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A comercialização de seus negócios imobiliários pode levar muito tempo – especialmente em tarefas que podem parecer repetitivas. Felizmente, graças à tecnologia, ficou muito mais fácil. 

Você deixa de lado a necessidade de repetir as tarefas básicas de marketing constantemente, e pode aproveitar melhor o tempo de trabalho na imobiliária se automatizar todo o processo marketing imobiliário da sua empresa. 

Assim, permitirá que você se concentre em algumas de suas maiores metas imobiliárias e faça melhor uso do seu tempo limitado.

Leia as dicas abaixo para aprender como automatizar os processos de marketing imobiliário e se antecipar à concorrência.

5 maneiras de automatizar o marketing imobiliário

desenho de um corretor de imóveis colocando uma ideia (representada por uma lâmpada) em uma super engrenagem e no final com notas saindo (representando dinheiro entrando).

Desde estratégias de mídias sociais até métodos básicos de comunicação. Automatizar o marketing imobiliário é uma ótima maneira de expandir negócios e por consequência, atrair mais leads para sua imobiliária.

1. Marketing imobiliário com mensagens de Whatsapp

Imagem de um celular da Samsung iniciando o Whatsapp Business para automatizar o marketing imobiliário

Enviar mensagens via Whatsapp aos clientes sobre imóveis em potencial é útil porque a grande maioria possui um telefone celular e o utiliza constantemente. 

Por isso, envie mensagens sobre novas oportunidades no mercado imobiliário e informações de valor para seus contatos. Dessa forma, a divulgação do seu negócio fica mais ágil e mais certeira.

Se você já trabalha com o Whatsapp Business você pode deixar salva as principais mensagens e então, enviá-las com mais facilidade para a lista de contatos.

É possível também, com a mesma ferramente, iniciar uma transmissão online e atingir um número maior de pessoas com uma única “tacada”. É muito simples a execução, veja:

  1. Abra o Whatsapp Business e clique nos três pontinhos que ficam no canto superior direito.
  2. Logo em seguida clique em “nova transmissão”
  3. Você será direcionado para a lista de contatos do seu Whatsapp, selecione quais deles devem receber a transmissão (máx. 256) e pronto.

Sugerimos no entanto, que antes de selecionar os contatos, você faça uma breve pesquisa na plataforma de gerenciamento de clientes que utilizar para conseguir segmentar o máximo possível essa lista.

Então, enviar a mensagem que realmente se encaixa com o perfil daquele cliente.

Vale ressaltar que a lista de transmissão do Whatsapp, diferentemente dos grupos que são criados na plataforma não permitem que um contato interaja com o outro. Apenas o administrador tem acesso a toda a lista, e de maneira idêntica as respostas são visíveis apenas para que criou a transmissão.

Prós:

  • Método rápido de comunicação :
    As pessoas estão sempre em seus telefones e tendem a verificar suas mensagens quase instantaneamente.
  • As taxas de abertura e de clique são altíssimas:
    De acordo com pesquisas, essa prática eleva a taxa de abertura de para aproximadamente 98%.  
  • Forma personalizada de mensagens:
    As mensagens de texto têm uma sensação mais pessoal do que outras formas de comunicação.

Contras:

  • O uso excessivo do marketing com mensagens de Whatsapp pode frustrar os clientes:
    As pessoas estão mais preocupadas com spam agora do que nunca; portanto, é necessário desenvolver um plano claro sobre a frequência com que você as envia mensagens.
  • Os clientes podem identificar facilmente uma mensagem “genérica”:
    Se você não personalizar adequadamente, as mensagens em massa poderão perder seu impacto.
  • Contagem limitada de caracteres:
    Se você tem muito a dizer, uma mensagem de texto pode não ser a melhor solução.

2. Automação de e-mails para o marketing imobiliário

As mãos da corretora de imóveis no notebook com diversos envelopes flutuantes. Simbolizando a automação de e-mail marketing

Alimente sua lista de leads com atualizações e oportunidades regulares de imóveis para manter assim, um fluxo constante de comunicação. 

Nesse momento é interessante se atentar como você está adquirindo esses e-mails.

Por exemplo, se você tem uma lista de todos os assinantes da sua newsletter mas não sabe ainda qual o interesse real dessas pessoas, os e-mails devem então ser cadenciados por tempo.

Entretanto, se você tem uma lista de leads que foi adquirida em portais e no site (com um imóvel atrelado como interesse), seus e-mails devem ser cadenciados por tempo e também por comportamento.

Ou seja, você deve enviar e-mails que vão de encontro aos interesses demonstrados anteriormente.

Isso pode ser feito usando um serviço como MailChimp, que oferece modelos e dicas para seus e-mail automáticos. A boa notícia? Ele é super fácil de usar e gratuito para até 2.000 contatos.

Prós:

  • Consistente e formal:
    Se você tiver mensagens com maiores informações para transmitir essa, pode ser a melhor opção.  
  • Permite descrições longas e imagens incorporadas:
    Não há limite de palavras no e-mail
  • Capacidade de dividir o teste de diferentes elementos:
    Você tem a possibilidade de fazer testes A / B novas linhas de assunto e etc, ajudando a ajustar o processo de marketing imobiliário.

Contras:

  • Fácil de excluir sem ler:
    Muitas pessoas excluem e-mails ou os filtram diretamente para spam
  • Pode parecer menos pessoal:
    Pode ser difícil romper o estigma corporativo com um e-mail
  • Mais tempo para a escrita:
    Como os e-mails geralmente são mais longos e mais complexos, leva mais tempo para configurar e automatizar, do que outras formas de marketing, como mensagens de Whatsapp por exemplo.

3. Publicações no blog da imobiliária

corretora de imóveis com o notebook na frente e um caderno de anotações para criar conteúdo para o blog imobiliário e automatizar o marketing imobiliário.

Muitas imobiliárias se beneficiam de ter um blog

Esta é uma maneira simples de manter os clientes atualizados sobre notícias imobiliárias e impulsionar o acompanhamento da imobiliária.

Para isso, crie um blog, agende postagens e maximize o SEO para alcançar clientes. Indicamos o uso de plataformas como o WordPress

Embora não haja uma maneira de criar automaticamente postagens no blog, você pode definitivamente criar um cronograma para que sejam postados automaticamente ao longo do mês.

Prós:

  • Aproveite o seu trabalho fazendo com que outras empresas se conectem a você:
    Os clientes podem encontrá-lo por meio de postagens em outras páginas.
  • Oportunidade de se posicionar como um especialista: Compartilhar seu conhecimento comprova sua experiência
  • Impulsione conversões pelo seu site:
    Os leitores podem clicar em uma página de vendas e se tornar clientes.

Contras:

  • Pode ser demorado ou dispendioso:
    Se escrever não é o seu forte, você gasta muito tempo criando postagens no blog ou acaba pagando alguém para fazê-lo
  • Não é instantâneo:
    Ou seja, leva tempo e comprometimento com uma estratégia para gerar tráfego para o seu blog.

4. Chatbot no site para automatizar o atendimento

Um robô ao lado de um notebook branco na imobiliária. Para simbolizar a utilização de chatbot para automatizar o marketing imobiliário.

Certamente, você já esteve em um site e viu uma caixa no canto direito oferecendo assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Com toda a certeza, esse recurso permite que você responda seu público de forma rápida e eficiente. E é totalmente automatizado. 

O Zendesk e o Chatbot são exemplos de chat automatizados que aprimoram o apelo do seu site. Dessa forma, você recebe clientes usando um ‘bot’ de bate-papo e pode acompanhar pessoalmente os leads que forem qualificados.

Prós:

  • Satisfação instantânea do cliente:
    Às vezes as pessoas querem uma resposta imediata e o chat pode ser automatizado para fazer isso por você através do ‘bot’.
  • Fácil de usar:
    Não é preciso muito treinamento para configurar
  • Recurso “Rich Messages”:
    A princípio, permite que os bots enviem fotos e links, além de texto

Contras:

  • Incapacidade de dar respostas em nível humano:
    Se alguém fizer uma pergunta realmente complicada, seu robô de bate-papo provavelmente recomendará que lhe envie um e-mail.
  • Pode ficar caro:
    Nesse caso, se você não tiver muitos usuários acessando seu site, talvez este não seja o lugar certo para gastar seu dinheiro. 

5. Marketing com mídias sociais

imagem do painel inicial da Mlabs para automatizar o marketing imobiliário nas redes sociais.
Imagem ilustrativa do painel de gerenciamento da Mlabs

Não é segredo que as mídias sociais estão em ascensão e imobiliárias estão contando com canais sociais para construir sua marca. 

Entre eles, Facebook, Instagram e Linkedin estão entre os mais populares. Por isso, crie uma conta e publique conteúdo visualmente atrativo para obter os melhores resultados. 

Assim, você pode usar serviços a Mlabs (para todas as mídias) para enviar automaticamente suas postagens agendadas. O que significa que você pode enviar mensagens uma vez por semana (ou mês) e solicitar que o serviço envie essas mensagens automáticas sempre que desejar.

Lembre-se de utilizar de forma correta também as hashtags nas mídias sociais.

Prós:

  • Alcance públicos onde eles passam muito tempo:
    As pessoas estão naturalmente nas mídias sociais; portanto, faz sentido usá-las para conversar
  • Conecte-se com parceiros de negócios e clientes:
    As redes profissionais como o Linkedin podem expandir seus contatos e estabelecer você como especialista em clientes, além de possibilitar parcerias.
  • Construa uma marca que diminua a desaceleração no mercado: Quando o mercado cai, os clientes alternam, em relação às marcas em que confiam. Por isso, a mídia social ajuda a construir uma marca de confiança.

Contras:

  • Manter canais diferentes pode consumir um pouco mais de tempo:
    A criação de um acompanhamento de mídia social não acontece da noite para o dia, dessa forma será preciso empregar mais tempo no início
  • Você precisa se manter atualizado sobre as práticas recomendadas:
    As práticas recomendadas de mídia social podem mudar rapidamente e, se você não acompanhar, será deixado para trás.

Economize tempo em pequenas tarefas de marketing

Agora você já tem ideia das ferramentas que servem para automatizar o marketing da imobiliária, bem como, os sistemas que pode escolher utilizar. Eles sim, farão a maior parte do trabalho para você. 

A contratação de um profissional especializado em marketing para ajudar a gerenciar suas várias contas pode valer a pena, especialmente se o seu negócio começar a crescer devido à excelente automação de marketing.

Você utiliza alguma ferramenta que não citamos? Como é sua experiência, compartilhe conosco!

Boa sorte a boas vendas!

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