🕗 Tempo de leitura: 8 minutos

Aqui está uma oportunidade em constante crescimento para corretores de imóveis e imobiliárias de todo o país: A venda de imóveis no Brasil para estrangeiros.

Vender imóveis para estrangeiros segue quase sempre uma lógica simples: “Se a economia do país está “deficiente” e a moeda desvalorizada maior é a probabilidade de vender imóveis para estrangeiros americanos e europeus.

Por esse motivo, há alguns anos atrás o portal Viva Real, que tem disponibilidade para tradução em Inglês, identificou então, que a maior procura por imóveis no Brasil por estrangeiros é proveniente de países como por exemplo: EUA, Portugal, Reino Unido e Itália.

Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0

Como Vender Imóveis Para Estrangeiros

para vender imóveis para estrangeiros precisa falar outra lingua. na ilustração, várias pessoas conversando em diversos idiomas.

Antes de mais nada, para vender imóveis para estrangeiros é preciso que o corretor de imóveis ou um setor da imobiliária seja especializada nesse tipo de transação. Isso porque há algumas regras diferenciadas que devem ser aplicadas a esse perfil de comprador.

Além disso, para vender imóveis para estrangeiros é necessário que se fale pelo menos inglês. Uma vez, que nem sempre a negociação vai acontecer já em território nacional ou com o auxílio de um tradutor. Portanto, corretores de imóveis bilíngues ou poliglotas tem vantagem nesse mercado.

Para vender imóveis para estrangeiros é indispensável que você tenha um site imobiliário traduzido em outras línguas ou pelo menos no Inglês. E também, de preferência faça anúncios em portais imobiliários internacionais.

Isso porque, de forma mais acentuada que no Brasil, cerca de 90% dos compradores de imóveis estrangeiros inciam sua pesquisa de maneira online.

Portanto, se você não for capaz de manter uma forte presença digital para esse público. Certamente, vai encontrar dificuldades na venda de imóveis para estrangeiros no Brasil.

De acordo com a imobiliária Coelho da Fonseca, a procura para a compra de imóveis por estrangeiros é acentuada em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque, muitos estrangeiros vem para o Brasil à trabalho.

Nesse caso, procuram imóveis de alto padrão em bairros nobres das cidades. A faixa de preço pode chegar em reais, até 1 milhão.

Leitura Obrigatória: Imóveis de Luxo: O Guia Completo para o Corretor de Imóveis

Como Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

um OVINI com dois ETS dentro. No espaço.

Podem existir pelo menos 3 perfis diferentes de compradores de imóveis estrangeiros para “atacar”, sendo eles:

  • Investidores estrangeiros
  • Trabalhadores de Multinacionais instaladas no Brasil
  • Estudantes Estrangeiros

De qualquer forma, qualquer pessoa estrangeira pode adquirir imóveis no Brasil.

Há apenas algumas restrições, como por exemplo:

  • Imóveis Rurais: O tamanho do lote não pode ser superior a 25% do tamanho territorial do município.
  • Imóveis na faixa de alta maré, ou terrenos de marinha: Onde nenhum estrangeiro pode comprar um imóvel em cidades litorâneas que estejam a 100 metros ou menos da orla. Exceto em condomínios verticais.
  • Terrenos de fronteiras: Qualquer imóvel ou terreno situado à pelo menos 150 m da fronteira do Brasil com outro país não pode ser adquirido por compradores estrangeiros.
  • Para o caso de investidores estrangeiros, com interesse em comprar empresas no Brasil: É vedada de acordo com a Constituição Federal a compra de imóveis por estrangeiros de empresas jornalísticas, de rádio ou de televisão. Portanto, nesse caso, somente brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 anos tem direito de compra sobre imóveis e empresas com esse perfil.

Ainda sobre restrições para vender imóveis para estrangeiros no Brasil vale ressaltar, que nenhum estrangeiro pode fazer a compra de um imóvel financiado. A não ser que ele tenha já adquirido um RNE definitivo ou seja naturalizado brasileiro.

Isso porque, só é permitido abrir uma conta em banco no Brasil se o estrangeiro tiver um visto permanente ou temporário há mais de 1 ano.

Documentos Necessários para Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

foto de dois passaportes, passagens aéreas em cima do mapa múndi. Os documentos necessários para vender imóveis no Brasil para estrangeiros.

Todo estrangeiro que deseja comprar um imóvel no Brasil precisa apresentar:

  • Passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) em caso de ter visto permanente
  • CPF – devidamente cadastrado na Receita Federal.

O CPF pode ser adquirido direto na Receita Federal para estrangeiros que já estão no Brasil ou pode ser adquirido no Consulado do Brasil no país de origem para estrangeiros que ainda estão no exterior.

O CPF também pode ser feito à partir de procuração com firma reconhecida. No caso do estrangeiro ainda não ser residente no Brasil.

  • Certidão de nascimento ou casamento (no caso da certidão de casamento, apresentar dados do cônjuge também)
  • Procuração pública legalizada na repartição consular brasileira no país de origem (para estrangeiros que não residem no país). Devidamente traduzida por tradutor juramentado e com firma reconhecida no Brasil.

Transação Monetária para Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

Transação monetária para vender imóveis no Brasil para estrangeiros. Homem contando notas de dólar.

Como citamos anteriormente, há uma regra para estrangeiros abrirem conta em um banco no Brasil. Entretanto, para realizar transações de compra de imóveis no Brasil quando o estrangeiro ainda está em seu país de origem é permitido uma transferência bancária para contas de terceiros que sejam brasileiros natos.

E junto, deve-se apresentar o motivo da transferência. Para que então, seja autorizada pelo Banco Central do Brasil. Nesse caso, um Instrumento Particular de Compra e Venda de Imóveis ou uma Escritura de Promessa de Compra e Venda de Imóvel, já é suficiente.

Os impostos e taxas envolvidas na transação de compra de imóveis por estrangeiros são:

  • IOF (normalmente já retido pelo banco no momento da transferência internacional)
  • IBI (imposto municipal devido à prefeitura onde o imóvel está localizado)
  • E as taxas de cartório para a realização da escritura e registro de transferência.

Os Cuidados para Vender Imóveis no Brasil para Estrangeiros

Antes de dar inicio a venda de imóveis para estrangeiros, o corretor responsável pela transação, deve orientar seu cliente internacional a providenciar uma escrow account para maior segurança.

Esse tipo de conta por sua vez, autoriza o depósito feito pelo comprador estrangeiro. Enquanto que o vendedor brasileiro só pode resgatar o dinheiro quando a compra estiver finalizada e comprovada.

Assim como no procedimento padrão de compra e venda de imóvel. Quando vender um imóvel para estrangeiros, o corretor deve igualmente verificar toda a documentação do imóvel bem como a legitimidade dos documentos do vendedor.

Por fim, a atenção deve ser redobrada quanto à elaboração do contrato de compra e venda de imóvel. Assim, prevendo todas as situações possíveis e suas respectivas garantias.

Nesse caso, é válido contar com uma assessoria jurídica especializada em transações imobiliárias internacionais.

Como Anunciar Imóveis Para Estrangeiros

portal de imóveis para que estrangeiros possam comprar imóveis no Brasil
Fonte: Sotheby’s International Realty

Primeiramente, para anunciar seus imóveis para compradores estrangeiros você deve montar uma estratégia diferenciada.

Vamos levar em consideração então, as boas práticas adotadas hoje, para vender imóveis no Brasil:

O mesmo vale então, para o mercado imobiliário internacional.

  • Como um comprador estrangeiro vai fazer a pesquisa por imóveis no Brasil ?
  • Esse comprador já conhece alguém no Brasil e vai procurar por indicações?
  • Quais portais imobiliários brasileiros aparecem em pesquisas de imóveis estrangeiras?
  • É possível anunciar em portais estrangeiros diretamente?
Pesquisa de palavras chaves para anunciar imóveis para estrangeiros
Exemplo de pesquisa para estrangeiros comprarem imóveis no Brasil

E as respostas para anunciar imóveis para estrangeiros:

Certamente, um comprador estrangeiro vai pesquisar em inglês por exemplo, no Google frases como:

  • Comprar uma casa no Brasil ( buy a house in brazil)
  • Comprar uma casa de praia no Brasil (buy a beach house in brazil)
  • Imóveis a venda no Brasil (properties for sale in brazil)
  • Imóveis para comprar em São Paulo, Brasil (properties to buy in são paulo, brazil)
Exemplo de um portal de imóveis para anunciar para estrangeiros.
Portal de Imóveis: Luxury Estate

É muito provável que o comprador estrangeiro já tenha vindo ao Brasil. Portanto, se for o caso, a compra será através de indicação de um corretor de imóveis ou imobiliária.

Caso, seja o caso de um trabalhador que vai precisar residir no Brasil é possível que essa indicação venha diretamente da filial da empresa.

Por isso, seu network é tão importante quanto a preocupação em anunciar imóveis para estrangeiros.

Mas, por outro lado, há portais imobiliários americanos por exemplo, que permitem a divulgação de imóveis no Brasil como é o caso do Realtor.com, onde os imóveis são divulgados e apresentados com valores em dólar.

Em países da América Latina, Espanha e Portugal compradores de imóveis estrangeiros encontram em suas pesquisas portais já conhecidos por nós, como é o caso do:

  • Imóvel Web
  • Zap Imóveis
  • Viva Real
  • OLX

Portanto, se você tem um imóvel disponível para a venda que acredita que atender aos quesitos de um comprador estrangeiro. Capriche nos seus anúncios, fotos e descrições dentro desses portais. Pois, há a possibilidade de serem encontrados “lá fora”.

Por fim, em sua estratégia para anunciar imóveis para estrangeiros você deve considerar:

  • A otimização do site em outra língua
  • A inserção de imóveis em diferentes portais
  • E seu network para receber indicações

Aluguel de Imóveis para Estrangeiros no Brasil

A demanda por locação de imóveis para estrangeiros é algo que vem crescendo no Brasil.

Portanto, trabalhar com aluguel de imóveis para estrangeiros no Brasil pode ser uma excelente alternativa para diversificar sua área de atuação, alcançar bons rendimentos e também fomentar seu network.

Uma vez que, um locador hoje, pode se tornar um futuro comprador amanhã.

Entre as exigências para trabalhar com o aluguel de imóveis para estrangeiros, assim como para vender um imóvel, podemos destacar:

  • O visto do estrangeiro precisa estar em dia, seja de turismo ou permanente
  • Comprovação de renda (no exterior ou já no Brasil)
  • Endereço Fixo em seu país de origem
  • O estrangeiro precisa ter um CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento – traduzida e com firma reconhecida

Por fim, na prática nacional para locação de imóveis é comum que seja solicitado um fiador. Porém, é fácil concluir que estrangeiros em busca de imóvel para aluguel no Brasil muitas vezes não tem aqui, parentes ou amigos. Por isso, é preferível que se adote práticas de seguro de pagamento como o seguro fiança e a antecipação de alugueis.

Em sua maioria, os estrangeiros que desejam alugar imóveis no Brasil tem como motivo o trabalho aparentemente temporário ou estudantes. No caso do trabalhador, muitas vezes, são funcionários de alto escalão em empresas multinacionais que abriram uma filial no Brasil.

Por esse motivo, eles tem uma renda mais alta, uma exigência por imóveis de padrão mais elevado e a maior procura são em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para esse público, de acordo com a Imobiliária Coelho da Fonseca novamente, que tem uma área especializada em imóveis para estrangeiros no Brasil.

Eles buscam por imóveis para locar na faixa de 3 a 4 mil reais por mês. E preferencialmente, muito próximo ao local de trabalho, escolas, metrô e etc. Para assim, manter o conforto de sua família.

Certamente, as imobiliárias e corretores de imóveis que trabalham com imóveis de locação de alto padrão e já mobiliados tem uma enorme vantagem competitiva para atender a demanda estrangeira no Brasil.

Para concluir:

Lembre-se de fazer um planejamento e traçar o perfil de cliente que você deseja atingir. Só assim, será possível ter assertividade em suas ações de marketing para vender imóveis para estrangeiros.

Você já vendeu algum imóvel para um estrangeiro? Conte para nós como foi sua experiência!

66 Comentários

  1. hileia

    tenho uma propriedade de frente para o mar no litoral Norte da Bahia (Conde)Barra do Itariri Com 27.000m2 coqueiral e casa com infra estrutura .Um Paraiso!Gostaria de vender para estrangeiros.

  2. Ana Maria Zerlottini dos Reis

    Estou tentando vender um castelo, localizado numa propriedade em Minas Gerais.

  3. Arnaldo

    Oi Paola boa noite, tenho um terreno na marina de búzios e gostaria de vender para estrangeiros o terreno fica em uma área nobre, se tiver algum cliente me envie um email.
    Desde já agradeço Arnaldo

  4. Luci

    Paola, gostei muito do seu artigo.
    Tenho uma propriedade de 6500 m2 na area central da cidade de Passa Quatro, Sul de Minas. Passa Quatro e uma estancia de aguas, situada na base da Serra da Mantiqueira, tem trilhas, cachoeiras e e próxima de varias outras cidades pitorescas. Muito procurada por ciclistas. A propriedade tem uma casa linda, histórica com 7 quartos, pomar e saída para 2 ruas. Todo tipo de negócio pode ser colocado la. Imagino que um estrangeiro iria adorar. Poderia me ajudar de alguma forma a vende-la?

  5. Henrique Costa

    Parabéns Paola! Perfeito conteúdo, esclarecedor. Obrigado por compartilhar conhecimento. Abs

  6. Natalia

    Oi Paola já guardei nos favoritos. Já algum tempo venho procurando por respostas do seu conteúdo. Parabens! Vendo uma luz no final do túnel.
    Tenho um imovel lindo e agora grande para mim que vivo sozinha, localizado no litoral norte de São Paulo, e gostaria de vender para estrangeiros que amam o mar e a natureza e que queiram se naturalizar no Brasil. O ponto onde fica minha casa é um local de apoio ao turismo, dentro de um bairro residencial que se pode se quiser abrir alguns tipos de comercio como pousada, restaurante etc. Estou precisando de corretores. Vc teria por favor alguém que possa indicar? Obrigada!

  7. Rômulo

    Boa tarde Paola!
    Ótima matéria.
    Ficou uma dúvida: um corretor nacional pode anunciar imóveis por exemplo ‘ a venda’ em Portugal? Quais as exigências do Creci em relação a isto? Obrigado.

  8. Bom dia Paola,

    obrigado e parabéns por sua matéria. Por gentileza existe algum curso que voce possa indicar para especialização em venda e imóveis para estrangeiros?

    • Paola Santoro

      Oi Paulo,

      Não sei te recomendar algum lugar que tenha um foco tão exclusivo.

      Talvez se encontrar imobiliárias que fazem esse tipo de venda, tenham treinamentos e etc para seus corretores.

      Um abraço.

  9. Sueli Suzuki

    Tenho uma uma pousada com 8 apartamentos e uma casa com 4 quartos sendo 2 suites ,3 wc cozinha estilo americano para venda urgente!

  10. Marcos Famelli

    Excelente conteúdo que abrange todas as etapas de uma venda de imóvel para um estrangeiro de uma forma assertiva. Parabéns!
    Existe algum e-mail que possa contata-la Paola?
    Obrigado!

    • Paola Santoro

      Oi Marcos,

      Muito obrigada pelo seu feedback!

      Já te mandei um e-mail. 😉

      • GRAZIELE

        Paola, excelente sua matéria.
        Estou com um apartamento beira mar em Maceió num valor bem atrativo para vender para estrangeiros.
        Gostaria de indicação de corretor que posssa me ajudar com essa venda.

        • Paola Santoro

          Oi Graziele,

          Muito obrigada pelo seu feedback.

          Se eu indicar 1 cliente, vou me comprometer com os demais .. .rs

          Lá no meu site, tem alguns exemplos de clientes que trabalham comigo. Filtra pela região nordeste … 😁

          • Graziele

            Em que parte do site encontro os clientes da Praedium?
            Não encontrei .

          • Paola Santoro

            Oi Graziele,

            Super fácil, clica aqui embaixo:

            Alguns clientes da Praedium

          • Daniely

            Bom dia Paola, estava procurando referente venda de propriedade para estrangeiros, encontrei o seu contato, se puder me direcionar, por gentileza agradeço imensamente, minha família tem uma propriedade exuberante repleta de belezas naturais, com nascente, “araucárias centenárias”, pedra monumental, vista do Vale do Canoas, aproximadamente 120 hectares, em Urubici, em uma das regioes mais bonitas do interior de Santa Catarina, pode ser utilizado para Preservação, turismo, loteamento, um verdadeiro paraíso em Urubici SC, gostaria de vender essa preciosidade para estrangeiros! No aguardo de seu retorno, desde já agradeço.

          • Paola Santoro

            Oi Daniely,

            Vou dar uma olhada entre meus clientes e mando seu e-mail para quem responder ok?

            Boa sorte!!

        • Pamela Bueno

          Tenho uma fazenda de 93 hectares produtiva. Com milho, eucalipto, oliveiras e represas. Fica no sul de Minas Gerais. Documentos tudo ok

          Tenho interesse em vender para estrangeiro. Obrigada

        • Clarissa

          Olá Graziela se quiser ajuda nesse processo pode falar comigo ✅🙂

      • Ana Lucia

        Olá Paola , conteúdo esclarecedor parabéns !!! Possuo um imóvel em condomínio fechado em residencial em Alphaville/ SP , Vc teria algum corretor para me indicar , para uma venda no exterior desse meu imóvel, eu já fiz uma venda a um estrangeiro qdo morava no RJ e foi muito rápida !

  11. Sueli Meira

    Bom dia Paola..
    Tenho 2 hectares numa área privilegiada em Urubici SC, com nascente de água e um lindo riacho que passa na frente do terreno.
    Podes me indicar por gentileza uma imobiliária que possa vende lo para os europeus?
    Obrigada

  12. Claudio Oliveira

    Conteúdo campeão! parabéns e gratidão pelo aprendizado Paola 🙂

  13. Laís Morelli

    Primeiramente, parabéns pelo artigo Paola, excelente conteúdo!

    Quanto às restrições, quando você menciona “Imóveis na faixa de alta maré, ou terrenos de marinha: Onde nenhum estrangeiro pode comprar um imóvel em cidades litorâneas que estejam a 100 metros ou menos da orla. Exceto em condomínios verticais.”, poderia, por favor, me dizer onde encontro as disposições sobre tal restrição? Esta restrição está prevista em alguma legislação?

    Desde já, agradeço.

    • Paola Santoro

      Oi Laís,

      Obrigada pelo feedback !!

      Para ser bem exata, há um Decreto – Lei n° 3.438 de 17 de Julho de 1941 indicando exatamente o que são os ‘terrenos da marinha’.
      E em seu Artigo 18 – Parágrafo 2° – encontra-se: “É proibida a sucessão de cônjuge estrangeiro nos bens de que se trata.”

      Já no Decreto – Lei 9.760 de 05 de Setembro de 1946
      Em seu Artigo 5° – Seção c) c) em virtude de lei ou concessão emanada de governo estrangeiro e ratificada
      ou reconhecida, expressa ou implicitamente, pelo Brasil, em tratado ou convenção de limites;

      Dito isso, há uma brecha na lei para a compra de imóveis nessa faixa considerada ‘terrenos da marinha’. Mas, é preciso consegui-la de forma judicial.

  14. Patricia

    Boa noite Paola! Tenho um imóvel na praia da Enseada no Guarujá S. Paulo em um condomínio fechado com toda segurança e com vista para o mar e gostaria de oferecer uma possível negociação para você.

    • Paola Santoro

      Oi Patrícia!!

      Você precisa procurar uma imobiliária que atue na Enseada.

      Por aqui, não fazemos a intermediação imobiliária.

      Somos uma empresa de tecnologia. Desenvolvemos soluções para o mercado imobiliário (CRM e Site).

      Boa sorte! ! 😁😉

  15. Bizan Júnior

    Olá, Paola! Obrigado pelo ótimo conteúdo!

    Tenho uma área totalmente verde para os amantes da natureza.

    São 10 lotes rurais 20 mil mts cada lote e 10 urbanos 10 mil mts cada. Fica em Trancoso. Porto Seguro/Ba. Tudo documentado!

    Fazem trilha, ciclismo é muito bonito. Inclusive tem muitos animais silvestres. Existe algum site especializado nessa área verde?

    • Paola Santoro

      Oi Bizan,

      O ideal nesse caso é procurar uma imobiliária especializada da sua região.

      Ou um corretor autônomo que só atue com esse perfil de imóvel.

      Eles certamente tem network para oferecer algo diferenciado como seu.

  16. Rebert

    Tenho uma casa com 4 quartos trés salas, bem perto do centro de Teresópolis RJ, cidade segura e com infraestrutura. Não precisa de carro para ir a bancos, e comercio em geral. Escola super tudo a uma quadra. 370 mil com escritura.

  17. Luiz Mauricio Matos dos Santos

    Boa noite!Tenho dois imóveis (prédios)para vender em área valorizada de São Paulo.Proximo ao Centro e Consolação.Onde posso divulgar para estrangeiros por exemplo?
    Atenc.
    Luiz M.M.dos Santos

    • Paola Santoro

      Oi Luiz,

      Aqui no artigo eu dou algumas dicas de locais que você pode anunciar.

      Para iniciar, sem network nessa área você pode procurar portais que trabalham lá fora.

      Faz a pesquisa no Google trocando o seu IP de origem, assim você simula um comprador internacional.

  18. Elza Veiga

    Olá vejo que muitos investidores estrangeiros querem comprar imóveis no Brasil ,eu tenho 3 .

    • Rossana

      Olá Elza Veiga
      Tenho um apto no norte do PR (um por andar) alto padrão e gostaria de vender a um estrangeiro. O que prevalece na região e a agricultura, pecuária e indústrias.
      Obgda

  19. Marli Reis

    Boa noite Paola.

    Conteúdo muito rico. Parabéns pela iniciativa.
    Abraços!

  20. STELA BEATRIZ SALES RIBEIRO

    Boa tarde Paola ou Humberto!

    Gostei do conteúdo e queria saber se vcs indicam algum corretor de imovel em Belo Horizonte.

    Temos uma casa que foi construída em 1948 e segue o padrão da arquitetura, Arte Déco, inspirado nos arquitetos franceses que queriam um cenário de renovação cuja motivação eram romper com as ideias antigas e trazer, para a BH , um modelo inovador. Casa toda original e em ótimo estado de conservação.

  21. Milena Martini

    Oi Paola! Tenho um imovel em localização espetacular no litoral de SP e gostaria de vender para estrangeiros do norte da Europa, amantes da natureza, que queiram se naturalizar e curtir a aposentadoria por aqui. O imovel é regularizado mas rústico. É para os bravos. Onde acho uma imobiliaria especializada? Obrigada!

    • Paola Santoro

      Oi Milena,

      O ideal é você encontrar um corretor especializado em vender imóveis para estrangeiros

      E de preferência lá na cidade que seu imóvel está situado. Assim ele consegue realmente passar todos os benefícios para um potencial comprador.

      Tenho alguns clientes aqui na Praedium que atendem o Litoral de São Paulo, vou te mandar um e-mail para te indicar.

      Um abraço.

  22. RÔmulo

    Ótimo artigo, Paola!
    Dúvida: Posso anunciar e/ou vender imóveis localizados na Argentina, no meu site aqui no Brasil? Qual a regra e exigência do Creci perante isto?

  23. Fernando Antonio

    Olá! Paola

    Tenho um prédio de 03 andares com vista para represa do Guarapiranga , são 20 kitnets , minha intensão seria fazer. Um hostel mas desde 2016 com a crise meu negócio e eu ficamos mau de saúde , então pretendo vender para um investidor estrangeiro mas não sei como fazer..

    • Paola Santoro

      Oi Fernando,

      A minha sugestão para você é primeiro procurar uma imobiliária (ou corretor de imóveis) especializado na região do Guarapiranga. Certamente, esse profissional

      terá um excelente network para disponibilizar seu prédio aos potenciais compradores mais desejados.

      Lembrando, que tem bastante brasileiro com poder de compra, não precisa focar só em investidores estrangeiros.

      Boa sorte!!

    • Marli Reis

      Olá Fernando. Sou corretora de imóveis. Trabalho na My Broker SP.

      • Natalia

        Oi Marly estou a procura de corretores que vendam um imovel para o estrangeiro. Uma casa linda há 200 m do mar em bairro luxuoso no litoral norte de SP. Abraço

  24. HENRIQUE

    Boa tarde Paola! Tenho um imóvel comercial para venda. Tendo em vista a desvalorização do Real em relação ao Dólar, há possibilidade de você trabalhar esta venda para compradores do exterior?

    • Paola Santoro

      Oi Henrique,

      Sempre há possibilidade de vender um imóvel para um comprador estrangeiro.

      A minha sugestão para você é que procure uma imobiliária ou corretor de imóveis na sua cidade que tenha um bom network e que saiba trabalhar

      com esse publico diferenciado.

  25. Guilherme

    Bom dia, eu e meu marido ( que é estrangeiro) compramos um imóvel no Brasil, o vendedor é um espanhol, para o pagamento foi feito um empréstimo no banco na Europa, e após realizamos o pagamento da casa diretamente na conta do vendedor que fica na Europa, essa transação é legal ? E sabe como devemos declarar isso no imposto de renda ?
    Obrigado!!!

    • Paola Santoro

      Oi Guilherme,

      Se o imóvel já está quitado, basta fazer assinar o contrato de compra e venda (com o valor que foi pago – integralmente),

      Anexar o comprovante de pagamento e fazer a alteração na matricula do imóvel para a transferência de propriedade.

      Se tudo isso for feito, a venda é legal sim.

      Quando à sua declaração de IR, acredito que você vá precisar declarar essa compra, mas sugiro que procure um contabilista para os trâmites corretos.

      Um abraço. 😉

  26. Humberto

    Boa tarde SRa. Paola eu gostaria de uma informação se vc me poder tirar esta dúvida eu estou a pensar em comprar um lote para construir aí no Brasil eu sou português e não sei se eu posso comprar ou se para comprar eu tenho que ter algum algo obrigado

    • Paola Santoro

      Oi Humberto,

      Você pode comprar sim um lote aqui no Brasil.

      Para isso, basta procurar um corretor de imóveis ou imobiliária que atue na região que deseja investir.

      Os trâmites para compra do lote, serão repassados para você por um especialista da área.

      Boa sorte. Um abraço.

    • PIRAMO MENON FILHO

      Boa tarde Paola e Humberto,
      Primeiramente, Paola parabéns pelo excelente conteúdo!

      Humberto, tenho uma empresa com mais de 30 anos de experiência em lotes / áreas para construção / incorporação, sem dúvida posso encontrar o imóvel de seu interesse, fico à disposição.

      Atenciosamente,

    • Luiz Mauricio Matos dos Santos

      Boa noite!
      Apenas recapitulando o sr.adquiriu já seu imóvel?
      Atenc.
      Luiz M.M.dos Santos

    • Letícia

      Olá Humberto,

      caso ainda não tenha encontrado, meus pais possuem um lote grande de frente para a praia, na cidade de Buzios, uma das cidades turísticas mais charmosas do Brasil. Segue meu email para contato: [email protected] Grande abraço,

      Leticia

    • Sandra

      Seu Humberto, o senhor ainda procura terreno para comprar?

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder