Talvez o sonho de todo corretor de imóveis seja abrir sua própria imobiliária.
Entretanto não basta apenas abrir um escritório com uma boa carteira de imóveis e aguardar os clientes. Será necessário aprender a gerenciar uma imobiliária, só assim é possível obter sucesso como empreendedor.
Como sabemos que não é uma tarefa fácil e pode acarretar muito conflito principalmente com quem não está habituado com a gestão de negócios, resolvemos escrever esse artigo para orientar e ‘dar um norte’ a quem deseja ingressar nesse ramo e sobretudo para quem já ingressou e ainda está com dificuldades para ser bem sucedido.
Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária
Dica 1 para gerenciar uma imobiliária : Mapeamento da região
Mapear as oportunidades da sua região de atuação é primordial para o sucesso da imobiliária. Isso significa que é preciso muito empenho e sagacidade por parte do proprietário da imobiliária.
Então, esteja por dentro das tendências que assolam o mercado em que você trabalha. Por exemplo:
- Quais os bairros que tendem a ser valorizados nos próximos anos?
- Quais empreendimentos vão ser lançados? (negociar imóveis na planta pode ser muito lucrativo para a imobiliária e sobretudo para o cliente comprador)
- O que deve alterar na infraestrutura da cidade nos próximos anos? (construção de shopping center, metrô, centro comercial e etc)
Dica 2 para gerenciar uma imobiliária: Gestão de carteira
Como o título indica, é essencial ter uma gestão de toda a sua carteira de negócios, seja ela de clientes, leads ou imóveis.
Muitas imobiliárias, por ter esse quesito defasado e desatualizado por vezes acabam perdendo clientes e deixando de concluir negociações.
É importante desse modo que você tenha facilidade e organização nessa área.
O que pode lhe ajudar certamente, é um CRM de gestão imobiliária, ou seja, um sistema para incluir todos os seus imóveis, atualizá-los com facilidade e sobretudo, cadastrar os clientes e atendimentos que são feitos pelos corretores.
Assim, não há como não ter uma visão ampla do seu negócio e ajustar pontos defeituosos com mais agilidade.
Dica 3 para gerenciar uma imobiliária: Documentação organizada
Ainda com o auxilio de um bom sistema, tenha a documentação pertinente a qualquer imóvel registrada de forma organizada na sua imobiliária.
Feito isso, você será capaz de reduzir o tempo de espera para aprovação de uma proposta negociada, reduzir igualmente a burocracia com seus clientes (proprietários e compradores) e não há chances de ter re-trabalho.
O que nesse caso te faria perder muito tempo e quem sabe até um bom negócio.
Quando o assunto é documentação, podemos enfatizar também a organização das propostas emitidas aos seus clientes. Por isso, o corretor não pode simplesmente encaminhar uma proposta e a mesma não estar anexada junto com a documentação do cliente no sistema de gestão da sua imobiliária.
Se por sua vez, isso acontecer e o corretor se ausentar, como você terá acesso a essas informações que são certamente, de suma importância para conclusão de uma venda por exemplo?
Dica 4 para gerenciar uma imobiliária: Gestão financeira
Quando o assunto é gerenciar uma imobiliária, provavelmente a primeira ideia que se vem a cabeça do empreendedor de sucesso é ‘dinheiro’.
Por isso, dedicamos um tópico apenas para falar sobre a gestão financeira do seu negócio.
De fato administrar uma imobiliária cujo o faturamento é oriundo de comissões é uma tarefa um tanto desafiadora. Entretanto, é possível contornar sazonalidades com baixa nas vendas com um pouco de organização.
Veja os exemplos:
- Ter um fundo de reserva
Isso significa ter guardado em caixa para emergências uma quantia equivalente a pelo menos 3 meses de pagamento de todas as suas contas fixas. Entre elas ressaltamos (água, luz, telefone, internet, aluguel e etc).
Lembrando que no momento em que esse fundo precisar ser utilizado, assim que possível repor a quantia e voltar ao valor inicial do fundo. É imprescindível também que ao agregar mais uma conta fixa na sua imobiliária esse fundo seja reajustado de acordo. - Trabalhar com administração de imóveis locados
Essa é uma boa alternativa para você deixar de depender apenas das comissões e realmente ter uma renda fixa na sua imobiliária.
Entretanto, de nada vão adiantar essas medidas se a organização financeira não for eficiente.
Ou seja, conte com a ajuda de um profissional (contador) e determine um salário para você. É o chamado pró-labore.
Em outras palavras:
Suas contas pessoais jamais devem se misturar com as contas empresariais e seus gastos devem estar de acordo com o seu salário e não com a faturamento da sua imobiliária.
Ok?
Dica 5 para gerenciar uma imobiliária: Marketing imobiliário
Quando falamos em marketing logo pensamos:
Ações que proporcionam a atração de um número maior de pessoas interessadas no nosso negócio.
Observe como essa colação torna indispensável o investimento em marketing imobiliário.
A concorrência no mercado imobiliário está cada vez mais acirrada e decerto, sua empresa deve aplicar uma fatia dos lucros em ações de marketing com uma estratégia eficaz.
Isso por incluir, um site imobiliário bem feito, anúncio em portais imobiliários, campanhas de e-mail marketing e um blog com conteúdo interessante para o seu público alvo.
Todos esses são exemplos de boas práticas de marketing que comprovadamente trazem sucesso para imobiliária.
Dica 6 para gerenciar uma imobiliária: Gestão de pessoas
Um desafio tão grande quanto a gestão financeira é a gestão de pessoas.
Para ser possível gerenciar uma imobiliária com qualidade você precisa se focar também nas pessoas que trabalham com você.
Toda a fonte de renda da sua imobiliária certamente irá passar pelas mãos dos seus funcionários, os corretores de imóveis.
Quando entendemos que esse profissional não tem vínculo empregatício algum com a imobiliária fica ainda mais complicado. Concorda?
É de responsabilidade do gestor nesse caso, promover um ambiente de trabalho agradável, amigável e valioso.
Isso inclui obviamente, aspectos estruturais (como o escritório), materiais (computadores, telefones, carros e etc), motivacionais (quantidade de leads que chegam na imobiliária, regras de comissionamento, premiações diferenciadas e etc), entre outros.
Voltando a falar sobre o CRM imobiliário, com ele você dá autonomia para o corretor de imóveis. Isto é, organização. E assim continua mantendo o controle do seu negócio.
Dessa forma é possível saber quais clientes estão sendo atendidos, como ‘andam’ esses atendimentos e se for necessário até intervir com um auxilio ao corretor para o fechamento da venda.
Nesse caso, se a sua imobiliária contar com uma equipe um pouco mais ampla e direcionada, essa função fica a cargo do gerente imobiliário.
Por fim, se capacite sempre que possível. Certamente com essas dicas que apresentamos já será possível gerenciar sua imobiliária com mais facilidade e assim, obter sucesso.
Você adota alguma prática na gestão da sua empresa que tem feito a diferença? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.
Boa sorte e boas vendas!