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A principal ideia desse artigo é mostrar como a junção de mídias tradicionais e atuais podem se complementar para uma captura maior de leads imobiliários.

Por isso, é um erro abandonar a mídia tradicional em seu plano de marketing. Mesmo quando nosso mundo se torna mais digitalizado, é aconselhável usar todas as plataformas para anunciar seus serviços e imóveis.

O marketing mudou drasticamente nas últimas décadas. O grande número de opções disponíveis para imobiliárias de todos os tamanhos pode ser impressionante para quem procura maneiras de se promover com sucesso. 

A maioria dessas mudanças foi resultado de interrupção digital. De fato, o marketing digital tornou-se tão comum no mercado imobiliário que alguns profissionais podem considerar abandonar completamente as estratégias tradicionais de marketing.

É difícil negar a eficiência e o retorno do investimento de uma campanha bem-sucedida de Google adwords, por exemplo. Então, por que não alocar todos os seus recursos para geração de leads on-line? 

Se o seu site é particularmente bem-sucedido na conversão de leads de mecanismos de pesquisa. Você realmente precisa de um outdoor ou um anúncio impresso para ter sucesso?

Não se engane: As estratégias de marketing digital imobiliário bem-sucedidas, costumam ser a espinha dorsal de uma imobiliária bem-sucedida. Mas jogar fora os métodos tradicionais de marketing pode limitar o alcance e o sucesso de seus esforços de marketing. 

A chave é integrar táticas tradicionais de marketing e estratégias de marketing digital para alcançar níveis mais altos de alcance.

O que é marketing ‘omnichannel’ imobiliário?

O marketing omnichannel ou marketing multicanal imobiliário é a estratégia baseada no uso interligado e simultâneo de diferentes canais e formas de anúncio da sua marca imobiliária.

O objetivo nesse caso, é estreitar a relação entre a imobiliária e o cliente. E por sua vez, facilitar a experiência do usuário. Tanto no meio online quanto no meio offline.

Por isso, o nome dessa estratégia como omnichannel ou em tradução: Multicanais.

Para utilização eficiente dessa forma de marketing, é preciso primeiramente compreender que todos os canais de comunicação da imobiliária precisam estar interligados.

Onde por sua vez, um canal offline pode auxiliar uma mídia online e juntos melhorar a experiência do seu cliente quando em contato com sua empresa. Certamente, com esse conjunto, a captura de leads imobiliários, tende a aumentar significativamente.

Os principais benefícios da estratégia de marketing multicanal imobiliário

Se a imobiliária começa a investir ‘pesado’ na experiência do usuário final é correto dizer então, que você terá um público mais satisfeito.

Com a satisfação do cliente, por sua vez, é certo dizer que sua imobiliária pode:

  • Melhorar as vendas
  • Aumentar a fidelidade do cliente
  • Conseguir mais indicações a médio e longo prazo
  • Fortificar a marca imobiliária
  • Ganhar autoridade e reconhecimento de marca
  • Melhorar os serviços oferecidos

Como aplicar o marketing omnichannel para captura de leads imobiliários

A partir do momento que você tem em mente a sua “persona”. O próximo passo é integrar os canais de comunicação da sua imobiliária. Ou seja, alinhar o meio on-line com o off-line.

Para que dessa forma, não haja lacunas para o cliente e muito menos dentro da imobiliária, com os setores de marketing, vendas e pós venda (se tiver).

As campanhas de marketing não são exibidas no vácuo. Um cliente em potencial pode receber um cartão postal de mala direta, antes de encontrar seu anúncio pago on-line. 

Se a sua marca é consistente e as pessoas reconhecem seu nome e mensagem. É mais provável que elas cliquem no seu anúncio do que em outro, porque estão familiarizadas com você. Assim que fizerem isso, você já tem um aumento consistente na captura de leads imobiliários.

A integração de todos os seus esforços de marketing , tradicionais e digitais, oferecem melhores chances de você estar no lugar certo, na hora certa. 

Imagens, slogans e ofertas devem ser iguais ou semelhantes em todas as mídias. 

Cada canal deve oferecer aos espectadores maneiras de entrar em contato com sua empresa. Anúncios impressos e mala direta podem direcionar os leitores para seu site, mídia social e Whatsapp. Enquanto outdoors e spots de transmissão devem oferecer um ponto de contato simples e único.

Utilizando canais off-line na sua estratégia de captura de leads

O marketing tradicional (off-line) ainda funciona no mercado imobiliário, pois ainda atinge um grande número de pessoas. 

Os jornais, apesar de perderem uma parcela significativa de seu público na era digital. Ainda atingem quase 69% da população. O rádio continua sendo uma força poderosa, atingindo 93% dos adultos semanalmente. Já a televisão, ainda tem um alcance bem significativo.

Além disso, muitos profissionais do mercado imobiliário, obtêm sucesso com opções de marketing de baixa tecnologia e custo. Como é o caso da mala direta e outdoors.

Mesmo que essas plataformas tradicionais não sejam tão fortes quanto eram, continuam sendo uma força poderosa.

Eles comandam audiências que certamente, podem ajudá-lo a elevar seus negócios ao próximo nível. 

Não apenas a mídia tradicional ainda é viável, mas também pode ser usada com habilidade para atingir o público-alvo desejado.

Outdoors

Outdoor para captura de leads imobiliários

É com toda a certeza, uma excelente forma de criar reconhecimento de marca e direcionar tráfego para o site imobiliário.

Não se esqueça porém, que a estratégia é interligar todas as mídias. Por isso, mesmo com o outdoor. Deixe uma forma on-line para o cliente se comunicar: Whatsapp ou Site imobiliário.

  • Compre espaço para outdoors perto de grandes empregadores ou em bairros de interesse particular.
  • Estradas e áreas de alto tráfego atingirão as maiores populações e estarão em alta demanda por causa disso.
  • Mantenha as mensagens simples e fáceis de ler.
  • Use fontes simples.

Mala Direta

Mala direta para gerar leads imobiliários na área de atuação da imobiliária

A mala direta, testada e comprovada ainda é eficaz no mercado imobiliário. Especialmente para segmentar bairros específicos e aumentar a captura de leads imobiliários.

Com os proprietários recebendo menos cartas via correios do que costumavam. Uma campanha de mala direta tradicional pode ter um impacto maior.

  • A mala direta tem menos a ver com converter cada cliente potencial com o primeiro e-mail. E mais com estabelecer sua presença e conhecimento para aqueles que podem se beneficiar de seus serviços em um futuro próximo ou distante.
  • Compartilhe as vendas recentes de imóveis e dados de mercado para manter os moradores atualizados sobre o mercado e promover seu nome e serviços.
  • O teste é crucial com mala direta. O tipo, tamanho e conteúdo mais eficaz podem variar de mercado para mercado. Algumas regiões ou até bairros podem responder de maneiras diferentes a uma saudação mais casual em comparação com uma análise técnica de mercado.
  • Cartões postais e letras “manuscritas” (letras impressas com uma fonte que emula a escrita manual) em envelopes são muito populares para esse tipo de marketing. O primeiro é colorido, resistente e não precisa ser aberto. Enquanto o segundo pode parecer muito mais pessoal.

Rádio

Foto do estúdio de uma rádio com um microfone a frente e de fundo um monitor e locutor.

Particularmente em mercados menores, a transmissão de rádio pode ser uma opção viável e acessível. Geralmente, é barato quando comparado a outras formas de mídia.

Quando uma imobiliária se torna um anunciante grande o suficiente. As estações de rádio geralmente estão dispostas a negociar bônus, descontos ou promoções para aumentar a visibilidade.

  • Defina o público que você está tentando alcançar. Provavelmente, existem uma ou duas estações melhor posicionadas para atingir esse público.
  • A publicidade no rádio é vendida em partes do dia: Você pagará mais pelo horário da manhã e da noite, mas será quando atingirá o maior público.
  • Se você contrata um redator ou deixa a estação de anúncios escrever seus ‘spots’ de rádio, certifique-se de que eles transmitam uma mensagem poderosa sobre o seu serviço. Dê aos ouvintes um apelo à ação e indique claramente o seu endereço da web.

Televisão

Televisão para captura de leads imobiliários

Embora os comerciais de televisão aberta, em grandes mercados possam ser proibitivamente caros. Muitas comunidades oferecem pacotes de canais a cabo menos caros. 

Isso permite que imobiliárias escolham canais específicos ou mesmo programas específicos relacionados a imóveis. 

Com os recursos de produção digital, os custos para produzir um comercial de televisão se tornaram muito mais acessíveis.

Não se esqueça dos canais menores na sua estratégia multicanal

Por fim, não se esqueça dos canais de marketing menores, como cartões de visita, panfletos, folhetos e participação em eventos da comunidade. 

Todas essas oportunidades de branding, trabalham juntas para a captura de leads imobiliários. E com certeza, para que seu bairro de atuação saiba que você é sério.

Isso não quer dizer que todas as opções de marketing, funcionem para todos os corretores de imóveis ou imobiliárias. 

Você ainda precisa manter um olho crítico em todas as despesas e resultados. Para assim, determinar qual mix de mídia produz os melhores resultados para você. 

A palavra-chave aqui é mix. Um arsenal diversificado de plataformas de marketing, combinado com mensagens estratégicas consistentes. O que pode lhe render grandes dividendos a longo prazo.

Entretanto não se engane, é um trabalho difícil interligar toda a propaganda da sua imobiliária. E requer uma visão ampla e analítica da região de atuação que você está inserido.

A dificuldade é compensada pelas grandes oportunidades para quem o faz.

Na pesquisa Omnichannel Customer Service Gap da Zendesk (uma das maiores empresas de atendimento ao cliente do mundo) foi apontado que 87% dos respondentes acreditam que as marcas precisam trabalhar mais para criar uma experiência sem obstáculos para os seus consumidores.

Conclusão:

Entre as descobertas, vimos que o marketing multicanal imobiliário é um desafio. Mas que se for bem elaborado, pode proporcionar resultados incríveis para o seu negócio e o tão sonhado diferencial no mercado imobiliário.

Seus clientes são pessoas e nem todas as pessoas pensam e agem da mesma maneira. Não perca uma oportunidade apenas devido a noções preconcebidas ou preconceitos sobre as táticas de marketing “antigas” serem ineficazes. 

Só porque você não usa algo, não significa que não serve. E só porque duas coisas são muito diferentes, não significa que elas não possam trabalhar juntas em direção a um objetivo: O seu sucesso.

Deixe seu comentário ou dúvidas sobre o assunto nos comentários abaixo, será um enorme prazer te ajudar!

Boa sorte e boas vendas!

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