🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Um gerente de locação de imóveis deve planejar e gerenciar as rotinas de locação, acompanhar as tendências do mercado imobiliário, participar na formulação dos valores de aluguéis entre outros.

Dessa forma, quando proprietários de imobiliárias optam por fazer a contratação de um profissional para esse cargo, levam em conta alguns fatores adicionais.

Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária

Por esse motivo, nossa intenção é auxiliar candidatos à esse cargo de gerente de locação a se promover dentro do mercado imobiliário e sobretudo obter sucesso.

Imobiliárias apostam na contratação de gerentes de locação de imóveis

Certamente um profissional especializado nessa área tem a capacidade de propagar seu conhecimento aos demais corretores de uma imobiliária. Sobretudo, conseguir aumentar o faturamento da empresa com uma visão diferenciada.

É provável que por estar do lado de fora, o gerente de locação de imóveis tenha mais facilidade para identificar possíveis falhas, encontrar caminhos de melhorias e focar nas necessidades de mudança.

A aposta nesse tipo de profissional é justamente ter alguém que ‘pense fora da caixa’ e com uma boa gestão possa otimizar o faturamento da empresa.

Por isso, empresas que não tem em seu quadro de funcionários pessoas com esse perfil ou formação acadêmica em administração, buscam hoje no mercado de trabalho por esse tipo de profissional.

Leitura complementar: Como montar uma equipe de corretores de imóveis em 5 passos

Objetivos do gerente de locação

Kevin Costner no filme a grande escolha. Onde no artigo se identifica com o dono da imobiliária para encontrar um bom gerente de locação de imóveis.

Embora alguns encarem o gerente de locação com um ‘simples’ gestor, é preciso de mais para conseguir os resultados esperados.

Os principais objetivos do gerente, nesse caso são sem dúvida:

  • Definir políticas específicas
  • Definir metas atingíveis
  • Planejamento e controle sobre atividades
  • Fazer pesquisa de mercado sobre o valor dos aluguéis na região
  • Propaganda e promoção dos serviços prestados pela imobiliária
  • Prática para captação de imóveis para locação
  • Saber elaborar um contrato de aluguel
  • Entender sobre avaliação do imóvel para locação

Ao mesmo tempo que o gerente precisa ter essas características muito bem definidas. É necessário também alguns objetivos mais pessoais, tais como:

1. Ser resiliente

Para mostrar a resiliência que um gerente de locação precisa ter. Um planta, crescendo no asfalto.

A resiliência é uma característica marcante no gestor imobiliário, justamente porque é ele quem precisa comandar os demais corretores. Dessa forma, entende-se que um bom líder, ainda assim, não é capaz de acertar 100% das vezes que tentar. Entretanto, deve ser capaz de tirar algo produtivo dos seus erros, não se abater ou desistir diante uma dificuldade.

Feito isso, além de conquistar sua equipe, o gerente de locação de imóveis será capaz de manter um elo forte e seguro a longo prazo.

2. Ter equilíbrio emocional

Ilustração de uma balança. De um lado o coração e do outro o cérebro.

Surpreendentemente essa é uma característica que poucos profissionais possuem. No primeiro momento pode parecer óbvia e fácil de ser praticada, entretanto ao longo da jornada de trabalho ela se mostra mais importante e mais difícil de ser atingida.

O equilíbrio emocional nada mais é, que o controle total sobre os pensamentos e ações que determinam o comportamento humano. Ou seja, é a capacidade de enfrentar obstáculos e manter o controle absoluto dos sentimentos e reações que eles possam causar.

3. Ser inconformado

Corujas, simbolizando o corretor de imóveis. Alinhadas, porém uma, está de ponta cabeça. Pense diferente.

Seja sempre inconformado

Pois é justamente essa característica que vai te levar ao próximo nível. Ou seja, vai te fazer crescer, como pessoa e como profissional. Em outras palavras, somente um inconformado pode mudar a sua realidade e a dos que estão a sua volta.

Infelizmente, muitos na área desistem. Não por não saberem ser líderes, mas por se conformarem com resultados medianos, abaixo das expectativas reais da imobiliária e por falta de organização. Não seja assim!

4. Ser uma pessoa de palavra

gerente de locação de costas mostrando os dedos cruzados.

Nada pior para uma equipe, quando o gerente de locação promete algo, ou faz uma campanha e no final, não cumpre com o que foi dito. Além de desmotivar o time, atitudes assim podem minar o relacionamento dentro da imobiliária.

Por sua vez, os corretores passam a trabalhar ‘por conta’ e não em equipe, além de derrubar drasticamente os resultados.

5. Saiba mostrar como se faz

O gerente de locação mostrando para a corretora de imóveis como se faz um contrato de locação no tablet.

Como diz o ditado:

Só sabe mandar, quem sabe fazer!

Como gerente de locação de imóveis, é necessário mostrar aos seus liderados as boas práticas da profissão, como realizar um bom atendimento, como fazer uma abordagem diferenciada para o cliente ou até mesmo, como influenciar o cliente sobre o valor do aluguel.

Lembrando, sempre que for possível ensinar práticas novas que você já utiliza para os demais corretores.

6. Estar aberto a novos aprendizados

Uma mulher, gerente de locação de imóveis aprendendo com seu filho. No sofá

Ninguém é tão inteligente que não possa aprender e ninguém é tão burro que não possa ensinar.

Adotar isso como regra, além de aproximar a equipe da imobiliária vai proporcionar inúmeras experiências.

Certamente, o gerente de uma imobiliária e principalmente o que atua no setor de locação de imóveis (onde a demanda precisa ser mais alta) precisa ter perspectiva de crescimento e para isso, aceitar sugestões de melhorias, cursos ou novos aprendizados é fundamental.

Qual a média salarial do gerente de locação de imóveis

De acordo com o site de empregos Catho o gerente de locação tem uma média salarial de aproximadamente R$ 3 mil.

Entretanto, outro site sobre profissões no Brasil (trabalha Brasil), indica que pode haver oscilação de acordo com a especialização do profissional e tamanho da empresa. Veja tabela abaixo:

Pesquisa salarial nacional para gerente de locação

Porte da ImobiliáriaTrainee
(em reais)
Júnior
(em reais)
Pleno
(em reais)
Sênior
(em reais)
Master
(em reais)
Pequena2.367,453.077,694.001,005.201,306.761,69
Média3.551,184.616,546.001,507.801,9510.142,54
Grande5.326,786.924,819.002,2511.702,9315.213,81

Nesse mesmo site, é considerado uma média de anos atuando nessa área para possivelmente alcançar esses valores, onde o primeiro nível de Trainee é de até 2 anos. E o nível Master de mais de 8 anos de carreira.

Esperamos que esse artigo tenha te auxiliado na escolha da sua profissão. Bem como tenha podido mostrar os benefícios de se tornar um gerente de locação de imóveis qualificado.

Você já atua como gerente de locação de imóveis? Conte um pouco sua experiência para nós!

Boa sorte e boas vendas!

2 Comentários

  1. Antonio Noya

    Super importante a materia.

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder