🕗 Tempo de leitura: 3 minutos

Certamente entre tantas atribuições do corretor, a captação de imóveis está entre as mais importantes.

Por esse motivo, alguns colegas da área preferem utilizar as fichas de captação de imóveis, para que assim nenhuma informação passe despercebida.

Então, antes de falarmos sobre os benefícios de fazer uso de uma ficha. Vamos nos certificar que você entenda o que é exatamente esse material.

O que é uma ficha de captação de imóveis?

A ficha de captação de imóveis é um roteiro para captação. Ou seja, uma forma segura de ter certeza que todas as informações pertinentes aquele imóvel estão preenchidas.

Mesmo para o corretor de imóveis mais experiente, utilizar um ‘check list’ é essencial, uma vez que isso vai com certeza impedir o re-trabalho e em alguns casos até mesmo o retorno do corretor com o proprietário para complementar informações.

Nas fichas de captações de imóveis convencionais estão estipuladas informações como:

  • Tipo de imóvel
  • Metragem do imóvel
  • Quantidade de cômodos
  • Valores e formas de pagamento
  • Idade do imóvel
  • Endereço completo

Entretanto o trabalho do corretor apenas se inicia nesse processo.

Após colher as informações ainda é preciso fotografar o imóvel e acertar detalhes como exclusividade, contrato de prestação de serviços de corretagem e etc.

Porque utilizar fichas de captação de imóveis?

Você pode alegar não utilizar uma porque já tem experiência na área, e anota em sua agenda todas as informações do imóvel sem esquecer de nada. Certo?

Mas vamos listar os principais benefícios de utilizar uma ficha de captação.

1. Eficiência no cadastro de imóveis:

Uma etapa que será agilizada é o cadastro do imóvel no seu sistema imobiliário. Uma vez que muitas vezes as fichas de captação de imóveis são compostas por itens na mesma ordem que se encontra o cadastro no seu CRM.

Isso significa que no momento em que você for passar a limpo todas as informações não vai se perder em um emaranhado de anotações e levar um tempo adicional que não pode ser perdido.

2. Segurança para o corretor e proprietário

Entre as informações que devem ser preenchidas, contém muitas vezes em uma ficha o percentual de comissão que será pago ao corretor. Uma vez que você está junto com o proprietário colhendo todos os dados do imóvel, se assegure de preencher também o seu comissionamento.

Ao final do processo de captação, você e o proprietário podem assinar essa ficha, que agora passa a ser um documento. Onde certifica a concordância em entre ambas as partes nas informações contidas ali.

3. Otimizar o tempo

Como o ditado diz:

Tempo é dinheiro

Por esse motivo, economizar tempo de forma eficiente é fundamental para o corretor de imóveis. Levando em conta que você tem um roteiro a ser seguido isso certamente vai acontecer.

Essa agilidade que a ficha de captação vai te proporcionar será refletida inclusive com o proprietário do imóvel, que ficará satisfeito com a sua eficácia em ajudá-lo sem tomar muito do seu tempo.

Porque não utilizar fichas de captação de imóveis?

Apesar dos benefícios listados anteriormente existem também desvantagens, e cabe a você decidir o que pesa mais em sua linha de trabalho.

  • Significa que você sempre vai estar em posse de folhas e mais folhas com essa ficha, e vai precisar carregar para todo lugar. Afinal, nunca se sabe quando uma oportunidade vai aparecer.
  • Aumenta o seu trabalho. Uma vez que você vai precisar ‘passar a limpo’ tudo que foi preenchido. Só assim, será possível anunciar esse imóvel.

Solução: Organização sem re-trabalho

Existe uma solução simples onde você fará uso de todas as vantagens listadas anteriormente sem as desvantagens que deixamos evidentes.

O CRM da Praedium te permite otimizar o tempo de trabalho, organizar suas atividades e tirar de vez a complicação de andar com um monte de papel.

Por exemplo:

Captação de imóveis pelo celular.
Captação de imóveis pelo celular.

Dessa forma, você tem literalmente na palma da sua mão todos os dados que são necessários para a captação do imóvel. Inclusive, se achar conveniente, pode tirar as fotos com o seu celular e já fazer a inclusão delas ali mesmo.

De maneira facilitada, seu cadastro está completo para ser anunciado no site imobiliário bem como nos principais portais de imóveis.

Vale ressaltar que para utilizar essa solução você não precisa gastar com aparelhos específicos ou algo semelhante. O CRM da Praedium se adéqua a qualquer tamanho de tela. Ou seja, seu celular ou seu tablet são mais que suficientes.

E depois…

Uma vez que a inclusão do imóvel foi concluída basta enviar para o proprietário, via e-mail o contrato de prestação de serviços de corretagem ou até mesmo o contrato de exclusividade. Assim, você está assegurado sobre o recebimento da comissão sobre a venda ou locação do imóvel em questão.

Por fim, quando o proprietário assinar e te devolver via e-mail, basta anexar esse documento na ficha do imóvel.

Como você prefere se organizar na captação do imóvel?
Fichas ou CRM ?

Boa sorte e boas vendas!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder