🕗 Tempo de leitura: 7 minutos

Se você faz parte do grupo de corretores de imóveis que ainda ignoram o stories do Instagram, você precisa acordar imediatamente para a realidade em 2022.

O Instagram já deixou bem claro que seu foco é o entreterimento. Portanto, corretores que não mergulharem de cabeça no Reels e no Stories, vão deixar de prosperar na rede. E é super fácil mudar esse cenário.

É por esse motivo que eu decidi escrever esse conteúdo e compartilhar algumas das boas práticas e estratégias que os corretores podem usar no stories do Instagram para tornar tudo mais envolvente.

Leitura complementar: Instagram para corretor de imóveis

1. Utilize o modo de criação do Instagram Stories

Em vez de você postar uma foto da sua galeria ou repostar um conteúdo do feed. Ouse utilizar o modo de criação para que assim, você possa publicar um stories e relacioná-lo com algum texto.

O algoritimo do Instagram gosta quando você utiliza o aplicativo da forma como ele foi pensado. Portanto, criar algo organicamente dentro do Instagram tende a ter um desempenho muito melhor do que carregar algo pronto do seu celular.

Se você não sabe por onde começar, aqui vão alguns ‘ganchos’ para você aproveitar:

  • Você pode criar um stories como um título para introduzir algo, por exemplo: “Quer ver a troca de mensagens mais engraça entre um corretor e um cliente?”

    E se quiser aumentar ainda mais o engajamento, acrescente uma equete nessa pergunta.
  • Também é possível trabalhar com a curiosidade do seu cliente por imóveis inusitados. Por exemplo: “Quer ver a casa mais legal à venda?”, ou também, “Quer conhecer a casa mais cara da cidade?”
  • Outro truque é postar um texto longo dentro do modo Criar. Quanto mais longo o texto, mais tempo as pessoas ficam no seu Stories. E sim, o Instagram rastreia quanto tempo os usuários gastam em uma postagem. 👀
  • Por fim, você pode escolher criar um stories do Instagram com uma “brincadeira” do tipo “você prefere”. E em seguida, iniciar uma boa sequencia com várias comparações para que eles escolham quais preferem. Item por item.

    Adicione enquetes em cada stories e pronto. Uma chuva de engajamento.

2. Faça Stories no Instagram ao longo do dia

Eu entendo que a vida dos corretores de imóveis é realmente muito corrida. E quem dificilmente você encontra uma parte do seu dia onde não há nenhuma atribuição a ser feita. Contudo, vale a pena organizar direitinho um cronograma de publicações no Stories do Instagram, os corretores só tendem a se beneficiar com isso.

O objetivo nesse caso é ter uma nova história toda vez que alguém checar seu Instagram. Top of feed, top of mind. Então, evite agrupar stories, a menos que as postagem estejam conectadas e devam aparecer portanto, imediatamente uma após a outra. Para concluir um pensamento.

Ao espalhar seus stories ao longo do dia, é mais provável que você atinga as pessoas que usam o aplicativo em momentos diferentes. Além disso, é importante lembrar que o algoritmo do Instagram gosta quando você usa o Instagram. Parece redundante isso. Mas, você se torna mais importante e valioso se demonstra ser um frequentador assíduo e um criador de conteúdo igualmente.

Portanto, manter-se consistente ao longo do dia com o stories do Instagram permite que ele saiba que você é um usuário legítimo e real. Nesse caso, ele pode recompensá-lo com maior engajamento.

3. CTAs nos Stories do Instagram para Corretores de Imóveis

Stories do Instagram para corretores de imóveis
Stories do Instagram para corretores: Artur Paraguay

Certamente, ao contrário das publicações no feed, você pode basicamente forçar o engajamento em stories com equentes, questionários, perguntas e slides.

Para isso, você pode pesquisar o seu público sobre estilos de casas e apartamentos, decoração de banheiro, preferências de bairros ou qualquer outra coisa que seja popular entre o seu público.

Então, adicionar um CTA (Call To Action) em Stories do Instagram pode proporcionar que corretores com baixo engajamento deem um salto e um impulso imediato.

Se por acaso você ainda não souber o que o seu público quer ver ou assistir no stories, pergunte. Tá aí a primeira enquete. “Sobre o que você quer falar?”, “O que você quer ver?”.

Dica Profissional:

Um dos recursos favoritos do Stories é abrir uma caixa de perguntas e depois, respondê-las com texto e/ou vídeos reais. De você mesmo respondend tudo aquilo.

Quanto mais pessoas enxergarem suas respostas, mais perguntas vão surgir. Ainda que seja apenas pela curiosidade de ser ou não respondido.

Por fim, você pode criar “gincanas” nos seus stories, do tipo “adivinhe o preço e ganhe um brinde”.

4. Adicione música no Stories

Um dos recursos mais legais do stories do Instagram e que os corretores podem usar livremente é fornecer mais contexto e emoção, através da música.

Por exemplo, se você está brincando com a imaginação das pessoas que tal usar músicas (até instrumentais) para isso?

Por enquanto não há indicios que a música aumente o engajamento de um stories no Instagram. Contudo, é garantido que elas tornam cada experiência mais imersiva e reconfortante. Por isso, não posso deixar de lembrar que ‘compradores, compram através da emoção e não da razão‘.

5. Conte uma histórica em várias partes

Os stories são chamados assim, por um motivo. Foi literalmente projetado para as pessoas conterem histórias! Por isso a ideia de contar uma história longa e reparti-la em várias partes é uma excelente maneira de criar engajamento.

Uma ótima maneira de prender as pessoas no seu perfil é contar histórias reais e contadas por você mesmo, através de vídeos.

Por exemplo: “Quero contar uma história rápida sobre a casa que meus clientes acabaram de comprar…nós visitamos mais ou menos 10 imóveis diferentes. Já estávamos pensando que o imóvel dos sonhos não existia de fato. Até que …” 🤫

Leitura de ajuda: Storytelling para corretores venderem mais

A dica aqui é mostrar o seu rosto e montar um conteúdo original. O Instagram privilegia esse tipo de material.

6. Adicione hashtags e marque locais

Assim como nas postagens do feed, adicionar uma hashtag e marcar um local vai te ajudar a expadinr o alcance dos seus stories. Ao contrário das publicações do feed, você pode ocultar hashtags ou até mesmo a marcação de localização, para isso, basta arrastá-las para lugares da tela onde não fiquem visíveis.

Você pode usar de 1 à 3 hashtags espefícicas no seu stories e marcar 1 local, claro, se for relevante para o que você está publicando. Definitivamente, esconda todas as hashtags.

7. Adicione legendas nos stories do Instagram

Adicionar legendas nos stories do Instagram é um dos melhores recursos que os corretores podem usar.

Você pode encontrar o botão de legenda na barra de ferramentas, onde fica GIFs e adesivos. Dessa forma, basta escolher o novo adesivo de legenda e então, ele vai traduzir automaticamente o que está sendo dito no vídeo, transcrevendo-o em texto.

Isso porque, aproximadamente 50% dos usuários do stories do Instagram assistem os mesmos com o som desligado. Então, as legendas vão ajudar a fornecer contexto. É como assistir a filmes legendados. E é um caminho sem volta. 😂

8. Reposte Reels em seus Stories

De certo, os Reels são formatados perfeitamente para o stories do Instagram e os corretores podem se beneficiar muito disso.

Portanto, compartilhe seu Reel ou de outra pessoa e dê um zoom (amplie-o) com os dedos, até que ele fique do tamanho que cubra todo seu stories. Essa é certamente uma ótima maneira, e bem sorrateira, de manter as pessoas no seu perfil. Agindo como se o Reel fosse parte do seu Storie.

Nesse caso, se você escolher deixá-lo em um tamanh menor, as pessoas podem clicar e ir para o vídeo real, saindo do seu perfil. Claro, você vai sempre creditar o usuário que postou o Reel, mas as visualizações do stories contam para os Reels de qualquer maneira, então você está basicamente fazendo um bom favor.

9. Peça para as pessoas te mandarem DM

Stories do Instagram para corretores: Artur Paraguay

O Instagram vê enxerga as DM (mensagens diretas) como uma das interações mais valiosas dentro da sua plataforma. Portanto, quando um storie é criado e recebe muitas respostas do DM, ela obtém muitas visualizações. O conteúdo naturalmente engraçado ou chocante, certamente receberá DMs. Mas, uma abordagem mais direta é postar um storie pedindo às pessoas que te mandem algo em troca.

Por exemplo: “Me mande uma DM se você quiser ver quanto vale esse lindo apartamento.” Ou “me mande uma mensagem direta se quiser que eu te envie algo mais detalhado sobre o mercado imobiliário de…(inserir cidade ou bairro)”.

10. Use GIFs e Adesivos

Assim como adicionar música, adicionar GIFs ou adesivos fornece contexto aos seus stories. Um GIF extra, surpreso, pode fazer com que alguém olhe para o seu conteúdo por um pouco mais de tempo e veja do que se trata realmente. Além disso, o Instagram recompensa as contas que usam cada vez mais os seus recursos. Lembre-se sempre: o Instagram quer você viciado no Instagram.

11. Chame as pessoas para os seus Stories

Aproveite as legendas em suas publicações no feed e chame as pessoas para assistirem seus stories. Normalmente, vimos corretores e outros usuários usarem o caminho inverso. Mas, nada nunca impediu que você pudesse efetivamente fazer uma ligação entre feed e stories (se as histórias forem relacionadas).

Por exemplo: Você publicou fotos de uma casa no seu feed, pode então acrescentar na legenda: Dá uma olhada nos meus Stories para ver o quintal inteiro e descobrir o valor.

12. Seja consistente

Por mais clichê que isso pareça, é verdade. Não importa a rede social que você estiver, se você não puder ser consistente, seu trabalho está perdido. Aproveite essa onda, afinal postar no Stories é muito mais fácil do que publicar algo “diferentão” no feed. Você não precisa se preocupar com a quantidade curtidas ou algo do tipo.

Comece com 1 por dia, pelo menos!

E ai, já está usando essa estratégia? Qual dá mais certo para você? Conta para mim aqui nos comentários. 👇

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder