No mercado imobiliário de hoje ter uma sólida estratégia de marketing digital nas redes sociais podem fazer toda a diferença. Veja por onde começar!
A utilização das redes sociais para os corretores de imóveis muitas vezes fica nebulosa em um cenário dividido entre vender, divulgar e atender.
Por esse motivo, optamos por listar os 10 primeiros passos que podem ser tomados para iniciar uma estratégia duradoura de marketing imobiliário nas redes sociais.
Juntas, elas podem aumentar o conhecimento da marca imobiliária e, o mais importante, fornecer leads mais qualificados.
De fato, de acordo com dados recolhidos sobre o assunto, os corretores de imóveis classificam as redes sociais no topo de suas ferramentas de geração de leads.
Com 47% de corretores dizendo que é a tecnologia que lhes deu os leads de mais alta qualidade.
Anúncios digitais, ferramentas de marketing digital por e-mail, blogs, sites imobiliários e CRMs também fizeram parte da lista de tecnologias que resultaram em leads de qualidade.
Leitura complementar: Anúncios para corretores de imóveis: Tudo para fazer a diferença
Você está usando algumas dessas tecnologias para aumentar seu ROI?
Precisa de ajuda para iniciar a utilização das suas redes sociais e aprimorar um pouco seu conhecimento em marketing digital?
Essas dicas podem ajudar.
1. Corretores de imóveis: Encontre um parceiro para as redes sociais
Uma ótima maneira de melhorar o conhecimento digital, principalmente nas redes sociais é fazer parcerias com outros corretores (ou corretor) que sejam bem entendidos no assunto.
Então, você deve considerar olhar para outros corretores de imóveis mais jovens e com pensamentos diferentes (pense na geração do milênio), especialistas em redes sociais e marketing digital imobiliário.
Mas que talvez precisem de um pouco mais de orientação nas formas de lidar com o mercado imobiliário.
Dessa forma, considere uma troca:
Eles mostram as cordas no mundo digital, enquanto você os aconselha a se posicionar em sua nova carreira.
2. A escolha certeira da rede social adequada
![Todas as redes sociais desenhadas em forma de fluxograma e o corretor de imóveis feminino fazendo o desenho delas no quadro. Para a escolha certeira de qual utilizar.](https://praedium.com.br/wp-content/uploads/redes-sociais-para-corretores-de-imóveis.jpg)
Definitivamente o corretor de imóveis precisa estar com presença marcada nas redes sociais. Porém, isso não significa que inicialmente você precisa aparecer em todas elas.
Então, em primeiro lugar, estude seu público-alvo e descubra onde eles aparecem com mais frequência e quais as redes sociais estão usando.
Por exemplo:
Se está segmentando compradores iniciantes (quem vai comprar o primeiro imóvel). Você pode se concentrar no Instagram e Snapchat. Devido a idade suposta para esse público.
No caso de escolher compradores de imóveis que pretendem se mudar para algo melhor e maior? O Facebook pode ser uma aposta melhor.
Então, aprimore sua lista de contatos, conheça bem para quem você quer vender imóveis e por fim, escolha as plataformas de redes sociais que causam o maior impacto para concentrar seu tempo e energia.
Leitura obrigatória: 55 Ideias de Marketing Imobiliário nas Redes Sociais
3. Estude
Existem vários cursos que você pode seguir que podem melhorar suas habilidades de marketing digital imobiliário e principalmente de utilização das redes sociais.
Assim, você pode optar por aqueles voltados especificamente para corretores de imóveis ou sair da zona de conforto e fazer um curso de marketing mais geral.
Ambos serão úteis na sua carreira e desenvolvimento de estratégias valiosas para as redes sociais.
Lembre-se de que o cenário digital está sempre mudando; Portanto, é importante que você se comprometa com a educação continuada a longo prazo.
Se organize para fazer pelo menos 1 ou 2 cursos por ano para aprimorar suas habilidades e permanecer relevante no mercado imobiliário.
4. Corretores de imóveis: Assista mais influenciadores nas redes sociais
![Diversas pessoas com o celular na mão, se filmando. Aparecem o rosto através de uma selfie. A dica é para os corretores de imóveis conhecerem influenciadores nas redes sociais.](https://praedium.com.br/wp-content/uploads/redes-sociais-para-corretores-de-imóveis2.jpg)
Reserve um tempo para procurar e seguir alguns influenciadores da sua área. Podem ser outros corretores, profissionais do mercado imobiliário que você sabe que estão fazendo certo (e têm muitos seguidores engajados) e também os famosos Gurus do mercado imobiliário.
Quer conhecer melhor um deles? Quem é Guilherme Machado? O Quebra-Regras
Preste atenção no seguinte:
- Quais tipos de conteúdo eles estão postando?
- Quantas vezes eles estão fazendo isso?
- Como eles estão interagindo com seus seguidores?
Use esse conhecimento para orientar sua própria estratégia e observe suas métricas de postagem para ver como seus novos esforços se saem.
5. Ser criativo é fundamental para corretores de imóveis trabalharem nas redes sociais
Não tenha medo de experimentar um novo conteúdo.
Os feeds das pessoas podem ficar muito chatos dia após dia, e é fácil continuar rolando a tela sem prestar muita atenção.
Por isso, seja criativo com suas postagens e force seus seguidores a interromper a rolagem de tela.
Nesse caso, não existe uma fórmula rígida para o que fará isso acontecer, mas tente algo novo, esteja disposto a cometer alguns erros e aprenda o que funciona para sua marca por tentativa e erro.
Com o tempo, você adotará uma estratégia que fornece os leads que procura.
6. Mantenha um guia de voz e estilo nas redes sociais
É importante que você tenha uma voz e um estilo consistentes em suas postagens. Porque isso vai ajudar a criar sua marca e estabelecer conexões com seus seguidores.
Para garantir que você permaneça “no ponto”, desenvolva um guia de voz e estilo desde o início.
Por exemplo:
- Você usará taquigrafia e emojis ou abordará as coisas de maneira mais formal?
- Você será engraçado e espirituoso, ou está direcionado para dar mais informações e conhecimento?
‘Martele’ a pessoa exata que você deseja ser e cumpra com seu guia e planejamento estratégico para as redes sociais.
7. Meça, meça, meça
![Em forma de desenho gráficos ao fundo com ícones das redes sociais que os corretores de imóveis utilizam e em destaque uma lupa. Isso significa que deve medir e observar de perto toda estratégia.](https://praedium.com.br/wp-content/uploads/redes-sociais-para-corretores-de-imóveis3.jpg)
Quase todas as redes sociais que os corretores de imóveis utilizam têm algum tipo de métrica ou ferramenta de análise incorporada.
Mas, apenas ter essas ferramentas no lugar não é suficiente.
Para realmente poder melhorar seus esforços e aumentar seus resultados, você deve verificar regularmente.
- O que está funcionando e o que não está?
- O que você pode ajustar para obter melhores resultados?
Então, toda vez que seus esforços forem ajustados e aplicados da melhor forma nas redes sociais você tem mais chances de aumentar seu impacto social e conseguir mais engajamento.
8. Corretores de imóveis não desistem NUNCA das redes sociais
Você não aprenderá a trabalhar com as mídias sociais em um dia. Muito menos vai criar uma estratégia perfeita de primeira.
Até as campanhas mais inteligentes que encontramos por aí, levam tempo e muito trabalho. Portanto, tente ser paciente com seus novos esforços.
Estabeleça metas de curto e longo prazo para mantê-lo motivado e no caminho certo.
9. Contrate um consultor de marketing imobiliário nas redes sociais
O mundo do marketing digital pode ser avassalador. Existem tantas ferramentas, estratégias, pontos de dados e possibilidades, que aprender tudo isso pode parecer quase impossível às vezes.
Por isso, se você estiver se sentindo estressado ou oprimido pelo processo, considere contratar uma consultoria . Pode custar uma taxa inicial para o treinamento e desenvolvimento, mas se eles são bons no que fazem, o engajamento deve se pagar em leads e comissões ao longo do tempo.
10. Converse mais com seus colegas corretores
![Dois corretores de imóveis conversando com um tablet na mão sobre as estratégias utilizadas nas redes sociais.](https://praedium.com.br/wp-content/uploads/redes-sociais-para-corretores-de-imóveis4.jpg)
Que tal trocar aquele “bate papo” sobre o tempo, a chuva e o sol por: “Como está sua estratégia de anúncios nas redes sociais?”
- Quais outros corretores estão trabalhando melhor com seus clientes?
- O que está ressoando e o que está caindo?
- Quais plataformas eles estão usando?
Reúnam as lições que aprenderam e assim tenham a possibilidade de ajudar um ao outro a crescer.
Agora você se sente preparado para dar o ‘ponta pé’ inicial na utilização das redes sociais? Tem alguma dica adicional para acrescentar para quem está começando? Deixa anotado aqui nos comentários!
Boa sorte e boas vendas!