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Graças ao avanço da tecnologia os consumidores de hoje são mais exigentes e muito melhor informados. Então, você deve se perguntar: Quais informações está passando para potenciais compradores?

Se você não utiliza nenhuma estratégia de inbound marketing para imobiliárias você está falando com menos gente do que deveria. E está perdendo várias oportunidades de conexão e vendas futuras.

Certamente você sabe que o processo de compra de um imóvel leva em média de 9 meses à 1 ano.

Isso porque está agarrado a falar somente com a fatia de consumidores que se encontra nesse último mês. Ou seja, perto da decisão de compra. Enquanto isso, centenas ou milhares de compradores em potencial sequer sabem da sua existência.

É aqui que entra o inbound marketing para imobiliárias.

O que é Inbound Marketing?

Se utilizarmos uma tradução literal para o português, inbound marketing significa “marketing de entrada”. Mas, também é conhecido como “marketing de atração” ou “novo marketing”.

A ideia é que o seu público ideal possa chegar até você de forma livre. Até porque os tempos mudaram. Ninguém quer ser interrompido frequentemente enquanto navega em um site, assiste televisão ou relaxa nas suas redes sociais.

Dito isso, a premissa é que através do inbound marketing para imobiliárias você possa atrair pessoas que realmente querem comprar de você. Através de materiais que ajudem a sanar dúvidas ou entender melhor quais são os seus problemas.

“O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impacto de acordo com o que busca na internet”.

Hubspot – criadora do Inbound Marketing

A origem do Inbound Marketing

O inbound marketing surgiu em 2006. O conceito foi trazido por Brian Halligan e Dharmesh Shah quando fundaram a HubSpot. Empresa norte americana líder no setor de softwares para automação de marketing.

E isso só aconteceu porque Brian identificou que diversas empresas estavam com dificuldades no processo de vendas.

Porque estavam utilizando técnicas ultrapassadas e que não atingiam o público certo. Como por exemplo a compra de lista de e-mails ou anúncios que interrompiam as pessoas.

No mercado imobiliário, é possível enxergar essa falha quando você encontra corretores e imobiliária preocupados apenas em anunciar seu produto final. Ou seja o imóvel. Sem se preocupar no que realmente o consumidor deseja.

Alinhando o Inbound Marketing com o público certo da Imobiliária

Funil do Inbound Marketing para Imobiliárias
Funil do Inbound Marketing para Imobiliárias

A jornada de compra de um cliente é representada por um funil. Por isso, o público alvo normalmente é dividido em 3 estágios.

Sendo eles:

  • Topo de funil
  • Meio de funil
  • Fundo de funil

Mas, o que isso significa?

Que a quantidade de público disponível está classificada como um funil. Ou seja, os que estão mais acima na cadeia estão mais distantes de realizar uma compra em comparação aos que estão no fundo.

Entretanto, há um número consideravelmente maior de pessoas no topo e meio do funil do que no fundo do funil.

E qual o erro?

Muitas imobiliárias e corretores de imóveis enxergam apenas a pequena fatia do fundo do funil e concentram todas as suas ações e investimentos de marketing nesse público. Porém, a concorrência é enorme e nesse momento você encontra uma disputa acirrada entre os portais imobiliários.

Isso significa que seu site imobiliário, mesmo que tenha um ótimo SEO terá chances menores de visibilidade para palavras de pesquisa que equivalem à esse grupo.

Como solucionar?

Portanto, a ideia de trabalhar uma estratégia de inbound marketing na imobiliária é justamente “atacar” aquele monte de gente do topo e meio de funil que ainda não estão no momento perfeito de compra. Mas, que já estão pesquisando alguma coisa sobre o assunto.

Esse “ataque” vai proporcionar que você se relacione com essas pessoas além de mostrar autoridade na área.

Então, quando eles estiverem avançando em sua jornada de compra e estiverem prontos a se tornar consumidores do fundo do funil. Você já está ali, com presença marcada. E pode abordá-los de forma mais certeira.

Dessa forma, você vai conseguir inibir que boa parte desses consumidores façam as pesquisas online relativas ao fundo do funil e encontrem outros corretores ou imobiliárias para atende-los. Porque, você já estabeleceu uma conexão de confiança. Agora é a hora de usar.

Para ilustrar melhor:

Como falamos, cada perfil de consumidor está em um estágio diferente na jornada de compra. Portanto, faz sentido que você utilize a estratégia de inbound marketing para atrair todo tipo de perfil para seu site imobiliário.

Topo do funil

Consumidores que estão no ‘topo do funil’. Devem estar procurando conteúdos como por exemplo:

  • É melhor alugar ou comprar?
  • Quais os documentos que são necessários para comprar um imóvel?
  • Financiamento de imóveis vale a pena?

Meio do funil

Já para consumidores que estão no ‘meio do funil’ as pesquisas são mais semelhantes com:

  • Qual o melhor bairro para morar na cidade X?
  • Melhor comprar um imóvel novo ou na planta?
  • Como fazer melhorias no meu imóvel para vende-lo mais rápido?

Fundo do funil

E por fim, para os consumidores que se encontram no ‘fundo do funil’ as pesquisas são totalmente direcionadas para o produto final. Ou seja, o imóvel.

Por exemplo:

  • Apartamento na Barra da Tijuca 3 dormitórios
  • Casa para comprar em Santos
  • Terreno à venda em Indaiatuba

E por ai vai.

Porque imobiliárias devem utilizar o Inbound Marketing

Há uma gama de benefícios que imobiliárias e corretores de imóveis enxergam quando utilizam uma estratégia de inbound marketing. Entre todos eles, podemos destacar:

  • Aumentar o relacionamento com leads e clientes
  • Chamar atenção do cliente ideal – mesmo que ainda não seja o momento de compra
  • Engajar leads que ainda não podem comprar mas irão fazê-lo em breve
  • Reduzir os custos de investimentos em anúncios
  • Permitir se tornar relevante e interessante aos olhos dos clientes
  • Atrair visitantes para o site da imobiliária com menos concorrência
  • Construir uma base de leads sólida e em movimento contínuo
  • Encurtar o processo de compra
  • É mensurável

O que pode ser utilizado no Inbound Marketing para Imobiliárias

Você tem disponível uma variedade enorme de opções para utilizar em suas estratégias de inbound marketing.

Assim, um dos pilares mais importantes é o marketing de conteúdo. Que visa justamente trabalhar com a produção e distribuição de diversos tipos de materiais com qualidade. Como por exemplo, postagens em blogs e redes sociais, vídeos e etc. Tudo para trazer as pessoas certas para sua imobiliária.

Além disso,você pode utilizar:

  • Landing pages que convertem visitantes em leads
  • Ferramentas que te permitam nutrir de maneira adequada seus leads para que percorram as etapas até a compra
  • E-mail marketing para manter esse relacionamento contínuo com os leads, oportunidades e clientes.
  • Blog imobiliário para fornecer conteúdos relevantes e de qualidade.

Leitura complementar: Nutrição de Leads Imobiliários

Por exemplo:

  • Avaliação de um imóvel para troca
  • Vídeo de apresentação de um imóvel
  • Um comparativo entre bairros
  • Manual do inquilino

Para ter mais ideias de conteúdo veja também: 55 ideias de conteúdo de marketing

Para concluir:

O inbound marketing é um pedaço muito importante e fundamental do marketing imobiliário. Que visa atrair e conquistar de forma ativa seu público alvo e leads qualificados.

Seja por meio de buscadores como o Google ou nas redes sociais.

O que vale é alinhar o material que será produzido de acordo com os interesses do seu público e também com a etapa do funil que ele se encontra.

Quanto mais relevante e bem trabalhado for o inbound marketing na sua imobiliária. Mais potenciais compradores devem chegar até você.

Você já utiliza o Inbound Marketing na sua imobiliária? Como são seus resultados?

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