturas por mês. Ideal para você começar. Mas, depois, sugerimos fazer a contratação. Os valores de acordo com o site são à partir de 15 dólares por mês.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
A aplicação prática pode ser bem variada para o corretor de imóveis.
Nós demos um exemplo anteriormente, para assinaturas de contrato. Mas, você também pode utilizar para assinaturas na captação do imóvel.
Por exemplo:
“Você está fazendo uma captação, conseguiu negociar uma exclusividade. Porque trabalhar com folhas de papel? Se você já fez a captação toda online, basta abrir o aplicativo da Hello Sign, abrir o documento de ‘contrato de exclusividade’ ou de ‘ autorização para divulgação do imóvel’ e do seu celular mesmo, solicitar que o proprietário assine.”
Simples e rápido.
4) Whatsapp Business
Por último, mas não menos importante. Uma das principais ferramentas para o corretor de imóveis. O Whatsapp. Porém na sua versão empresa. Onde as facilidades são inúmeras.
São diversos recursos incluídos nessa versão do Whatsapp que a convencional não possui e todas elas com foco inteiramente no atendimento e experiência do cliente com sua marca.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
São muitas aplicações que você pode reconhecer ao utilizar a versão empresa do Whastapp. Então, achamos melhor escrever um artigo inteiro sobre o assunto.
Leitura obrigatória: Tudo Sobre Whatsapp Para Corretor de Imóveis em 2020
2 Ferramentas de Organização Interna para o Corretor de Imóveis
Vamos concordar agora, que um corretor de imóveis desorganizado, perde tempo, trabalho e por fim, dinheiro. Então, pensando nisso, escolhemos 2 ferramentas para o corretor de imóveis utilizar e que vão ajudar na organização interna da imobiliária.
Claro, que não seremos redundantes. Por isso, não vamos falar sobre um CRM imobiliário, até porque, todos já sabem a sua importância. E acredito que você veio até aqui para conhecer novas ferramentas e não “chover no molhado“. Então vamos lá.
1) Evernote
O Evernote é um aplicativo para anotações rápidas. Ponto!
Sim, ele faz mais do que isso, mas, para o corretor de imóveis o que importa são as anotações.
Isso porque não há, em nenhuma plataforma de auxilio e inteligencia no mercado imobiliário um local adequado para você inserir suas ideias, anotações, lembretes e etc. Então, essa é a função do Evernote.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Se partimos do princípio que você pode anotar realmente tudo o que quiser. A aplicação prática dentro do mercado imobiliário para essa ferramenta é enorme. Mas, vamos colocar um exemplo:
“Você está conversando com um cliente e ele te fez algumas perguntas que você nota que são comuns durante seus atendimentos. Basta acessar do seu celular o Evernote, anotar essa ideia e quando estiver com um tempo “livre” criar um artigo interessante sobre o assunto para responder ao maior número de pessoas”.
2) Slack
Por último, o Slack. Essa é uma ferramenta de comunicação interna. Como um chat. Mas, só para integrantes da equipe. Em uma imobiliária um pouco maior ou que conte com um gerente de vendas e um gerente de locação por exemplo essa ferramenta pode ser extremamente útil.
Isso porque, ao reunir a comunicação e as ferramentas em um só local, as equipes remotas manterão a produtividade em qualquer lugar.
E também, ao contrário do e-mail, o Slack permite escolher quais conversas são mais importantes e quais você pode ver depois.
Aplicação prática das ferramentas para o corretor de imóveis
Imagine que você é gerente de uma equipe de vendas de imóveis na imobiliária. E alguns dos seus corretores estão ausentes da empresa no momento em que você precisa passar uma informação importante e pertinente à vendas de imóveis.
Você pode então, utilizar o Slack para fazer isso, e seus corretores serão notificados. Também, pode ser utilizada para enviar mensagens diárias motivadoras ou vendas fechadas para todos da equipe acompanharem. Além de compartilhar documentos importantes.
Esperamos que você tenha gostado e aproveite as novidades que listamos para agilizar seu trabalho, melhorar seu desempenho e se diferenciar no mercado imobiliário.
Tem alguma dúvida? Pergunte para nós nos comentário.
Boa sorte e boas vendas!
Excelente conteúdo Paola. Ajuda muito a melhorar nossa produtividade. Grato e parabéns!!!
Obrigada Zolmo!!!
Super conteúdo eu que estava no tempo das caverna isso foi entrar em outro mundo .
O mundo da modernidade e sucesso total
Desde já obrigado muitíssimo obrigado.
Vou ser o corretor do futuro. Com todo esse conhecimento. E eu que achava que já sabia muito.
Me surpreendeu.
Oi Sérgio,
Obrigada pelo seu feedback !!
É super importante para mim.
Desejo sucesso no seu futuro e quando estiver formado e com Creci em mãos, me procura !!
Que conteúdo fantástico e completo, tem tudo que precisamos, gratidão.
Obrigada João,
Fico contente por ter gostado.
Continue nos acompanhando.
Um abraço!
Paola, boa tarde. Os seus documentos para mim são fontes de riquíssima informação, mesmo ainda não estar trabalhando na área. Muito obrigada e fica com Deus.