Autoridade máxima na região quando o assunto é corretagem de imóveis.
Fizemos um “resumão” de diversos pontos interessantes sobre o Creci. Desde a sua criação, função, valores e etc.
Mesmo que você já seja um corretor de imóveis vale a pena a leitura. De repente, aqui, você acaba descobrindo algo novo que pode te ajudar na sua carreira.
Então, vamos lá.😉
O que é o CRECI
Primeiramente Creci é uma sigla que significa Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Portanto, o Creci é o órgão que regulamenta a profissão de corretor de imóveis. Á partir da Lei Federal n° 6.530/78 cabe ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) conceder documento válido para a prática da corretagem de imóveis.
Então, somente através do Creci de cada região um profissional é reconhecido como corretor de imóveis. E portanto, para isso, o órgão expedi uma carteira de identificação e número de registro.
O Creci foi fundado juntamente com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFEFI) em 1962 e tem total autonomia para se autogerir.
Qual a Função do CRECI
O Creci tem como função principal regulamentar a profissão de corretor de imóveis. Bem como fiscalizar e garantir que todos os direitos e obrigações dos profissionais estejam sendo cumpridos. Sempre com base em seu código de ética.
Leitura Obrigatória: Código de Ética dos Corretores de Imóveis
Como Tirar o CRECI
Para que um profissional possa obter o registro no Creci ele precisa antes passar por algumas etapas.
Tais como:
- Realizar um curso técnico em transações imobiliárias ou um curso superior em Ciências Imobiliárias
- Solicitar junto ao conselho uma ‘carteira provisória de estágio’ e cumprir as horas determinadas de estágio na profissão.
- Com o diploma em mãos e as horas de estágio cumpridas se dirigir ao conselho regional de corretores de imóveis para pagar a taxa e tirar o Creci definitivo.
Para mais informações sobre o assunto aconselhamos a leitura: O que Precisa Para Ser Corretor de Imóveis: 4 Passos Principais
Quanto Custa Para Tirar o CRECI
Como citamos anteriormente, assim que você se formar em um curso reconhecido pelo Creci e cumprir suas horas de estágio você passa a ter então, o direito de solicitar o registro definitivo.
Para fazer isso é bem fácil. Nos sites dos conselhos regionais você deve encontrar um formulário para preencher com o requerimento do seu pedido, bem como anexar todos os comprovantes e documentos solicitados pelo órgão.
Após isso, também será necessário realizar o pagamento de uma taxa, que pode variar de Estado para Estado. Portanto, para exemplificar vamos utilizar os valores do Creci/SP, ok?
No Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo o valor da taxa a ser paga é de R$ 591,00. Além dessa taxa o profissional assim que obtiver o registro definitivo também precisar arcar com a anuidade. Que novamente vão variar de Estado para Estado. Mas, em São Paulo o valor é de R$ 652,00* que pode ser parcelado em até 5 vezes.
Por fim, após avaliado o requerimento enviado juntamente com a documentação apresentada. O profissional deve se dirigir a sede da sua região munido de documentos pessoais e comprovantes de formação profissional para a execução solene.
Nesse momento portanto, o profissional recebe seu registro definitivo.
Todo esse trâmite dura em média 90 dias. Se não houver a necessidade de apresentar algum documento complementar.
Como Saber se uma Pessoa Tem CRECI
Infelizmente muitas pessoas ainda intermedeiam a compra e venda de imóveis sem estar devidamente regulamentada no Creci da sua região.
Então, antes de fazer uma parceria com algum corretor de imóveis ou filiar-se a uma imobiliária vale verificar se ambos estão ativos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Para fazer isso é fácil:
Vamos utilizar como base o site do Creci de São Paulo.
1) Acesse o site: crecisp.gov.br
2) Na aba ‘cidadão’ selecione a opção ‘Busca por Corretores’
3) Preencha as informações que você sabe (nome completo por exemplo) e faça a busca.
O Que Encontrar no Portal do CRECI
Muitos corretores de imóveis não sabem mas existe muita coisa legal dentro do portal do Creci.
Por exemplo:
Você sabia que por ser corretor de imóveis filiado ao Creci você tem descontos e convênios com várias empresas e de diversas áreas?
Veja só, um corretor de imóveis pode comprar um automóvel, tirar férias em clube de campo, fazer exames em clinicas hospitalares e até comprar sapatos. Tudo isso com descontos concedidos entre parcerias com essas empresas e o Creci.
No Creci de São Paulo por exemplo dá uma olhada em quanta coisa você pode encontrar:
Além dos convênios você encontra também no site do Creci você pode fazer sua inscrição em cursos e palestras, muitas vezes gratuitas para assim, fomentar seu conhecimento sobre diversas áreas de atuação como corretor de imóveis.
E por fim, você encontra o PROECCI (Programa de Educação Continuada para Corretores de Imóveis).
Através desse programa você pode aperfeiçoar seu trabalho. São 6 disciplinas que compõe o programa: Legislação da profissão, financiamento, documentação imobiliária, estruturação e apresentação de proposta, relações humanas no mercado imobiliário e avaliações.
Ao fim desse programa o corretor de imóveis recebe um certificado final do PROECCI onde o mesmo indica que o corretor está entre outras coisas apto a elaborar o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica).
Para saber mais sobre o programa acesse depois: crecisp.gov.br/corretor/proecci
O Que é o Delegado do Creci
Os delegados do Creci são antes de mais nada corretores de imóveis, indicados à exercer essa função regionalmente.
Qualquer membro da diretoria e do Conselho fiscal podem indicar nomes para serem escolhidos como delegado do Creci.
Por meio de uma votação então, será eleito um deles. Em caso de empate, quem define quem será o delegado do Creci regional será o presidente do Creci.
Para ser um indicado a delegado do Creci, o corretor de imóveis precisa estar em dia com suas obrigações tributárias junto ao órgão, bem como exercer sua atividade (na região que deseja concorrer) há mais de 1 ano.
Qual a Função do Delegado
São descritas 13 atribuições ao delegado do Creci, entre elas listamos:
1) Divulgar e Cumprir as deliberações e determinações do Creci e toda legislação pertinente;
2) Auxiliar a realização de eventos com a finalidade de divulgar assuntos de natureza ética profissional;
3) Auxiliar a fiscalização do exercício da profissão de corretor de imóveis;
4) Auxiliar a realização de sessões solenes para entrega das carteiras profissionais de corretores de imóveis em sua região;
5) Sugerir temas para reuniões, cursos e palestras educativas que possam contribuir para a integração e desenvolvimento profissional dos corretores de imóveis da região;
Por fim, se você precisar de mais informações sugerimos que acesse o site do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. Lá você pode encontrar o o site e endereço do órgão no seu Estado.
*Valor sujeito a alterações sem prévio aviso
**Valor sujeito a alterações sem prévio aviso
Agora conte para nós o que você acha da atuação do Creci na sua região. Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Olá bom dia, pode tirar uma dúvida por favor? Estou procurando um corretor e encontrei um que gostei, porém quando pesquiso o numero do creci dele no site aparece nome de outra pessoa, isso é normal? Por qual motivo aparecia se fosse? Obrigado
Oi Pedro,
Normal não é, mas às vezes corretores trabalham em parceria, e pode ser que ele seja um estagiário usando o Creci de um corretor credenciado.
De toda a forma, vale muito você conversar com ele e entender bem do que se trata.
Se não se sentir confortável com alguma coisa, não faça negócio.
MT Bom sou novo na profissão,sou de Minas Gerais creci 43303 , agora quais os convênios q temos em Minas MT obrigado pela informação , vcs são bem organizado .
Oi Domingos,
Dá uma olhada direto no site do Creci ai da sua região.
Eles devem informar lá todos os convenios.
Um abraço! 😄
Boa noite Paola,
Infelizmente não me sinto seguro em relação ao CRECI de minha cidade, pois há alguns anos, na condição de Locador, tive problemas com a administração de uma imobiliária, a partir do trato pessoal de um vistoriador de imóvel, o qual foi muito mal educado, grosseiro e desrespeitoso comigo dentro do nosso imóvel. Ao me dirigir até a unidade para tratar de problemas da rescisão, da locação mal entermediada e reclamar da forma que fui tratado pelo vistoriador, junto com minha mãe idosa, mais uma vez fomos destratados e, por pouco, não fui agredido ao exigir respeito e o devido atendimento após a gestora gritar comigo com toda falta de educação.
Quando fui consultar o CRECI da imobiliária, e dessa Corretora e DONA OU SOCIA DA IMOBILIARIA, constatei que ela também é a Delegada Regional na região.
Como denunciar alguém para o próprio denunciante?
O que sei é que depois disso, passamos a ter muitas dificuldades em fechar novas locações com imobiliarias do município.
Só conseguimos com iniciantes e aventureiros que, por irresponsabilidade, ganância e certeza de ausência de fiscalização num círculo aparentemente corporativista e omisso diante de práticas, propostas e contratos com vícios, atuam com corretores sem Creci, sem assessoria jurídica, sem critérios e acessos de checagem financeira cadastral… Promovendo concorrência desleal que acaba prejudicando boas imobiliárias e causando prejuízos a clientes, normalmente, a locadores. Além de colaborar com o aumento e prevalência do circulo de oportunistas entre a demanda por locações.
Falta fiscalização, não só de Creci, mas de capacidade técnica, profissional, fiscal, jurídica e administrativa de muitas fachadas e sites bonitos de “imobiliarias” em Osasco-SP , mas com muito pouco de etica, profissionalismo, responsabilidade e o mínimo de temor à justiça e fiscalização.
Lamento por isso André !!