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Certamente, se alguém me falasse há 10 anos atrás que imobiliárias utilizariam chatbot em suas rotinas de atendimento para rastrear leads. Eu provavelmente teria dado risada da cara dessa pessoa.

Porém, é claro que hoje, juntamente com o home staging e tours 360º. Os chatbots parecem estar por toda parte, sobretudo, em imobiliárias.

Pensando nisso, destinamos o conteúdo de hoje para conhecer um pouco melhor sobre o assunto.

Veja aqui, o que são chatbots, as principais empresas do mercado e por fim, como utilizá-los para ter resultados na sua imobiliária.

O que é Chatbot para Imobiliárias

Se você ainda se lembra da época em que os computadores eram em tons de bege e faziam barulho para se conectar na internet. Com toda a certeza será muito útil se familiarizar com alguns termos novos.

Como por exemplo: Chatbot para imobiliárias:

Os chatbots são pequenos aplicativos que respondem as perguntas digitadas pelo usuário à partir de respostas pré definidas por você.

Todos os Chatbots imobiliários são fáceis e inteligentes?

Os chatbots imobiliários mais “inteligentes” geralmente utilizam uma versão simplificada de inteligência artificial (IA) para fornecer respostas mais complexas às perguntas de um lead.

Essencialmente, esses chatbots podem “aprender” de acordo com as interações passadas de outros clientes em potencial. E então, fornecer a melhor resposta.

Contudo, para configurar esse tipo de chatbot dentro da imobiliária, você certamente, vai precisar de uma ajuda especializada ou ter experiência nessa área.

Por outro lado, o chatbot que não é “muito inteligente” é basicamente igual àqueles robôs que você encontra em ligações para sua TV a cabo, operadora de celular ou internet.

“Para consultar seu saldo, diga saldo ou pressione 1”

Nesse caso, ao invés de ‘aprender’ por meio de interações anteriores. Esse tipo de chatbot para imobiliárias é programado apenas para ‘soltar’ as respostas ou enviar algum tipo de link com base na resposta anterior.

“Você procura uma casa ou um apartamento?”

E portanto, será muito mais fácil configurar as mensagens pré definidas e criar um fluxo de atendimento com esse tipo de chatbot. Principalmente se você for fazer isso sozinho e pela primeira vez.

Adicione um toque humano no Chatbot da Imobiliária

De fato, como a maioria das coisas na vida, uma abordagem combinada provavelmente funcionará melhor em todo tipo de chatbot para imobiliárias.

Então, se certifique que a ferramenta de bot que você escolher, lhe dará autonomia para intervir na conversa a qualquer momento. Ou, caso contrário, não elabore um fluxo muito longo para seu visitante prosseguir.

As pessoas gostam de se conectar com pessoas. E provavelmente os visitantes que te enviarem uma mensagem, tem dúvidas que precisam ser confiadas à um profissional. Talvez, essa seja a maior compra de suas vidas.

Portanto, nos os deixe falando por muito tempo com um robô. Eles irão embora. E você vai perder dinheiro!

Chatbot no Site da Imobiliária

De fato, o lugar mais comum para se encontrar chatbots são os os sites das imobiliárias e de corretores. Normalmente eles ficam visíveis no canto inferior do site (do lado esquerdo ou direito).

Quase sempre esses chatbots são ferramentas terceirizadas e integradas através de um plug – in no seu site.

Dependendo da ferramenta que você escolher utilizar, você pode montar um fluxo com base na navegação daquele visitante dentro do seu site.

Por exemplo:

Se ele fez uma pesquisa por apartamentos de 2 dormitórios na cidade X. Você pode programar uma mensagem de chatbot com alguma pergunta específica: “Você quer ver apartamentos de 2 dormitórios disponíveis para financiamento bancário?

Se ele responder que sim -> você envia o link com um resultado de pesquisa de todos os imóveis que correspondem a essas características.

Se ele responder que não -> você encaminha um link com todos os apartamentos de 2 dormitórios que estão prontos para morar.

Chatbot no Facebook de Imobiliárias

Por meio da sua plataforma de mensagens ‘messenger’, o Facebook também oferece aos corretores de imóveis e imobiliárias a utilização de um chatbot para interagir com os leads diretamente em sua página.

Na realidade você pode programar de forma simples um chatbot no Facebook da imobiliária utilizando um site como o ‘JivoChat’ por exemplo. e em seguida, utilizar um botão de ‘mensagem’ em sua página do Facebook que vai encorajar seus visitantes a enviar uma mensagem ao invés de um e-mail.

Exemplo do botão de mensagem na página do Facebook para chatbots para imobiliárias
Exemplo do botão de mensagem na página do Facebook

Entre as principais vantagens de utilizar chatbot no Facebook da imobiliária está justamente em obrigar que o usuário esteja logado na rede social para conseguir enviar uma mensagem.

Isso significa, que não existe a possibilidade de estar anônimo em uma conversa nesse formato.

Outra vantagem, é que você pode utilizar o chatbot do Facebook Messenger no seu site através de um plug in. E de maneira idêntica, os leads que converterem serão forçados a fazer um login com o Facebook para utilizar esse recurso.

Portanto, assim que eles interagirem com seu chatbot do Facebook, você pode inscrevê-los para receber atualizações via Facebook Messenger em vez do tradicional e-mail.

Um estudo descobriu que as taxas de abertura de anúncios no Facebook Messenger eram 180% maiores do que no e-mail.

Porque Imobiliárias utilizam o Chatbot

Conceito de chatbot para imobiliárias. 1 robô atendendo várias pessoas.
Chatbot para imobiliárias

Em quase todos os casos, corretores de imóveis e imobiliárias escolhem utilizar um serviço de chatbot para fornecer uma resposta rápida e instantânea a seus leads. Seja através do site ou através da página do Facebook.

E esse tipo de pensamento não poderia estar mais correto. Tanto clientes proprietários, quanto potenciais compradores e locadores desejam ser atendidos de forma rápida. Quase imediata.

E certamente, se isso não acontecer, podem (e vão) abandonar sua página e partir’ para outra que ofereça esse atendimento.

Inverta os papeis:

Quantas vezes você saiu de um site porque não teve vontade de mandar um e-mail ou ligar para eles?

Além disso, existem outros ótimos motivos para imobiliárias optarem por utilizar o chatbot.

1. Para aumentar as taxas de engajamento em seu site

A psicologia de por que as pessoas decidem entrar em contato com você pelo seu site é muito simples. Eles querem saber se você pode ser uma boa opção para a transação deles no futuro.

No entanto, existe uma indústria inteira chamada CRO (otimização da taxa de cliques) que estuda e testa maneiras de aumentar a probabilidade de um visitante do site entrar em contato com você.

De longe, o critério mais importante é o quão fácil você torna isso para eles. Eles podem não querer ligar para você ainda por vários motivos, mas principalmente porque vai dar mais trabalho.

Muitos desses visitantes, evitam uma ligação porque se imaginam presos em uma ligação de 20 minutos. Tendo que ouvir todo o seu discurso de vendas.

Em contra partida, o bate papo requer uma ação sem esforço. E instantaneamente gratificante.

2. Para obter mais e melhores informações de contato dos leads

As pessoas adoram usar contas de e-mail descartáveis ​​para entrar em contato com corretores. E você sabe porque: Bons vendedores são pró ativos e persistentes.

Portanto, para leads que estão mais próximos da decisão de compra estão mais abertos à suas investidas e processo de vendas. Por outro lado, leads que ainda estão no processo de decisão e pesquisa, certamente querem evitar esse contato mais próximo.

Eles querem apenas informações casuais enquanto lentamente se educam sobre o mercado. É por isso que os leads do topo do funil podem ter vergonha de deixar informações de contato.

No entanto, se você usar um chatbot vai conseguir mais e melhores informações de contato para leads de topo do funil e meio do funil. 

Por quê? O chatbot utilizando a plataforma do Facebook Messenger os força a entrar no Facebook para fazer perguntas.

Por fim, as taxas de resposta para mensagens do Facebook são muito maiores do que as taxas de resposta para e-mails. 

3. Para ajudar os visitantes do site a encontrar o que procuram mais rapidamente

Vamos ser francos: Muitos de nós perguntaremos a um atendente onde podemos encontrar um item no supermercado. Em vez de olhar para as placas acima de cada corredor. 

Por quê? É mais rápido e, o mais importante, é para isso que os atendentes existem.

Mas, há outra razão pela qual as lojas têm funcionários para ajudar as pessoas a encontrar o que precisam. 

Isso oferece a eles a chance de direcionar o cliente para outra coisa que eles querem vender. 

No seu site, pode ser igual. Se alguém interage com um chatbot sobre o que está procurando, você pode recomendar imóveis que se enquadram nesses critérios. Mas, também pode direcioná-lo para outros imóveis que desejar.

Onde encontrar um Chatbot para a Imobiliária

Os Chatbot são o assunto do momento. Por isso existem centenas de empresas espalhadas e prontas para fornecer esse serviço.

Nossa primeira sugestão, nesse caso, é testar. Nem sempre a empresa que fizer mais sentido para um, será ideal para o outro. Assim como, cada imobiliária trabalha de forma diferente.

A ferramenta que falamos anteriormente, o JivoChat por exemplo, disponibiliza 2 planos: Um gratuito e outro pago por R$ 39 reais.

JivoChat - Chatbot gratuito para imobiliárias
JivoChat – Chatbot gratuito para imobiliárias

Mas, também é possível encontrar ferramentas que trabalham de forma mais ‘inteligente’ e por isso são capazes de gerar uma quantidade maior de leads. Como é o caso da Neurologic. A empresa disponibiliza 1 plano gratuito, para até 30 leads gerados por mês e outros dois planos, com leads ilimitados.

Neurologic - Chatbot para imobiliárias
Neurologic – Chatbot para imobiliárias

Por outro lado, existem plataformas americanas, com integrações mais robustas, para outro nível de trabalho. Como é o caso da Freshdesk, e por sua vez, os planos são cotados em dólar e bem de preços mais elevados.

O lado negativo do Chatbot para Imobiliárias

Certamente, existem pessoas que realmente não querem ser atendidas por um robô. Como falei antes, provavelmente essa será a compra mais importante da vida desse cliente.

Então, ele quer se sentir ouvido, entendido, importante e sobretudo, respeitado.

Por isso, nossa sugestão é que mesmo que você utilize um chatbot no site da imobiliária, dê também uma opção de chat em tempo real. De preferência, um que permita que você responda de qualquer lugar que estiver. Como é o caso do Tawk.To.

Apenas lembre-se de não depender muito de tecnologias como chatbots. Sim, muitos clientes potenciais querem respostas imediatas. Mas, também não gostam de ser totalmente conduzidos por um robô.

Agora quero saber sua opinião: Você utiliza Chatbot na sua imobiliária? E o resultado? Conte sua opinião nos comentários.

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