🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Autoridade máxima na região quando o assunto é corretagem de imóveis.

Fizemos um “resumão” de diversos pontos interessantes sobre o Creci. Desde a sua criação, função, valores e etc.

Mesmo que você já seja um corretor de imóveis vale a pena a leitura. De repente, aqui, você acaba descobrindo algo novo que pode te ajudar na sua carreira.

Então, vamos lá.😉

O que é o CRECI

Primeiramente Creci é uma sigla que significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Portanto, o Creci é o órgão que regulamenta a profissão de corretor de imóveis. Á partir da Lei Federal n° 6.530/78 cabe ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) conceder documento válido para a prática da corretagem de imóveis.

Então, somente através do Creci de cada região um profissional é reconhecido como corretor de imóveis. E portanto, para isso, o órgão expedi uma carteira de identificação e número de registro.

O Creci foi fundado juntamente com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFEFI) em 1962 e tem total autonomia para se autogerir.

Qual a Função do CRECI

O Creci tem como função principal regulamentar a profissão de corretor de imóveis. Bem como fiscalizar e garantir que todos os direitos e obrigações dos profissionais estejam sendo cumpridos. Sempre com base em seu código de ética.

Leitura Obrigatória: Código de Ética dos Corretores de Imóveis

Como Tirar o CRECI

Para que um profissional possa obter o registro no Creci ele precisa antes passar por algumas etapas.

Tais como:

  • Realizar um curso técnico em transações imobiliárias ou um curso superior em Ciências Imobiliárias
  • Solicitar junto ao conselho uma ‘carteira provisória de estágio’ e cumprir as horas determinadas de estágio na profissão.
  • Com o diploma em mãos e as horas de estágio cumpridas se dirigir ao conselho regional de corretores de imóveis para pagar a taxa e tirar o Creci definitivo.

Para mais informações sobre o assunto aconselhamos a leitura: O que Precisa Para Ser Corretor de Imóveis: 4 Passos Principais

Quanto Custa Para Tirar o CRECI

Como citamos anteriormente, assim que você se formar em um curso reconhecido pelo Creci e cumprir suas horas de estágio você passa a ter então, o direito de solicitar o registro definitivo.

Para fazer isso é bem fácil. Nos sites dos conselhos regionais você deve encontrar um formulário para preencher com o requerimento do seu pedido, bem como anexar todos os comprovantes e documentos solicitados pelo órgão.

Após isso, também será necessário realizar o pagamento de uma taxa, que pode variar de Estado para Estado. Portanto, para exemplificar vamos utilizar os valores do Creci/SP, ok?

No Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo o valor da taxa a ser paga é de R$ 591,00. Além dessa taxa o profissional assim que obtiver o registro definitivo também precisar arcar com a anuidade. Que novamente vão variar de Estado para Estado. Mas, em São Paulo o valor é de R$ 652,00* que pode ser parcelado em até 5 vezes.

Por fim, após avaliado o requerimento enviado juntamente com a documentação apresentada. O profissional deve se dirigir a sede da sua região munido de documentos pessoais e comprovantes de formação profissional para a execução solene.

Nesse momento portanto, o profissional recebe seu registro definitivo.

Todo esse trâmite dura em média 90 dias. Se não houver a necessidade de apresentar algum documento complementar.

Como Saber se uma Pessoa Tem CRECI

Infelizmente muitas pessoas ainda intermedeiam a compra e venda de imóveis sem estar devidamente regulamentada no Creci da sua região.

Então, antes de fazer uma parceria com algum corretor de imóveis ou filiar-se a uma imobiliária vale verificar se ambos estão ativos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Para fazer isso é fácil:

Vamos utilizar como base o site do Creci de São Paulo.

1) Acesse o site: crecisp.gov.br

2) Na aba ‘cidadão’ selecione a opção ‘Busca por Corretores’

Pesquisa de corretores no Creci
Pesquisa de corretores

3) Preencha as informações que você sabe (nome completo por exemplo) e faça a busca.

busca por corretores do creci

O Que Encontrar no Portal do CRECI

Muitos corretores de imóveis não sabem mas existe muita coisa legal dentro do portal do Creci.

Por exemplo:

Você sabia que por ser corretor de imóveis filiado ao Creci você tem descontos e convênios com várias empresas e de diversas áreas?

Veja só, um corretor de imóveis pode comprar um automóvel, tirar férias em clube de campo, fazer exames em clinicas hospitalares e até comprar sapatos. Tudo isso com descontos concedidos entre parcerias com essas empresas e o Creci.

No Creci de São Paulo por exemplo dá uma olhada em quanta coisa você pode encontrar:

convênios para veículos no Creci
Convênios na área da saúde no Creci

Além dos convênios você encontra também no site do Creci você pode fazer sua inscrição em cursos e palestras, muitas vezes gratuitas para assim, fomentar seu conhecimento sobre diversas áreas de atuação como corretor de imóveis.

E por fim, você encontra o PROECCI (Programa de Educação Continuada para Corretores de Imóveis).

Através desse programa você pode aperfeiçoar seu trabalho. São 6 disciplinas que compõe o programa: Legislação da profissão, financiamento, documentação imobiliária, estruturação e apresentação de proposta, relações humanas no mercado imobiliário e avaliações.

Ao fim desse programa o corretor de imóveis recebe um certificado final do PROECCI onde o mesmo indica que o corretor está entre outras coisas apto a elaborar o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica).

Para saber mais sobre o programa acesse depois: crecisp.gov.br/corretor/proecci

O Que é o Delegado do Creci

Os delegados do Creci são antes de mais nada corretores de imóveis, indicados à exercer essa função regionalmente.

Qualquer membro da diretoria e do Conselho fiscal podem indicar nomes para serem escolhidos como delegado do Creci.

Por meio de uma votação então, será eleito um deles. Em caso de empate, quem define quem será o delegado do Creci regional será o presidente do Creci.

Para ser um indicado a delegado do Creci, o corretor de imóveis precisa estar em dia com suas obrigações tributárias junto ao órgão, bem como exercer sua atividade (na região que deseja concorrer) há mais de 1 ano.

Qual a Função do Delegado

São descritas 13 atribuições ao delegado do Creci, entre elas listamos:

1) Divulgar e Cumprir as deliberações e determinações do Creci e toda legislação pertinente;

2) Auxiliar a realização de eventos com a finalidade de divulgar assuntos de natureza ética profissional;

3) Auxiliar a fiscalização do exercício da profissão de corretor de imóveis;

4) Auxiliar a realização de sessões solenes para entrega das carteiras profissionais de corretores de imóveis em sua região;

5) Sugerir temas para reuniões, cursos e palestras educativas que possam contribuir para a integração e desenvolvimento profissional dos corretores de imóveis da região;

Por fim, se você precisar de mais informações sugerimos que acesse o site do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. Lá você pode encontrar o o site e endereço do órgão no seu Estado.

*Valor sujeito a alterações sem prévio aviso
**Valor sujeito a alterações sem prévio aviso

Agora conte para nós o que você acha da atuação do Creci na sua região. Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

6 Comentários

  1. Pedro

    Olá bom dia, pode tirar uma dúvida por favor? Estou procurando um corretor e encontrei um que gostei, porém quando pesquiso o numero do creci dele no site aparece nome de outra pessoa, isso é normal? Por qual motivo aparecia se fosse? Obrigado

    • Paola Santoro

      Oi Pedro,

      Normal não é, mas às vezes corretores trabalham em parceria, e pode ser que ele seja um estagiário usando o Creci de um corretor credenciado.

      De toda a forma, vale muito você conversar com ele e entender bem do que se trata.

      Se não se sentir confortável com alguma coisa, não faça negócio.

  2. Domingos Batista Pereira

    MT Bom sou novo na profissão,sou de Minas Gerais creci 43303 , agora quais os convênios q temos em Minas MT obrigado pela informação , vcs são bem organizado .

    • Paola Santoro

      Oi Domingos,

      Dá uma olhada direto no site do Creci ai da sua região.

      Eles devem informar lá todos os convenios.

      Um abraço! 😄

      • André Tiago

        Boa noite Paola,
        Infelizmente não me sinto seguro em relação ao CRECI de minha cidade, pois há alguns anos, na condição de Locador, tive problemas com a administração de uma imobiliária, a partir do trato pessoal de um vistoriador de imóvel, o qual foi muito mal educado, grosseiro e desrespeitoso comigo dentro do nosso imóvel. Ao me dirigir até a unidade para tratar de problemas da rescisão, da locação mal entermediada e reclamar da forma que fui tratado pelo vistoriador, junto com minha mãe idosa, mais uma vez fomos destratados e, por pouco, não fui agredido ao exigir respeito e o devido atendimento após a gestora gritar comigo com toda falta de educação.
        Quando fui consultar o CRECI da imobiliária, e dessa Corretora e DONA OU SOCIA DA IMOBILIARIA, constatei que ela também é a Delegada Regional na região.
        Como denunciar alguém para o próprio denunciante?
        O que sei é que depois disso, passamos a ter muitas dificuldades em fechar novas locações com imobiliarias do município.
        Só conseguimos com iniciantes e aventureiros que, por irresponsabilidade, ganância e certeza de ausência de fiscalização num círculo aparentemente corporativista e omisso diante de práticas, propostas e contratos com vícios, atuam com corretores sem Creci, sem assessoria jurídica, sem critérios e acessos de checagem financeira cadastral… Promovendo concorrência desleal que acaba prejudicando boas imobiliárias e causando prejuízos a clientes, normalmente, a locadores. Além de colaborar com o aumento e prevalência do circulo de oportunistas entre a demanda por locações.

        Falta fiscalização, não só de Creci, mas de capacidade técnica, profissional, fiscal, jurídica e administrativa de muitas fachadas e sites bonitos de “imobiliarias” em Osasco-SP , mas com muito pouco de etica, profissionalismo, responsabilidade e o mínimo de temor à justiça e fiscalização.

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder