🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Você já pensou em utilizar a taxa de administração de imóveis para manter a estabilidade financeira da sua imobiliária?

Utilizar da administração de imóveis para estabilidade financeira da imobiliária é uma realidade. O mercado imobiliário é cíclico e assim como os demais também sofre de altos e baixos. Crises e dificuldades sempre vão existir, sejam elas econômicas ou até mesmo por algum motivo especifico de sua região.

Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária

Porém, se você estiver estruturado e com uma carteira de locação sólida e rentável. Certamente, sua imobiliária será capaz de atravessar qualquer obstáculo. Pois ela vai garantir a tão sonhada receita recorrente.

Isso se resume mais precisamente à garantia de receber um valor fixo mensalmente por serviços prestados. Além de ser um ótimo incentivo para quem ainda está pensando em abrir uma imobiliária.

Leitura obrigatória: O que Faz um Gerente de Locação de Imóveis

O Que é Administração de Imóveis

o administrador de imóveis fazendo a administração na imobiliária.

A administração de imóveis é o ato de gerenciar todos os processos que são inerentes à locação de um imóvel. Desde de o processo de gerenciamento da carteira de locação, distribuição de boletos de pagamento para locatários, planejamento estratégico e etc.

Assim como a venda de um imóvel, a locação não precisa ser (e não deve) um processo único. Locar um imóvel não precisa significar o fim do relacionamento entre locador e imobiliária.

E por esse motivo, a imobiliária administradora de imóveis é parte fundamental para manter essa relação genuína. Desde o auxilio ao proprietário do imóvel, com contratos, vistorias, documentações, garantias até ações de despejo e reparação de problemas cotidianos.

Leitura complementar: Ordem de Despejo. Fique por Dentro da Lei.

Taxa de Administração de Imóveis

administradora de imoveis segurando um lápis, de frente para uma calculadora. Para calcular a taxa de administração de imóveis

De certo, se a imobiliária executa o trabalho de administrar e fazer valer o contrato de aluguel. É preciso então, que ela receba por isso. Mas, qual o valor ideal a ser pago?

Existem duas taxas administrativas para imobiliária.

A primeira taxa é referente apenas a intermediação imobiliária. Ou seja, quando um proprietário de um imóvel, aciona os serviços da imobiliária para anunciar e locar o mesmo. Porém, sem responsabilidade administrativa para isso.

A princípio esta taxa pode ser de até um aluguel e meio pago no primeiro mês da locação. Porém depende de aceitação das partes, uma vez que de acordo com a resolução COFECI N.º 334/92 o ‘teto’ a ser cobrado é de 1 aluguel por serviços.

Se o proprietário solicitar à imobiliária algo que inclua gastos adicionais, pode ser acordado outro percentual até que atinja o custo. Principalmente quando a imobiliária não cobra dos proprietários os custos com o contrato de locação, consulta de idoneidade do possível locatário e etc.

E em segundo lugar, existe a taxa de administração da locação de um imóvel. Que deve ser de até 10% do valor do aluguel quando o aluguel é garantido.

Porém esse valor pode chegar até 12% quando a imobiliária garante o repasse do aluguel ao proprietário. Em outras palavras, o percentual se eleva à partir do momento em que o trabalho da imobiliária como administradora também aumenta.

Porque Trabalhar com Administração Imobiliária

os melhores motivos para trabalhar com administração imobiliária. Melhor organização e mais dinheiro.

Há uma estimativa que existam mais de 10 milhões de imóveis alugados. Ou seja, fazer parte desse mercado pode te trazer ótimos resultados a longo prazo para a imobiliária administradora.

Trabalhar com a administração de imóveis envolve uma atenção constante. Principalmente quando se refere à solução de problemas. Uma vez que é justamente por esse motivo que os proprietários designam esse trabalho à imobiliária.

Certamente, ter um bom desempenho da sua imobiliária administradora nessa área vai gerar um enorme valor para o cliente.

Então, utilizar sua imobiliária para administrar imóveis pode te permitir além de uma estabilidade profissional um aumento rápido da sua carteira de clientes.

Lembrando claro, que com um bom serviço prestado você fideliza seus clientes, com isso, aumenta o ciclo de contratos e por consequência de receita recorrente da imobiliária. Isso é fundamental, uma vez que você ganha na quantidade.

Por fim, outra grande vantagem de trabalhar com administração de imóveis é a possibilidade de venda. Por exemplo:

Você está trabalhando com um proprietário locador há mais ou menos 2 anos. E fez um ótimo serviço administrando a locação dele. Até que em um certo momento, esse proprietário cogita fazer a venda do imóvel. É evidente, que a imobiliária administradora, será a primeira cotada para fazer essa venda. Sorte a sua!

Administração de Imóveis Passo a Passo:

administrador de imóveis montando um organograma para fazer administração de imóveis.

Afinal, após esses benefícios, você deve estar se perguntando: OK! Como eu faço?

Há uma metodologia e processo envolvido na administração de imóveis, mas, conseguimos separar em algumas etapas os passos fundamentais para que você consiga tornar sua imobiliária uma administradora de sucesso.

1° Passo – Comercial

Nessa primeira etapa concentram-se informações estritamente comerciais. Como por exemplo:

  • Captação de imóveis para locar
  • Divulgação dos imóveis para locação
  • Funil de atendimento ao cliente, sugerimos seguir um script de vendas para seus corretores de imóveis
  • Elaboração do contrato de locação
  • Assinatura do contrato e vistoria

2° Passo – Administração do Contrato de Imóveis

Assim que o contrato de locação é assinado, seu trabalho como imobiliária administradora começa. Por exemplo:

  • Emissão de boletos e recibos
  • Cobrança de aluguel
  • Cálculos IRRF
  • Acompanhamento dos encargos da locação (água, luz, condomínio, IPTU e etc)
  • Repasse do aluguel para o locador
  • Emissão de nota fiscal
  • DIMOB
  • Reajustes de aluguéis

Leitura Complementar: Reajustes de Alugueis. Saiba como Calcular

Com toda a certeza, é um alto volume de trabalho. E em grande escala pode ficar inviável ser feito com qualidade se você não trabalhar com um sistema de administração de imóveis locados.

Vantagens de Administrar Imóveis Alugados com um CRM

calendário grande ao fundo com 4 administradores de imóveis atrapalhados para fazer a lista de tarefas.

Semelhantemente ao CRM que você já utiliza na sua imobiliária para a área de vendas. Um CRM especializado em administrar imóveis alugados será muito precioso e de grande valia. Isso, quando você já estiver com uma carteira sólida de imóveis administrados.

Listamos alguns benefícios para deixar mais claro, veja:

Automatiza Processos

Rotinas como envio de boletos, emissão de nota fiscal, aviso de depósitos entre outros, podem ser feitos de forma automática.

Economiza Tempo

Um sistema possibilita também integração com site (área do cliente), que poderá economizar o tempo destinado a envio de boletos e declaração de rendimentos, por exemplo.

Aumenta a Produtividade da Equipe

Com a automação de processos, você realiza tarefas em menos tempo e pode direcioná-lo para outras funções. Além disso, também pode delegar outras atividades à sua equipe que gastava horas fazendo algo que o sistema entrega em minutos.

Controla as Informações

Através de um sistema você controla facilmente vencimentos de contrato, vencimento de seguro, pagamentos atrasados, reajustes, etc.

Gerencia de Perto a Imobiliária Administradora

Uma vez que, os contratos são cadastrados no sistema você possui gráficos que te ajudam a gerenciar importantes indicadores como análise dos motivos das rescisões, desempenho geral, situação do imóvel, etc.

Como pode perceber o trabalho nem sempre será fácil, ou minimizado por apenas o envio de um boleto, entretanto vale a pena repensar sua estratégia e avaliar a possibilidade de obter essa segurança profissional e sobretudo financeira.

Você já trabalha como uma imobiliária administradora? Tem alguma dica adicional para nos contar? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo.

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder