🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

Primeiramente, é preciso entender o porque da necessidade de micro casas. Isso se dá devido ao crescimento populacional, que está atingindo proporções incontroláveis em todo o mundo — principalmente nos grandes centros urbanos.

Então, não se trata apenas de uma taxa de natalidade alta. Mas, também, da migração alta de pessoas para as grandes metrópoles.

Por isso, uma cidade com alta densidade populacional (como São Paulo por exemplo) precisa de espaço para todos que vivem nela. E principalmente nas regiões centrais.

Por sua vez, devido a lei da ‘oferta e procura‘, os preços dos imóveis nessas cidades e nessas regiões também sobem muito.

Como corretor de imóveis, além de estar ‘antenado’ em novas tendências do mercado imobiliário você precisa também compreender essa demanda, o tipo de público que ela atrai e principalmente os benefícios para oferecer ao seu cliente uma micro casa.

O que são Micro Casas

Micro Casas
Micro Casas

Micro casas, como o próprio nome sugere são pequenas moradias. Com menos de 100 m² e com uma ótima otimização de espaço interno.

A principal característica das micro casas é o aproveitamento de todo o espaço que nela tem. E de maneira inteligente.

Soluções como móveis embutidos de multi funções são por exemplo, itens obrigatórios para uma micro casa.

Tecnicamente, uma micro casa pode ser definida como uma estrutura residencial feita sobre uma fundação ou sobre rodas que contenham todas as utilidades necessárias para permanência do morador.

Nos EUA esse conceito já é bastante utilizado. Novas empresas de engenharia, arquitetura e imobiliárias apostam em locações de micro casas de campo. Com um custo reduzido é possível ter uma experiência completa e inovadora.

Normalmente, micro casas contam com:

Micro Casas parte de dentro
  • Cores claras como branco, cinza ou bege
  • Móveis multifuncionais
  • Energia Solar
  • Tecnologia embutida em todos os aparelhos
  • Pisos de madeira

3 Benefícios para Utilizar Quando Vender Micro Casas

Micro Casas no campo
Micro Casas no campo

Quando você for apresentar um imóvel com o conceito de micro casa (pode ser um apartamento também), é importante que você ressalte os principais benefícios. Por isso, vamos falar um pouco sobre 3.

1. Custo reduzido com as micro habitações

Um dos benefícios mais óbvios para viver em um micro imóvel é o custo X benefício. É mais barato se viver de maneira mais simples.

Em comparação com uma casa típica, uma micro casa custará menos em termos de preço de manutenção, aquecimento, refrigeração e impostos sobre a propriedade. 

Um pequeno imóvel também pode ajudar seu cliente a economizar dinheiro de maneiras não convencionais. 

Por exemplo:

Menos espaço na despensa e na geladeira significam igualmente, menos dinheiro gasto em compras desnecessárias. Enquanto armários e estantes menores significam que seu cliente precisará limitar também os gastos ociosos. 

Reduzir esses custos abrirá espaço no orçamento mensal do seu cliente e dará a oportunidade de pagar seu financiamento (se for o caso) mais rápido.

2. Agilidade na limpeza do imóvel

Micro Casas - Limpeza Rápida
Micro Casas – Limpeza Rápida

Enquanto a limpeza de uma casa de tamanho médio pode levar horas, a limpeza de uma micro casa pode levar alguns minutos. 

Isso tem tudo a ver com a eficiência do espaço que as micro casas fornecem. Além disso, quando você mora em uma pequena casa, enchê-la de “coisas” não é uma opção.

Pelo menos não se você quiser espaço para se movimentar.

Isso significa que haverá menos desordem para arrumar e organizar. Com isso, a limpeza de uma micro casa nunca deve ficar realmente fora de controle, a menos que seu cliente negligencie gravemente o interior.

3. Menor impacto ambiental com micro casas

Micro Casas (apartamento)
Micro Apartamento

Por último, mas não menos importante, o investimento em micro habitações permitirá que seu cliente reduza seu impacto ambiental. 

As micro casas usam menos energia, produzem menos desperdício e consomem menos recursos. Devido ao tamanho pequeno, elas exigem menos materiais para serem construídas e, finalmente, usam menos energia e geram menos desperdício quando construídas. 

Mais de 80% das emissões de gases de efeito estufa ocorrem pelo consumo de eletricidade e combustível em uma residência média. 

Com uma micro casa, seu cliente não consumirá tanta eletricidade, água ou gás, reduzindo substancialmente sua emissão de carbono. 

Para saber mais sobre casas sustentáveis, lei também: Boas práticas para vender um imóvel ecologicamente correto.

Qual o Perfil de Cliente que Compra Micro Casas

Micro Apartamento

A procura pelo conceito e compra de micro casas é influenciada, principalmente por 5 fatores:

  • Econômico
  • Demográfico
  • Sustentável
  • Simplicidade
  • Tecnologia

No Brasil as micro casas já são uma tendência. De acordo com estudos feitos pelo Secovi/SP por exemplo, a maior parte dos imóveis lançados são de apartamentos pequenos de apenas 1 dormitório em regiões centrais.

Esse tipo de imóvel também é ótimo para atrair investidores, uma vez que, sua liquidez muito rápida.

O conceito de micro casas, atende à uma demanda específica de compradores de imóveis da nova geração.

Leitura obrigatória: As Melhores Dicas para Vender Imóveis para Todas as Gerações

Portanto, quando você atender um cliente interessado em economizar, comprar uma imóvel sustentável ou até mesmo que seja solteiro e precisa morar em um centro urbano você deve optar por mostrar as principais micro casas da sua carteira de imóveis.

Certamente, vai agradar esse público.

Então, foque em adultos solteiros ou casais sem filhos que procuram um imóvel mais em conta de 1 ou no máximo 2 dormitórios e de preferência jovens.

Há também uma tendência para um público idoso optar por micro casas pela facilidade de limpeza. Mas, não é o foco.

Quais os benefícios você utiliza para vender micro casas?
Conte para nós abaixo nos comentários.

Boa sorte e Boas vendas!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder