Aprender como fotografar imóveis é de suma importância para corretores e imobiliárias conseguirem encantar os clientes e gerarem bons resultados.
Uma pesquisa feita pelo portal ZAP Imóveis. Constatou que os imóveis que tinham entre 11 e 19 fotos, geraram 33% mais contatos. Apenas com fotos melhores, simples assim!
Primeiramente, você deve saber que mais de 70% das pessoas que procuram por um imóvel, iniciam esse processo através da internet.
Sendo assim, não basta apenas estar visível para essas pessoas. É necessário encantar o seu cliente, fazer ele notar seu anúncio em meio a tantos outros.
Mais a frente, vamos falar como fotografar os imóveis com qualidade para despertar mais interesse.
Veja também o guia completo sobre anúncios de imóveis: Tudo que Você Precisa para Anunciar Imóveis com o Máximo de Exposição
Como fotografar imóveis com a melhor iluminação

Escolhendo o melhor horário para fotografar o imóvel
Para você obter uma foto de boa qualidade, deve haver cuidado com a iluminação. Por isso, alguns horários são mais indicados.
A regra básica é utilizar a luz natural. Entretanto, em alguns horários ela pode “danificar” a imagem, mas em geral o melhor horário para fotografar é:
Fotografe o imóvel na parte da manhã das 9hs às 11hs. E na parte da tarde das 14hs às 16hs.
Para a maioria do imóveis esses são os melhores horários. Porém, dependendo da face solar, pode ser que alguns imóveis ou cômodos não se enquadrem perfeitamente.
Se for o caso do imóvel que você irá tirar as próximas fotos, tente controlar a iluminação natural do ambiente regulando a abertura da porta ou janela. Cortinas e lâmpadas também podem te ajudar.
Em resumo, não se esqueça:
Quando adentrar o imóvel, o primeiro passo é acender as luzes. Abrir as janelas e cortinas para aproveitar a luminosidade externa.
Ajustando a altura e angulação para fotografar o imóvel
Muita atenção. A pessoa que irá ver as fotos, é um cliente em potencial. E precisa ter uma sensação agradável ao se imaginar dentro do imóvel, antes mesmo de entrar em contato com você.
Por isso, o cuidado com a altura das fotos e os ângulos adequados para fazer a fotografia são primordiais.
Posicionamento para tirar a foto
Tudo começa com o seu posicionamento, coloque-se num lugar onde possivelmente o comprador estará ao entrar no ambiente. Ou seja, você vai retratar exatamente a visão da pessoa quando entra no cômodo.
Um erro comum, é tirar todas as fotos com a câmera na altura do olhos. Fazendo com que o ângulo das paredes e linhas do cômodo fiquem tortos e causem desconforto.
Dito isso, na maioria das vezes a altura ideal é a altura da cintura. Veja um exemplo:
Fotografia com ângulos tortos, tirada com a câmera na altura dos olhos.

É possível fazer boas fotos com celular, basta que os ajustes ideais sejam respeitados. Uma boa dica, é utilizar um tripé.
Fotografia com ângulos retos, tirada com a câmera na altura da cintura.

Preparando o imóvel para foto
A fotografia precisa ser impessoal e permitir que qualquer pessoa consiga se visualizar morando no imóvel. Com isso, a organização deve estar em primeiro lugar na sua lista de afazeres.
Tão importante quanto um imóvel limpo, é a sensação de que já existe um dono. Por isso, animais de estimação, itens pessoais, roupas, emblemas de time de futebol e etc. Devem ser retirados para a sessão de fotos.
Isso vale também para a visita do cliente comprador ao imóvel. Nós já escrevemos sobre como fazer uma apresentação de imóvel para venda. Se precisar corra lá e pegue algumas dicas.
Atenção
Tome cuidado com espelhos nos cômodos que for fotografar e ajuste o ângulo para que não apareça ninguém (nem a câmera).
Como fotografar imóveis em sequência lógica
Sob o mesmo ponto de vista, o cliente precisa se sentir de fato visitando o imóvel. Ao levarmos isso em consideração, faz sentido exibir as fotos em uma sequencia lógica.
Ou seja, quando você entra em uma casa ou apartamento “dá de cara” com o que? Depois naturalmente caminha para qual cômodo? Essa experiência precisa ser passada para quem quer comprar ou alugar um imóvel.
Vale lembrar também que banheiros são menos atrativos e por isso, naturalmente ficam para as fotos finais (exceto no caso da suíte que a foto do banheiro acompanha a do quarto).
Em resumo, se coloque sempre no lugar de quem está visualizando as fotos e organize de forma que fique mais confortável e agradável. Ok?
Você pode e deve ser diferenciado. Não exite em publicar fotos da fachada, seja de um condomínio ou de uma casa.
E mais, faça fotos pelo bairro, tente mostrar o conforto que a família vai ter ao morar naquele local.
Tem alguma dica que deseja compartilhar com a gente, deixe seu comentário!
Boa sorte e boas vendas!
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!