No momento em que o corretor de imóveis busca dicas para captar clientes. Fica claro que ele não está satisfeito com as condições atuais e quer fazer algo para melhorar.
Para que seja possível entrar de vez em um circulo virtuoso de bons resultados, vamos listar 4 dicas excelentes nesse artigo.
Onde então, todo corretor de imóveis será capaz de manter constante sua captura de leads imobiliários.
Porque o corretor precisa captar clientes?
O corretor de imóveis, precisa captar clientes para manter um crescimento constante do seu negócio. Isso, então, se torna fundamental para o sucesso na corretagem de imóveis.
Por meio de uma estratégia bem elaborada e ações simples, é possível passar a frente dos concorrentes e ficar independente de fatores que muitas vezes são fora do seu controle.
Uma vez que entendemos o que significa captar clientes, as ações para conquistar esse objetivo ficam mais claras:
A captação de clientes é uma busca ativa por pessoas que estejam dispostas a comprar de você.
Leitura complementar: Nutrição de Leads Imobiliários: O que é
A seguir listamos estratégias completas que devem ser realizadas continuamente.
Dica 1. Criar páginas para captar os clientes
Para que o corretor de imóveis possa começar a captar clientes nossa primeira dica é criar páginas de captura, ou se preferir landing pages.
Que são justamente páginas de um site com o único intuito de converter visitantes ou interessados em leads.
Essas páginas normalmente tem poucos elementos e sempre trazem uma recompensa para o visitante que a preencher.
Por exemplo:
“No site imobiliário ou em suas redes sociais você disponibiliza consultoria em vídeo sobre como fazer um financiamento bancário com mais facilidade. Porém, para o visitante ter acesso a esse vídeo ele precisa preencher alguns dados na sua página de captura de leads”
O que se pode solicitar na página de captura?
- Nome
- Tipo do imóvel que procura financiar (casa, apartamento, e etc)
- Renda familiar aproximada
Perceba que da mesma forma que o visitante será recompensado, você também conseguiu informações valiosas para um contato futuro?
Logo depois que essa página for preenchida pelo visitante, as informações ali contidas podem ser enviadas para o seu e-mail ou para um funil de marketing, no caso de trabalhar com uma plataforma externa.
Para criar a sua página de captura, selecionamos algumas empresas líderes no mercado:
- RD Station – Plataforma com teste grátis
- Unbounce – Plataforma americana paga em dólar
- Klick Pages – Plataforma disponível à partir de R$67/mês
- Lead Lovers – Plataforma com teste grátis e plano anual
Dica 2. Usar as redes sociais de forma inteligente para captar clientes
Antes de tudo, utilizar as redes sociais para atrair o maior número de visitantes e converte-los em leads interessados é muito inteligente.
Certamente é sabido que as mídias sociais são uma forma genuína de criar empatia com o público, porém se utilizadas de forma errada podem fazer o trabalho oposto.
Uma vez que é disponibilizado um pouco de investimento para esse canal algumas ações podem trazer resultados surpreendentes.
Veja os exemplos:
“Impulsionar uma publicação onde você disponibiliza um simulador de financiamento”
“Impulsionar uma publicação sobre o bairro em maior ascensão na sua cidade”
“Criar um QUIZ com questões como:
Seu perfil de consumidor é para comprar ou alugar um imóvel?
Que tipo de imóvel combina mais com você?
Qual o bairro da cidade X tem mais a sua cara”
Vale ressaltar nesse momento:
Qualquer uma dessas ações nas redes sociais devem ser feitas juntamente com as páginas de captura. A rede social atrai o visitante, mas é a página de captura que o faz converter e virar um lead.
Com o propósito de captar leads “quentes” para sua negociação, é importante lembrar que todas as redes sociais permitem segmentar as campanhas. Ou seja, escolha um raio de localização para atingir (não muito amplo) – nesse caso menos é mais, e também é imprescindível que defina as características ligadas a persona.
Assim, cria-se uma estratégia descontraída, não invasiva e eficaz para atrair novos contatos.
Similarmente com o que falamos anteriormente, os leads captados dessa forma devem prosseguir para seu atendimento, de acordo com a jornada de compra de cada um deles.
Dica 3. Ajude o consumidor através de um blog
Surpreendentemente a quantidade de potenciais compradores que ainda não sabem exatamente o que querem ou como fazer algo é enorme.
Levando isso em consideração entre nossas dicas para corretor de imóveis captar clientes não poderia ficar de fora a criação de um blog.
Por isso, quem utiliza de forma assertiva essa estratégia acaba por acionar alguns gatilhos mentais importantíssimos como:
Gerar autoridade de mercado e reconhecimento da marca.
Além, claro, de gerar leads!
Uma vez que o corretor de imóveis resolva adotar essa estratégia é preciso se atentar em alguns pontos interessantes, tais como:
- Escrever sobre o que o consumidor quer saber
- Manter a regularidade
- Utilizar uma linguagem simples e objetiva
Alguns exemplos de bons artigos para começar:
- Como comprar um imóvel com segurança?
- O que é preciso para financiar um imóvel?
- Qual o melhor bairro da cidade para se morar?
- Quais os documentos necessários para quem quer comprar um imóvel?
Com certeza, todo corretor tem total domínio sobre esses assuntos e com esses exemplos certamente vai conseguir pensar em muito outros.
Leitura complementar: Blog Imobiliário: 5 dicas para você sair na frente
Mostre todo o conhecimento na área para o público alvo que deseja atingir e posteriormente, publique os artigos nas redes sociais.
Mais uma vez, ressaltamos: A estratégia de marketing de conteúdo, com a criação de um blog vai atrair visitantes, para o perfil, rede social e até mesmo site imobiliário.
Mas…
Para converter esses visitantes, será preciso mostrar uma oferta, ou em outras palavras, oferecer algo de valor que esse visitante só pode conseguir naquele momento e com aquele corretor de imóveis! Assim, inicia uma conversão de visitantes em leads.
Dica 4. E-mail marketing para recuperar clientes
A princípio o e-mail marketing não é citado quando o assunto é captar clientes, porém, existe uma forma de utilizar essa estratégia para melhorar os negócios.
Por isso, vamos às etapas:
- Em primeiro lugar, use o CRM imobiliário para filtrar todas as negociações que foram perdidas nos últimos 6 meses por exemplo
- Em seguida, filtre dentro dessa lista o perfil do imóvel que estava sendo negociado (venda, locação, casa, apartamento, 2 ou 3 dorm, e etc)
- Logo após, utilize uma plataforma de disparo de e-mails (o Mailchimp trabalha de forma gratuita) e coloque lá a lista segmentada
Escolha agora assuntos que vão induzir esse contato a clicar no e-mail.
Por exemplo:
“Você já comprou o seu imóvel? Separamos algo interessante para você”
“As condições de financiamento bancário ficaram mais flexíveis para imóveis de X dormitórios, confira”
“O bairro X tem os alugueis mais baixos da cidade e temos vários imóveis com seu perfil”
Sem dúvida, entre toda a lista você vai encontrar alguém ainda em momento de compra que ficará satisfeito pela lembrança e retornará as negociações.
Quando o assunto é e-mail marketing, é possível fazer uso dessa ferramenta também para “nutrição de leads”. Então, todos os visitantes que foram convertidos em leads e cederam seu e-mail na página de captura, podem ser “alimentados” com informações através do e-mail marketing.
Por fim, utilizar a lista da melhor forma
Decerto, nada vai adiantar colocar em prática todas as dicas que citamos para o corretor de imóveis captar clientes se não houver uma continuidade assertiva desses contatos.
O que indicamos é que seja utilizado um sistema de gerenciamento eficiente e que de preferência haja um funil de vendas imobiliário, sendo assim, capaz de suportar a demanda de leads que será gerado e auxiliar o corretor na organização e atendimento de todos.
Seguir um bom script de vendas e utilizar técnicas de fechamento eficazes vão proporcionar aumentar os índices de sucesso na conclusão das negociações e alavancar os negócios.
Você utiliza mais alguma estratégia para captar clientes? Conte para nós, é sempre bom ouvir novas perspectivas!
Boa sorte e boas vendas!
Quanta coisa construtiva Paola, agradeço imensamente.
Oi Carina!
Obrigada, que bom que você gostou.
Um abraço.