🕗 Tempo de leitura: 5 minutos

As atribuições do gerente imobiliário estão relacionadas à capacitação, gestão, treinamentos e alinhamento de equipe.

Com o intuito de auxiliar o profissional dessa área, vamos nos aprofundar sobre cada uma delas. Principalmente com exemplos práticos que o gerente deve adotar dentro de uma imobiliária.

Veja também: O Guia completo sobre Gestão Imobiliária

As principais habilidades de um bom gerente de imobiliária

Gerente treinando a equipe da imobiliária em frente a um quadro com gráficos

Inegavelmente, nenhuma imobiliária consegue crescer sem uma boa gestão. Seja como for, o primeiro passo é ter um gerente imobiliário capacitado e habilidoso para tal função.

Dessa forma, entre as suas principais habilidades, um gerente deve ser:

  • Comunicativo
  • Bom ouvinte
  • Incentivador
  • Organizado
  • Entender as metas da imobiliária
  • Ter bom relacionamento com a sua equipe
  • Saber trabalhar em grupo
  • Ter conhecimento vasto sobre o mercado imobiliário
  • Conhecer a fundo técnicas de vendas de imóveis

Por consequência, um gerente deve saber repassar essas habilidades para seus direcionados. Uma vez que, além das as atribuições de gerente imobiliário citadas acima, existe a de formar novos líderes.

Sem dúvida, gerentes de imobiliária sem habilidades como estas, acabam por ter dificuldades em liderar uma equipe e conduzi-la a bons resultados.

As principais atribuições do gerente imobiliário

Gerente imobiliário fazendo anotações com marca texto no quadro transparente enquanto é observado por duas corretoras de imóveis
As principais atribuições do gerente imobiliário

Conforme o cumprimento das metas e diretrizes de uma empresa imobiliária, dependem diretamente da boa execução das tarefas do gerente.

Inegavelmente um bom gerente com foco em desempenho, utiliza seus conhecimentos e experiência para otimizar processos e aumentar a rentabilidade da imobiliária.

Em outras palavras, autoconfiança, confiança no outro e capacidade de adaptação então sempre juntas.

Com isso em mente, um bom gerente de vendas deve ter como atribuições:

Ter planejamento estratégico

Certamente é de responsabilidade do gerente analisar os aspectos gerais do processo de venda. Afim de definir os objetivos da empresa e quantificar as metas estabelecidas.

Gerenciar a equipe de corretores

Com toda certeza, cabe ao gestor imobiliário criar um ambiente de trabalho profissional.

Nesse sentido, deve buscar sempre o desenvolvimento de pessoas e qualificação das mesmas. Seja por meio de feedback ou treinamentos direcionados.

Deve acompanhar diariamente as atividades dos corretores de imóveis e avaliar resultados. Ou seja, nunca controle as pessoas e sim seus resultados.

Da mesma forma, para manter um controle sobre o seu time comercial, é preciso saber o momento certo de corrigir um erro ou falha, seja em grupo ou individual.

Dar autonomia para a equipe de vendas

Com efeito de criar novos líderes, dê autonomia para os corretores que gerencia. Não penas distribua bem suas tarefas, mas também defina as regras e delegue a autoridade.

Desse modo, uma excelente forma de executar essa habilidade é propor um desafio para a equipe e questionar sobre as possíveis soluções.

No dia a dia, isso significa

A principio, muitas habilidades e atribuições descritas acima se integram perfeitamente em um bom profissional. Porém, saber utilizá-las de maneira correta dentro das funções na imobiliária pode parecer um pouco mais complicado.

Com a finalidade de te auxiliar nessa jornada, vamos incluir alguns exemplos práticos.

1. Faça treinamentos com técnicas de vendas de imóveis

Gerente da imobiliária em pé aplicando treinamento enquanto é observada por toda equipe de corretores de imóveis sentados em uma grande mesa
Faça treinamentos com técnicas de vendas de imóveis

“Demonstre para os corretores diferentes formas de fechar um negócio com mais facilidade. Sobretudo, acompanhando o desempenho individual. Faça treinamentos para sua equipe com base em suas técnicas de vendas.”

2. Nunca pare de estudar

Óculos em cima de livro aberto
Nunca pare de estudar

“Priorize a sua capacitação e conhecimento do mercado imobiliário, ter um bom relacionamento com os proprietários e argumentos consistentes sobre a região de atuação da imobiliária. Com isso, o gerente pode auxiliar seus colaboradores durante a negociação.”

3. Descreva seu processo de vendas

Exemplo de planilha com o processo de vendas de imóveis descrito
Descreva seu processo de vendas

“Faça com que a equipe de corretores tenha confiança no seu trabalho e goste de trabalhar com seu auxilio. Uma boa forma de fazer isso, é seguir um processo pré determinado de vendas.”

4. Implemente um CRM imobiliário para os atendimentos

Tela do CRM Imobiliário da Praedium com as etapas do funil de vendas.
Implemente um CRM imobiliário para os atendimentos

“Mantenha foco nos números e faça uma boa gestão dos resultados. É aconselhável utilizar um CRM Imobiliário com funil de vendas e determinar que todos façam uso de um script detalhado com as etapas da venda.

5. Gerente imobiliário tem que aprender com os erros

3 mudas plantadas na terra. Fotografadas de perto, sendo a primeira menor e a terceira maior.
Gerente imobiliário tem que aprender com os erros

“Entenda que mesmo sendo gerente, não é possível acertar todas as vezes. Mostre para equipe como ser resiliente e aprenda com os próprios erros. Você e seu time se tornarão mais fortes e confiantes.”

6. Solicite a opinião do time de corretores

Equipe de corretores de imóveis olhando a tela do computador juntamente com o seu gerente
Solicite a opinião do time de corretores

“Sempre que possível, solicite a opinião da equipe em reuniões. Você vai ter uma visão mais clara, de como os corretores enxergam a imobiliária. E assim fica mais fácil encontrar novas soluções e criar metodologias.”

7. Não demonstre descontrole emocional

Gerente da imobiliária em momento de stress. Sentando ao chão e passando a mão aos cabelos.
Não demonstre descontrole emocional

“Mantenha o equilíbrio emocional perante as dificuldades do dia a dia. Porque assim, seus liderados não irão se abalar por pouco, aumentando a resiliência. Isso será fundamental! Lembre-se, o exemplo arrasta.”

8. Seja motivador e coloque metas tangíveis

Gerente e equipe de corretores no alto de um prédio erguendo uma imagem de uma taça de campeão.
Seja um gerente imobiliário motivador e coloque metas tangíveis

“Você tem que ser o principal motivador da sua equipe. Estipule metas alcançáveis e faça campanha de premiações para os corretores com melhores resultados. Qualquer alteração de meta, deve ser comunicada com bastante antecedência.”

Para concluir

Em outras palavras, ser um bom profissional ou pelo menos se manter em constante aprendizado, fará com que as suas atribuições como gerente imobiliário se torne algo mais mais simples e prazeroso.

E claro! Ficará mais fácil identificar na equipe, outros corretores de imóveis com o mesmo perfil. Ou talvez, que possuam visão e valores alinhados com os da empresa. Podendo assim, criar um plano de carreira dentro da imobiliária.

Compartilhe conosco quais são os seus maiores desafios como gerente de imobiliária? Deixe seu comentário abaixo, será um prazer dialogarmos sobre o assunto.

Boa gestão e boas vendas!

4 Comentários

  1. Reginaldo Gonçalves Rodrigues

    Paola, boa tarde!
    Sou natural de Brasília. Atualmente moro em São Paulo capital. Trabalhei aqui por 3 anos em uma Seguradora. Antes disso trabalhei por quase 20 anos no mercado imobiliária de Brasília. Lá coordenei equipes de pós venda, com atribuições que iam deste a confecção do contrato, gestão da carteira… até a entrega do imóvel, inclusive com desligamento junto aos agentes bancários. Estou em fase de recolocação profissional e não tenho conseguido classificar minha experiência nos moldes atuais. Valendo-se de minhas características profissionais como poderia me definir hoje? Gerente de pós venda, Coordenador de pós venda? Se puder me acione pelo WhatsApp. Helpe-me!!! Obrigado. Reginaldo – 11 – 954059961

    • Paola Santoro

      Oi Reginaldo, boa tarde!
      Fico feliz que tenha compartilhado com a gente sua experiência.

      Vamos ao seu HELP!!!! ?

      De acordo com o que você me disse, sua experiência profissional é realmente bastante focada no pós venda da imobiliária.

      O que é ótimo! Até porque poucas imobiliárias trabalham dessa forma.

      Agora, se você tem as habilidades que citamos nesse artigo, a melhor maneira de conseguir uma realocação é com o perfil de “gerente imobiliário“.

      Quando você estiver atuando em todo o processo de vendas, o seu diferencial será a sua ótima habilidade em gestão de carteira e pós venda imobiliário. Já que esse é realmente seu forte.

      Veja, o mercado atual, está ainda condicionado a ter apenas 1 gerente ou coordenador de equipes dentro da imobiliária. Se você “nichar” muito sua área de atuação realmente vai encontrar dificuldades.

      Vou te enviar um “zap” também, assim, se você precisar posso te ajudar mais de perto!
      Grande abraço!

      • Grasiele

        Sou corretora de imóveis, e recebi um convite para gerenciar, porém não tenho experiência, qual a sua dica, o que me sugere?

        • Paola Santoro

          Oi Grasiele,

          Parabéns pelo convite, isso é sinal de um bom trabalho desenvovido.

          Olha, minha primeira sugestão pra ti é estudar demais, rs

          Tudo relacionado à área gerencial, tenho alguns conteúdos aqui.

          Depois, monta um playbook de vendas, script de vendas, monta treinamentos, define qual a dinâmica de trabalho, acerta as origens de leads que vão chegar na imobiliária, define metas e etc.

          Ai, coloca tudo pra frente com a sua equipe. Se lembra de estudar também quais métricas prepcisam ser avaliadas e como funciona um brainstorm com equipe.

          Depois daí, é contigo … põe seu trabalho para funcionar, seja pró ativa, entenda os gárgalos e ajuda sua equipe a ganhar dinheiro !

          Desejo muito sucesso.

          E se no meio do caminho, precisar de um bom CRM pra colocar tudo isso em prática me chama, no e-mail que te mandei estão meus contatos.

          Um abraço.

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder