🕗 Tempo de leitura: 4 minutos

Você já parou para pensar em todas as dificuldades que um corretor encontra dentro do mercado imobiliário? É realmente complicado se preparar com antecedência para elas e ninguém nunca te contou sobre isso!

Nós vamos falar um pouco sobre essas dificuldades e apontar pelo menos um método de solucioná-las. Continue sua leitura.

Para saber tudo a respeito da profissão leia também: Corretor de Imóveis de Alta Performance

Corretor de imóveis superando as dificuldades no mercado imobiliário e subindo uma ingrime montanha levando uma pedra enorme.

1. Não tem salário fixo

Certamente, a parte mais difícil de trabalhar no mercado imobiliário é a parte financeira e técnica.

Existe um desafio financeiro enorme, porque a maioria das pessoas está acostumada a cargos assalariados. Ou seja, são acostumados a receber o salário pelo menos uma vez por mês, depois de colocar uma certa quantidade de trabalho. 

No mercado imobiliário, no entanto:

Você só come o que mata.”

O que fazer a respeito:

Primeiramente, afie suas habilidades de controle com o orçamento para que suas finanças estejam em ordem. 

Também é útil ter dinheiro de reserva, para que você possa economizar durante as baixas do mercado. 

Por fim, explore novas alternativas para aumentar seus ganhos.

Leitura adicional: Salário de corretor de imóveis: 4 formas para aumentar o seu

2. Organização e aprendizado constante

Claro que há inúmeras vantagens em ser seu próprio ‘chefe’. Entretanto, aprender a gerenciar seu tempo, organizar todas as suas tarefas e aprender a fazer tudo isso sozinho são uma das maiores dificuldades que encontramos no mercado imobiliário.

Então você vai precisar pensar em coisas como:

  • Orçamentos de marketing
  • Métodos de marketing
  • Branding
  • Geração de leads.  

Tudo isso, enquanto se desdobra para pagar as contas.

A maioria dos corretores de imóveis recebe treinamento sobre como executar o trabalho específico e as leis em torno dele.

Mas, não recebe nenhum auxilio sobre como administrar seu próprio negócio, seu tempo e principalmente seu orçamento. 

Aspectos como geração de leads, como acompanhar leads, sistemas de organização e etc, são todos conceitos à parte que você precisa aprender e aprender rapidamente para sobreviver. 

O que fazer a respeito: 

Essas são as habilidades de negócios que requerem prática para serem aprimoradas; Elas não acontecem da noite para o dia. 

Recomendamos utilizar um sistema de gerenciamento imobiliário e até mesmo expandir seus conhecimentos com leituras e cursos sobre cada um dos assuntos.

3. Horário de trabalho fora do convencional

Um aspecto bem desafiador do trabalho de corretor de imóveis é o horário que o mercado imobiliário funciona.

O horário de trabalho dos profissionais do mercado imobiliário é contrário aos dos amigos e familiares que trabalham de forma tradicional (de segunda à sexta das 09h às 18h). 

As pessoas que compram e vendem suas casas (seus futuros clientes) têm empregos regulares e só podem estar disponíveis durante a noite ou o finais de semana. 

Isso significa trabalhar enquanto seus amigos e familiares estão de folga. Pode ser ruim precisar trabalhar enquanto outros desfrutam de um churrasco de fim de semana, por exemplo. 

O que fazer a respeito:

Verifique se você é totalmente “móvel”. Em outras palavras, se você está cercado de tecnologia e ferramentas que te permitam trabalhar de qualquer lugar. 

Embora precise estar disponível para atender o cliente, se estiver equipado com um notebook, um celular e sua carteira de imóveis com fácil acesso você poderá trabalhar de qualquer lugar.

Inclusive, do churrasco com seus amigos! Rs

Outra sugestão, é contratar ajuda. Isso ajuda bastante! Inclua no seu orçamento assim que possível uma contratação, pode ser uma secretária, assessora ou até um estagiário na corretagem.

4. O sentimento de nunca parar de trabalhar

Esse sentimento no caso, vem mais de uma compulsão por trabalho. Uma vez que, os corretores de imóveis são responsáveis pelo seu próprio trabalho e ganhos à partir disso.

Você está no controle total, e isso significa que sua carreira aumenta ou diminui com seu próprio trabalho. 

Sempre há mais trabalho que poderia ser concluído. Isso cria por sua vez, uma compulsão de trabalhar o máximo possível e uma sensação de ‘desprazer’ ou ‘inquietação’ ao tentar relaxar.

O que fazer a respeito: 

Nem tudo é ruim quando você se torna um corretor de imóveis. Existem maneiras de lidar com esse sentimento de necessidade constante de trabalhar. 

Uma maneira de se sentir bem em tirar uma folga é a priorização adequada . Então, identifique o trabalho que é importante para o crescimento e o sucesso de seus negócios. E faça apenas ele!

Não tenha medo de dizer não. Dizer não a uma coisa significa dizer sim a outra!

5. Precisa lidar com todo tipo de personalidades

Um dos aspectos que gera grandes dificuldades em trabalhar no mercado imobiliário é o relacionamento com outras pessoas.

Mesmo que você goste de estar perto das pessoas, a sensação de estar constantemente “ligado”, especialmente quando você lida com personalidades muito diferentes da sua, pode ser desgastante.

Enquanto o maior desafio e oportunidade de ser um corretor é navegar pela grande variedade de personalidades do mercado. 

O elemento emocional amplia as personalidades e pode trazer o melhor ou o pior dos compradores, vendedores e colegas de trabalho.

O que fazer a respeito:

Não há muito o que fazer nesse caso. É uma questão de adaptação e empatia.

Muitas vezes o desgaste emocional que uma pessoa com a personalidade totalmente adversa a sua te causa pode ser evitado quando nos colocamos no lugar do outro.

Superando as dificuldade para obter sucesso no mercado imobiliário

Corretor de imóveis na corda bamba, atravessando o abismo até o sucesso.

Como em qualquer área, o mercado imobiliário também tem seus desafios. 

É difícil? Às vezes sim. 

No entanto, toda dificuldade é algo novo a ser superado e são esses desafios que tornam a recompensa de ser um corretor de imóveis de sucesso mais gratificante.

Dica de cinema inspiração para todo empreendedor: Joy – O nome do sucesso

Quais as maiores dificuldades que você encontra na sua profissão e como superou elas? Conte para nós!

Boa sorte e boas vendas!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder