No mercado imobiliário de hoje ter uma sólida estratégia de marketing digital nas redes sociais podem fazer toda a diferença. Veja por onde começar!
A utilização das redes sociais para os corretores de imóveis muitas vezes fica nebulosa em um cenário dividido entre vender, divulgar e atender.
Por esse motivo, optamos por listar os 10 primeiros passos que podem ser tomados para iniciar uma estratégia duradoura de marketing imobiliário nas redes sociais.
Juntas, elas podem aumentar o conhecimento da marca imobiliária e, o mais importante, fornecer leads mais qualificados.
De fato, de acordo com dados recolhidos sobre o assunto, os corretores de imóveis classificam as redes sociais no topo de suas ferramentas de geração de leads.
Com 47% de corretores dizendo que é a tecnologia que lhes deu os leads de mais alta qualidade.
Anúncios digitais, ferramentas de marketing digital por e-mail, blogs, sites imobiliários e CRMs também fizeram parte da lista de tecnologias que resultaram em leads de qualidade.
Leitura complementar: Anúncios para corretores de imóveis: Tudo para fazer a diferença
Você está usando algumas dessas tecnologias para aumentar seu ROI?
Precisa de ajuda para iniciar a utilização das suas redes sociais e aprimorar um pouco seu conhecimento em marketing digital?
Essas dicas podem ajudar.
1. Corretores de imóveis: Encontre um parceiro para as redes sociais
Uma ótima maneira de melhorar o conhecimento digital, principalmente nas redes sociais é fazer parcerias com outros corretores (ou corretor) que sejam bem entendidos no assunto.
Então, você deve considerar olhar para outros corretores de imóveis mais jovens e com pensamentos diferentes (pense na geração do milênio), especialistas em redes sociais e marketing digital imobiliário.
Mas que talvez precisem de um pouco mais de orientação nas formas de lidar com o mercado imobiliário.
Dessa forma, considere uma troca:
Eles mostram as cordas no mundo digital, enquanto você os aconselha a se posicionar em sua nova carreira.
2. A escolha certeira da rede social adequada
Definitivamente o corretor de imóveis precisa estar com presença marcada nas redes sociais. Porém, isso não significa que inicialmente você precisa aparecer em todas elas.
Então, em primeiro lugar, estude seu público-alvo e descubra onde eles aparecem com mais frequência e quais as redes sociais estão usando.
Por exemplo:
Se está segmentando compradores iniciantes (quem vai comprar o primeiro imóvel). Você pode se concentrar no Instagram e Snapchat. Devido a idade suposta para esse público.
No caso de escolher compradores de imóveis que pretendem se mudar para algo melhor e maior? O Facebook pode ser uma aposta melhor.
Então, aprimore sua lista de contatos, conheça bem para quem você quer vender imóveis e por fim, escolha as plataformas de redes sociais que causam o maior impacto para concentrar seu tempo e energia.
Leitura obrigatória: 55 Ideias de Marketing Imobiliário nas Redes Sociais
3. Estude
Existem vários cursos que você pode seguir que podem melhorar suas habilidades de marketing digital imobiliário e principalmente de utilização das redes sociais.
Assim, você pode optar por aqueles voltados especificamente para corretores de imóveis ou sair da zona de conforto e fazer um curso de marketing mais geral.
Ambos serão úteis na sua carreira e desenvolvimento de estratégias valiosas para as redes sociais.
Lembre-se de que o cenário digital está sempre mudando; Portanto, é importante que você se comprometa com a educação continuada a longo prazo.
Se organize para fazer pelo menos 1 ou 2 cursos por ano para aprimorar suas habilidades e permanecer relevante no mercado imobiliário.
4. Corretores de imóveis: Assista mais influenciadores nas redes sociais
Reserve um tempo para procurar e seguir alguns influenciadores da sua área. Podem ser outros corretores, profissionais do mercado imobiliário que você sabe que estão fazendo certo (e têm muitos seguidores engajados) e também os famosos Gurus do mercado imobiliário.
Quer conhecer melhor um deles? Quem é Guilherme Machado? O Quebra-Regras
Preste atenção no seguinte:
- Quais tipos de conteúdo eles estão postando?
- Quantas vezes eles estão fazendo isso?
- Como eles estão interagindo com seus seguidores?
Use esse conhecimento para orientar sua própria estratégia e observe suas métricas de postagem para ver como seus novos esforços se saem.
5. Ser criativo é fundamental para corretores de imóveis trabalharem nas redes sociais
Não tenha medo de experimentar um novo conteúdo.
Os feeds das pessoas podem ficar muito chatos dia após dia, e é fácil continuar rolando a tela sem prestar muita atenção.
Por isso, seja criativo com suas postagens e force seus seguidores a interromper a rolagem de tela.
Nesse caso, não existe uma fórmula rígida para o que fará isso acontecer, mas tente algo novo, esteja disposto a cometer alguns erros e aprenda o que funciona para sua marca por tentativa e erro.
Com o tempo, você adotará uma estratégia que fornece os leads que procura.
6. Mantenha um guia de voz e estilo nas redes sociais
É importante que você tenha uma voz e um estilo consistentes em suas postagens. Porque isso vai ajudar a criar sua marca e estabelecer conexões com seus seguidores.
Para garantir que você permaneça “no ponto”, desenvolva um guia de voz e estilo desde o início.
Por exemplo:
- Você usará taquigrafia e emojis ou abordará as coisas de maneira mais formal?
- Você será engraçado e espirituoso, ou está direcionado para dar mais informações e conhecimento?
‘Martele’ a pessoa exata que você deseja ser e cumpra com seu guia e planejamento estratégico para as redes sociais.
7. Meça, meça, meça
Quase todas as redes sociais que os corretores de imóveis utilizam têm algum tipo de métrica ou ferramenta de análise incorporada.
Mas, apenas ter essas ferramentas no lugar não é suficiente.
Para realmente poder melhorar seus esforços e aumentar seus resultados, você deve verificar regularmente.
- O que está funcionando e o que não está?
- O que você pode ajustar para obter melhores resultados?
Então, toda vez que seus esforços forem ajustados e aplicados da melhor forma nas redes sociais você tem mais chances de aumentar seu impacto social e conseguir mais engajamento.
8. Corretores de imóveis não desistem NUNCA das redes sociais
Você não aprenderá a trabalhar com as mídias sociais em um dia. Muito menos vai criar uma estratégia perfeita de primeira.
Até as campanhas mais inteligentes que encontramos por aí, levam tempo e muito trabalho. Portanto, tente ser paciente com seus novos esforços.
Estabeleça metas de curto e longo prazo para mantê-lo motivado e no caminho certo.
9. Contrate um consultor de marketing imobiliário nas redes sociais
O mundo do marketing digital pode ser avassalador. Existem tantas ferramentas, estratégias, pontos de dados e possibilidades, que aprender tudo isso pode parecer quase impossível às vezes.
Por isso, se você estiver se sentindo estressado ou oprimido pelo processo, considere contratar uma consultoria . Pode custar uma taxa inicial para o treinamento e desenvolvimento, mas se eles são bons no que fazem, o engajamento deve se pagar em leads e comissões ao longo do tempo.
10. Converse mais com seus colegas corretores
Que tal trocar aquele “bate papo” sobre o tempo, a chuva e o sol por: “Como está sua estratégia de anúncios nas redes sociais?”
- Quais outros corretores estão trabalhando melhor com seus clientes?
- O que está ressoando e o que está caindo?
- Quais plataformas eles estão usando?
Reúnam as lições que aprenderam e assim tenham a possibilidade de ajudar um ao outro a crescer.
Agora você se sente preparado para dar o ‘ponta pé’ inicial na utilização das redes sociais? Tem alguma dica adicional para acrescentar para quem está começando? Deixa anotado aqui nos comentários!
Boa sorte e boas vendas!