Afaste-se, geração do milênio . Há uma nova geração no mercado. Os compradores de imóveis da geração Z estão prontos para entrar no mercado imobiliário.
A geração Z, também conhecida como geração “Net” ou “Digital”, compreende as pessoas nascidas entre 1995 e 2010. As mais antigas entre elas estão agora na casa dos vinte anos e muitas estão começando a entrar no mercado imobiliário pela primeira vez.
Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0
O que faz a geração Z funcionar
Os pesquisadores descobriram que as preocupações e os sistemas de crenças desta geração diferem radicalmente dos demais grupos de compradores. Eles descobriram o seguinte sobre este grupo de jovens:
- A geração Z é a que tem mais sentimentos de inquietação
- É uma geração mais adversa ao risco
- Já viram uma quantidade sem precedentes de mudanças tecnológicas
- São usuários de tecnologia altamente dependentes e consistentes, como telefones celulares e tablets
- A geração Z é pragmática, ou seja, são adeptos do pensamento lógico
- Usam a linguagem por códigos para exercitar sua capacidade crítica com leveza e humor. Uma linguagem conectada com o agora com múltiplas referências, além de gigantesco poder viral.
Por isso, essa nova geração é mais conservadora do que as gerações anteriores, porém, os membros têm uma tendência empreendedora. Ou seja, muitos deles estão evitando uma carreira tradicional e engessada, optando assim pelo freelance e flexibilidade.
Provavelmente, após ver as gerações mais velhas lutarem e viverem a crise financeira os tenha feito pensar de maneira diferente.
Geração Z no mercado imobiliário
Alguns profissionais já apontaram ideias sobre o futuro do mercado imobiliário de acordo com o consumidores da geração Z.
- Esta geração valoriza o imóvel e o vê como um objetivo final da vida. De fato, 97% da geração Z acreditam que terão uma casa no futuro.
- 81% planeja usar um profissional imobiliário durante o processo de compra do imóvel.
- Suas mídias sociais mais utilizadas são Snapchat, Twitter, Facebook e Instagram
- Muitos esperam comprar sua primeira casa entre 26 e 30 anos
- Eles procuram espaços menores porém com comodidade para novas experiências de moradia
- A entrada no mercado imobiliário pode acontecer através da compra ou locação de um imóvel. Eles nesse caso, preferem sair logo da casa dos pais
- A geração Z está tão preocupada com a sustentabilidade que encontrar um imóvel que se preocupe de fato com o futuro e manutenção da natureza fará a diferença em suas decisões.
Hábitos e características que certamente podem ter impacto em suas experiências imobiliárias como consumidores:
- Muitos preferem ser procurados através de mídias sociais, do que por e-mail
- Metade da geração Z usa seu telefone para pesquisar um preço melhor. Assim, refletindo sua existência em uma sociedade digital criada com inovação tecnológica e conectividade instantânea
- A maioria prefere economizar dinheiro do que gastá-lo. Eles provavelmente procurarão maneiras de economizar dinheiro no processo de compra de um imóvel, talvez optando por imóveis funcionais e acessíveis
- A maioria usa o telefone para pesquisar incansavelmente antes de comprar
- Metade desta geração se identifica como candidato para fazer negócio
- Quase 3/4 já se preparam para experimentar falhas significativas antes de alcançar o sucesso
- A grande maioria da geração Z acredita que suas experiências on-line os ajudarão a alcançar seus objetivos
- Eles preferem o estilo de vida suburbano, como a geração do milênio, entretanto, apenas 17% querem viver no mesmo lugar em que cresceram
Acompanhe esse tendência
À medida que cada nova geração entra no mercado imobiliário, os corretores de imóveis devem se preparar para a mudança de trabalho.
Diferentemente das gerações passadas, muitas das quais se lembram de um tempo antes da Internet ou de telefones celulares, a geração Z tem uma afinidade com o mundo digital de hoje.
De fato, 90% planejam comprar um imóvel praticamente online. E como eles vivem em uma época em que tudo é imediato, isso certamente afetará a maneira como compram uma casa.
Como corretor de imóveis, você deve se posicionar para tirar proveito desse grupo crescente de compradores de imóveis em potencial, mantendo-se atualizado sobre a tecnologia e com certeza atualizando sua proposta de valor para atrair as necessidades e desejos desta geração.
E você, já está preparado para atender esse novo grupo? O que você faz de diferente no seu trabalho para alcançar a geração Z? Conte para nós!
Boa sorte a boas vendas!
Estou entrando nesse mercado agora como corretora e me sinto um pouco perdida para encontrar clientes….essa matéria me abriu os olhos em relação a geração Z mas como contatá-los? Tenho muitos empreendimentos que com ctz adorariam adquirir, porém, preciso encontrá-los !!!
Vc pode me ajudar?
Oi Lilian,
Primeiro, que bom que gostou do conteúdo e bem vinda ao mercado imobiliário.
É legal que você consiga assimilar seus produtos com um perfil exclusivo de potenciais clientes.
Agora você precisa organizar esses produtos de forma atraente e investir em publicidade paga (principalmente virtual – onde a geração Z mais atua) para atraí-los.
O caminho que eu gosto de sugerir é sempre:
1) Sistema de gestão de imóveis (para catalogar e organizar todos os produtos, além de começar a montagem do anúncio)
2) Site imobiliário (para atuar como sua loja virtual, livre de concorrentes e 100% otimizada para receber seus potenciais clientes vindos do Google)
3) CRM para gestão, controle, agilidade e facilidade na condução do atendimento para cada uma dessas oportunidades que foram criadas.
As ações de publicidade e marketing podem variar, grande parte dos meus clientes investem no Google Ads e Facebook Ads.
Se quiser dar um passo nessa direção, no e-mail que eu te mandei estão meus contatos. Me chama! 😁😉
Muito obrigada pela sua atenção!!
Vou chama -la sim para maiores esclarecimentos
😊😉
Achei fantástico este conteúdo.
Precisamos nos adaptar a esta nova fase de vendas online o mais rápido possível.
Oi Solange fico contente que esse conteúdo tenha sido útil para você.
Realmente muitos corretores de imóveis ainda não estão totalmente emergidos na era digital.
E isso com certeza fará a diferença agora e ao longo dos anos.
O fato de você procurar conteúdos como esse e pensar na sua adaptação já mostra um diferencial importante. 😉
Se você precisar de algumas ideias para trabalhar melhor suas redes sociais e até de conteúdos para alcançar a geração Z, nós escrevemos alguns aqui. Dá uma olhada na seção de Marketing aqui do Blog! 👍
Um grande abraço! E boa vendas!