Escrever artigos em um blog imobiliário é uma ótima maneira de corretores criarem sua marca e se envolverem com o público local.
Com os blogs se tornando cada vez mais acessíveis devido a plataformas online como WordPress, qualquer um tem a capacidade de criar um.
Dito isto, escrever posts de alta qualidade para blogs imobiliários que sejam informativos e valiosos é mais fácil do que você imagina.
Não sabe como começar?
Tivemos a liberdade de reunir 5 dicas para ajudar você a começar a escrever o melhor blog para o mercado imobiliário hoje mesmo.
1. Pesquise palavras-chave que se identifique com seu cliente
Quando você está trabalhando nas postagens do blog da imobiliária, é óbvio que deseja que as pessoas as leiam.
O Google indexa as páginas com base em sua autoridade, que é determinada por vários fatores, como por exemplo: Quantas outras páginas estão vinculadas a você e quantas palavras-chave relevantes para o termo de pesquisa aparecem no texto do seu artigo.
Abaixo está um exemplo de como encontrar as melhores palavras-chave para o público que deseja atingir, gratuitamente e como integrá-las adequadamente para obter os melhores resultados.
Então, aqui está uma estratégia básica para você começar a pesquisa de palavras – chave.
- Faça uma lista de tópicos com palavras que seu cliente pode vir a pesquisar na internet:
Para um blog imobiliário, essa lista pode incluir o tema de qualquer artigo que você tenha escrito, desde dicas de sucesso no mercado imobiliário até detalhes de compra ou venda de uma casa em sua região. Veja o exemplo para começar a pesquisa no Google:
- Em seguida consulte as pesquisas relacionadas do Google:
Assim que fizer uma pesquisa no Google, você vai encontrar no final da página as pesquisas relacionadas.
Essas frases são comumente pesquisadas e, portanto, são boas palavras-chave para incluir em seu texto no blog.
É importante que cada pesquisa que você faça, seja em uma janela anônima, para que assim encontre o resultado mais próximo do ideal sem interferência de preferências suas no buscador.
Veja um exemplo de pesquisas relacionadas para outra palavra – chave
Vale ressaltar nesse momento, que cada conjunto de palavras – chave que você escolher utilizar o Google vai te fornecer resultados diferentes nas pesquisas relacionadas. E cada um deles, por sua vez, pode ser utilizado como gatilho para seu próximo artigo.
- Inclua o máximo de palavras-chave possível em seu conteúdo:
Especificamente nas primeiras 150 palavras, isso porque o Google tende a recompensar conteúdos que contenham a palavra-chave no início.
O título é a primeira oportunidade para otimizar o artigo, então inclua sua palavra chave lá também.
No entanto, se você exagerar e incluir palavras-chave apenas por esse motivo (sem sentido no texto) o Google certamente, vai penalizar sua página. Atenção!
A melhor forma para o “ponta pé inicial” nessa pesquisa de palavras chave é utilizar seu próprio conhecimento. Então, toda vez que atender um cliente e precisar esclarecer diversas dúvidas sobre os mais variados assuntos, anote tudo. A dúvida de um pode ser a de vários e assim, você se tornará relevante no seu campo de atuação.
Comece por aí.
2. Escreva o conteúdo para o blog da imobiliária que seja otimizado com SEO
Antes de abordarmos essa dica, você deve estar se perguntando o que significa “SEO”. Essa é, uma abreviação americana de “Search Engine Optimization” ou em português “Otimização de mecanismo de pesquisa“.
Como considerar um conteúdo imobiliário otimizado com SEO ?
- Considere a intenção de seus leitores. Em outras palavras, escreva algo que seja relevante para eles e faça-os querer continuar lendo.
- Verifique se suas dicas são realmente úteis.
- Inclua links apropriados e que não concorram com você para aquela palavra – chave.
- Mantenha-se atualizado sobre o melhor tamanho dos artigos, atualmente é necessário ter mais de 1.000 palavras.
Ao utilizar uma plataforma como o WordPress para criar o blog imobiliário você pode fazer uso de plugins. Que são ferramentas instaláveis na plataforma que vão te ajudar bastante com a otimização.
Então, conforme você digita o conteúdo do artigo, você consegue visualizar ao lado o que ainda é necessário incluir, o que está razoável e o que está bom. Fácil assim! Veja um exemplo no blog da Praedium:
3. Copywriting ideal para o blog imobiliário
As pessoas geralmente gostam de artigos que parecem conselhos amigáveis, em vez de ler um manual. Portanto, lembre-se disso ao encontrar seu tom de escrita.
Não há problema em incluir um pouco de humor em seu copy, e seu cliente provavelmente vai apreciar um blog imobiliário com um toque mais caloroso.
Primeiramente, o que você deve lembrar é que:
Seu desejo é manter as pessoas na sua página e envolvidas com o seu conteúdo.
Por isso, escreva de uma maneira que seu possível cliente entenda.
Faça-os querer continuar voltando ao seu blog imobiliário, porque você é muito claro, prestativo e realmente ajuda quem está fazendo a leitura.
4. Compartilhe seu conteúdo imobiliário através das redes sociais
Depois de escrever seu artigo no blog, uma ótima maneira de maximizar o impacto é compartilhá-lo em outras plataformas de comunicação online.
Isso pode incluir uma newsletter via e-mail para sua lista de contatos ou até mesmo em suas redes sociais.
Em princípio, o importante ao iniciar um blog imobiliário é construir uma comunidade online. Por isso, se conectar em diferentes plataformas apenas fortalece seus posts.
Leitura complementar: Mídias sociais para corretor de imóveis: 9 Dicas para aplicar hoje mesmo
5. Use boas imagens ao compartilhar os conteúdos do blog da imobiliária
Assim que finalizar um novo artigo e quiser compartilhar com toda sua rede a primeira coisa que deve levar em consideração são as imagens. Principalmente a imagem de capa do artigo. Isto é, aquela que será vista antes de tudo.
Para fazer isso nas mídias sociais a regra é: Evitar postagens com muito texto.
Por exemplo:
Digamos que você tenha um blog que fale sobre investimentos imobiliários. Se assegure então de incluir uma imagem atraente e que faça total sentido com o assunto. Juntamente, inclua o link para a leitura do conteúdo completo no blog imobiliário.
Lembre-se que o texto geralmente não é transferido para plataformas como o Instagram.
Inspiração para iniciar o seu blog imobiliário
Não há forma certa ou errada de iniciar um blog para imobiliária, entretanto é mais valioso escolher um tipo de ‘persona’ que é mais comum em seus negócios e criar conteúdos para falar para ela.
Ou seja, a escrita e a escolha das palavras chave devem estar sempre de acordo com o que essa persona busca em seus serviços.
Veja algumas inspirações abaixo para temas do blog da imobiliária:
- Blog com conteúdo sobre financiamentos imobiliários
- Para investidores em imóveis
- Tudo sobre lançamentos imobiliários
- Blog imobiliário da cidade X
- Dicas do corretor X
- Blog com dicas de decoração para o primeiro imóvel
Blogs populares sobre o mercado imobiliário
Conheça algumas imobiliárias que já trabalham com um Blog e se inspire em suas ideias:
Imobiliárias americanas que também trabalham com Blog imobiliário:
- RGeek Estate : O blog imobiliário popular sobre marketing e tecnologia imobiliária
- Mommy Imóveis : Para pais e imóveis com um tom casual e conselhos para corretores imobiliários com crianças pequenas.
- Jade Mills Luxury Blog : “As últimas notícias e informações imobiliárias de Beverly Hill, Los Angeles e além”.
Prós e contras de ter um Blog
Inicialmente, muitos profissionais do mercado imobiliário abraçaram a ideia de educar seu cliente com conteúdo de qualidade através de um Blog. Entretanto, não pense você que é uma atividade única e isolada.
Vantagens de iniciar um blog para imobiliária:
- Educa o potencial cliente
- Aumenta o tráfego do site imobiliário
- Aumenta a quantidade de seguidores nas redes sociais
- Interação maior com seus clientes através de comentários e perguntas
Desvantagens de iniciar um blog imobiliário:
- Demanda tempo para o redator
- É preciso estar sempre bem informado sobre as nuances do mercado
- Se faz necessário manter a constância de publicações
- É concorrido, e o trabalho pode demorar um pouco a trazer resultados
De uma maneira ou de outra, é importante que você se atualize sobre as boas práticas e dedique tempo para agregar valor ao seu negócio.
De fato, trabalhar com um Blog imobiliário é um dos pilares do inbound marketing e se você ainda não havia pensado em construir o seu, aqui está o empurrãozinho que faltava! Mão na massa!
Falando em bons artigos, conta pra gente nos comentários o que achou desse!
Boa sorte e boa escrita!
Excelente conteúdo para os Corretores de Imóveis.