🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Existe uma suposição comum na área de vendas que diz: Quem fala mais, vende mais. E isso não é necessariamente verdade. Entenda porque.

O perfil do corretor de imóveis que vende mais atualmente não precisa ser o perfil mais extrovertido e “bom de papo”. Mas, na verdade, algumas características são marcantes para determinar o sucesso na profissão de corretor de imóveis.

Para saber tudo a respeito da profissão leia também: Corretor de Imóveis de Alta Performance

Alguns estudos apontam pequenas peculiaridades entre perfis extrovertidos e introvertidos dentro do mercado imobiliário. E, dessa forma, ambos podem ser muito vantajosos para o corretor de imóveis.

Portanto, se sua personalidade é ser mais quieto e introvertido, você pode ter tanto sucesso no mercado imobiliário como qualquer outro perfil de corretor de imóveis.

Vamos em primeiro lugar entender quais são essas peculiaridades e como fazer bom uso dentro do mercado imobiliário, sem precisar mudar sua personalidade.

Leitura complementar: 6 Coisas Sobre os Corretores de Imóveis de Sucesso Que Você Pode Aprender Hoje

Perfil do Corretor de Imóveis e Sua Psicologia

Perfil do corretor de imóveis. Vários ícones com diferentes rostos coloridos para cada perfil.

Normalmente, pessoas com o perfil mais extrovertido são consideradas mais indicadas com o assunto é sobre vendas de imóveis. Mas, dentro do mercado imobiliário, isso pode e deve ser desmitificado.

De fato, quando o assunto é networking, prospecção, marketing auto promocional e reuniões presenciais, esse perfil do corretor de imóveis tende a ter mais facilidade.

Mas, não subestime o corretor de imóveis com perfil introvertido. Pois, sua tranqüilidade e introspecção podem oferecer vantagens distintas e muito vantajosas em uma carreira no mercado imobiliário.

Existe uma correlação quase nula entre extroversão e desempenho em vendas, de acordo com pesquisa publicada no Applied Psychology Journal

Portanto, aqueles que têm mais sucesso nas vendas dentro do mercado imobiliário tendem a ser pessoas híbridas. Ou seja, de personalidades introvertidas e extrovertidas.

Isso porque, os ambivertes (híbridos de personalidade) se envolvem em padrões flexíveis de conversação e escuta. E então, são capazes de expressar assertividade, além de serem reflexivos.

Por isso, é benéfico para os corretores de imóveis aprenderem sobre seu perfil de trabalho. E onde eles se enquadram no espectro de introversão-extroversão para que estejam cientes de suas tendências. 

É provável que muitos corretores de imóveis podem não estar cientes de que seus traços de personalidade são flexíveis

Por isso, pensamos na personalidade do corretor mais como uma âncora. Com liberdade para buscar novas possibilidades sem se afastar demais da sua personalidade natural.

Principais Características de Cada Perfil do Corretor de Imóveis

Veja a tabela abaixo e faça uma correlação entre o seu perfil. Assim, certamente será muito mais fácil identificar seus pontos fortes e os pontos em que pode aprimorar para se tornar um corretor de imóveis com perfil híbrido.

Perfil do Corretor de ImóveisPontos FortesPontos Fracos
IntrovertidoFala menos e ouve mais. Importante estilo de comunicação para atender clientes.Percebido como tímido ou anti social.
IntrovertidoReflexivo. Perfil que permite antecipar dúvidas e objeções Menos confiante para prospectar e ampliar sua rede de contatos.
ExtrovertidosSe envolve com facilidade em diferentes conversas.Muitas vezes percebido como rude ou até mesmo egoísta.
ExtrovertidosPerfil que é energizado pela colaboração. Esse perfil pode parecer que o corretor de imóveis é insistente e superconfiante.
ExtrovertidosFortes habilidades de prospecção e networking.Fala muito mais do que escuta.
ExtrovertidosParece otimista, amigável e confiante. Ótimo para reuniões presenciais. Pode ser visto algumas vezes com um excesso de excitação. Que pode ser interpretado como uma tentativa de influenciar todas as decisões.
Perfil do Corretor de Imóveis

3 Dicas para Aprimorar o Perfil do Corretor de Imóveis

corretora de imóveis com perfil calmo meditando no seu trabalho.

Não importa se o seu perfil como corretor de imóveis é introvertido ou extrovertido. Há sempre pontos que podem ser melhorados para te trazer melhores resultados e abrir seu caminho de sucesso no mercado imobiliário.

Portanto, agora, identifique os seus traços de personalidade e aprenda quais conjuntos de habilidades são mais naturais para você e quais você precisará adotar em determinadas situações. 

Perfil Introvertido

  • Que tipos de situações você evita porque sente que precisa ser extrovertido para ter sucesso? 
  • Isso está prejudicando suas vendas de alguma forma? 

Para melhorar por exemplo a habilidade de prospecção ou negociação. Os introvertidos podem ensaiar um script de vendas de imóveis ou as objeções comuns dos clientes. Para assim, ganhar confiança e se preparar para encontros na vida real. 

Leitura obrigatória: 10 Maneiras de Reverter Objeções no Mercado Imobiliário

Mas, se suas tendências introvertidas estão impedindo o crescimento dos seus negócios, considere fazer uma parceria com um corretor de imóveis extrovertido. 

Seu colega de equipe pode participar de alguma rede de negócios, enquanto, você desenvolve campanhas de marketing on-line, por exemplo.

Perfil Extrovertido

  • Você domina conversas? 
  • Está construindo relacionamentos mais profundos com os clientes? 
  • Você está realmente ouvindo ou apenas pensando em como planeja responder seus clientes? 

Os corretores de imóveis com perfil extrovertido, certamente, podem precisar prestar mais atenção a quanto estão falando em uma conversa e se lembrar de fazer poucas perguntas e ouvir mais.

Dica 1: Aposte nos Pontos Fortes do Seu Perfil

Por exemplo, a criação de redes (network) é crucial para construir um bom negócio imobiliário. Mas, você pode realizar outras atividades que se encaixam melhor com seu perfil. 

Os corretores de imóveis mais introvertidos tendem a ser melhores em comunicações por escrito. Por isso, uma ótima tarefa é que se concentrem na criação de conteúdos para blogs ou marketing para mídias sociais.

Leitura complementar: Redes Sociais para Corretores de Imóveis: Os 10 Primeiros Passos

Os corretores extrovertidos, por outro lado, podem ter mais sucesso ao sediar reuniões de proprietários e clientes compradores, ou até mesmo patrocinar eventos da comunidade.

Dica 2: Não Finja ter Outro Perfil como Corretor de Imóveis

É possível que os corretores com perfil mais introvertido sintam a necessidade de se adaptar às expectativas extrovertidas no local de trabalho. Mas, esse “tiro” pode “sair pela culatra” e não funcionar a longo prazo. 

Todos nós podemos adaptar um traço de comportamento por um momento. Mas, fingir ser outra pessoa pode ser muito desgastante. E por que alguém iria querer contratar um profissional imobiliário que não seja autêntico?

Dica 3: Perfis Opostos Formam boas Equipes de Corretores de Imóveis

Os corretores de imóveis com perfil extrovertido podem trazer muitas idéias para a mesa e falar alto enquanto discutem. Enquanto, os introvertidos podem trazer idéias inquisitivas e reflexivas para ajudar a identificar soluções. 

Juntos, eles podem formar equipes poderosas de vendas. 

Quem é proprietário de uma imobiliária deve ter cuidado quando recrutar corretores. Para não ignorar as habilidades de um ou de outro. Por isso, reavaliar os processos de contratação e treinamento são formas para maximizar o investimento em possíveis líderes de vendas.

Leitura complementar: Equipe Imobiliária: Como Recrutar e Manter

E lembre-se:

Sua personalidade importa, mas sua capacidade de se adaptar importa muito mais.

Outras Características do Corretor de Imóveis

Corretor de imóveis com perfil diferente no trabalho.

Para encerrar, vale ressaltar que os traços de personalidades que falamos anteriormente, sobre o perfil do corretor de imóveis de nada vai valer se algumas das características primordiais não forem levadas em consideração.

São elas:

  • Persistência
  • Ética
  • Compromisso
  • Autogestão
  • Empatia
  • Postura profissional
  • Conhecimento do mercado imobiliário
  • Busca por aprendizado constante
  • Adaptável à tecnologia
  • Ter visão de negócio – empreender
  • Construir relações genuínas

Agora, certamente você está pronto para encontrar, melhorar e adaptar seu perfil como corretor de imóveis e alcançar o sucesso que deseja na sua carreira profissional.

Com base nas informações, você consegue identificar qual o seu perfil de corretor de imóveis? Conte para nós!

Boa Sorte e Boas Vendas!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder