🕗 Tempo de leitura: 8 minutos

No mercado imobiliário, o “material” humano é a principal fonte de receita de uma imobiliária. Então, vamos ver a seguir como liderar uma equipe de corretores de imóveis para o sucesso.

Liderar uma equipe imobiliária vai além de trazer bons resultados para a imobiliária. É preciso que a pessoa que esteja a frente desse time saiba exatamente como extrair o melhor potêncial de cada corretor de imóveis.

Por isso, é imprescindível que o gestor imobiliário adquira habilidades para motivar, inspirar e resolver conflitos.

Assim, a satisfação profissional do corretor de imóveis acontece de maneira fluída e proporciona por consequência melhores resultados para todos.

Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária

9 Itens que Formam um Bom Líder Imobiliário

Peças de Xadrez em Ouro com a Rainha na frente para liderar uma equipe imobiliária.

Para se tornar um bom líder para a imobiliária você deve ter em mente alguns desafios e tarefas.

Por exemplo:

  1. Cada imobiliária tem um estilo de liderança
  2. Liderança implica em planejar, executar e acompanhar sua equipe imobiliária
  3. Um bom líder imobiliário gosta de trabalhar com pessoas
  4. Todo líder deve se tornar fonte de inspiração dentro da imobiliária
  5. O líder de uma imobiliária deve colocar os objetivos coletivos acima do individual
  6. Todo líder deve saber fazer antes de “mandar” que o façam.
  7. Um líder imobiliário precisa ter pulso firme
  8. Para ser um bom líder na imobiliária você deve ter segurança na tomada de decisões
  9. O líder é o exemplo para a equipe de corretores de imóveis

A liderança dentro de uma imobiliária não é uma tarefa fácil. Mas, um bom profissional persevera diante as adversidades para criar um ambiente propício ao crescimento profissional de cada corretor de imóveis que faz parte da sua equipe.

8 Segredos Para Liderar uma Equipe Imobiliária Motivada

dois corretores de imóveis de uma equipe imobiliária bem liderada e motivada

Entre todas as atribuições que citamos anteriormente, há alguns pontos de grande atenção que vão permitir liderar uma equipe imobiliária com mais facilidade e, sobretudo, assertividade. Veja quais são:

1. Ser um Líder Imobiliário Comunicativo

Primeiramente, aprenda a ouvir. Seus instintos e também sua equipe de corretores de imóveis.

Ser um bom comunicador envolve tanto o que é ouvido e absorvido, quanto o que é falado.

Então, deixei que os corretores da sua equipe deem suas opiniões e os leve a sério. Até porque, nada pode ser mais desanimador para um colaborador do que sentir que não está sendo ouvido ou pior, que sua opinião não importa.

2. Um bom Líder Conhece sua Equipe

Além de ter a obrigação de conhecer bem a equipe que está fazendo a gestão, um bom líder imobiliário deve primeiro, conhecer a si mesmo.

Nada é mais frustante do que tentar ser alguém que não é. Por isso, se seu estilo natural por exemplo é ser educador, não adianta tentar liderar uma equipe na base da intimidação.

Você também deve possuir a capacidade de se adaptar aos membros da sua equipe imobiliária e por sua vez, conseguir liderar com mais facilidade.

Quando se trata de conhecer cada corretor que trabalha na imobiliária é importante que você compreenda que isso vai te permitir enxergar onde, cada corretor de imóveis pode ser impulsionado para ir mais além.

Os gerentes de imobiliária mais bem sucedidos exploram suas próprias forças e, ao mesmo tempo, se adaptam aos traços de personalidade daqueles que os procuram em busca de orientação.

3. Seja um Líder Consistente

É inspirador para a equipe imobiliária quando o líder é consistente no processo e na execução. Por isso, seja atencioso e firme em suas decisões.

Aceite a responsabilidade quando se provar que está errado. Mas, até isso acontecer, tenha um compromisso consistente com a meta. 

É um grande desmotivador estar subindo a montanha apenas para ver o líder mudar o caminho.  

4. Lidere uma Equipe Imobiliária de Maneira Inclusiva

É mais provável que sua equipe de corretores o siga sem hesitação se souber o destino.

Então, reserve um tempo, faça uma reunião e explique, incentive e inclua todos os corretores da equipe como executores e responsáveis por chegar no destino final.

Para isso, ajude a equipe a ver o quadro geral e enxergar valor, tanto para a equipe como individualmente.

Para fazer isso, planeje reuniões curtas e organizadas e faça isso com frequência para se certificar de manter todos em busca do mesmo objetivo.

5. Toda Equipe Imobiliária Precisa ser Treinada Periodicamente

Poucas coisas aumentam mais à confiança de uma pessoa do que conhecimento e poucas coisas acrescentam mais à motivação de uma pessoa do que confiança. 

Aproveite todas as oportunidades para treinar sua equipe imobiliária e torná-la mais capaz hoje do que eram ontem. E então, mais empolgadas por serem ainda mais capazes amanhã.

Não resista à tentação de oferecer treinamento de forma não tradicional. Faça algo na imobiliária mesmo, gastando 15 minutos para explicar e demonstrar.

Leitura complementar: Treinamento para Corretores de Imóveis: 7 Dicas para Fazer do Jeito Certo

6. Seja Feliz para Liderar uma Equipe Imobiliária Vencedora

Se não for natural para você, faça um esforço conjunto para aprender a ser feliz e agradecido.

As pessoas tendem a ser motivadas quando estão felizes e tendem a ser felizes quando estão em um ambiente feliz. 

Lembre-se, você é o líder; você define o tom.

A velocidade do grupo nunca é mais rápida que a velocidade do líder. 

Também se pode dizer que a motivação e a felicidade da equipe de corretores de imóveis nunca são maiores do que a motivação e a felicidade do líder.

7. Crie um Plano de Carreira para Sua Equipe Imobiliária

Com toda a certeza, todo corretor de imóveis está interessado em crescer na profissão. Por isso, mais do que se preocupar com atingimento de metas e bonificações diferenciadas, para liderar uma equipe imobiliária você precisa envolver seus corretores em um plano de crescimento sustentável.

Portanto, é essencial que toda a sua equipe saiba exatamente onde está, qual o caminho a percorrer e até onde podem chegar trabalhando ao seu lado.

Então, pense em um plano de carreira para os corretores de imóveis, que vá de encontro com o planejamento de crescimento da imobiliária.

8. Um Líder Dá e Recebe Feedback

É natural que ao fim de um mês, ou ao cumprimento de uma proposta feita o corretor de imóveis espere uma resposta, uma avaliação ou alguma palavra.

É isso que chamamos de feedback, não adianta para o líder apenas organizar, administrar e impor metas e prazos se, ele não for capaz de conversar, compreender e corrigir erros ou elogiar os acertos.

De maneira idêntica, um líder deve estar aberto a receber feedback sobre o seu trabalho, vindo dos seus corretores. Isso porque é possível ter uma ideia de como você é visto pela sua equipe.

E assim, realmente avaliar se é essa a mensagem que você quer passar.

Como Ser um Líder de Vendas de Imóveis que Resolve Problemas

Mãos de corretores de uma equipe imobiliária resolvendo conflitos com ajuda do lider que os lidera

Talvez sua equipe imobiliária esteja sofrendo com conflitos internos, frustrações de um mercado lento ou dificuldades de crescimento imprevistas.

Seja qual for o caso, controlar os problemas e fazer um plano de ação para ‘voltar aos trilhos’ envolve honestidade, comunicação e estratégias acionáveis para reunir todos novamente.

Uma equipe imobiliária é construída sobre relacionamentos e precisa ser nutrida como uma. 

Por isso, mostre quanto você se preocupa com sua equipe dedicando um tempo para resolver os problemas que surgirem. Faça parte da solução e mantenha todos operando com desempenho máximo.

1. Fale Sempre a Verdade Para a Equipe de Corretores

O problema não vai desaparecer num passe de mágica de ninguém falar sobre ele. Por isso, é função do líder da imobiliária ser honesto com todos os colaboradores sobre pontos problemáticos.

Claro que isso pode significar algumas conversas desconfortáveis ​​com pessoas que você valoriza. Mas, nesse caso, a honestidade é realmente a melhor política.

Ação: Enfatize o valor da comunicação honesta e lembre-se do resultado final.

2. Entenda a Fonte do Problema

Às vezes, problemas pessoais se espalham pelo ambiente de trabalho. Isso pode ser mais frequente se os membros da equipe imobiliária forem amigos íntimos, cônjuges ou parentes.

Nesse caso, pode ser que a tensão não esteja relacionada ao trabalho. Mas sim, pessoal. Portanto, esses relacionamentos precisam ser reparados para o benefício de toda a equipe.

Ação: Converse honestamente com as pessoas envolvidas e ofereça apoio ao resolver suas diferenças.

3. Volte ao Inicio Quando as Coisas Não Derem Certo  

Com o passar do tempo algumas práticas que antes eram executas podem acabar sendo engolidas por novos processos, prazos mais curtos ou metas mais robustas.

Quando isso, começar a ser um problema para você e para sua equipe de corretores de imóveis. Pare! Vote ao começo e se lembre de como eram executas as coisas antes de começarem a dar errado.

Talvez você tenha começado a microgerenciar ou, alternativamente, tenha ficado de fora e deixado de assumir um papel ativo.

Talvez a sua equipe socializasse junta. Mas, isso caiu no esquecimento, pois todos ficaram mais ocupados ou mais bem sucedidos.

Ação: Pense no começo quando as coisas estavam funcionando bem e veja o que mudou. Isso pode oferecer uma sensação de onde estão os problemas.

4. Execute Todas as Etapas e Avalie os Resultados

Toda essa comunicação vai significar pouco, ou quase nada se você não estiver tomando medidas acionáveis ​​para melhorar a situação.

Portanto, depois de entender os problemas. Elabore um plano para resolvê-los. 

Talvez a solução envolva uma distribuição mais equitativa de tarefas. 

Talvez isso envolva mais tempo de comunicação e melhor comunicação.

Ou simplesmente, você precise apenas de algum apoio  para eliminar alguns dos encargos operacionais dos membros da sua equipe imobiliária.

Ação: Coloque seu plano em ação e revise-o sempre para garantir que as etapas que você identificou ainda estão sendo implementadas.

Leitura Complementar: Como Gerenciar uma Imobiliária de Sucesso: 6 Dicas Matadoras

Liderança com Foco na Satisfação Profissional do Corretor de Imóveis 

líder da equipe imobiliária em reunião com os corretores de imóveis sentados em volta de uma mesa com computadores para trabalhar a satisfação profissional.

Quando o assunto é satisfação profissional, o corretor de imóveis tem o maior índice. De fato, 68% dos corretores dizem que estão felizes em suas carreiras.

E por consequência, corretores de imóveis mais satisfeitos com sua carreira, trabalham melhor (individuais e em equipe) e ganham até 3 vezes mais dinheiro que os que os que se sentem frustrados com a profissão.

Portanto, é seu dever ao liderar sua equipe imobiliária, garantir que seus corretores estejam realmente satisfeitos. E para isso, há algumas opções que você pode considerar conversar com eles.

O esgotamento é mais comum do que se imagina, afeta quase 70% de todos os trabalhadores. E se sua equipe de corretores estiver se sentindo assim, isso vai afetar consideravelmente o trabalho na imobiliária.

Os sinais podem ser:

  • Tarefas atrasadas no funil de vendas
  • Poucas visitas agendadas
  • E-mails pendentes de resposta
  • Desinteresse em ligações ou clientes de porta

Para combater:

  • Diálogo aberto – procurar a causa pode auxiliar a resolver o problema
  • Troca de tarefas ou função
  • Auxiliar com estratégias de gerenciamento de tempo
  • Melhorar a motivação da equipe imobiliária

Leitura complementar: Corretores de Imóveis: 6 Técnicas para Manter a Motivação

6 Conselhos para Utilizar com Corretores Insatisfeitos

É possível, que você encontre em sua equipe imobiliária, algum corretor que, apesar dos seus esforços ainda se encontra insatisfeito com a profissão. Por isso, listamos 6 conselhos que você pode utilizar.

  1. Encontre alguém que tenha passado pela mesma situação e superou. Coloque essa pessoa em contato com o corretor desmotivado.
  2. Indique um terapeuta ou um treinador de carreira
  3. Separe alguns livros de motivação e treinamentos e dê ao corretor.
  4. Separe alguns podcast inspiradores para sua equipe ouvir durante uma pausa
  5. Ajude o corretor a encontra um senso de propósito na sua carreira
  6. Coloque esse corretor para ajudar ou orientar outras pessoas em inicio de carreira.

Por fim, como líder de uma equipe, você deve criar um ambiente que facilite a inspiração de pessoas motivadas. 

Você pode manter um ambiente que ajude, em vez de dificultar, o desenvolvimento da motivação pessoal de cada membro da equipe imobiliária.

Vamos compartilhar ideias? Conte para nós suas estratégias atuais para liderar uma equipe imobiliária.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder