🕗 Tempo de leitura: 4 minutos

Para todos que pretendem montar uma equipe para imobiliária confira algumas ideias de como recrutar e manter uma equipe de qualidade.

Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária

Quem deve fazer parte da sua equipe imobiliária

5 integrantes de um time de futebol. Com um lider a frente segurando a bola em seus braços. A seleção de uma equipe imobiliária deve seguir esse padrão de qualidade.

Se você estiver montando uma organização que consiste em mais de uma ou duas pessoas, precisará começar com um plano de negócios detalhado que:

  • Indique claramente seus objetivos
  • Com um cronograma para alcançá-los
  • Uma lista do pessoal de que você vai precisar
  • E uma descrição do trabalho para cada cargo. 

Em sua equipe imobiliária deve conter primeiramente, um diretor executivo (provavelmente você), que será o principal responsável por atrair clientes. 

Você provavelmente também desejará:

1. Gerente de vendas de imóveis: alguém que monitore todas as transações antes de iniciar até o fechamento e possa dizer a qualquer momento em que ponto o negócio está. 

2. Pode ser importante considerar um cargo de gerente administrativo, para garantir que todos os suprimentos e máquinas estejam em ordem. 

3. Outras posições possíveis incluem assistente (s) administrativo (s), planejador de eventos, coordenador de marketing / relações públicas e etc.

4. De um modo geral, corretores devem ser as últimas pessoas que você adiciona à equipe. Comece com assistentes e especialistas. 

Gerente de equipe (de vendas)

Se você é o dono da imobiliária, provavelmente é uma pessoa importante, então procure contratar subordinados a altura. 

Os primeiros são os gerentes. Porque se destacam no processo vendas. Eles por sua vez, quase sempre iniciam muito bem a maioria das equipes imobiliárias. 

Dessa forma, as habilidades administrativas são geralmente o que os donos procuram, pelo menos no início, e novos contratados precisam ser treinados na cultura específica desse gerente.

A maneira como ele deve lidar com o treinamento dependerá do tamanho da equipe que lhe for competida, mas geralmente os membros da equipe (corretores de imóveis) precisam de muito trabalho individual com o gerente de vendas. 

Os corretores normalmente precisam de uma pessoa administrativa muito boa que faça o acompanhamento de várias partes de uma transação e que possa se organizar. Essas são funções-chave que agregam muito valor ao profissional.

Nesse caso o gerente ou ‘manda-chuva’ é o líder da equipe. E você deve estar coordenando junto com ele o andamento da imobiliária. Isso é crucial para o desenvolvimento da sua equipe imobiliária. 

Por exemplo:

A falha na execução é a queda da maioria das equipes e a parte com a qual elas mais lutam.

Atualmente, grande parte dos leads, são leads da internet e os corretores precisam ser bons em se relacionar e converter esses leads. 

Esse é um conjunto de habilidades muito importante e poucos corretores o possuem. 

Não há segredo para converter leads da internet: A chave nesse caso, é responder o mais rápido possível. Portanto, você vai precisar incluir no orçamento um bom sistema para gerenciar esses leads. 

Um bom sistema para uma imobiliária de sucesso

Uma equipe de sucesso deve começar com um sistema de gerenciamento e muitas imobiliárias terceirizam esse trabalho. Por exemplo, trabalhar com uma empresa que te proporcione ferramentas de gerenciamento e suporte ao seu negócio de maneira estável.

Pensando nisso, o mais indicado nesse caso, é uma boa ferramenta de CRM imobiliário, onde por sua vez, além de controlar a carteira de imóveis e clientes da imobiliária é possível também controlar o fluxo de atendimento entre outros detalhes.

Leitura complementar: Processos operacionais de uma imobiliária: O que você precisa saber

Identifique as habilidades da sua equipe imobiliária

6 corretores de imóveis, integrantes de uma equipe imobiliária, de mãos dadas sentados em uma mesa. Super motivados para trabalhar.

Quando você estiver prestes a adicionar membros a sua equipe, seu primeiro passo deve ser avaliar as habilidades que seus membros atuais têm e procurar diversificá-las.

Você precisa de pessoas na equipe imobiliária que tenham força em cada área crítica da imobiliária. Bem como, precisa que elas sejam compatíveis umas com as outras. 

Então, é importante encontrar pessoas com boa habilidade de comunicação interpessoal. Ou seja, membros da equipe que possam se comunicar da maneira que você deseja e apresentar-se da maneira quer. Para que assim represente a imobiliária da maneira que imaginou. 

Quanto ao aprendizado de habilidades específicas, há treinamento disponível para todos os tipos de trabalho no mercado imobiliário.

Sob o mesmo ponto de vista, você quer pessoas que identificaram suas metas pessoais de longo prazo, que podem trabalhar com o modelo de crescimento da imobiliária, e que certamente, podem receber o treinamento e usá-lo. 

Esses profissionais são mais desejáveis ​​do que os que fazem as coisas a sua própria maneira.

Você não quer membros da equipe que tentam ‘reinventar a roda’. Uma ou duas novas idéias não são ruins, porém você precisa de pessoas que estejam de acordo com a sua cultura.

Leitura complementar: Consultor de imóveis: O conceito dos corretores de sucesso

Manter a equipe da imobiliária motivada

Uma excelente forma de alcançar o sucesso na imobiliária de forma mais rápida é a motivação das pessoas que trabalham ao seu lado.

Para que seja possível trabalhar com corretores, assistentes, gerentes e etc, realmente motivados você deve primeiramente ser a inspiração para eles.

Portanto é imprescindível que você dê um bom exemplo de liderança, demonstre comprometimento com a imobiliária e sobretudo com o desempenho dos profissionais que trabalham com você.

Outra boa forma de trabalhar a motivação da equipe é implantar um plano de carreira, onde, mesmo que os corretores não tenham um vínculo empregatício com a imobiliária possam se dedicar inteiramente almejando um futuro diferente.

Leitura obrigatória: Como montar uma equipe de corretores de imóveis em 5 passos

Por fim, ao montar uma equipe, considere uma compensação para cada membro. Seus corretores serão assalariados, comissionados ou uma combinação deles? Monte um plano de crescimento profissional e o aplique.

Assim como o sistema de gerenciamento será contratado, já escolheu a empresa que irá prover esse serviço com qualidade?

O que achou do artigo, conseguimos realmente te auxiliar a montar sua equipe imobiliária? Conte para nós!

Boa sorte a boas vendas!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder