🕗 Tempo de leitura: 8 minutos

Aqui está uma oportunidade em constante crescimento para corretores de imóveis e imobiliárias de todo o país: A venda de imóveis no Brasil para estrangeiros.

Vender imóveis para estrangeiros segue quase sempre uma lógica simples: “Se a economia do país está “deficiente” e a moeda desvalorizada maior é a probabilidade de vender imóveis para estrangeiros americanos e europeus.

Por esse motivo, há alguns anos atrás o portal Viva Real, que tem disponibilidade para tradução em Inglês, identificou então, que a maior procura por imóveis no Brasil por estrangeiros é proveniente de países como por exemplo: EUA, Portugal, Reino Unido e Itália.

Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0

Como Vender Imóveis Para Estrangeiros

para vender imóveis para estrangeiros precisa falar outra lingua. na ilustração, várias pessoas conversando em diversos idiomas.

Antes de mais nada, para vender imóveis para estrangeiros é preciso que o corretor de imóveis ou um setor da imobiliária seja especializada nesse tipo de transação. Isso porque há algumas regras diferenciadas que devem ser aplicadas a esse perfil de comprador.

Além disso, para vender imóveis para estrangeiros é necessário que se fale pelo menos inglês. Uma vez, que nem sempre a negociação vai acontecer já em território nacional ou com o auxílio de um tradutor. Portanto, corretores de imóveis bilíngues ou poliglotas tem vantagem nesse mercado.

Para vender imóveis para estrangeiros é indispensável que você tenha um site imobiliário traduzido em outras línguas ou pelo menos no Inglês. E também, de preferência faça anúncios em portais imobiliários internacionais.

Isso porque, de forma mais acentuada que no Brasil, cerca de 90% dos compradores de imóveis estrangeiros inciam sua pesquisa de maneira online.

Portanto, se você não for capaz de manter uma forte presença digital para esse público. Certamente, vai encontrar dificuldades na venda de imóveis para estrangeiros no Brasil.

De acordo com a imobiliária Coelho da Fonseca, a procura para a compra de imóveis por estrangeiros é acentuada em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque, muitos estrangeiros vem para o Brasil à trabalho.

Nesse caso, procuram imóveis de alto padrão em bairros nobres das cidades. A faixa de preço pode chegar em reais, até 1 milhão.

Leitura Obrigatória: Imóveis de Luxo: O Guia Completo para o Corretor de Imóveis

Como Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

um OVINI com dois ETS dentro. No espaço.

Podem existir pelo menos 3 perfis diferentes de compradores de imóveis estrangeiros para “atacar”, sendo eles:

  • Investidores estrangeiros
  • Trabalhadores de Multinacionais instaladas no Brasil
  • Estudantes Estrangeiros

De qualquer forma, qualquer pessoa estrangeira pode adquirir imóveis no Brasil.

Há apenas algumas restrições, como por exemplo:

  • Imóveis Rurais: O tamanho do lote não pode ser superior a 25% do tamanho territorial do município.
  • Imóveis na faixa de alta maré, ou terrenos de marinha: Onde nenhum estrangeiro pode comprar um imóvel em cidades litorâneas que estejam a 100 metros ou menos da orla. Exceto em condomínios verticais.
  • Terrenos de fronteiras: Qualquer imóvel ou terreno situado à pelo menos 150 m da fronteira do Brasil com outro país não pode ser adquirido por compradores estrangeiros.
  • Para o caso de investidores estrangeiros, com interesse em comprar empresas no Brasil: É vedada de acordo com a Constituição Federal a compra de imóveis por estrangeiros de empresas jornalísticas, de rádio ou de televisão. Portanto, nesse caso, somente brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos tem direito de compra sobre imóveis e empresas com esse perfil.

Ainda sobre restrições para vender imóveis para estrangeiros no Brasil vale ressaltar, que nenhum estrangeiro pode fazer a compra de um imóvel financiado. A não ser que ele tenha já adquirido um RNE definitivo ou seja naturalizado brasileiro.

Isso porque, só é permitido abrir uma conta em banco no Brasil se o estrangeiro tiver um visto permanente ou temporário há mais de 1 ano.

Documentos Necessários para Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

foto de dois passaportes, passagens aéreas em cima do mapa múndi. Os documentos necessários para vender imóveis no Brasil para estrangeiros.

Todo estrangeiro que deseja comprar um imóvel no Brasil precisa apresentar:

  • Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) em caso de ter visto permanente
  • CPF – devidamente cadastrado na Receita Federal.

O CPF pode ser adquirido direto na Receita Federal para estrangeiros que já estão no Brasil ou pode ser adquirido no Consulado do Brasil no país de origem para estrangeiros que ainda estão no exterior.

O CPF também pode ser feito à partir de procuração com firma reconhecida. No caso do estrangeiro ainda não ser residente no Brasil.

  • Certidão de nascimento ou casamento (no caso da certidão de casamento, apresentar dados do cônjuge também)
  • Procuração pública legalizada na repartição consular brasileira no país de origem (para estrangeiros que não residem no país). Devidamente traduzida por tradutor juramentado e com firma reconhecida no Brasil.

Transação Monetária para Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

Transação monetária para vender imóveis no Brasil para estrangeiros. Homem contando notas de dólar.

Como citamos anteriormente, há uma regra para estrangeiros abrirem conta em um banco no Brasil. Entretanto, para realizar transações de compra de imóveis no Brasil quando o estrangeiro ainda está em seu país de origem é permitido uma transferência bancária para contas de terceiros que sejam brasileiros natos.

E junto, deve-se apresentar o motivo da transferência. Para que então, seja autorizada pelo Banco Central do Brasil. Nesse caso, um Instrumento Particular de Compra e Venda de Imóveis ou uma Escritura de Promessa de Compra e Venda de Imóvel, já é suficiente.

Os impostos e taxas envolvidas na transação de compra de imóveis por estrangeiros são:

  • IOF (normalmente já retido pelo banco no momento da transferência internacional)
  • IBI (imposto municipal devido à prefeitura onde o imóvel está localizado)
  • E as taxas de cartório para a realização da escritura e registro de transferência.

Os Cuidados para Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

Antes de dar inicio a venda de imóveis para estrangeiros, o corretor responsável pela transação, deve orientar seu cliente internacional a providenciar uma escrow account para maior segurança.

Esse tipo de conta por sua vez, autoriza o depósito feito pelo comprador estrangeiro. Enquanto que o vendedor brasileiro só pode resgatar o dinheiro quando a compra estiver finalizada e comprovada.

Assim como no procedimento padrão de compra e venda de imóvel. Quando vender um imóvel para estrangeiros, o corretor deve igualmente verificar toda a documentação do imóvel bem como a legitimidade dos documentos do vendedor.

Por fim, a atenção deve ser redobrada quanto à elaboração do contrato de compra e venda de imóvel. Assim, prevendo todas as situações possíveis e suas respectivas garantias.

Nesse caso, é válido contar com uma assessoria jurídica especializada em transações imobiliárias internacionais.

Como Anunciar Imóveis Para Estrangeiros

portal de imóveis para que estrangeiros possam comprar imóveis no Brasil
Fonte: Sotheby’s International Realty

Primeiramente, para anunciar seus imóveis para compradores estrangeiros você deve montar uma estratégia diferenciada.

Vamos levar em consideração então, as boas práticas adotadas hoje, para vender imóveis no Brasil:

O mesmo vale então, para o mercado imobiliário internacional.

  • Como um comprador estrangeiro vai fazer a pesquisa por imóveis no Brasil ?
  • Esse comprador já conhece alguém no Brasil e vai procurar por indicações?
  • Quais portais imobiliários brasileiros aparecem em pesquisas de imóveis estrangeiras?
  • É possível anunciar em portais estrangeiros diretamente?
Pesquisa de palavras chaves para anunciar imóveis para estrangeiros
Exemplo de pesquisa para estrangeiros comprarem imóveis no Brasil

E as respostas para anunciar imóveis para estrangeiros:

Certamente, um comprador estrangeiro vai pesquisar em inglês por exemplo, no Google frases como:

  • Comprar uma casa no Brasil ( buy a house in brazil)
  • Comprar uma casa de praia no Brasil (buy a beach house in brazil)
  • Imóveis a venda no Brasil (properties for sale in brazil)
  • Imóveis para comprar em São Paulo, Brasil (properties to buy in são paulo, brazil)
Exemplo de um portal de imóveis para anunciar para estrangeiros.
Portal de Imóveis: Luxury Estate

É muito provável que o comprador estrangeiro já tenha vindo ao Brasil. Portanto, se for o caso, a compra será através de indicação de um corretor de imóveis ou imobiliária.

Caso, seja o caso de um trabalhador que vai precisar residir no Brasil é possível que essa indicação venha diretamente da filial da empresa.

Por isso, seu network é tão importante quanto a preocupação em anunciar imóveis para estrangeiros.

Mas, por outro lado, há portais imobiliários americanos por exemplo, que permitem a divulgação de imóveis no Brasil como é o caso do Realtor.com, onde os imóveis são divulgados e apresentados com valores em dólar.

Em países da América Latina, Espanha e Portugal compradores de imóveis estrangeiros encontram em suas pesquisas portais já conhecidos por nós, como é o caso do:

  • Imóvel Web
  • Zap Imóveis
  • Viva Real
  • OLX

Portanto, se você tem um imóvel disponível para a venda que acredita que atender aos quesitos de um comprador estrangeiro. Capriche nos seus anúncios, fotos e descrições dentro desses portais. Pois, há a possibilidade de serem encontrados “lá fora”.

Por fim, em sua estratégia para anunciar imóveis para estrangeiros você deve considerar:

  • A otimização do site em outra língua
  • A inserção de imóveis em diferentes portais
  • E seu network para receber indicações

Aluguel de Imóveis para Estrangeiros no Brasil

A demanda por locação de imóveis para estrangeiros é algo que vem crescendo no Brasil.

Portanto, trabalhar com aluguel de imóveis para estrangeiros no Brasil pode ser uma excelente alternativa para diversificar sua área de atuação, alcançar bons rendimentos e também fomentar seu network.

Uma vez que, um locador hoje, pode se tornar um futuro comprador amanhã.

Entre as exigências para trabalhar com o aluguel de imóveis para estrangeiros, assim como para vender um imóvel, podemos destacar:

  • O visto do estrangeiro precisa estar em dia, seja de turismo ou permanente
  • Comprovação de renda (no exterior ou já no Brasil)
  • Endereço Fixo em seu país de origem
  • O estrangeiro precisa ter um CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento – traduzida e com firma reconhecida

Por fim, na prática nacional para locação de imóveis é comum que seja solicitado um fiador. Porém, é fácil concluir que estrangeiros em busca de imóvel para aluguel no Brasil muitas vezes não tem aqui, parentes ou amigos. Por isso, é preferível que se adote práticas de seguro de pagamento como o seguro fiança e a antecipação de alugueis.

Em sua maioria, os estrangeiros que desejam alugar imóveis no Brasil tem como motivo o trabalho aparentemente temporário ou estudantes. No caso do trabalhador, muitas vezes, são funcionários de alto escalão em empresas multinacionais que abriram uma filial no Brasil.

Por esse motivo, eles tem uma renda mais alta, uma exigência por imóveis de padrão mais elevado e a maior procura são em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para esse público, de acordo com a Imobiliária Coelho da Fonseca novamente, que tem uma área especializada em imóveis para estrangeiros no Brasil.

Eles buscam por imóveis para locar na faixa de 3 a 4 mil reais por mês. E preferencialmente, muito próximo ao local de trabalho, escolas, metrô e etc. Para assim, manter o conforto de sua família.

Certamente, as imobiliárias e corretores de imóveis que trabalham com imóveis de locação de alto padrão e já mobiliados tem uma enorme vantagem competitiva para atender a demanda estrangeira no Brasil.

Para concluir:

Lembre-se de fazer um planejamento e traçar o perfil de cliente que você deseja atingir. Só assim, será possível ter assertividade em suas ações de marketing para vender imóveis para estrangeiros.

Você já vendeu algum imóvel para um estrangeiro? Conte para nós como foi sua experiência!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder