🕗 Tempo de leitura: 7 minutos

Você é um corretor amigo dos investidores imobiliários? Se não, você pode ser à partir de hoje.

Embora, o mercado tenha tido seus altos e baixos na última década. Os especialistas ainda, concordam: O mercado imobiliário ainda é um bom negócio para investidores imobiliários.

Por isso, os investidores bem-sucedidos tendem a comprar e vender vários imóveis em um curto período de tempo, e sobretudo, trabalhar com o mesmo corretor para fazer isso.

Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0

O investimento em imóveis costuma ser o porto seguro de muitos investidores imobiliários mais conservadores. Inclusive porque é uma forma de manter o patrimônio intacto e protegido da inflação.

O que significa que isso pode ser um fluxo constante de receita para você.

O que é um Investidor Imobiliário

o que é um investidor imobiliário. Dançando na rua jogando dólares para o alto

Investidores imobiliários são pessoas que decidem aplicar seu dinheiro em empreendimentos imobiliários, para os mais variados fins. Essas pessoas podem investir sozinhas, como um investidor único do imóvel (ou empreendimento) ou investir em grupo.

Grupo de Investidores que Compram Imóveis

Os grupos de investidores que compram imóveis se aproveitam da modernização da economia e do mercado financeiro. Uma vez que, esse trouxe o desenvolvimento de novos produtos ligados ao mercado imobiliário de investimentos.

Entre eles encontramos:

Fundos Imobiliários:

Os fundos imobiliários são compostos à partir da união de um grupo de investidores que compram imóveis. Chamados então de cotistas. Eles por sua vez, aplicam em conjunto o seu dinheiro em empreendimentos imobiliários que provavelmente não teriam condições de investir sozinhos.

Por exemplo:

  • Shoppings Centers
  • Agências Bancárias
  • Hotéis
  • Empreendimentos residenciais

Cada investidor imobiliário desse grupo tem uma quantidade de cotas, de acordo com o valor que investiu.

A vantagem para o grupo de investidores é que a liquidez é diária, uma vez que eles podem sair (através da venda da cota) a qualquer momento.

Títulos de Crédito Imobiliário:

Os títulos de crédito imobiliário são títulos de renda fixa. Nesse caso o investidor ou o grupo de investidores que compram imóveis, emprestam seu dinheiro para um banco.

Que então, utiliza essa quantia para a construção e venda dos imóveis por terceiros. Assim, parte dos juros que o banco ganha na venda do imóvel é repassado para os investidores imobiliários.

Crowdfunding Imobiliário:

Esse conceito apareceu por meio de um financiamento coletivo para projetos pela internet. Entretanto, com o passar do tempo e a expansão do modelo de crowdfunding ele chegou ao mercado imobiliário.

Permitindo então, que grupos de investidores que compram imóveis pudessem utilizá-lo. A ideia é simples: O investimento em imóveis passa a ser acessível a qualquer um.

O conceito do Crowdfunding imobiliário é que pequenos investidores e com quantias bem menores que a tradicional possam ter acesso às melhores rentabilidades do mercado imobiliário, sem burocracia.

No Brasil a plataforma URBE.ME é pioneira nesse segmento e é possível adquirir títulos de investimento imobiliário à partir de R$ 1.000 de forma online.

Como Achar Investidores de Imóveis

corretor de imóveis conversando com dois investidores imobiliários. Na mesa muitas anotações, agenda e notebook

Como corretor de imóveis você pode participar de alguns grupos de investidores imobiliários, através do Facebook por exemplo, onde você encontra mais de 20 mil membros em apenas um grupo.

Também é possível encontrar sites, que reúnem grupos de investidores e que você pode contactar, é o exemplo do Compro Imóvel com Dívida.

Perfil do Investidor Imobiliário

O perfil do investidor imobiliário deve variar de acordo com as preferências e expectativas do consumidor. E sua função é conhecer e identificar o perfil adequado do seu cliente.

Para isso, a maneira mais fácil para o corretor de imóveis que deseja trabalhar com a venda de imóveis para investidores é conhecer todos os módulos de investimento, como citamos anteriormente alguns.

Assim, fica mais fácil identificar um perfil que se encaixe para o investimento imobiliário, bem como, prestar uma consultoria positiva para o seu cliente.

Inicialmente, é possível separar o perfil do investidor imobiliário em 3 categorias:

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado

Perfil do Investidor Imobiliário Conservador:

Nesse perfil de investidor, o objetivo principal é ter um retorno financeiro real com o menor risco possível. Ele prioriza a segurança como fator decisivo para seus investimentos.

Perfil do Investidor Imobiliário Moderado:

Nesse caso, o perfil de investidor aceita correr alguns riscos se isso significar um retorno financeiro um pouco maior. De maneira idêntica ao conservador eles prezam por segurança. Mas, são atraídos por algo que possam lhes trazer mais rendimentos a longo prazo.

Perfil do Investidor Imobiliário Arrojado:

O investidor imobiliário com perfil arrojado, em comparação aos outros dois anteriores é mais tolerante aos riscos. Portanto, seu principal objetivo é potencializar a obtenção de crescimento do patrimônio aplicado a longo prazo.

Investidores em Imóveis na Planta

investidor em imóveis na planta. Na frente de um empreendimento em obras ao telefone.

Assim que você desvendar o perfil de investidor que vai trabalhar naquele momento, uma ótima oportunidade é o investimento em imóveis na planta. Esses investidores prezam por um lucro maior a longo prazo.

E como diz o ditado:

“Quem compra terra, não erra”

De acordo com o perfil de investidores que mostramos anteriormente, o que mais se encaixa para ser um investidor de imóveis na planta é o Arrojado.

Até porque, envolve um risco maior que os outros tipos de imóveis. Entretanto, o lucro a longo prazo pode ser consideravelmente maior também.

Nesse momento sua função como corretor de imóveis que deseja negociar com investidores de imóveis na planta é primeiramente conhecer os benefícios desse tipo de investimento. Para então, ter condições de direcionar seu cliente por um caminho certo e seguro.

O principal objetivo de investidores imobiliários que compram imóveis na planta é poder vender o imóvel, antes da conclusão e lucrar de uma vez com a valorização do bem.

Leitura obrigatória: Estratégia de Vendas de Imóveis na Planta: O Segredo Que Ninguém te Contou

Investidores Imobiliários Estrangeiros

investidor que compra imóveis ao redor do mundo.

O Brasil é um grande atrativo para investidores imobiliários estrangeiros, entre todos os países emergentes estamos em primeiro lugar na preferência por esse grupo.

Isso acontece porque, esses investidores estrangeiros se baseiam em alguns fatores que tornam essa iniciativa muito atraente, tais como:

  • Queda dos preços:
    Durante um período a demanda foi muito mais alta que a procura, e por consequência alguns imóveis desvalorizaram ou ate mesmo ficaram encalhados. Esse é um bom atrativo para investidores imobiliários estrangeiros.
  • Desvalorização da moeda:
    O real, em comparação com outras moedas vem sendo cada vez mais desvalorizado, como é o exemplo do dólar, que nunca esteve tão alto como agora em 2020.

    Esse é um ótimo motivo para investidores imobiliários estrangeiros investirem na compra de imóveis no Brasil.

    Ainda que os preços no mercado imobiliário estejam de acordo e em alta, a percepção para quem trabalha com dólar, por exemplo, são de valores bem atrativos e facilidade.

Como Vender Imóveis Para Investidores Imobiliários

corretor de imóveis vendendo para dois investidores imobiliários

Como você pode se tornar o principal corretor de imóveis no mercado?

1. Aprenda a Linguagem dos Investidores Imobiliários

Os investidores discutem coisas como ROI, taxas de juros máximas, retornos em dinheiro e valor presente líquido.

Nesse caso, a sugestão se você ainda não possui um vasto conhecimento no assunto é: Estudar! Então, faça cursos e aprimore cada vez mais seus conhecimentos.

2. Conheça os Objetivos do Investimento em Imóveis  

Entenda o que é importante para os investidores imobiliários. É provável, que eles não se importem com as cores de tinta ou carpete existentes no imóvel, por exemplo.

Eles só se importam se as paredes precisam ser repintadas, ou se o banheiro precisa ser modificado e, o mais importante: Quanto vai custar. 

Por isso, a maneira como você aborda um investidor imobiliário sobre um imóvel não deve ser a mesma que você aborda compradores residências convencionais. Certamente, os objetivos para o imóvel são bem diferentes.

Você precisa portanto, entender a estratégia de investimento do seu cliente:

  • Comprar, consertar e trocar? 
  • Comprar no atacado e vender para outro investidor? 
  • Realizar a compra, consertar e alugar?

3. Identifique a Linha do Tempo dos Investidores Imobiliários

Nesse momento, você precisa compreender qual o caminho que seu cliente vai seguir, para assim, conseguir guiá-lo da melhor forma.

Qual o horizonte de investimento dele? 

É uma retenção a longo prazo com uma janela de lucro de cinco a dez anos ou o investidor precisa vender a propriedade antes de comprar outra?

Quanto mais você souber sobre a linha do tempo do seu investidor, com toda a certeza, mais útil poderá ser.

4. Saiba Fazer as Contas com os Investidores Imobiliários  

Aprenda a usar os vários cálculos disponíveis para avaliar e selecionar propriedades de investimento imobiliário.

O relacionamento entre cliente e corretor será fortalecido se você puder localizar propriedades adequadas e por sua vez, ajudar a analisar o retorno do investimento.

5. Conheça o Mercado Imobiliário Local

Depois que conseguir entender os objetivos do investidor que compra imóveis. Com toda a certeza, seus talentos como especialista no mercado local serão úteis.

  • Quais bairros estão em alta agora?
  • Quais as áreas mais promissoras?
  • Onde estão as melhores escolas?
  • Onde estão localizados os melhores empregos?   

Então, ajude a identificar essas oportunidades e a apresentar os imóveis certos que seu cliente investidor deve considerar.

6. Torne-se o Melhor Corretor Para os Investidores Imobiliários

Após conhecer os objetivos e ajudar a identificar as propriedades adequadas, procure maneiras adicionais de agregar valor aos seus serviços.

Uma forma de fazer isso é ser a segurança e ‘enciclopédia’ do seu cliente investidor.

  • Será preciso um “faz tudo” para deixar o imóvel em ordem?
  • Qual a estimativa de valores de pintores na região?
  • Quais os pisos estão em alta e as melhores lojas para a compra e aplicação?
  • Será preciso um consultor tributário?  

7. Torne-se um Insider

Juntar-se a um grupo de investidores imobiliários em sua região é uma ótima maneira de encontrar clientes em potencial, aprender o que os investidores estão procurando e certamente, fornecer informações sobre possíveis imóveis.

Por fim, você não precisa ser um especialista em investimentos imobiliários para ser um bom corretor de imóveis. Porém se quiser atrair esse público para sua carteira de negócios você precisa se aperfeiçoar a especializar.

Esperamos que nossas sugestões tenham lhe servido e que seja apenas o início de uma trajetória de sucesso no mercado de investimentos imobiliários.

Você trabalha com investidores imobiliários? Gostaria de acrescentar algo à nossas sugestões? Compartilha suas ideias conosco nos comentários abaixo.

Boa sorte e Boas vendas! 

4 Comentários

  1. Luiz mauro

    Gostei da matéria muito boa. Sou de Nova Iguaçu RJ. Cidade com 1.200,000 habitantes cidade em grande expansão. Sou proprietário de imobiliária na região.

  2. Luís Antônio Silva

    Eu sou Luiz construtor de presidente prudente estou atrás de investidor para venda meus imóvel
    Investidor que tenha interesse de investir aqui na minha região

  3. Rogério Ferreira Lima

    Gostaria de dicas de cursos, escolas, etc… para me tornar um Corretor de imóveis Especialista em atender Investidores.
    Parabéns por este artigo Paola Santoro! Gostei muito e me abriu a mente para esse nicho. Muito obrigado!

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder