🕗 Tempo de leitura: 8 minutos

Tem um monte de gente em cima do muro quando o assunto é escolher onde anunciar melhor os seus imóveis. Vamos resolver isso, de uma vez por todas.

A escolha entre os portais imobiliários e o site de imóveis não precisa ser tão complicada e com uma carga emocional muito grande.

Portanto, é possível sim, tomar uma decisão inteligente. Com base em dados e lógica. E inclusive de forma gradativa.

Ou seja, você não precisa excluir definitivamente um, enquanto escolhe trabalhar com o outro. Aliás, nem aconselhamos isso.

Porque, não existe uma resposta certa, muito menos uma fórmula do sucesso.

Mas, se o seu perfil de trabalho e sua estratégia de marketing puderem se alinhar com o que vamos trazer por aqui. Certamente, você terá boas oportunidades de negócio.

Leitura obrigatória: Como obter um site para imobiliária bem otimizado

As 3 principais vantagens dos portais imobiliários

vantagens dos portais imobiliários

Optamos por começar com os portais imobiliários. Além de simplificar as coisas é um tema que todos os corretores já conhecem.

Em primeiro lugar, não é mentira que eles são armas super fortes, e que realmente roubam a cena quando se trata de aparecer bem posicionado no buscador.

Provavelmente, há quem diga que é quase impossível competir com eles e que por isso, os portais imobiliários são considerados a única fonte de geração de leads possível.

Por isso, vamos montar uma pequena lista com alguns pontos bem vantajosos que qualquer corretor pode identificar facilmente ao trabalhar com um dos portais imobiliários.

1 – Receber leads qualificados

Ok! Primeiramente, vamos estabelecer um ponto: se não forem corretores curiosos para captar um imóvel (infelizmente acontece né?). 🙄

Provavelmente os leads que você recebe dos portais imobiliários tendem a ser qualificados. Uma vez que a pesquisa ali dentro foi grande e repleta de filtros para que ele encontrasse algo que brilhasse aos olhos.

2 – Não se preocupar em trabalhar com campanhas pagas para gerar leads

Certamente, aqui está um outro ponto bem interessante. A comodidade de utilizar os portais de imóveis é algo que não se pode negar.

Ele já passa a ser vantajoso à partir do momento que seu único esforço é compartilhar os imóveis lá dentro. Deixa que toda a alavanca de marketing e divulgação, o portal executa.

3 – Permitir que os imóveis sejam encontrados nas pesquisas do Google.

Uma vez que as estratégias de marketing são feitas pelo portal, com toda a certeza, seus anúncios (desde que bem feitos) tem um potencial enorme de aparecerem nos resultados de pesquisa do Google.

Mesmo que lá dentro do portal. Mas, já é alguma coisa.

As 6 Principais desvantagens dos portais imobiliários

Agora, vamos falar um pouco do que muitas pessoas pensam, poucas falam e com certeza nenhuma realmente gosta de ouvir.

Isso significa que existe um lado negativo de anúnciar os seus imóveis nos portais imobiliários.

1 – Os investimentos estão cada vez mais altos e a concorrência cada vez maior

Vamos falar a verdade, não é barato anunciar seus imóveis em portais imobiliários que aparecem na primeira página do Google. Justamente porque eles são de alta relevância no buscador.

Além disso, esses portais sabem da sua importância e oferecem planos cada vez mais caros e por menos anúncios. Por isso, para encontrar uma boa oportunidade você precisa garimpar.

Assim como, a concorrência lá dentro está cada vez maior. A passo que eles atendem ao propósito de geração de leads, mais e mais pessoas querem aproveitar dessa mesma oportunidade.

Por isso, para algumas cidades bem concorridas, muitas vezes seu anúncio quase não é visto.

Para os compradores de imóveis, isso é ruim de maneira idêntica. Uma vez que a exclusividade quase se esvaiu do mercado de imóveis. Lá dentro do portal você encontra ‘muito, do mesmo’.

2 – Se você não contratar um plano com destaques, você não vai aparecer

Sob o mesmo ponto de vista, vamos manter a linha de racíocinio anterior:

Agora, se a sua concorrência é muito grande, e se o comportamento do comprador de imóveis é percorrer 2 ou no máximo 3 páginas.

Você deve concordar que é correto afirmar que se você não estiver com seus imóveis em destaque lá dentro dos portais imobiliários, dificilmente será encontrado.

Em resumo, quanto maior o número de destaques, maior o valor do pacote contratado e sem um pacote de destaque, você não será visto possivelmente.

4 – Você não fortalece a sua marca, apenas ajuda o portal a fortalecer a dele

Definitivamente, essa é uma verdade que quase ninguém vai analisar.

Mas, para o comprador de imóveis, ele está entrando em contato com o portal imobiliário. Dificilmente ele vai se apegar à logo ou nome da sua empresa ou seu próprio.

Talvez você ligue e ele nem saiba de quem esperar um contato. Porém, se você identificar e falar para ele que o pedido foi feito lá no portal imobiliário. Pronto ! Ele já sabe do que se trata.

Isso mostra apenas como é forte o branding que o portal faz e como é dificil se estabelecer com autoridade e reconhecimento de marca quando sua única fonte de divulgação é o portal.

Além disso, quanto mais produtos você fornecer para o portal, melhor indexado ele vai estar.

5 – Os portais não precisam mais de você, tanto quanto antes.

Quando você anuncia um imóvel lá dentro do portal você é obrigado à fornecer uma série de informações.

E decerto, algumas são utilizadas de maneira muito inteligente. Com base naquelas informações eles fazem estudos e levantamento de dados que os tornam cada vez mais eficientes no que se propõe a oferecer.

E ai é um outro ponto importante, os portais não precisam mais de você.

Afinal, eles já estão repletos de dados, informações e credibilidade para que no momento em que se sentirem confortáveis ele possam, com facilidade, definitivamente, tirar o corretor da jogada e fazer a intermediação por completo.

Então, se você não conhece sobre o assunto ou entende essa possibilidade de maneira clara, dá uma lida no material que escrevemos sobre as I- Buyers no Brasil.

6 – Os portais imobiliários são concorrentes do seu site de imóveis

Desde sempre esse conceito é válido. Uma vez que, você escolhe montar sua loja virtual (seu site de imóveis) e ainda assim, ópta por compartilhar todos os seus produtos na loja vizinha, você automaticamente se coloca em desvantagem.

8 Pontos positivos do site imobiliário

Com toda a certeza. existe uma boa quantidade de vantagens para corretores e imobiliárias fazerem uso de um site próprio. Contudo, vamos tentar nos restringir apenas às principais e que vão de encontro com o contexto do nosso artigo.

1 – Fortalecimento e reconhecimento da sua marca

Primeiramente, trabalhar o Branding de uma marca é algo que dá bastante trabalho.

Por exemplo, quando você chega no nível que apenas com o seu logotipo um potencial cliente consegue te reconhecer e identificar a sua área de atuação, você pode dizer que venceu! 💪

É bem simples o exemplo, nós já entendemos que os ‘arcos amarelos’ ou o ‘M amarelo’ é o Mc Donald’s.

Sites imobiliários não te ajudam no fortalecimento da sua marca.

Porém, não estamos falando que apenas o fato de ter um site próprio vai te proporcionar esse tipo de coisa. Mas, ele certamente é uma parte muito importante de uma estratégia fortalecimento e reconhecimento de marca.

2 – Não existe concorrência

Antes de mais nada, esse é um ponto que foi abordado anteriormente e trazemos ele aqui para reforçar a ideia.

Por isso, ao trabalhar com o seu próprio site você acaba de vez essa incerteza, de que o seu imóvel está ou não sendo visto. Além disso, você pode melhorar ainda mais suas análises usando a integração do Google Analitycs no seu site. E dessa forma, obter a inteligencia prática do que está acontecendo com o seu site imobiliário e seus anúncios. Coisa essa, que o portal não te oferece.

Uma vez que, tudo que vai estar anunciado ali, é de fato seu. Em outras palavras, como ‘dono’ daqueles anúncios e daquele local, não importa qual imóvel seu visitante escolha. Ele será uma conversão certa para você.

3 – O valor da mensalidade de um bom site imobiliário

Desde já, o investimento para construção de um bom site imobiliário é consideravelmente menor que o valor investido mensalmente no portal de imóveis.

Por exemplo, a Praedium, tem um plano para o construtor de site por apenas R$ 39,90 por mês. Ou seja, significa que é muito possível que se encaixe no orçamento de qualquer profissional imobiliário.

4 – Você está no total controle

É muito importante entender o tamanho da liberdade que lhe é permitida ao escolher trabalhar com um site próprio.

A quantidade de informações expostas, a quantidade de fotografias, todos os Call To Action, as cores que combinam com sua marca, os títulos mais envolventes, a otimização completa, as URLs inteligentes e por ai vai.

Tudo isso deve estar sob o seu controle. São pontos importantes e que você precisa ter consciência para tomar as melhores decisões para o seu negócio.

5 – Ter a chance de receber visitas do Google

É correto afirmar que praticamente 80% das pessoas em busca de comprar um imóvel estão fazendo pesquisas ativas dentro do Google.

Portanto, se você não tem o seu site imobiliário está perdendo uma gama enorme de oportunidades que poderiam ser bem direcionadas para encontrar o seu trabalho e que por sua vez, estão indo para outros concorrentes.

6 – Receber leads qualificados

Sim, se o seu site imobiliário estiver bem feito e com anúncios e descritivos chamativos você com toda a certeza vai converter seus visitantes em oportunidades de negócio com mais facilidade e assertividade que os portais imobiliários.

7 – Integrado com seu CRM

Seu site imobiliário precisa (e quase sempre está) integrado com o seu CRM.

Isso significa que absolutamente todas as conversões que acontecerem ali dentro vão ser encaminhadas para seu fluxo de atendimento personalizado.

Possibilitando que você possa agir de forma rápida e com isso, aumente suas chances de conexão.

Dentro do seu site você também pode personalizar se quer receber os leads no CRM e no Whatsapp por exemplo ou usar ou Chatbot personalizado para isso. Tudo integrado com seu funil de vendas.

8 – Você pode superar os portais imobiliários no Google

Se a ideia de ter um site próprio é entre todas, exibir seus produtos e ter a chance de aparecer no buscador. O caminho mais indicado é investir nele e não no portal que vai concorrer diretamente com você.

Portanto, quanto mais você trabalhar com o seu site mais chances de ser reconhecido pelo Google.

E então, o que antes era julgado como praticamente impossível, cai por terra.

Você pode sim, tomar a frente dos portais dentro do buscador. E eu posso provar;

Sites imobiliários podem superar os portais imobiliários no Google.

2 Pontos negativos do site imobiliário

Ok! Foi dificil encontrar pontos negativos de ter uma loja virtual. Mas, em nossa defesa é porque realmente acreditamos que existe um potencial incrível ainda pouco explorado dentro do mercado imobiliário.

De qualquer maneira, vamos dar uma olhada nos 2 pontos negativos:

1 – Os investimentos em marketing e divulgação são por sua conta

Enquanto os portais imobiliários que são responsáveis por atrair tráfego para dentro deles. Aqui no seu site você é quem assume essa responsabilidade.

Se você não tiver uma estretágia de divulgação da sua loja virtual, ela não será vista e nem encontrada.

Por isso, esse é um erro comum dentro do mercado imobiliário, muitos corretores acreditam que pelo simples fato de terem publicado um site, obrigatoriamente ele já deveria lhe trazer visitas. E não é assim.

Veja o exemplo: Se você trocar de número de telefone e não informar o seu número novo à ninguém. Quantas ligações ou mensagens você vai receber?

Divulgar o seu site é isso. Contar aos outros o que você tem, sobre o que se trata e como você vai resolver os problemas deles.

2 – Você precisa cuidar da estética e qualidade do que está sendo inserido

Certamente, a responsabilidade de cuidar da estética, otimização e personalização do seu site. É sua.

Enquanto nos portais imobiliários isso fica incumbido aos mesmos, por aqui é você quem está no controle.

Decerto, pode ser um ponto positivo ou negativo. Tudo depende do que você espera de uma solução.

O que é melhor para 2022: Portais Imobiliários ou Site para imobiliária?

Agora, para responder a pergunta de milhões 😂 preparamos uma tabela comparativa. Assim, você possa avaliar com calma a viabilidade de cada um dos serviços.

Caracteristicas, Funcionalidades e VantagensSite ImobiliárioPortais Imobiliários
Canal principal de divulgação da imobiliáriaX
Canal secundário de divulgação da imobiliáriaX
Investimento mensal menor X
Estratégias de marketing independentes X
Leads mais qualificados XX
Liberdade criativa e estratégica X
Fortalecimento e Reconhecimento da marca X
Integrado a um CRMXX
Menor concorrência X
Reconhecimento do Google X
Dividir informações confidenciais X
Independência estratégicaX
SegurançaX
Comparativo entre portais imobiliários e Site para imobiliária

Por fim, antes de encerrar, queremos ouvir você. Qual sua estratégia preferida e se já havia ponderado todos os efeitos positivos e negativos de cada um deles. Conta para gente aqui nos comentários.

Boas vendas!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder