🕗 Tempo de leitura: 8 minutos

A captação de um imóvel é um grande desafio no mercado imobiliário. A demanda por encontrar um bom captador de imóveis nunca pára.

Portanto, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre essa função específica de todo corretor de imóveis.

Veja conosco, exatamente:

  • O que é um captador de imóveis
  • O que faz um captador de imóveis
  • Quanto ganha um captador de imóveis.

Vamos lá!

O que é um Captador de Imóveis na Prática

corretora de imóveis com dúvidas sobre o que é ser um captador de imóveis.

O captador de imóveis ou angariador imobiliário é um profissional especializado em atrair clientes proprietários para a imobiliária. Aumentando dessa forma, a carteira de imóveis a ser negociada.

Na organização de uma imobiliária é indispensável o profissional da angariação. Assim como, o corretor que fará a venda do imóvel.

Nesse caso, portanto, um não vive sem o outro. Por esse motivo, não é raro encontrar as mesmas funções em um único profissional.

Muitas vezes o corretor é responsável tanto pela captação do imóvel quanto pela negociação do mesmo.

Dessa forma o que fatalmente acontece é uma sobrecarga de trabalho e baixa eficiência. Uma vez que o mesmo profissional precisa se dividir e se preocupar com aspectos completamente diferentes.

Nesse momento, o mais indicado para quem deseja organizar uma imobiliária é a especialização e divisão de funções.

Por isso, se você acredita que exerce de maneira muito melhor a angariação do imóvel do que propriamente a negociação do mesmo, vale a pena se tornar um captador exclusivo. Organizando seu salário e seu tempo de acordo com a função exercida.

Leitura complementar: Equipe Imobiliária: Como Recrutar e Manter

Perfil do Angariador de Imóveis

Escolhendo o perfil certo do captador de imóveis.

Para se encaixar bem na função de angariador de imóveis é preciso um diferencial entre os demais profissionais da imobiliária.

Como por exemplo ser:

  • Comunicativo
  • Influente
  • Persuasivo
  • Confiante
  • Responsável

A Importância do Captador de Imóveis Com esse Perfil

Em primeiro lugar o angariador de imóveis é a frente, e a primeira voz da imobiliária. Ou seja, o sucesso daquela captação, a confiança do proprietário e a reputação da imobiliária dependem desse primeiro momento.

Portanto, ser um profissional comunicativo e inteligente sobre os aspectos do mercado imobiliário é imprescindível.

Em segundo lugar, sua influência dentro do mercado imobiliário. Quanto maior o network que o captador possuir mais chances de captar exclusividades e conseguir ótimas indicações. Podendo assim aumentar rapidamente sua carteira de imóveis para negociação.

Em terceiro lugar, a persuasão. Nada pior do que descobrir um imóvel excelente que está a venda e não conseguir convencer o proprietário a cede-lo para negociação com a imobiliária.

Então, faz parte da função do captador de imóveis persuadir esse cliente proprietário e ganhar a confiança dele para angariar o imóvel.

Em quarto lugar, a confiança! Esse aspecto pode ser direcionado em dois caminhos.

  • Primeiro o captador tem que se sentir confortável e confiante com a sua função para que assim, possa exerce-la com êxito e sem medo.
  • Posteriormente, é necessário que o profissional que vai fazer a angariação do imóvel conquiste a confiança do proprietário, uma vez que ele precisa entrar no imóvel, fotografar e depois confirmar que a imobiliária em que atua, tem os melhores profissionais para concretizar a venda do imóvel em questão.

Por fim, responsabilidade. Uma vez que estamos falando de um profissional que preferencialmente não vai ficar dentro da imobiliária.

Suas atribuições nesse caso, são externas e como todo corretor de imóveis ele faz sua própria jornada de trabalho. Entretanto, sem responsabilidade isso não irá acontecer.

É importante que o captador de imóveis faça uma jornada de trabalho semelhantemente com a do corretor interno. E que estipule metas a serem cumpridas.

Lembrando que depende apenas das suas boas angariações para obter sucesso.

O que Faz um Captador de Imóveis

corretor de imóveis descobrindo o que faz um captador.

Vamos abordar um pouco sobre as principais atribuições de um captador de imóveis. E também, as especialidades que se devem levar em conta, para você se tornar um.

Primeiramente, o captador deve procurar imóveis para alimentar uma demanda específica da imobiliária ou apenas ampliar a carteira de imóveis da empresa.

Quanto maior a variedade, qualidade e quantidade dos imóveis captados, mais chances de aumentar o faturamento da imobiliária em que trabalha e por consequência seus ganhos em particular.

Também, é de responsabilidade do captador imobiliário cuidar de toda a documentação, pertinente a angariação e posteriormente a negociação do imóvel.

Falando em documentação, é importante que o captador tenha em mãos um contrato de autorização de venda. Ou seja, um documento de prestação de serviços para ser assinado pelo proprietário.

O contrato de autorização de venda pode conter delimitação de prazos para que a imobiliária negocie o imóvel. Sem ressalvas. Ou ser definido como exclusivo.

Especialidades que Fazem a Diferença

Para que o processo de angariação de imóveis aconteça com mais tranquilidade indicamos algumas especialidades importante. Veja elas:

  1. Saber Avaliar Imóveis
  2. Saber Vender
  3. Ter Network
  4. Conhecer a Região que vai Atuar
  5. Ter a Estratégia Comercial Alinhada com a Imobiliária
  6. Usar Técnicas Avançadas para Fotografar Imóveis

1. Saber Avaliar Imóveis

Para o captador esse é um aprendizado que notoriamente fará a diferença no desempenho das suas atribuições.

Uma vez que, o profissional que souber fazer uso da avaliação imobiliária está capacitado para avaliar tanto a localização do imóvel quanto seus aspectos estruturais.

Dessa maneira, passa a ser possível negociar com precisão valores, ajustes, reformas e sobretudo exclusividade.

Além disso, ter afinidade com a avaliação de imóveis gera mais confiança e credibilidade perante ao proprietário do imóvel em questão.

2. Saber Vender

Na prática, essa especialidade auxilia o captador à:

  • Reduzir ou aumentar o valor pedido do imóvel
  • Conseguir a autorização de venda do imóvel
  • Conseguir a exclusividade de negociação do imóvel
  • Conquistar e ganhar a confiança do cliente proprietário

Mesmo que o captador imobiliário atue somente nessa área. Ter um ‘tino’ apurado para vendas fará a diferença no momento que precisar por exemplo: Persuadir o proprietário a assinar um termo de exclusividade.

É importante também se aprimorar no uso de de técnicas de vendas, metodologias e gatilhos mentais.

Certamente, serão utilizadas com frequência durante o processo de captar um imóvel.

Leitura complementar: 6 Técnicas de Vendas de Imóveis Infalíveis

3. Ter Network

Nada melhor nesse caso do que fazer parcerias e aumentar sua rede de contatos.

Quando um captador recebe uma indicação ou ‘dica’ de um imóvel disponível consegue transpassar barreiras importantes e agilizar o processo de captação do imóvel.

Para exemplificar:

O captador precisa atrair a confiança do proprietário para adentrar o imóvel, fazer a captação e conseguir a autorização para negociá-lo. No entanto, esse processo pode ser ‘pulado’ quando o proprietário apareceu com o imóvel disponível à partir de uma indicação que foi feita. Ou seja, ele já tem a confiança no trabalho daquele profissional.

Um problema que muitos corretores/captadores apontam é a interferência dos zeladores e porteiros para encontrar as captações disponíveis.

Nesse caso, se você já recebeu uma ‘dica’ sobre a disponibilidade do imóvel, fica mais fácil passar por eles.

Partindo do mesmo princípio, é igualmente importante para o captador receber essas indicações e transformar aquela captação em um contrato de exclusividade para a imobiliária.

4. Conhecer a Região que vai Atuar

Outro fator importante é entender como a cidade está estruturada. Ou, quais são as formas de crescimento pré estabelecidas.

Quando o captador atua em uma região específica pode se focar no crescimento daquela região, ou seja, compreender o que há próximo que pode gerar interesse de possíveis moradores.

5. Ter a Estratégia Comercial Alinhada com a Imobiliária

Alinhar uma estratégia junto com a imobiliária é importante para suas captações terem chances maiores de virarem uma negociação ou uma venda.

Por consequência, quando essas chances aumentam, aumenta igualmente a sua oportunidade de ganhar mais dinheiro.

Para entender como funciona é simples:

Quando o foco da imobiliária é fazer a venda de imóveis em um bairro ou região específica, é ali que o captador deve se focar.

E essa é uma tarefa importante, uma vez que não basta captar ‘qualquer’ imóvel, é necessário seguir a estratégia comercial da imobiliária ou melhor ainda, elaborar essa estratégia juntamente com os donos.

Para isso, foque em questões como:

  • Qual o perfil de imóvel que tem maior procura nos último meses
  • Onde os clientes que chegam até a imobiliária preferem morar

6. Usar Técnicas Avançadas para Fotografar Imóveis

Quando o captador chega à um imóvel, faz parte de suas responsabilidades fazer as fotos. Nesse caso entretanto é preciso ter atenção redobrada.

Lembre-se que sua intenção nesse momento é angariar esse imóvel, para que seja feita a venda (ou locação) dele e você recebe sua parcela da comissão. Para isso, as fotos devem estar excelentes, capturando o melhor que o imóvel pode oferecer.

Para entender melhor sobre o assunto, confira o artigo completo: Como fotografar imóveis.

Levando esses fatores em conta você se torna um profissional diferenciado no mercado e suas chances de sucesso são enormes.

Captador de Imóveis Precisa ter CRECI?

Já deixamos implícito anteriormente que o captador de imóveis é um corretor imobiliário, focado na atração de novas oportunidades para a imobiliária.

Por sua vez, fica evidente a necessidade de ter o registro devidamente regulamento no Creci da região em que atua.

Qualquer pessoa que traga imóveis para a imobiliária e que não tenha Creci é apenas um indicador. Ou seja, será preciso um profissional habilitado para ir até o imóvel, preencher as informações pertinentes à angariação, fazer a fotografia do imóvel e aí sim, disponibilizá-lo para venda ou locação dentro da carteira da imobiliária.

As Vantagens de Trabalhar Exclusivamente como Captador de Imóveis

as vantagens de ser um captador de imóveis. Alvo com 3 dardos centrados no meio.

Encontramos no mercado imobiliário profissionais que preferem atuar apenas com a captação de imóveis e também corretores que por sua vez, executam todas as etapas dentro do processo de vendas.

Mas, qual as vantagens de se especializar em apenas uma função?

Em primeiro lugar destacamos o foco que o profissional tem e o tempo disponível para exercer seu trabalho.

Quando um corretor de imóveis opta por trabalhar exclusivamente com captação de imóveis ele deixa de ter algumas obrigações, tais como:

  • Ficar no escritório
  • Atender clientes compradores
  • Agendar visitas ao imóvel
  • Responder e-mails

Embora, suas responsabilidades nesse momento sejam diferentes, continuam de extrema necessidade e importância.

Isso porque, seu dever agora está em trazer a maior quantidade de imóveis para ser comercializado na imobiliária com o máximo de qualidade.

E para isso ele deve:

  • Passar seu tempo de trabalho na rua, atrás de novas oportunidades
  • Cuidar de toda a documentação pertinente a negociação daquele imóvel
  • Conquistar o cliente proprietário para conseguir uma exclusividade

Quanto Ganha um Captador de Imóveis

A comissão do captador de imóveis pode variar de acordo com a região em que ele atua por determinação do CRECI ou até mesmo com o acordo que é feito dentro da imobiliária em que trabalha.

No caso do Creci de São Paulo, não há nenhum parecer discriminando o valor de honorários para o captador de imóveis. Mas, no portal do Creci do Rio de Janeiro por exemplo, há estipulado um percentual mínimo.

O mais comum, são comissões de aproximadamente 10% do valor total da comissão recebida.

Por exemplo:

Venda de um imóvel de R$ 250 mil. A comissão para a imobiliária será de 6%, que totalizam R$ 15 mil. Para o captador de imóveis, é pago o montante de R$ 1.500.

Nesse cenário contudo é possível que você pense que não vale a pena atuar apenas com a captação, uma vez que o valor recebido é inferior ao que receberia com a venda, correto?

E você está errado!

Vale a Pena Ser Captador de Imóveis

Vamos ilustrar um cenário:

Na imobiliária em que você trabalha existem 3 corretores da equipe de vendas e apenas 1 captador. Logo, toda a carteira de imóveis que está disponível para a venda vem de uma única pessoa. VOCÊ!

Seguindo essa linha de raciocínio, toda vez que um imóvel for vendido, independente do corretor que faça a venda, o captador será comissionado. Certo?

E sob esse ponto de vista, é correto afirmar que os 3 corretores da imobiliária trabalham por si e também para o captador. Concorda?

Dessa forma, o salário do angariador imobiliário pode facilmente superar qualquer outro salário dentro da imobiliária. E o melhor, seus ganhos são escaláveis.

Então, acreditamos que o melhor para o desenvolvimento profissional e financeiro seja a especialização.

Trabalhar em uma equipe onde cada profissional doa o que faz de melhor, para um bem comum. E dessa forma, todos têm a oportunidade de ganhar dinheiro.

E para você vale a pena manter o foco só na captação? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

37 Comentários

  1. Pedro

    Se eu captar imóveis trabalhando para uma imobiliária, e depois me desligar dela, eu ainda tenho direito da comissão sobre estes imóveis quando eles forem vendidos?

  2. Willian das chagas Nogueira

    Estou começando a captar imóveis para venda e locação e estou tendo bons resultados como de seguir em frente no que estou fazendo?

    • Paola Santoro

      Oi Willian,

      Parabéns pelos resultados !!

      O próximo passo lógico é divulgar esses imóveis. Um excelente caminho para fazer isso é através de um site imobiliário só seu.

      Assim você é capaz de direcionar potenciais compradores para conhecer cada vez mais os seus produtos.

      Se tiver pelo menos uns 10 imóveis na sua mão já, me procura através do e-mail que te mandei que eu te ajudo com a criação do site.

      Sucesso !!!

  3. Jurandir Francisco

    Olá…tenho interesse em ser um captador de imóveis…Vc pode indicar um local, se possível…
    Fico no aguardo de um retorno..
    Att,
    Jurandir Francisco..

  4. ALVARO J SBRISSA

    Paola, parabéns pela abrangência do seu texto. Preciso lhe perguntar um fato esquecido pela literatura. Sabemos que, por lei, mesmo que o corretor não esteja mais trabalhando com a imobiliária, por qualquer causa, mas deixou uma negociação em andamento, terá o mesmo direito a comissão quanto o negócio for concluso. Você foi abrangente no tenha da comissão pela captação de um imóvel vendido, 10% da comissão gerada. Gostaria de sua opinião, caso haja uma futura venda de imovel cadastrado por esse corretor que não participou na negociação, teria direito a parte da comissão por ter cadastrado o imóvel? E quantos aos proprietários, fotos e dados cadastrados no site da imobiliária pelo corretor desligado, lhe daria direito a parte da comissão por uma futura venda?

    • Paola Santoro

      Oi Alvaro,

      Esse é de fato um assunto bem delicado. Pode depender de muita coisa.

      Primeiro, o combinado não sai caro.

      A minha primeira sugestão é acordar tudo com a imobiliária antes. Assim, com os termos definidos não há por onde errar.

      Mas, na teoria, o imóvel é do captador. Porém, se foi a imobiliária que subsidiou aquela captação, ela tem direito sobre ela concorda?

      Então, os termos da captação podem ser determinantes para responder sua pergunta.

  5. Francislaine Vieira Alves

    Boa noite , quando um captador sai em busca de terreno a pedido de uma construtora, quem paga a comissão pra esse captador? O vendedor que foi procurado pelo captador ou o comprador que procurou o captador atrás de uma determinada área?

    • Paola Santoro

      Oi Francislaine,

      A comissão normalmente é paga pelo vendedor do imóvel.

      No caso específico que você colocou, talvez seja acertado 50% de cada lado para a sua comissão.

      Mas é negociável isso Francislaine. Às vezes, a barganha da construtora está em pagar a sua comissão e isentar o vendedor desse valor.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço! 😁👍

  6. Adriana

    Vou anunciar meu apartamento para a venda no Loft e Quinto Andar. Sendo proprietária e fazendo o anúncio eu mesma, a venda pode ter um desconto de 10% da comissão se o comprador negociar?
    Muitas imobiliárias fazem a captação e pedem as minhas fotos. O dono reforma o imóvel, tira as fotos, anuncia nos principais portais, e alguns corretores colocam marca d’água própria sem ter tido trabalho algum, a comissão de captação é paga mesmo assim?

    • Paola Santoro

      Oi Adriana,

      Vamos lá,

      Quem determina a comissão de um captador especializado é a imobiliária, uma vez que ele certamente via prestar serviço à uma.

      Entre as atribuições de um captador está incluso tudo isso que você falou. Até porque, ninguém melhor que o corretor de imóveis para entender quais os melhores ângulos para as fotos,
      a iluminação perfeita, o enquadramento correto, a quantidade adequada e etc.

      Pelo menos, é assim que deveria ser.

      Se você anuncia sozinha seu imóvel e também o compartilha com a imobiliária, pode exigir que o trabalho de captação seja feito. Contudo, a imobiliária vai te cobrar a comissão de 6% que é referente à intermediação. E não necessariamente somente pela captação.

      Entendeu?

  7. Antônio Carlos S Sobrinho

    Paola Santoro
    Agradeço imensamente a sua descrição a respeito do que significa ser um captador qualificado, uma vez que muitas empresas não valorizam o profissional e acham que um estagiário pode fazer. Não sabendo a grande oportunidade que estão perdendo em não colocar um profissional Corretor qualificado com as características descritas, que até sendo remunerado pelas vendas das captações, não precisa ser um CLT, pq ele vai ganhar muito mais como profissional.

    • Paola Santoro

      Oi Antônio,

      Você está coberto de razão. É essa visão que vai diferenciar entre as empresas melhores sucedidas ou não.

      Agradeço pelo seu feedback e continue nos acompanhando.

      Vale lembra também que uma ferramenta poderosa na mão de um captador experiência é o aplicativo para inclusão dos imóveis através do celular. Em tempo real.

      Se você ainda não tem um desses, dá uma olhada aqui no nosso site porque é uma das especialidades da Praedium.

      Um abraço e muito sucesso!

  8. Olga

    Primeiro lugar Parabéns sua matéria site muito bom. Por favor qual a porcentagem de capitação de imóveis para uma construtora, investidores,e quais os cuidados que temos p que não sejamos “traidos”

    • Paola Santoro

      Oi Olga,

      Muito obrigada! 🥰

      Vai depender muito Olga, não sei te responder com exatidão. Não há um número certo.

      O que eu posso dizer com certeza é que imobiliárias pagam um comissão mais atrativas.

      Agora, uma construtora, não precisa de captadores de imóveis. Afinal, ela quer vender o produto que ela construiu. 😉

  9. Aparecida Silva

    Gostei imensamente do conteúdo da matéria pois, tenho um escritório imobiliário e pretendo contratar um captador que ame o que faz.

    • Paola Santoro

      Oi Aparecida,

      Que ótimo que você gostou. Fico muito feliz em saber disso.

      Lembre-se de olhar para dentro em primeiro lugar. Esse captador excepcional já pode estar trabalhando com você.

      Procure por corretores que estejam captando imóveis dentro dos padrões corretos para a imobiliária, que tenham bom relacionamento com os proprietários, que captem imóveis com o perfil adequado de acordo com a procura,

      E assim por diante.

      Seu CRM deve te ajudar a fazer essa pesquisa mais apurada. Se não, pode me procurar que as soluções da Praedium vão te ajudar também.

      Boa sorte por ai, um abraço e sucesso!

  10. Marco Antonio Leite

    Paola, boa noite

    Com esta matéria começo a me situar melhor naquilo que pretendo fazer na minha carreira como corretor. Neste momento tenho certeza que sou melhor como captador do que vendedor.

    • Paola Santoro

      Oi Marco,

      Fico muito feliz em ler isso. É ótimo saber que estou ajudando.

      E parabéns por ter encontrado realmente a sua vocação. É isso ai, nem todo mundo precisa ser bom em vendas. Tem um monte de corretor por ai que não gosta de captar imóveis e é ai que você entra.

      Boa sorte e sucesso!

  11. Nelson Fermino

    sou proprietário do site http://www.jornalimobiliario.com.br estou cursando o creci pretendo ser um angariador imobiliário e fechar parceria com imobiliárias uma por cidade assim trabalho na captação dos imoveis fazendo o trabalho todo e deixando a venda pela a imobiliária parceira. Acredito que dará tudo certo. Obrigado por essa matéria foi extremamente útil.

  12. Carlos

    Ola! Paola venho aqui agradecer esse belo trabalho, pois me trouxe relmente grande informação meu no é Carlos sou de Americana SP

  13. Maria

    Excelente matéria Paola, estou pesquisando tudo sobre captação, com CRECI recém tirado, e esta foi a matéria com melhor abordagem, grata

  14. Rocha

    Paola, tenho uma dúvida!
    Suponhamos que uma imobiliária oferte uma vaga para trabalhar com captação de imóveis e seja oferecido um salário fixo e outros benefícios …
    Nesse caso ainda será discutido o valor da comissão de uma futura venda do imóvel ou a imobiliária não se ver no direito de pagar essa comissão ?

    • Paola Santoro

      Oi Rocha,

      Olha, para te ser sincera esses acordo são bem particulares de cada imobiliária e corretor.

      Vale a pena você perguntar melhor antes de topar o emprego. Dependendo do valor do salário que eles se dispõe a pagar, não vale a pena abrir mão da comissão. 😉

  15. Lila

    Gostei da matéria.
    Em Brasília qual a porcentagem da função capitador?
    Ele terá o horário fixo ou o capitador ganha por cada imóvel capitado?
    O acerto da porcentagem deve ser ajustado antes com a imobiliária na qual fui convidada a ser a capitadora de imóveis?
    Grata

    • Paola Santoro

      Oi Lila,

      Que bom que gostou do nosso conteúdo.

      O percentual de comissão do captador depende muito do acordo feito com a imobiliária.

      Ou como falei no artigo, se o Creci da região fizer algum parecer sobre o assunto.

      O mais comum, são comissões de 10% na venda do imóvel.

      Quanto ao horário, também faz parte do acordo. Você pode ter uma meta semanal de novas captações ou ter que cumprir um horário pré definido.

      E por fim, sim! Antes de iniciar suas atividades, converse bem com a imobiliária que te convidou, acerte todos os detalhes e esclareça todas as suas dúvidas. O que é combinado não sai caro.

      Boa sorte e ótimas captações!!!

  16. Lidiane garcia

    Adorei a matéria.
    Gostaria de saber a porcentagem que o captador recebe na venda de um imóvel.
    Obrigada

    • Paola Santoro

      Oi Lidiane,

      Obrigada pelo feedback positivo!!!

      Quanto a comissão, depende muito do acordo que você fez com a imobiliária.

      Algumas chegam a pagar 1%. Mas, isso é acertado antes.

      • joábner

        E quando o angariador trabalha com terrenos para construtoras, qual o percentual praticado ???

        • Paola Santoro

          Olá Joábner,

          Sua pergunta é interessante!

          Isso depende muito, primeiro vai depender de qual construtora que você vai trabalhar e em segundo, se vai acordar o pagamento

          da comissão vinda do proprietário do terreno ou da própria construtora.

          Algumas construtoras em São Paulo, pagam a comissão cheia de 6% e outras, de apenas 4 ou 5%. Tudo vai depender do acordo que você faz.

          Então, primeiro faça a captação do terreno, e depois, encontre a construtora interessada que vai te oferecer o melhor percentual de comissão.

          Boa sorte! 😉

          • LOURIVALDO DA CRUZ

            Ola, boa noite.. estou com uma duvida, trabalhava em uma IMOBILIARIA e tinha umas 120 angariações.. dai resolvi sair.. sobre estas angariações eu ainda por algum tempo teria direito a comissão.. grato..

          • Paola Santoro

            Oi Lourivaldo,

            O que você poderia ter feito era ter levado os dados das suas captações para usar em sua carreira solo.

            Mas, as comissões acredito que a imobiliária não vai lhe pagar.

      • Aparecida Silva

        Boa noite!

        No caso de locação, quanto seria a comissão do captador por imóvel?

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder