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Como fazer um anúncio de imóveis chamativo na internet para gerar o maior número de leads? Esta é uma pergunta frequente entre os corretores de imóveis.

Antes de mais nada, vale ressaltar que mais de 70% dos contatos que uma imobiliária recebe, são provenientes da internet. Dessa forma, é imprescindível que seu anúncio esteja chamativo para esse canal.

Antes de mais nada, você precisa entender que o cliente sabe o que quer. E sua procura nos buscadores indica isso. Por esse motivo, seus anúncios devem seguir algumas regras básicas para ter sucesso.

Veja também o guia completo sobre anúncios de imóveis: Tudo que Você Precisa para Anunciar Imóveis com o Máximo de Exposição

Vamos ver abaixo o passo a passo de como fazer um anúncio de imóveis chamativo.

A importância de fazer um anúncio de imóvel chamativo

Levando em conta que o principal objetivo de anunciar imóveis, é atrair a atenção de possíveis compradores para aumentar suas chances de finalizar um negócio. O primeiro passo para o sucesso é compreender como se deve fazer um anúncio de imóveis chamativo.

Nesse sentido, você precisa entender qual é a intenção da pesquisa que o seu possível cliente faz? Como ele faz? E o que ele espera encontrar?

Um anúncio que leve isso em consideração, é o que vai determinar se o cliente vai te contactar ou não. Acima de tudo, esse é o objetivo.

Por esse motivo, vamos indicar em apenas 3 passos como fazer um anúncio de imóveis chamativo.

Corretora de imóveis fotografando o dormitório. A corretora está posicionando a câmera para enquadrar a cama de casal, a janela, o criado mudo a esquerda da cama e a escrivaninha a direita.
A importância de fazer um anúncio de imóvel chamativo

1° Passo – Fotografia do imóvel

A escolha das fotos que farão parte do seu anúncio é a diferença entre o sucesso ou o fracasso do mesmo. Por isso, a atenção deve ser redobrada.

De acordo com alguns dos maiores portais imobiliários do Brasil é recomendada a inserção de ao menos 15 fotos em cada anúncio de imóvel.

Porém, as fotos devem seguir um padrão apropriado e chamativo para o anúncio ser eficaz.

O imóvel deve estar limpo e organizado

Uma forma de facilitar esta tarefa. É você ter uma “cartilha” explicando os benefícios do imóvel estar organizado para as fotos, e enviá-lo para o seu cliente 1 ou 2 dias antes da visita.

Assim o proprietário terá tempo para ler e entender o material e deixar tudo organizado. Assim no dia da visita você não perderá tempo, afinal, tempo é dinheiro.

As fotos devem estar nítidas e com o foco da câmera ajustado

Muitos celulares possuem câmeras excelentes, principalmente o Iphone. Mas de qualquer forma, vale a pena você investir em um equipamento.

Caso você não tenha conhecimento técnico, você pode deixar a câmera operar no automático que a mágica acontece.

Existem vários tipos de lentes e caso você não saiba escolher a lente adequada para fotografar imóveis, uma lente 18 – 55mm normalmente dará conta do recado.

Veja abaixo, um exemplo para você entender o enquadramento de cada tipo de lente:

Diagrama de imagens tiradas do mesmo local. Porém com lentes de 18 mm a 200mm
Escolhendo lentes para câmera fotográfica

Utilizar ao máximo a luz natural (evite o flash da câmera)

Abra as janelas e acenda a luz e aponte a câmera para uma área não tão clara, como uma janela por exemplo. Assim será mais fácil a câmera se ajustar a luz do ambiente.

Sala de imóvel extremamente amplo. A direita grandes janelas permitem a entrada de luz iluminando bem o ambiente.
Luz natural, bom ângulo e imóvel organizado (sem itens pessoais)

“Para aproveitar a iluminação natural, faça fotos durante o dia, com janelas e portas abertas”

Procurar o melhor ângulo para as imagens

Duas imagens demonstram uma foto bem tirado e outra nem tanto. A primeira a esquerda apresenta erros de enquadramento, definição e contraste. A direita a mesma imagem com os erros corrigidos. A foto contém uma sala de paredes verdes com espelho. É possível ver equipamentos de musculação na sala e a direita uma pequena varanda.
Procurar o melhor ângulo para as imagens

A intenção do anúncio é chamar a atenção, o interessado deve se imaginar morando naquele imóvel através das fotos que serão apresentadas.

Para melhorar o ângulo das fotos, utilize um tripé ou até mesmo uma cadeira para apoiar a câmera. Procure tirar em média 4 fotos por cômodo. Tirando uma de cada canto do ambiente.

Mesmo em ambientes pequenos, como banheiros e áreas de serviços de apartamentos. Evite tirar fotos verticais (modo retrato).

A maioria dos lugares aonde você irá anunciar o imóvel, não é compatível com essa proporção. Com fotos horizontais (modo paisagem) seu anúncio será bem exibido em muito mais lugares.

2° Passo – Legenda e descrição (copy) do imóvel

Eventualmente, o que é chamado de legenda do anúncio será o seu “título”. Da mesma forma que o título desse artigo o fez “clicar” para fazer a leitura, caso você tenha chegado até aqui vindo do Google ou Facebook.

Criando um título para o anúncio

O título do seu anúncio, deve proporcionar ao espectador alguma emoção. Como já falamos em um outro artigo sobre gatilhos mentais para os corretores.

Lembre-se que o buscador mais utilizado, o Google. Faz questão de mostrar os resultados mais relevantes aos seus clientes. Ou seja, se você sabe que os clientes fazem buscas específicas, você deve focar nisso.

Como por exemplo:

“Apartamento de 2 dorms na Ponta da Praia”.

Igualmente o seu título do seu anúncio deve conter tais termos. As famosas palavras chaves, neste caso particularmente frase-chave.

Vale lembrar que o Google também entende os sinônimos e variações. Como é caso de “dorms”, por exemplo.

Tela de pesquisa do Google com os resultados para a pesquisa de "Apartamento de 2 dorms na Ponta da Praia". O segundo resultado do buscador está selecionado o título. Perfeito sobre como fazer um anúncio de imóveis chamativo.
Criando um título para o anúncio do imóvel

Criando uma descrição (copy) para o anúncio do imóvel

De igual modo, a descrição do anúncio de imóveis deve ser rica em detalhes pertinentes a preferências do usuário final, seu possível cliente.

Sem dúvida, quem está a procura de uma nova moradia. Fará pesquisas online e procurará o máximo de informações úteis, antes de solicitar um contato. Seja com o corretor ou com a imobiliária.

De acordo com alguns dos maiores portais imobiliários. Os primeiros 200 carácteres devem ser ricos dessas informações. Uma vez que, terão um grande destaque do seu anúncio.

Vale ressaltar, que dependendo da plataforma aonde está sendo inserido seu anúncio. Ela pode usar os primeiros caracteres para montar a “meta description” da página, que aparece nos resultados do buscador.

Tela de pesquisa do Google com os resultados para a pesquisa de "Apartamento de 2 dorms na Ponta da Praia". O segundo resultado do buscador está com a descrição do anúncio destacada. Perfeito para entender como se deve fazer um anúncio de imóveis chamativo.
Pesquisa no Google

Para que seja possível despertar o interesse genuíno do cliente, procure descrever juntamente o que há nas redondezas do imóvel.

Por exemplo:

“Lindo apartamento na Ponta da Praia, com 2 dormitórios bem amplos. Condomínio com infraestrutura completa, lazer para as crianças e adultos. Como piscina, quadra poliesportiva, churrasqueira, etc.

É disponibilizado também 2 vagas na garagem e o prédio conta com segurança 24 horas. Nas redondezas você encontra supermercados, padarias e escolas, estando também há 5 minutos do maior Shopping do litoral de São Paulo.”

Utilizando chamadas de ação para conversão (CTA – Call to action)

Depois que preencher a descrição de forma semelhante a essa, não se esqueça de um CTA (Calls To Action) no final do texto, para que assim você receba cada vez mais contatos provenientes do seu anúncio.

Um ponto importante para potencializar seu anúncio. É que onde ele for exibido, seja em portais ou em seu site imobiliário, a página também contenha CTAs como estes abaixo.

Imagem que demonstram dois botões CTA. O primeiro botão é: Quero visitar. O segundo botão abaixo porém com mais destaque está escrito: Quero mais informações.

3° Passo – Canais eficientes de anúncios de imóveis

Uma vez que você já preparou uma boa descrição, tem em mãos boas fotos e encontrou um título matador. Você precisa agora, colocar em prática e anunciar o imóvel.

Tão importante quanto os passos anteriores, saber onde anunciar fará realmente toda a diferença.

Anunciando imóveis nas redes sociais

Vamos falar um pouco sobre anunciar imóveis em redes sociais. Levando em conta que o Brasil é o 3° maior país com mais pessoas nas redes sociais. Certamente você vai encontrar seu cliente em uma delas.

O Facebook por exemplo, estima que aproximadamente 127 milhões dos seus usuários estejam no Brasil. Levando isso em conta, é fácil compreender que você, tem um ótimo canal de anúncios ali, certo?

Claro que outras redes sociais veem crescendo rapidamente, e como um bom visionário, você deve também apostar nelas.

Gráfico da Goobec com os usuários mensais por rede social. Facebook é o primeiro com 2,23 bilhões. Em segundo temos o Youtube com 1,9 bilhão de usuários. Whatsapp aparece na terceira posição com 1,5 bilhão e posteriormente o Instagram aparece 1 bilhão de usuários. Linkedin, Pinterest e Snapchat aparecem com 600 milhões, 250 milhões e 188 milhões respectivamente.
Fonte: Goobec

De acordo com o gráfico, o Facebook ainda é líder em audiência. Porém, veja que Youtube tem grande relevância.

Desse modo, vale lembrar que vídeo dos imóveis devem ser compreendidos como anúncio em redes sociais. E claro! Fazem a diferença na sua atração de leads.

Anunciando imóveis nos portais imobiliários

Além das redes sociais, o uso de portais imobiliários é essencial. Uma vez que eles estão em sua maioria com um ótimo posicionamento no Google.

Dessa forma, separe uma parte do seu orçamento de marketing imobiliário, para contratação de um bom portal.

Anunciando imóveis no seu site imobiliário

Por último, porém não menos importante. O seu site imobiliário é fundamental.

É provável que o usuário que viu seu anúncio, acesse o seu site antes de entrar em contato diretamente. Por isso, o mesmo capricho e padrão de qualidade nos anúncios devem se manter.

Inegavelmente, após esses passos você já sabe como fazer um anúncio de imóveis chamativo. E assim sendo, alcançar melhores resultados, gerando mais contatos e mais negócios.

Em quais lugares você vem anunciando imóveis? Está conseguindo bons resultados? Conte pra gente!

Boa sorte e boas vendas!

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