A disseminação do novo coronavírus (COVID-19) abalou todo o mundo. Mas, especialmente aqueles que trabalham no mercado imobiliário.
Com a maioria das imobiliárias em todo o país fechadas os corretores de imóveis estão se esforçando para lidar com um novo ambiente de trabalho na quarentena.
Além de descobrir exatamente o que devem fazer consigo mesmos.
Então, se você está sentado agora no sofá, imaginando o que deve fazer hoje. Se levante. Vista-se e vá em frente.
Este não é o momento de se esconder. Na verdade, existem muitas oportunidades escondidas para você fortalecer seus negócios, mesmo enquanto estamos lidando com esta crise.
Leitura complementar: 6 Coisas Sobre os Corretores de Imóveis de Sucesso Que Você Pode Aprender Hoje
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer agora para manter seu trabalho em movimento:
1. Fazer um Plano “Assim que isso Passar“
Sejamos totalmente claros sobre algo: Esta temporada de ansiedade e distanciamento social passará.
Nós vamos descobrir isso, e a vida (e seu negócio imobiliário) vai começar a se movimentar de volta ao normal. Às vezes, é difícil para seus clientes enxergar além dos medos atuais. Portanto, ajude-os a fazer isso com um plano personalizado “assim que isso passar“.
Reserve um tempo para pensar em cada um de seus clientes individualmente e em quais necessidades únicas eles têm.
O que vai ajudá-los a enfrentar esta pandemia? Considere quais ações e estratégias criarão soluções para seus objetivos imobiliários.
Modelo de Plano “Assim que Isso Passar”:
Use o modelo e anote essas idéias para que sejam facilmente compartilháveis com seus clientes posteriormente.
Nome do Cliente: |
Comprador ou Proprietário: |
A Meta do meu Cliente é: |
As 3 coisas mais importantes para o meu cliente neste processo são: |
As 3 coisas que farei para aproximá-lo dos seus objetivos são: |
Enquanto isso, farei essas 3 coisas para garantir que meu cliente seja atendido |
Anotações Gerais: |
Em seguida, entre em contato com seus clientes, um de cada vez, e solicite uma videoconferência com eles.
Em primeiro lugar, certifique-se de ter uma atitude positiva. Sorriso no rosto. E deixar claro, para seu cliente, que tudo isso vai passar e que você estará lá com ele.
Após, apresente seu plano de ação, deixe claro para o seu cliente que é um plano exclusivo e personalizado; Que você, desenvolveu especialmente para ele (cliente).
É provável que muitos corretores de imóveis na quarentena, estejam enviando e-mail genéricos ao seus clientes (principalmente o que estavam em fase de fechamento). Mas, você vai realmente conversar com seu cliente. Independente do estágio de compra que ele esteja.
Você vai mostrar nesse momento, o cuidado que teve e a preocupação exclusiva com ele. Assim, eles vão saber que você ainda está trabalhando duro para eles, como pessoas e não somente como clientes compradores e um carteira cheia de dinheiro.
2. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Classificar os Contatos do CRM
Da mesma forma que o site do corretor de imóveis é o centro de uma operação imobiliária voltada para o cliente.
O CRM é o centro de operação voltada para os corretores.
Se usado corretamente, seu CRM rastreia todas as interações com os clientes, ajuda a identificar oportunidades de leads e fornece as ferramentas para gerenciar seu funil de vendas. Para que assim, os clientes mais importantes recebam a atenção de que precisam no momento em que precisam.
A eficácia de um CRM é ampliada quando os perfis de seus clientes são preenchidos com o máximo de informações possível.
Um nome, número de telefone e endereço de e-mail são ótimos, mas imagine o tipo de comunicação personalizada e oportuna que você poderia planejar para seus clientes se tivesse aniversários e perfis de rede social lá?
Percorra cada um dos seus contatos. Um por um. E preencha o máximo de informações possível.
3. Solicitar um Feedback de Clientes Anteriores
Como seus clientes provavelmente estão sentados em casa assistindo à Netflix de qualquer maneira. Agora é um ótimo momento para pedir um feedback.
Você sabe que a maioria das pessoas vai estar sentada em casa de qualquer maneira, por que não dar a elas algo para fazer?
Se você está um pouco nervoso ao pedir uma revisão e não sabe exatamente o que dizer, não se preocupe, temos a solução. Veja aqui, como fazer uma pesquisa NPS.
4. Usar Fotos dos Imóveis para Criar Vídeos
Todos os corretores de imóveis já sabem que os vídeos regem a internet, inclusive na quarentena. Ainda mais agora que ninguém consegue ir visitar um imóvel fisicamente.
As apresentações em vídeos e passeios virtuais, tornam-se mais importantes nesse momento de reclusão social. E essa é uma ótima “arma” para os corretores de imóveis utilizarem durante a quarentena.
Então, se você não conseguiu obter o conteúdo em vídeo de um imóvel captado antes do início do distanciamento social, pode fazer um vídeo a partir das fotos que você já possui.
5. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Usar a Meta dos 5 em 1
Ou seja, todos os corretores de imóveis na quarentena podem e devem, manter suas metas ativas. Mesmo que agora, um pouco diferentes.
A meta 5 em 1 consiste em:
- Faça 5 ligações em 1 dia
- Envie 5 e-mails em 1 dia
- Envie 5 mensagens de Whatsapp em 1 dia
- Faça 5 agradecimentos em 1 dia
Isso porque o mercado imobiliário, não se trata apenas de vender imóveis. Trata-se de manter relacionamentos. E agora, durante essa quarentena, ficou mais evidente essa necessidade para os corretores de imóveis.
Portanto, separe algum tempo todos os dias para cumprir essas 5 metas.
Converse com essas pessoas sobre o que está acontecendo em suas vidas, fale sobre você e, é claro, sobre o mercado imobiliário. Se alguém estiver pensando em algum tipo de transação imobiliária. Certamente, isso vai te aproximar.
Esse tipo de alcance empático estimula a conversa e cria uma conexão na qual você pode construir um relacionamento duradouro.
6. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Zerar a Caixa de Entrada
Há dois tipos de pessoas neste mundo:
As pessoas que não têm mensagens de e- mail não lidas; E as pessoas cujo ícone Mail no telefone precisa de uma vírgula para exibir o número de emails não lidos.
Não estamos aqui para julgá-lo só queremos ajudar.
Controlar sua caixa de entrada de e-mail é um ótimo projeto. Comece certificando-se de que não há mensagens não lidas.
Se um e-mail importante chegar, você quer saber sobre ele. E não tentar adivinhar se tem 321 mensagens não lidas ou 322.
Em seguida, comece a excluir o que você não precisa, categorizando o que você precisa em pastas, tudo com o objetivo de reduzir o número de e-mails da sua caixa de entrada geral para zero.
7. Aproveite a Quarentena e Crie um Perfil Profissional nas Mídias Sociais
Usar as redes sociais é uma ótima maneira de ficar conectado à sua família, amigos, clientes e possíveis clientes.
Como tantas pessoas estão em casa agora, pense nisso como uma oportunidade de alcançar cada vez mais seus interesses. Então, mostre que você está trabalhando em nome dos seus clientes e do mercado imobiliário em geral. Mantenha-os informados.
Como corretor de imóveis, nessa quarentena, você pode também aproveitar para ajustar ou criar sua página corporativa no Facebook, Linkedin e Instagram.
Garanta que cada um dos seus perfis sejam completos, com uma boa biografia e link para o seu site imobiliário.
8. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Preparar Uma Estratégia de Prospecção
A prospecção imobiliária é uma estratégia adotada por muitos corretores. E mesmo que você acredite que durante o período de distanciamento social isso não vai acontecer. Você está errado.
Todo corretor de imóveis tem um “bairro preferido” de atuação. Uma área que se identifica mais e tem mais facilidade para vender imóveis.
Que tal então, focar nesse bairro para sua estratégia de prospecção?
Montar uma estratégia de prospecção focada em uma pequena área permite que os corretores de imóveis se posicionem como especialistas do bairro. Concentrando-se em marketing e comunicação consistentes para um bairro ou área específica.
O objetivo é criar um relacionamento com os proprietários nessa área, para que, quando chegar a hora de alguém comprar ou vender uma casa, você seja a primeira pessoa que venha à mente.
Para ajudar nesse trabalho, você pode começar a desenvolver uma área específica dentro do seu site imobiliário para falar sobre esse bairro apenas. Já pensou nisso?
9. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Categorizar os Leads do CRM
Mencionamos anteriormente como era importante preencher o máximo de informações de um contato dentro do CRM.
Portanto, agora, essa tarefa te leva um passo adiante. Agrupando nesse momento, os leads e contatos em classificações específicas.
Quanto mais específica for uma categoria, mais personalizada será a mensagem para eles.
Por exemplo:
Você provavelmente tem uma mistura de compradores iniciantes, locadores de imóveis de temporada, compradores de imóveis de luxo e talvez até alguns compradores de propriedades de investimento.
Cada um desses tipos de clientes deve receber mensagens diferentes que, por sua vez, fornecerão valor a eles.
Por que então, você os enviaria o mesmo e-mail ou mensagem genérica?
Além de ter um maior controle sobre o tipo de cliente e lead que você atende ou atendeu , bem como as mensagens que cada um dos grupos devem receber. Ao categorizar todos os contatos no seu CRM você aumenta suas chances de fechar mais negócios ou até, receber boas indicações para compras futuras.
10. Criar Sequencia de E-mails para Nutrição de Leads
Agora, que você já categorizou todos os leads do seu CRM. Que tal aproveitar esse tempo em casa para criar uma sequencia de e-mails que podem ser utilizados para engajar cada um dos grupos de leads e clientes?
Não sabe por onde começar com uma sequência de e-mails?
Comece com uma série de boas-vindas personalizada para novos leads com base em como eles entram no seu CRM. Por exemplo, clientes potenciais que pediram uma informação do seu site podem estar interessados em:
- Um e-mail de agradecimento apresentando você e as maneiras pelas quais você pode ajudar durante a compra de um imóvel
- Um aprofundamento em estratégias de vendas que você utiliza que tornam seu trabalho mais rápido
- Ou, um convite para uma apresentação virtual ou videoconferência.
Grande parte da sua comunicação por e-mail pode ser automatizada e ainda fornecer o valor máximo aos seus destinatários. Desde que você possa configurar essas sequências de e-mail cuidadosamente e com ótimo conteúdo.
Para isso, você pode programar e se organizar manualmente ou com auxilio de uma plataforma de marketing digital, como por exemplo a Rd Station.
11. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Agendar Várias Publicações nas Redes Sociais
Agendar suas postagens de mídia social com antecedência é uma ótima maneira de remover o trabalho ocupado da sua programação diária e ainda fornecer valor e uma oportunidade de interação para o seu público.
O Facebook por exemplo, permite que os corretores de imóveis com contas comerciais agendem postagens ilimitadas.
O Instagram e o Linkedin não possuem um agendador de postagem nativo. Mas, você pode agendar postagens com ferramentas como o MLabs.
Aliás, a MLabs informa no seu site novidades de utilização para o período de quarentena, como por exemplo:
Leitura complementar: 55 Ideias de Marketing Imobiliário nas Redes Sociais
Uma observação rápida sobre o agendamento de suas postagens:
Isso é ótimo para notícias ou artigos que você deseja compartilhar, links para seu blog ou site ou imóveis que você deseja promover.
Porém, ele não substitui a interação diária necessária com outros usuários que essas plataformas exigem para ter sucesso. Lembre-se, isso é mídia social. Se você não está sendo social (gostando, compartilhando, comentando, interagindo) com outros usuários, não terá resultados muito bons.
12. Preencha Seu Perfil do Google Meu Negócio
Você já pesquisou no Google seu restaurante favorito para conseguir o número de telefone ou talvez saber se eles estão fazendo comida para viagem?
Se o seu restaurante favorito tiver um perfil do Google Meu Negócio, as informações que você procura aparecerão diretamente nos resultados de pesquisa do Google. você nem precisa clicar no site do restaurante.
O Google está tentando responder a muitas perguntas sem que os usuários precisem sair da infraestrutura do Google.
E o Google Meu Negócio é uma ferramenta para fazer isso. O preenchimento do seu perfil permite que suas informações de contato apareçam no resultado da pesquisa do Google.
Além de colocá-lo no Google Maps e colocá-lo em uma lista de profissionais da área quando as pessoas fazem pesquisas mais gerais (em vez de pesquisar seu nome especificamente, eles pesquisam algo como “Corretores de imóveis em Santos“.)
O Google Meu Negócio é um serviço gratuito e abre muitas portas. Definitivamente vale o seu tempo. Sugerimos que todos os corretores de imóveis aproveitem a quarentena e criem seu perfil.
13. Faça Cursos Online
Corretores de imóveis tem muitas opções de aperfeiçoamento profissional. Aproveitar portanto, essa quarentena para fazer cursos online gratuitos ou pagos é um ótima opção.
Existem muitos cursos por aí, nós temos um artigo inteiro dedicado a isso. Depois que terminar esse aqui, confere ele: Treinamentos para Corretores de Imóveis.
14. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Auditar o Site Imobiliário
Seu site imobiliário é a parte mais importante do seu plano de marketing imobiliário. É onde você captura leads, onde suas mídias sociais apontam, onde você comercializa seus imóveis e o melhor lugar para os clientes em potencial entrarem em contato com você e iniciarem sua jornada para se tornar um cliente.
Então, para começar uma auditoria simples: Abra um navegador anônimo e vá para o seu site.
Se coloque no lugar do seu cliente potencial:
- Como é a experiência?
- O que existe no seu site que é útil?
- Parece e funciona tão bem no celular quanto no computador?
- O que um cliente esperaria encontrar lá que não está lá?
- Como é a experiência de pesquisa?
Logo após identificar onde o seu site imobiliário pode melhorar. Entre em contato com a empresa que te fornece o serviço e verifique a possibilidade de mudanças ou alterações de temas.
15. Faça 1 Videoconferência por Dia com Um Cliente
Agora, não é o momento de se esconder.
Faça uma videoconferência por dia, com um cliente diferente. Se você está realmente preocupado com a situação do mercado e como vai conseguir recuperar suas vendas após esse período da quarentena. Você deve começar hoje seus planos de ação.
Aproveite a Dica n° 1 e faça uma videoconferência para explicar esse plano para seus clientes e manter um relacionamento próximo. Mesmo em épocas de distanciamento social.
16. Ouvir PodCasts
Certamente, a rotina constante na frente de um computador pode te cansar. Então, aproveite esse momento de pausa e relaxamento e ouça alguns podecasts.
Não precisa ser necessariamente do mercado imobiliário. Pode ser sobre marketing, vendas, motivação ou algum outro assunto valioso para seu trabalho.
Você pode começar por exemplo com esse guia: Cast For Closers
17. Corretores de Imóveis na Quarentena Podem: Fazer Captações Online
Sim, o mercado imobiliário desacelerou nesse período de quarentena. Porém, para corretores de imóveis pró ativos isso não precisa ser um sinal de paralisação em suas atividades.
Você pode aproveitar seu tempo livre para aumentar sua carteira de imóveis. E pode fazer isso através da internet. Com um telefone na mão.
Quer saber melhor sobre o assunto, leia depois: Como Captar Imóveis pela Internet: 3 Dicas Fáceis
18. Escrever Artigos para o Blog Imobiliário
A maneira como as pessoas entram em contato com você pode ser através de e-mail, telefone, solicitações de contato no site ou até mesmo na porta da sua imobiliária (quando ela voltar a abrir).
Porém, a razão pela qual as pessoas entram em contato com você é porque você demonstrou ser especialista em uma área com a qual se preocupa; uma área que lhes interessa no contexto de sua próxima decisão imobiliária.
O conteúdo do blog é uma ótima maneira de demonstrar esse conhecimento.
Seu blog é sua chance de escrever sobre tópicos importantes para você e também fornecer valor aos seus leitores.
No momento, você tem um público cativo (sem trocadilhos) que terá fome de projetos de melhoramento da casa, dicas de limpeza, sugestões de atividades para crianças em casa e até restringirá as idéias de apelo para melhorar o valor de mercado de um imóvel.
Se você quiser estar um passo a frente pode escrever previamente algum conteúdo para depois que as coisas voltarem ao normal.
Tente tópicos como atualizações de mercado, listas dos melhores lugares para comer em sua cidade, práticas recomendadas para compradores e vendedores ou qualquer outra coisa que vai agregar valor ao seu leitor.
Todos os artigos que você escreve oferecem aos compradores e vendedores a chance de identificá-lo como o especialista de que precisam para a próxima transação imobiliária.
Leitura obrigatória: Blog Imobiliário: 5 Dicas para Você Sair na Frente
19. Limpar a Área de Trabalho do Computador
Se você é do tipo de corretor de imóveis que guarda absolutamente tudo na sua área de trabalho, desde a anexos de e-mails até fotos dispersas de imóveis (tenho um colega assim na Praedium 😅). Mais cedo ou mais tarde, sua área de trabalho não vai te dar mais condições de trabalhar.
Certamente, vai estar uma “bagunça” e você vai levar muito mais tempo para encontrar algo que precisa trabalhar do que o normal.
Então, aproveite o tempo de quarentena para organizar sua área de trabalho. Colocar as fotos em pastas específicas e organizar seus documentos e anexos.
Tente configurar um lembrete de calendário para si mesmo uma vez por semana para limpar a área de trabalho do computador, obter os arquivos importantes salvos no lugar certo e jogar os que você não precisa. Terminar (e iniciar) a semana com uma lista limpa pode fazer uma grande diferença em sua produtividade.
20. Corretores de Imóveis na Quarentena Devem: Se Manter Positivos
É fácil se sentir desanimado com o mercado e o estado das coisas agora. Mas, lembre-se, isso vai passar. Você vai fazer isso, as pessoas ainda precisarão comprar e vender casas e precisarão de um profissional de confiança como você para ajudá-las.
Como corretor de imóveis, você é um líder em sua comunidade. Decida agora que você será uma fonte de respostas. Uma fonte de calma, de boas práticas, de estratégia e de conforto.
As pessoas confiam em você. Use essa influência para criar esperança.
Sua Vez:
Que tipo de atividades diárias você está realizando para melhorar?
Nos deixe suas ideias nos comentários, vamos continuar a conversa.