🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Autoridade máxima na região quando o assunto é corretagem de imóveis.

Fizemos um “resumão” de diversos pontos interessantes sobre o Creci. Desde a sua criação, função, valores e etc.

Mesmo que você já seja um corretor de imóveis vale a pena a leitura. De repente, aqui, você acaba descobrindo algo novo que pode te ajudar na sua carreira.

Então, vamos lá.😉

O que é o CRECI

Primeiramente Creci é uma sigla que significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Portanto, o Creci é o órgão que regulamenta a profissão de corretor de imóveis. Á partir da Lei Federal n° 6.530/78 cabe ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) conceder documento válido para a prática da corretagem de imóveis.

Então, somente através do Creci de cada região um profissional é reconhecido como corretor de imóveis. E portanto, para isso, o órgão expedi uma carteira de identificação e número de registro.

O Creci foi fundado juntamente com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFEFI) em 1962 e tem total autonomia para se autogerir.

Qual a Função do CRECI

O Creci tem como função principal regulamentar a profissão de corretor de imóveis. Bem como fiscalizar e garantir que todos os direitos e obrigações dos profissionais estejam sendo cumpridos. Sempre com base em seu código de ética.

Leitura Obrigatória: Código de Ética dos Corretores de Imóveis

Como Tirar o CRECI

Para que um profissional possa obter o registro no Creci ele precisa antes passar por algumas etapas.

Tais como:

  • Realizar um curso técnico em transações imobiliárias ou um curso superior em Ciências Imobiliárias
  • Solicitar junto ao conselho uma ‘carteira provisória de estágio’ e cumprir as horas determinadas de estágio na profissão.
  • Com o diploma em mãos e as horas de estágio cumpridas se dirigir ao conselho regional de corretores de imóveis para pagar a taxa e tirar o Creci definitivo.

Para mais informações sobre o assunto aconselhamos a leitura: O que Precisa Para Ser Corretor de Imóveis: 4 Passos Principais

Quanto Custa Para Tirar o CRECI

Como citamos anteriormente, assim que você se formar em um curso reconhecido pelo Creci e cumprir suas horas de estágio você passa a ter então, o direito de solicitar o registro definitivo.

Para fazer isso é bem fácil. Nos sites dos conselhos regionais você deve encontrar um formulário para preencher com o requerimento do seu pedido, bem como anexar todos os comprovantes e documentos solicitados pelo órgão.

Após isso, também será necessário realizar o pagamento de uma taxa, que pode variar de Estado para Estado. Portanto, para exemplificar vamos utilizar os valores do Creci/SP, ok?

No Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo o valor da taxa a ser paga é de R$ 591,00. Além dessa taxa o profissional assim que obtiver o registro definitivo também precisar arcar com a anuidade. Que novamente vão variar de Estado para Estado. Mas, em São Paulo o valor é de R$ 652,00* que pode ser parcelado em até 5 vezes.

Por fim, após avaliado o requerimento enviado juntamente com a documentação apresentada. O profissional deve se dirigir a sede da sua região munido de documentos pessoais e comprovantes de formação profissional para a execução solene.

Nesse momento portanto, o profissional recebe seu registro definitivo.

Todo esse trâmite dura em média 90 dias. Se não houver a necessidade de apresentar algum documento complementar.

Como Saber se uma Pessoa Tem CRECI

Infelizmente muitas pessoas ainda intermedeiam a compra e venda de imóveis sem estar devidamente regulamentada no Creci da sua região.

Então, antes de fazer uma parceria com algum corretor de imóveis ou filiar-se a uma imobiliária vale verificar se ambos estão ativos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Para fazer isso é fácil:

Vamos utilizar como base o site do Creci de São Paulo.

1) Acesse o site: crecisp.gov.br

2) Na aba ‘cidadão’ selecione a opção ‘Busca por Corretores’

Pesquisa de corretores no Creci
Pesquisa de corretores

3) Preencha as informações que você sabe (nome completo por exemplo) e faça a busca.

busca por corretores do creci

O Que Encontrar no Portal do CRECI

Muitos corretores de imóveis não sabem mas existe muita coisa legal dentro do portal do Creci.

Por exemplo:

Você sabia que por ser corretor de imóveis filiado ao Creci você tem descontos e convênios com várias empresas e de diversas áreas?

Veja só, um corretor de imóveis pode comprar um automóvel, tirar férias em clube de campo, fazer exames em clinicas hospitalares e até comprar sapatos. Tudo isso com descontos concedidos entre parcerias com essas empresas e o Creci.

No Creci de São Paulo por exemplo dá uma olhada em quanta coisa você pode encontrar:

convênios para veículos no Creci
Convênios na área da saúde no Creci

Além dos convênios você encontra também no site do Creci você pode fazer sua inscrição em cursos e palestras, muitas vezes gratuitas para assim, fomentar seu conhecimento sobre diversas áreas de atuação como corretor de imóveis.

E por fim, você encontra o PROECCI (Programa de Educação Continuada para Corretores de Imóveis).

Através desse programa você pode aperfeiçoar seu trabalho. São 6 disciplinas que compõe o programa: Legislação da profissão, financiamento, documentação imobiliária, estruturação e apresentação de proposta, relações humanas no mercado imobiliário e avaliações.

Ao fim desse programa o corretor de imóveis recebe um certificado final do PROECCI onde o mesmo indica que o corretor está entre outras coisas apto a elaborar o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica).

Para saber mais sobre o programa acesse depois: crecisp.gov.br/corretor/proecci

O Que é o Delegado do Creci

Os delegados do Creci são antes de mais nada corretores de imóveis, indicados à exercer essa função regionalmente.

Qualquer membro da diretoria e do Conselho fiscal podem indicar nomes para serem escolhidos como delegado do Creci.

Por meio de uma votação então, será eleito um deles. Em caso de empate, quem define quem será o delegado do Creci regional será o presidente do Creci.

Para ser um indicado a delegado do Creci, o corretor de imóveis precisa estar em dia com suas obrigações tributárias junto ao órgão, bem como exercer sua atividade (na região que deseja concorrer) há mais de 1 ano.

Qual a Função do Delegado

São descritas 13 atribuições ao delegado do Creci, entre elas listamos:

1) Divulgar e Cumprir as deliberações e determinações do Creci e toda legislação pertinente;

2) Auxiliar a realização de eventos com a finalidade de divulgar assuntos de natureza ética profissional;

3) Auxiliar a fiscalização do exercício da profissão de corretor de imóveis;

4) Auxiliar a realização de sessões solenes para entrega das carteiras profissionais de corretores de imóveis em sua região;

5) Sugerir temas para reuniões, cursos e palestras educativas que possam contribuir para a integração e desenvolvimento profissional dos corretores de imóveis da região;

Por fim, se você precisar de mais informações sugerimos que acesse o site do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. Lá você pode encontrar o o site e endereço do órgão no seu Estado.

*Valor sujeito a alterações sem prévio aviso
**Valor sujeito a alterações sem prévio aviso

Agora conte para nós o que você acha da atuação do Creci na sua região. Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

2 Comentários

  1. Domingos Batista Pereira

    MT Bom sou novo na profissão,sou de Minas Gerais creci 43303 , agora quais os convênios q temos em Minas MT obrigado pela informação , vcs são bem organizado .

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder