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O mercado imobiliário viveu uma verdadeira montanha russa nos últimos anos.

Entre a oscilação constante na procura por imóveis e o aumento abrupto de profissionais na área, definir os principais e primeiros tipos de marketing imobiliário ficou ainda mais urgente em 2024.

Por isso, escolhemos os tipos mais indicados de marketing imobiliário e listamos aqui para você hoje. Optamos por explicar de forma resumida cada um deles, assim, fica mais fácil para você entender e colocar em prática.

Esperamos que goste!

Leitura complementar: Funil de vendas imobiliário

Em síntese o que é o marketing imobiliário?

O markerting imobiliário tem como objetivo ajudar as empresas a atraírem cada vez mais interessados e conduzi-los até uma conversão.

Um bom ponto de partida é entender a ideia por trás de boa parte das ações de marketing imobiliário.

Em primeiro lugar entender para quem se fala.

Em segundo lugar acertar o discurso que deve ser dito. Para somente então, despertar uma dor, pequena, porém latente em seus expectadores.

E então, só depois, mostrar o caminho correto para resolver àquela dor específica.

Dessa maneira, você educa potenciais compradores de imóveis a entender realmente a importância e a necessidade de concluir uma compra com você.

Assim, seu processo fica mais fácil e fluído. Dessa forma, você já criou a autoridade necessária e a credibilidade exigida para ser visto como um especialista. E permitir por fim, que seus conselhos e orientações sejam levados em consideração.

Então, vamos avançando mais um pouco, para você entender quais as melhores opções você tem para colocar isso em prática. Vamos ver os tipos de marketing imobiliário que são mais importantes hoje em dia.

Os principais tipos de marketing imobiliário atualmente

Assim como tudo na vida, nada é tão simples quanto parece.

Decerto, existem vários tipos de marketing que podem e devem ser usados no mercado imobiliário.

E para ajudar, ainda existe outra gama enorme de subtípos ou subcategorias. Tão importantes quanto e que vão requerer conhecimentos e habilidades diferenciadas para fazer dar certo.

Por isso, procuramos separar da forma mais lúdica possível. Para que facilite o seu entendimento e sua linha de raciocinio.

Marketing Digital para o mercado Imobiliário

Certamente, nós já entendemos o que é marketing imobiliário. Portanto, agora basta acrescentar mais uma palavrinha óbvia. DIGITAL.

Isso significa que vamos encontrar nesse tipo de marketing imobiliário todas as ações ONLINE para alcançar seus principais objetivos de marketing. (atrair, educar, converter).

1. Site imobiliário

Logo em 2024, o que não pode faltar na sua regra de negócio é trabalhar com um site imobiliário. Porque sua loja virtual hoje em dia é mais valiosa que a sua loja física.

Mas, não adianta ter qualquer site, ou não priorizar a qualidade dos seus anúncios.

Primeiramente, busque por empresas que te proporcionem alguns critérios básicos de um bom site imobiliário:

  • Ele precisa ser responsivo – 87% das buscas por imóveis acontecem via celular
  • Ele precisa ter CTAs muito claros – botões de conversão precisam realmente chamar atenção.
  • Também é preciso que seu site imobiliário seja rápido. Não dá para aguardar 1 minuto (isso, você leu certo, 1 minuto) para o site ser totalmente carregado.
  • A sua loja precisa estar 100% otimizada, seguindo os melhores critérios de SEO.
  • Você precisa ter autonomia para personalizar seus títulos e subtítulos com as suas palavras chaves
  • Todas as URLs do site precisam ser amigáveis. Trazendo em primeiro lugar sua palavra chave de pesquisa.
  • O site da sua imobiliária precisa estar bem estruturado hierarquicamente.

Com a finalidade de saber melhor sobre cada um deses itens, sugerimos a leitura complementar: Site para imobiliária: Entenda tudo.

2. Google Ads para imobiliárias

Antes de mais nada, as ações de Google Ads estão entre as ações mais utilizadas em todos os nichos de mercado. Sobretudo, no mercado de imóveis.

Ao passo que, uma das profissões com maior ascensão nos últimos anos, foram as de gestores de tráfego. E que além disso, vão atuar justamente nesse tipo de marketing.

E o motivo é simples, se falamos que cerca de 87% da procura por imóveis começa na internet. Então, onde você acredita que isso está sendo feito?

Sim, basicamente todas as pessoas que vão pesquisar algo na internet vão abrir o Google e escrever lá o que procuram.

Portanto, essa é a sua oportunidade de usar esse tipo de marketing imobiliário par aparecer à frente dos outros, e angariar visitas e cliques para o seu site imobiliário.

Afinal, sua loja virtual está livre de concorrência.

3. Facebook Ads para imobiliárias

Facebook para corretor de imóveis como Tipos de Marketing Imobiliário
Facebook Leads Ads – Tipos de Marketing Imobiliário

Seguindo a premissa do Google Ads temos a estratégia similar, porém dentro das redes sociais.

Por que a estratégia não é igual?

Porque, nas redes sociais as pessoas não estão pesquisando necessariamente sobre aquele termo ou palavra chave. Contudo, elas já demonstram um certo interesse em assuntos similares, e que por sua vez, podem te indicar potencial.

As ações de Facebook Ads por exemplo, podem ser criadas com base em experiências de navegação do usuário, geolocalização, interesses pessoais, amigos em comum e etc.

Assim, você vai procurar a melhor estratégia de chamar atenção daquela pessoa, no momento em que ela estiver apenas, “rolando a timeline dela”.

Portanto, boas ações de redes sociais devem ser inteligentes, engraçadas e sobretudo chamativas. Afinal, tem que valer a pena eu clicar e interromper meu divertimento para ir para outro site.

4. Marketing de conteúdo (Blog) para imobiliárias

Criar um blog imobiliário é uma ótima maneira de se envolver com seu público e levar informações que realmente são relevantes para o seu mercado.

Além de ser uma forma de esclarecer dúvidas frequentes do mercado, validar seu posicionamento como especialista, aumentar sua autoridade no mercado imobiliário e etc.

Certamente, o marketing de conteúdo é um dos tipos de marketing que mais dão trabalho e provavelmente o que te dá o retorno num prazo maior. Contudo, é o tipo de marketing imobiliário que tem potencial para perdurar. Para se sustentar, se manter e continuar a atingir seus objetivos, mês após mês, ano após ano.

E você, especialista do mercado é a melhor pessoa para escrever conteúdos que realmente importam para o seu público. Não delegue essa função.

Aqui a ideia é informar. Mas, não precisa ser só isso.

Você pode usar esse tipo de marketing imobiliário para criar uma estratégia sólida, que poteriormente, unida à outras vão te permitir engajar visitantes e leads e transformá-los em clientes. Defensores da sua marca ainda.

Não sabe por onde começar? Leitura complementar: 5 Dicas sobre Blog Imobiliário.

5. E-mail marketing imobiliário

Se você ainda está em dúvida sobre a eficácia do e-mail marketing. E se deve ou não fazer uso desse tipo de marketing imobiliário. Pode sair de cima do muro agora.

O mercado imobiliário é perfeito para trabalhar com e-mail. Isso porque, se você criar modelos objetivos e que atendam à expectativa daquele público selecionado, certamente você fará mais vendas.

Você tem pelo menos 3 bons motivos para trabalhar com o e-mail marketing na sua imobiliária:

  • Nutrir leads da sua base
  • Melhorar seu relacionamento com as oportunidades que já existem
  • Aumentar a satisfação de quem já é seu cliente (pós venda)

Leitura obrigatória: 19 Dicas para criar um bom e-mail marketing

6. Landing Pages Imobiliárias

Exemplo de Landing Page com Guia Exclusivo
Exemplo de uma landing page imobiliária

As landing pages imobiliárias são páginas independentes no seu site e que tem uma única finalidade: Converter tráfego em leads.

Portanto, uma landing page se diferencia de uma página do seu site porque ela tem 3 características únicas:

  • 1 Formulário
  • 1 Botão de conversão
  • A troca (oferta) por um serviço ou material valioso para o visitante

Dito isso, é correto afirmar então que a landing page é um tipo de marketing imobiliário complementar. E portanto, não deve ser utilizada de forma única.

Dessa forma, você deve se certificar que a sua landing page será capaz de entregar uma oferta única, com um gatilho mental atrativo e uma chamada clara para ação. Assim, ela será capaz de converter bons números de visitantes em oportunidades.

Leitura complementar: Landing pages imobiliárias que convertem

7. Outbound Marketing para imobiliárias

De forma simplificada o outbound marketing é um tipo de marketing imobiliário com um processo de prospecção ativa. Para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal.

Algumas ações de outbound podem se fundir com outros tipos de marketing imobiliário, como por exemplo, patrocínio em eventos, anúncios online, comerciais de televisão e etc.

Dessa forma, tudo que interrompa uma rotina natural de um lead e o faça perceber você e sua empresa, pode ser considerada uma ação de outbound.

Contudo, as ações mais utilizadas são as de oferta ativa. Muitas construtoras inclusive contratam times para fazer as cold calls.

Nesse caso, existe um processo a ser seguido, falamos sobre isso em outro conteúdo, mas, logo abaixo está um exemplo fácil para você entender.

Tipos de marketing imobiliário - Outbound Marketing, etapas.
Etapas do Outbound Marketing Imobiliário

8. Portais Imobiliários

Os portais imobiliários são velhos conhecidos dos corretores e imobiliárias.

Anúnciar imóveis em um ou mais portais é um prática muito utilizada, até hoje. Mas, o mercado imobiliário vem mudando muito.

Você já percebeu como cada vez mais portais de imóveis acabam se tornando imobiliárias? Ou seja, absorvendo todo o processo de vendas, como uma I-buyer.

É por isso que vale o alerta que apesar de ser um ótimo canal para aquisição de potenciais clientes não é inteligente depender exclusivamente dessa fonte. Um hora ela pode secar.

9. Inbound Marketing Imobiliário

Chegamos à um dos queridinhos do mercado imobiliário. O inbound marketing.

Se utilizarmos uma tradução literal para o português, inbound marketing significa “marketing de entrada”. Mas, também é conhecido como “marketing de atração” ou “novo marketing”.

“O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impacto de acordo com o que busca na internet”.

HUBSPOT – CRIADORA DO INBOUND MARKETING

É justamente nesse tipo de marketing imobiliário que muitos outros tipos começam a fazer mais sentido.

A jornada do cliente é dividida em 3 etapas, dentro do funil do marketing. São elas: Topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

Partindo desse ponto, podemos então afirmar que, o topo do funil tem uma quantidade maior de pessoas para “atacar” do que o fundo do funil.

Porém, as pessoas com interesse direto no seu produto, e que estão pesquisando ativamente por imóveis para o momeno de compra, se estabelecem lá no fundo do funil, onde a quantidade é pequena e limitada.

Sendo assim, onde faz mais sentido investir? Nos 2 é claro.

Você precisa das oportunidades do fundo do funil para iniciar seu processo de vendas. Contudo, é prudente se manter em movimento para nutrir e acompanhar os leads que ainda estão no topo. Uma hora, eles vão chegar ao fundo, concorda?

E melhor que quando essa hora chegar, a escolha óbvia deles, seja você.

10. Nutrição de Leads

A nutrição de leads é um termo muito utilizado no marketing e não poderia deixar de ser citada com um dos tipos de marketing imobiliário mais eficientes.

Isso porque, ela vai te permitir “construir e manter relacionamentos com potenciais clientes. Mesmo que não estejam ainda, interessados na compra”.

A nutrição de leads é uma estratégia conjunta. Afinal, como você vai construir relacionamentos? Normalmente ela é utilizada junto com o e-mail marketing. O que faz total sentido, concorda?

Claro, que nesse caso os e-mails precisam ser bem direcionados e segmentados. Não adianta enviar e-mail com propaganda de um imóvel à venda, para um lead que ainda está decidindo se é o momento certo para comprar ou alugar.

Por isso, a nutrição de leads foi classificada aqui como um tipo de marketing para o mercado imobiliário. Mas, é preciso ter estratégia para utilizá-la.

“Entregar a mensagem certa, para a pessoa certa”.

Quando esse trabalho é bem feito, os seus leads recebem e-mails de acordo com a sua jornada de compra, que são:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

Marketing Offline para o Mercado Imobiliário

Devemos caracterizar como marketing offline, toda ação que prevê angariar leads e oportunidades de negócio e que não estão incluídas no meio digital.

11. Banners, Faixas e Placas

Propagandas offiline ainda funcionam. E muito bem. Nesse caso, basta saber como colocá-las em prática de forma que sua marca seja bem vista e valorizada.

Um erro comum quando se trata desse tipo de marketing imobiliário é sobrecarregar um imóvel por exemplo com seus anúncios. Ou, sobrecarregar de informações o seu próprio anúncio.

Lembre-se que tudo que está sendo visto deve seguir sua identidade como empresa. Então, que tipo de percepção você quer passar para os outros.

No caso de uma placa por exemplo, escolha a cor da sua empresa, inclua sua logomarca e um QR code talvez para o seu site imobiliário com um número de telefone.

Placa de vende-se de uma casa com QR code escrito: !Veja como sou por dentro". A placa é vermelha para dar bastante destaque.
Placa de vende-se imóveis

Isso já é o suficiente. E também, evite incluir uma placa ou uma faixa sua em imóveis que já estão atolados de propaganda de outras imobiliárias.

Nesse caso sua estratégia toma efeito contrário. Você quer se diferenciar no mercado não é mesmo?

12. Jornais

Tá ai uma mídia que todos achavam que ia morrer, mas ainda está de pé.

Sim, em uma proporção menor devemos dizer, porém para alguns públicos, tão eficientes quanto qualquer outro tipo de marketing imobiliário.

Existem ainda faixas etárias que dão preferência à encontrar seu imóvel nos ‘classificados’. E é normal.

Cidades que contém uma alta taxa de moradores aposentados (com um pouco mais de idade) se beneficiam e muito desse tipo de propaganda.

Nesse sentido, vale ressaltar que antes de escolher anunciar no jornal da sua cidade, certifique-se o perfil de imóvel que será incluído e se condiz com o público que vai acessá-lo.

13. Mídia Televisiva (anúncios na TV)

Certamente esse é um tipo de marketing imobiliário que requer um investimento um pouco maior que os demais. Afinal, não basta aparecer na televisão. Precisa ser de forma que valha a pena, concorda?

Então, o dia, horário e emissora que você escolher aparecer vão interferir diretamente no perfil de público que você vai atingir e também, no valor do investimento.

Nesse caso, não é qualquer estratégia que vai dar certo. Por isso, encontramos muitas construtoras trabalhando com anúncios na TV e poucas imobiliárias.

Porém, se a sua estratégia para esse canal é se prevalecer como referência imobiliária na sua região e trabalhar o branding da sua empresa, é uma ação super válida.

Marketing Omnichannel Imobiliário

O tipo de marketing Omnichannell sugere nesse ponto a junção das estratégias de marketing digital e marketing offiline para se complementarem e dessa forma, juntas, aumentarem a captura de leads imobiliários.

14. Ações conjuntas de marketing digital e offline.

O objetivo nesse caso, é estreitar a relação entre a imobiliária e o cliente. E por sua vez, facilitar a experiência do usuário. Tanto no meio online quanto no meio offline.

Os objetivos nesse caso, são claros:

  • Melhorar suas vendas
  • Aumentar a fidelidade do cliente
  • Conseguir mais indicações
  • Fortificar a marca da imobiliária
  • Ganhar autoridade e reconhecimento
  • Melhorar os serviços oferecidos

Leitura complementar: Marketing Omnichannell

15. Marketing de indicação

O marketing de indicação é uma das principais formas de propagar a imagem do negócio.

Por isso, esse tipo de marketing imobiliário serve tanto para conseguir novas oportunidades de negócios, quanto para conseguir novos parceiros e colaboradores, que de forma co participativa ajudam ativamente na construção da carteira de imóveis da imobiliária.

Os principais benefícios do marketing de indicação são:

  • Aquisição recorrente de novos clientes
  • Aquisição recorrente de novos imóveis na sua base
  • Aumento da lucratividade
  • ROI (retorno sobre o investimento) mais alto.

É importante ressaltar que a estratégia de marketing de indicação deve ser tratada de forma complementar. Você não deve fazer dela a forma de captação exclusiva da imobiliária.

16. Marketing Pessoal

Por fim, o último tipo de marketing imobiliário que validamos é o marketing pessoal. A escolha de deixar ele por último é apenas para deixar claro que essa não é uma lista por ordem de importância. Afinal, tudo que passamos por aqui realmente importa.

Então, quando falamos de marketing pessoal estamos falando de você. Isso, você mesmo.

  • Como está sua camisa hoje?
  • Sua calça está muito larga ou muito apertada?
  • Seu vestido está muito curto?
  • O cabelo está bem penteado e/ou cortado?
  • A barba foi feita?
  • Sua maquiagem está apropriada?
  • As unhas estão roídas?
  • Você se parece com alguém que realmente está ganhando dinheiro? (você precisa transmitir a confiança de um bom vendedor).

Portanto, exatamente tudo e cada áspecto que você apresenta, sobre si próprio é o seu primeiro tipo de marketing. Imobiliário ou não.

Por exemplo, não dá pra falar para um investidor como ele vai dobrar o investimento dele comprando aquele imóvel se você não se parece com alguém que entende de bons investimentos.

Ou seja, a aparência importa sim. E as pessoas são direcionadas a se conectar com quem elas se identificam ou apreciam. Portanto, se o seu “estilo” pessoal não estiver condizente com o seu mercado de trabalho, vai ser mais dificil ganhar a confiança, a credibilidade e a conexão de potenciais clientes.

Pense nisso!

11 Dicas para fazer dar certo todos os tipos de ações de marketing imobiliário

11 dicas para os tipos de marketing imobiliário darem certo
11 dicas para os tipos de marketing imobiliário darem certo

Depois de tudo que colocamos até aqui, vamos ver algumas dicas para você realmente ter sucesso nas suas principais ações?

1. Tenha um site rápido e preparado para a conversão

Não tem nada pior do que acessar um site e ele demorar para trazer a informação. Com tanta tecnologia nas nossas mãos, ficamos cada vez mais impacientes. Sabendo disso, procure empresas que possam te fornecer um site bem rápido. Em torno de 5 segundos no máximo é o indicado.

Além disso, certifique-se que além de um bom layout e agilidade, seu site imobiliário tenha boas opções de conversões. Sem elas de nada vão adiantar seus esforços.

2. Ensine para toda sua equipe o método inbound. Todos falam a mesma lingua.

  • Atrair visitantes
  • Converter visitantes
  • Seguir o script de vendas
  • Fechar vendas
  • Transformar seus novos clientes em promotores da sua marca

3. Produza você o seu conteúdo

Ninguém entende melhor sobre as dúvidas do consumidor do que você. Torne-se uma referência de especialista no mercado imobiliário.

4. Publique algo relevante nas redes sociais pelo menos 1 vez ao dia.

Você não precisa e nem deve publicar nas redes sociais apenas imóveis à venda ou para alugar. Entregue conteúdo rico e que tenha a sua cara.

E não entre em assuntos polêmicos. Religião e política são bons exemplos para deixa de fora.

5. Sempre se coloque no lugar do seu cliente.

O que você gostaria de ler, receber, entender, conhecer sobre o mercado imobiliário. Assim, você vai manter suas estratégias em conssonância com o mercado.

6. O boca a boca é uma arma poderosa – Abuse.

Crie algum tipo de programa de recomendações ou indicações. Trabalhe em parceria com porteiros, vizinhos, síndicos, zeladores. Eles podem ser seus aliados.

7. Não seja dependente de 1 única forma de atração de leads

Assim como, fazemos com os nossos investimentos, você também precisa diversificar suas ações para atrair visitantes e oportunidades. Não dá para depender de um único canal. Portanto, amplie sua rede e não fique sucetível à mudanças rotineiras do mercado imobiliário.

8. Não esqueça dos seus ‘leads perdidos’

Certamente, as oportunidades que foram perdidas no seu funil de atendimento não precisam ser esquecidas. Então, use algumas das estratégias que listamos anteriormente e reaqueça aquele contato. Uma newsletter, por exemplo, pode ser um bom caminho para isso.

9. Tempo de resposta é mais importante que tudo.

Decerto, nenhuma estratégia ou ação que você colocar em prática vai funcionar se você não atingir o tempo de resposta desejável.

Já conversamos em outros conteúdos por aqui sobre esse assunto. 5 minutos é o ideal. 60 minutos é aceitável.

10. USE um CRM

Não adianta colocar tudo que conversamos em prática se você ainda estiver dependendo de planilhas e agendas de papel para acertar seus atendimentos. O CRM não é mais um LUXO, ele é uma OBRIGAÇÃO. Deve fazer parte do seu dia a dia, assim como a sua camisa bem passada.

11. Analise seus resultados, melhore suas estratégias e não pare.

Certamente, todos os tipos de marketing imobiliário (ou qualquer outro) é baseado em ações, dados, análise, melhorias e ações novamente … e assim por diante.

Então, não acredite que a sua campanha de 5 meses atrás ainda está ótima. E por fim, não se contente, nunca.

Os Benefícios de Usar Alguns (ou todos) Tipos de Marketing Imobiliário

  1. Melhora o relacionamento com o cliente
  2. Reduz seu CAC (custo de aquisição de cliente)
  3. Fortalece sua marca no mercado
  4. Proporciona força e relevância na sua loja virtual
  5. Permite que os resultados sejam medidos e replicados
  6. Reduz o seu ciclo de vendas (tempo médio do momento que chega uma oportunidade até a venda concluída)

Espero que você tenha gostado do conteúdo e que principalmente, aproveite algumas das nossas sugestões para realmente aplicar no seu negócio.

E agora, conte para gente, existe algum outro tipo de marketing imobiliário que você está usando e nós não listamos por aqui?

7 Comentários

  1. Carlos Milnes

    De todos os conteúdos, que são muito bons, esse sem dúvidas, superou.
    Parabéns!!!👏 👏 👏.
    Eu só preciso encontrar um bom profissional que prepare esse conteúdo. Que configure Site, Google, Facebook, etc…
    E isso não é muito fácil.
    Não é minha praia.
    Abs

  2. Gilson Vilas Bôas de Paula

    Bom dia
    Paola

    Como sempre artigos bem colocados, assimiláveis e de envergadura.
    Obrigado 🙏🏼.
    Fraterno abraço
    Gilson

  3. Eliane Cristina Santos

    Olá Paola, tudo bem? Acompanho todos os seus conteúdos e gostaria de dizer que são simplesmente fantásticos! Extremamente claros e tem me ajudado muito no dia a dia. Gratidão por todas as suas dicas, ou melhor, pelas aulas que disponibiliza gratuitamente com tanta clareza e riqueza de informações.

  4. José Dilceu Ribeiro

    Muito obrigado por este maravilhoso documento. Que Deus no seu infinito amor concedas muita inteligência para escrever documentos riquíssimo com esse! Feliz Páscoa para todos.

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