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Escrever artigos em um blog imobiliário é uma ótima maneira de corretores criarem sua marca e se envolverem com o público local. 

Com os blogs se tornando cada vez mais acessíveis devido a plataformas online como WordPress, qualquer um tem a capacidade de criar um.

Dito isto, escrever posts de alta qualidade para blogs imobiliários que sejam informativos e valiosos é mais fácil do que você imagina.

Não sabe como começar? 

Tivemos a liberdade de reunir 5 dicas para ajudar você a começar a escrever o melhor blog para o mercado imobiliário hoje mesmo.

1. Pesquise palavras-chave que se identifique com seu cliente

Quando você está trabalhando nas postagens do blog da imobiliária, é óbvio que deseja que as pessoas as leiam. 

O Google indexa as páginas com base em sua autoridade, que é determinada por vários fatores, como por exemplo: Quantas outras páginas estão vinculadas a você e quantas palavras-chave relevantes para o termo de pesquisa aparecem no texto do seu artigo. 

Abaixo está um exemplo de como encontrar as melhores palavras-chave para o público que deseja atingir, gratuitamente e como integrá-las adequadamente para obter os melhores resultados. 

Então, aqui está uma estratégia básica para você começar a pesquisa de palavras – chave.

  • Faça uma lista de tópicos com palavras que seu cliente pode vir a pesquisar na internet: 
    Para um blog imobiliário, essa lista pode incluir o tema de qualquer artigo que você tenha escrito, desde dicas de sucesso no mercado imobiliário até detalhes de compra ou venda de uma casa em sua região. Veja o exemplo para começar a pesquisa no Google:
  • Em seguida consulte as pesquisas relacionadas do Google:
    Assim que fizer uma pesquisa no Google, você vai encontrar no final da página as pesquisas relacionadas.
    Essas frases são comumente pesquisadas e, portanto, são boas palavras-chave para incluir em seu texto no blog.
    É importante que cada pesquisa que você faça, seja em uma janela anônima, para que assim encontre o resultado mais próximo do ideal sem interferência de preferências suas no buscador.
Print da tela do Google com ênfase em pesquisas relacionadas. Para criar um blog imobiliário com conteúdo relevante.

Veja um exemplo de pesquisas relacionadas para outra palavra – chave

Vale ressaltar nesse momento, que cada conjunto de palavras – chave que você escolher utilizar o Google vai te fornecer resultados diferentes nas pesquisas relacionadas. E cada um deles, por sua vez, pode ser utilizado como gatilho para seu próximo artigo.

Print da tela do Google com ênfase em pesquisas relacionadas. Para criar um blog imobiliário com conteúdo relevante.
  • Inclua o máximo de palavras-chave possível em seu conteúdo
    Especificamente nas primeiras 150 palavras, isso porque o Google tende a recompensar conteúdos que contenham a palavra-chave no início.
    O título é a primeira oportunidade para otimizar o artigo, então inclua sua palavra chave lá também. 
    No entanto, se você exagerar e incluir palavras-chave apenas por esse motivo (sem sentido no texto) o Google certamente, vai penalizar sua página. Atenção!

A melhor forma para o “ponta pé inicial” nessa pesquisa de palavras chave é utilizar seu próprio conhecimento. Então, toda vez que atender um cliente e precisar esclarecer diversas dúvidas sobre os mais variados assuntos, anote tudo. A dúvida de um pode ser a de vários e assim, você se tornará relevante no seu campo de atuação.
Comece por aí.

2. Escreva o conteúdo para o blog da imobiliária que seja otimizado com SEO

Antes de abordarmos essa dica, você deve estar se perguntando o que significa “SEO”. Essa é, uma abreviação americana de “Search Engine Optimization” ou em português Otimização de mecanismo de pesquisa.

Como considerar um conteúdo imobiliário otimizado com SEO ?

  1. Considere a intenção de seus leitores. Em outras palavras, escreva algo que seja relevante para eles e faça-os querer continuar lendo.
  2. Verifique se suas dicas são realmente úteis.
  3. Inclua links apropriados e que não concorram com você para aquela palavra – chave.
  4. Mantenha-se atualizado sobre o melhor tamanho dos artigos, atualmente é necessário ter mais de 1.000 palavras.

Ao utilizar uma plataforma como o WordPress para criar o blog imobiliário você pode fazer uso de plugins. Que são ferramentas instaláveis na plataforma que vão te ajudar bastante com a otimização.

Então, conforme você digita o conteúdo do artigo, você consegue visualizar ao lado o que ainda é necessário incluir, o que está razoável e o que está bom. Fácil assim! Veja um exemplo no blog da Praedium:

3. Copywriting ideal para o blog imobiliário

As pessoas geralmente gostam de artigos que parecem conselhos amigáveis, em vez de ler um manual. Portanto, lembre-se disso ao encontrar seu tom de escrita. 

Não há problema em incluir um pouco de humor em seu copy, e seu cliente provavelmente vai apreciar um blog imobiliário com um toque mais caloroso.

Primeiramente, o que você deve lembrar é que:

Seu desejo é manter as pessoas na sua página e envolvidas com o seu conteúdo. 

Por isso, escreva de uma maneira que seu possível cliente entenda. 

Faça-os querer continuar voltando ao seu blog imobiliário, porque você é muito claro, prestativo e realmente ajuda quem está fazendo a leitura.

4. Compartilhe seu conteúdo imobiliário através das redes sociais

Depois de escrever seu artigo no blog, uma ótima maneira de maximizar o impacto é compartilhá-lo em outras plataformas de comunicação online. 

Isso pode incluir uma newsletter via e-mail para sua lista de contatos ou até mesmo em suas redes sociais. 

Em princípio, o importante ao iniciar um blog imobiliário é construir uma comunidade online. Por isso, se conectar em diferentes plataformas apenas fortalece seus posts.

Leitura complementar: Mídias sociais para corretor de imóveis: 9 Dicas para aplicar hoje mesmo

5. Use boas imagens ao compartilhar os conteúdos do blog da imobiliária

Assim que finalizar um novo artigo e quiser compartilhar com toda sua rede a primeira coisa que deve levar em consideração são as imagens. Principalmente a imagem de capa do artigo. Isto é, aquela que será vista antes de tudo.

Para fazer isso nas mídias sociais a regra é: Evitar postagens com muito texto. 

Por exemplo:

Digamos que você tenha um blog que fale sobre investimentos imobiliários. Se assegure então de incluir uma imagem atraente e que faça total sentido com o assunto. Juntamente, inclua o link para a leitura do conteúdo completo no blog imobiliário.

Imagem de capa da Infomoney para exemplificar a importância de imagens dentro do artigo do blog da imobiliária.
Exemplo da imagem de capa da InfoMoney sobre investimentos imobiliários

Lembre-se que o texto geralmente não é transferido para plataformas como o Instagram.

Inspiração para iniciar o seu blog imobiliário

Corretor de imóveis escrevendo em um notebook e na tela do mesmo está escrito em branco a palavra blog imobiliário.

Não há forma certa ou errada de iniciar um blog para imobiliária, entretanto é mais valioso escolher um tipo de ‘persona’ que é mais comum em seus negócios e criar conteúdos para falar para ela.

Ou seja, a escrita e a escolha das palavras chave devem estar sempre de acordo com o que essa persona busca em seus serviços.

Veja algumas inspirações abaixo para temas do blog da imobiliária:

  1. Blog com conteúdo sobre financiamentos imobiliários
  2. Para investidores em imóveis
  3. Tudo sobre lançamentos imobiliários
  4. Blog imobiliário da cidade X
  5. Dicas do corretor X
  6. Blog com dicas de decoração para o primeiro imóvel

Blogs populares sobre o mercado imobiliário

Conheça algumas imobiliárias que já trabalham com um Blog e se inspire em suas ideias:

  1. Blog da Lopes
  2. Benvenuto Blog
  3. Tecnisa
  4. BR House

Imobiliárias americanas que também trabalham com Blog imobiliário:

  • RGeek Estate : O  blog imobiliário popular sobre marketing e tecnologia imobiliária
  • Mommy Imóveis : Para pais e imóveis com um tom casual e conselhos para corretores imobiliários com crianças pequenas.
  • Jade Mills Luxury Blog : “As últimas notícias e informações imobiliárias de Beverly Hill, Los Angeles e além”.

Prós e contras de ter um Blog

Inicialmente, muitos profissionais do mercado imobiliário abraçaram a ideia de educar seu cliente com conteúdo de qualidade através de um Blog. Entretanto, não pense você que é uma atividade única e isolada.

Vantagens de iniciar um blog para imobiliária:

  1. Educa o potencial cliente
  2. Aumenta o tráfego do site imobiliário
  3. Aumenta a quantidade de seguidores nas redes sociais
  4. Interação maior com seus clientes através de comentários e perguntas

Desvantagens de iniciar um blog imobiliário:

  1. Demanda tempo para o redator
  2. É preciso estar sempre bem informado sobre as nuances do mercado
  3. Se faz necessário manter a constância de publicações
  4. É concorrido, e o trabalho pode demorar um pouco a trazer resultados

De uma maneira ou de outra, é importante que você se atualize sobre as boas práticas e dedique tempo para agregar valor ao seu negócio.

De fato, trabalhar com um Blog imobiliário é um dos pilares do inbound marketing e se você ainda não havia pensado em construir o seu, aqui está o empurrãozinho que faltava! Mão na massa!

Falando em bons artigos, conta pra gente nos comentários o que achou desse!

Boa sorte e boa escrita!

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