Existem atualmente 5 gerações de compradores de imóveis. Você já sabe quais as principais características de cada uma delas para vender mais?
Pensando nisso, resolvemos abordar nesse artigo, de forma rápida algumas dicas para vender imóveis para cada uma das gerações.
Continue lendo para saber mais sobre como cada geração toma suas decisões de compra e venda de imóveis. E como você pode se posicionar para vender mais.
Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0
6 Dicas para Vender Imóveis para a Geração ‘Maduros’ (nascidos antes de 1946)
Hoje essa geração tem comprende pessoas com idade até 74 anos. Certamente, você já atendeu na imobiliária alguém da melhor idade procurando um investimento imobiliário ou até mesmo a troca de residência durante o período de aposentadoria.
São pessoas práticas, dedicadas e que gostam de hierarquias rígidas. Muitos deles, se destacam por terem trabalhado bastante tempo na mesma empresa. Essa geração foi marcada pela 2° GM.
Então, quais são as principais dicas para vender imóveis para a geração maduros?
- Os Maduros são uma geração que acredita na lealdade. Se eles estiverem convencidos de que você é um especialista, é provável que eles sigam facilmente suas recomendações.
- Eles procuram qualidade e não exigem que você personalize seus serviços para atender às necessidades deles. Porém, esperam que você seja respeitoso e até um pouco formal em sua abordagem.
- Certamente, estão mais preocupados com seu histórico do que com seus diplomas. Portanto, não respondem bem a truques de marketing e técnicas de vendas imobiliárias.
- A papelada e as transações complicadas podem ser esmagadoras para eles, por isso, simplifique o processo o máximo possível.
- Mantenha sua comunicação simples. Documentos impressos e ‘olho no olho’.
- Se você não solicitar especificamente o negócio, é provável que ele não o forneça. Eles esperam que você ‘dê o fechamento’ no momento certo.
Leitura obrigatória: Técnicas de Fechamento de Venda de Imóveis
10 Dicas para Vender Imóveis para a Geração Baby Boomers (de 1946 a 1964)
Os Baby Boomers, são os clientes que se encontram com idade entre 56 anos até 73 anos. Certamente há uma excelente demanda de compradores de imóveis nesse grupo.
Os integrantes dessa geração se tornaram mais individualistas e narcisistas. Na realidade, são os “filhos do pós guerra” e por isso, prezam por justiça, paz e igualdade. A principal característica dessa geração é que eles são otimistas e preferem agir em consenso com outros.
Essa informação, é fantástica para trabalhar com alguns gatilhos mentais, depois faça a leitura: 7 Gatilhos Mentais para o Corretor de Imóveis Vende Mais
- Os Baby Boomers têm mais de US $ 2 trilhões em poder de compra anual e são uma das gerações mais ricas da história.
- Eles são portanto 40% da população.
- Estão ocupados e estressados e apreciam tudo o que você pode fazer para economizar tempo.
- Alguns adotam a tecnologia. Mas, podem não se considerar entendidos nessa área e, na maioria das vezes, preferem conversar e se comunicar pessoalmente ou por telefone.
- Conforme você personaliza suas apresentações para este grupo, é importante observar que eles são um dos grupos impressionados com prêmios, troféus e classificações.
- Os Boomers geralmente preferem trabalhar com uma marca forte ou pelo menos com um corretor que considerem poderoso e bem estabelecido.
- Eles gostam de acreditar que você os vê como únicos e especiais.
- Com toda a certeza, apreciam uma boa abordagem de vendas e adoram marketing e publicidade.
- Este grupo precisa e deseja ligações de acompanhamento semanais. Sem eles, eles assumirão que você não está trabalhando duro.
- Depois de estabelecer o rapport, provar seu interesse neles e eles sentirem que você é bom no que faz, geralmente vão permitir que você os conduza com bastante facilidade para a próxima etapa do processo.
5 Dicas para Vender Imóveis para a Geração X (de 1965 a 1979)
Essa geração de compradores de imóveis, hoje tem idade de 41 a 55 anos. Renato Russo, grande ícone dessa geração a descreve bem:
” Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, somos o futuro da nação…Geração Coca Cola”
Renato Russo
- A geração X são os compradores domésticos médios em seu mercado hoje. Eles exigem detalhes, divulgações completas e provas. Portanto, não vão acreditar muito no que você diz, a menos que você faça uma apresentação com dados.
- Você pode contar com eles para fazer a lição de casa e eles geralmente se consideram mais especialistas do que você. Dessa forma, podem não aceitar facilmente seus conselhos ou orientações e podem ser difíceis de gerenciar no processo. Eles também procurarão você online. Se você não tiver alguma presença lá, é provável que o negócio não dê andamento.
- Se você deseja manter a lealdade, o pós-venda é a chave! De certo, você precisará comercializá-los continuamente, fornecendo informações valiosas e úteis.
- Quando estiverem 100% certos de que possuem todos os dados e de que você é a escolha certa, eles tomarão a decisão de compra com rapidez e eficiência.
- Como eles precisam fazer suas pesquisas e sentem que têm controle sobre o processo, você pode precisar se afastar um pouco deles.
7 Dicas para Vender Imóveis para a Geração Y – Millennials (de 1980 a 1995)
A geração Y também conhecida como geração do Milênio é a geração da internet e da tecnologia. Essa geração está muitas vezes “escorada” na segurança dos seus pais.
Os integrantes dessa geração prezam muitas vezes o cuidado com o meio ambiente. Além, de priorizarem contatos virtuais. Eles também receberam uma educação mais sofisticada que as gerações anteriores.
Leitura complementar: Imóveis Ecológicos: Saiba Como Atender um Cliente Exigente
- A geração do milênio é frequentemente chamada de geração mais inteligente e instruída.
- Eles esperam que todos os que se encontrem escutem e valorizem suas opiniões. E eles não têm vergonha de expressá-los. Esta geração é forte e poderosa!
- Este grupo, por sua vez, é otimista, geralmente muito próximo dos pais e não tem pressa de viver por conta própria.
- É provável que comprem sua primeira casa muito mais tarde na vida do que as gerações anteriores, e quando o fazem é frequentemente financiado pelo menos parcialmente pelos pais.
- Eles geralmente pesquisam você online antes de entrar em contato ou permitir que você os ajude. Por isso, esperam transações limpas, simples e rápidas.
- Se você deseja alcançar a geração do milênio, envie uma mensagem de texto. E se você quiser saber tudo sobre eles, faça amizade com eles no Facebook.
- Eles não responderão gentilmente às técnicas antiquadas de vendas. No entanto, se você os liderar com razão, explicação e prova, eles serão tão fáceis de fechar quanto um Boomer.
6 Dicas para Vender Imóveis para a Geração Z (de 1995 a 2010)
Essa geração está mais do que nunca ligada a tecnologia. Antes de comprarem um imóvel pode ter certeza que farão centenas de pesquisas online. Desde o perfil do imóvel, melhor lugar para se morar até corretores e imobiliárias bem indicados pelo público.
- A geração Z tem um forte sentimento de inquietação e está por isso, mais adversa ao risco.
- Essa geração é pragmática. Ou seja, adepta ao pensamento lógico. Use isso a seu favor na hora de vender imóveis.
- A compra de um imóvel para a geração Z é o objetivo final de vida. 97% vão ter uma casa própria.
- Para alcançar melhor essa geração dê preferência a anúncios no Instagram do que ao Facebook e utilize o Whatsapp para melhorar seu poder de negociação.
- Em sua maioria, eles esperam comprar uma casa até os seus 30 anos. Aproveite essa dica.
- A geração Z é uma geração muito mais preocupada com sustentabilidade e manutenção da natureza. É provável que eles preferiram um imóvel ecológico e casas tecnológicas.
Para saber mais sobre a geração Z – Leia também: Um Novo Grupo Entra no Mercado: Compradores de Imóveis da Geração Z
Pronto para começar a vender imóveis para as gerações?
Aqui está a sua lista de tarefas:
- Olhe para o seu marketing. Para quem você está enviando e como as mensagens de marketing precisam ser ajustadas.
- Dê uma boa olhada na sua equipe. Você precisa trazer sangue novo e mais jovem para sua equipe para ajudá-lo a se manter atualizado e relevante
- Revise seus processos. Como você precisa personalizar o processo do comprador e o processo de prospecção para cada geração?
Deseja se aprofundar mais em uma dessas gerações? Deixe nos comentários sua opinião e vamos procurar te atender.
Boa sorte e boas vendas!