Os processos entre marketing e vendas de imóveis evoluem conforme exigência do mercado. E o comportamento das pessoas. Então, é normal termos disponível sempre novas tecnologias e metodologias surgindo.
Portanto, hoje vamos falar de uma delas, que é justamente o outbound marketing para imobiliárias.
Aqui vamos expor de forma simples o que é outbound, os benefícios da utilização dessa estratégia, como dar inicio a um processo dentro da sua imobiliária e as ferramentas disponíveis no mercado para isso.
Leitura complementar: Marketing Omnichannel
Continue a leitura.
O que é Outbound Marketing para Imobiliárias
De forma simplista o outbound marketing para imobiliárias é um processo de prospecção ativa. Para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal.
No caso de imobiliárias que trabalham com uma venda complexa, um processo longo de vendas e ticket altos (valor de venda de um imóvel). O outbound continua sendo uma boa estratégia.
Entretanto, ao envés de dispor investimentos em uma equipe focada apenas em fazer prospecção. Você pode reverter esses custos em:
- Patrocínio em eventos
- Anúncios online
- Comerciais na televisão
- Banner da imobiliária dentro de grandes portais
E tudo isso, faz parte do conceito de outbound. Porque, você está interrompendo alguma experiência natural do lead para que ele veja a sua imobiliária.
Os benefícios do Outbound Marketing para Imobiliárias
Os principais benefícios encontrados ao longo do caminho com a utilização de estratégias de outbound marketing em imobiliárias são:
- Redução do ciclo de vendas
- Crescimento das taxas de abertura e respostas a e-mails
- Maior engajamento dos leads ao longo do processo
- Crescimento das taxas de conversão
Como funciona o processo de Outbound em Imobiliárias
A imobiliária tem um potencial enorme de se beneficiar ao utilizar estratégias de outbound.
Apesar de ser uma empresa B2C (empresa para cliente final). Como falamos acima, corretores de imóveis trabalham com vendas complexas, processo de compra longo e ticket alto.
Portanto, em um processo de outbound marketing para imobiliárias o processo começa primeiramente na pesquisa sobre o lead.
Posteriormente passa para a prospecção (via telefone, e-mail ou redes sociais, por exemplo).
Então, depois de conectado com o lead o corretor faz a qualificação (se esse potencial cliente está realmente dentro do perfil e no momento de compra) e trabalha a nutrição de leads à partir dai.
Por fim, após identificar que aquele é um lead que tem o perfil correto para sua imobiliária e está no momento de compra. Basta seguir o processo convencional dentro do funil de atendimento da imobiliária.
Resumindo o processo que falamos acima, fica mais ou menos assim:
- Pesquisa
- Prospecção
- Conexão
- Qualificação
- Negociação
- Venda – Assinatura do contrato
Porque o Outbound foi deixado de lado por Imobiliárias
O que aconteceu na verdade é sempre existiu uma carência muito grande de ferramentas e plataformas direcionadas exclusivamente para processos de outbound marketing.
O que por sua vez, o tornava muito difícil de ser executado.
Enquanto isso, o mercado tecnológico estava muito focado em desenvolver plataformas para o Inbound Marketing.
Porém, quando o outbound provou seu valor, diversas empresas desenvolveram softwares e ferramentas que ajudam outras empresas. Inclusive imobiliárias, a mensurar suas estratégias.
Além de prever receitas e principalmente ganhar escala nas etapas do processo.
Quando vale a pena utilizar o Outbound Marketing nas Imobiliárias?
Podemos listar alguns cenários em que utilizar estratégias de prospecção acaba sendo mais vantajoso que estratégias de inbound marketing.
Mas, vale lembrar que a utilização de uma estratégia não exclui a possibilidade de utilizar a outra. Combinado? 😉
Quando você precisa de um retorno mais rápido
Sabemos que as estratégias de inbound marketing não trazem resultados imediatos.
Apesar de serem essenciais para o crescimento de uma imobiliária (ou de qualquer outra empresa).
Muitas vezes quando uma imobiliária é nova no mercado, e não conta com nenhuma fonte de renda, precisa que o resultado apareça mais rápido.
Portanto, utilizar estratégias de outbound marketing para imobiliárias nos primeiros meses faz total sentido.
Quando você tem muitos perfis de clientes ideal para a imobiliária
Se você tem uma imobiliária que trabalha com uma variedade muito grande de imóveis. Certamente, vai encontrar personas (perfil ideal de cliente) diferentes. Por exemplo:
- Quem procurar comprar um imóvel financiado pela MCMV não tem o mesmo perfil de quem procura um imóvel de luxo;
- Quem procura por Studio não tem o mesmo perfil de uma família que procura por um apartamento de 3 dormitórios.
E por ai vai, acho que deu para entender onde quero chegar.
Então, se você adotar apenas uma estratégia de inbound marketing para imobiliárias nesse caso. Você vai precisar criar uma lógica para chamar a atenção de todos os seus públicos, ou para direcionar o público certo até a solução certa.
Portanto, para facilitar nesse caso, você pode (e deve) utilizar estratégias de outbound e inbound devidamente alinhadas para alcançar todo o tipo de público ideal para sua imobiliária.
Faz sentido?
A diferença entre Inbound e Outbound Marketing para Imobiliárias
O inbound e o outbound são duas estratégias diferentes de marketing.
Enquanto o inbound busca despertar o interesse do cliente através de conteúdos.
O outbound é mais tradicional e busca atrair a atenção de potenciais compradores através de propagandas ou intervenções como as prospecções.
Portanto, podemos afirmar que enquanto o inbound busca atrair leads de forma passiva o outbound é um pouco mais agressivo e busca trazer leads de forma ativa.
Entretanto, o mais indicado é utilizar as duas estratégias alinhadas. Em um funil tipo Y (como é chamado no marketing). Onde tanto inbound quanto outbound caminham de lados oposto. Mas, com um mesmo propósito final.
Para colocar em prática o Outbound Marketing nas Imobiliárias
Para realizar bem uma estratégia de outbound marketing você precisa definir:
- Como será feita a prospecção de clientes
- Qual será o fluxo de cadência utilizado
- Quais as formas de comunicação serão utilizadas (telefone, e-mail, Whatsapp)
- Quem vai fazer a prospecção
- Quais as ferramentas vão ser utilizadas no processo.
Para ver mais sobre esse assunto, leia também: Prospecção Ativa para Corretores e Imobiliárias.
Quais as melhores Ferramentas de Outbound Marketing para Imobiliárias
A melhor maneira de conseguir eficiência operacional é tirando proveito das melhores ferramentas do mercado.
Porque, com elas você pode construir um perfil de cliente ideal, capturar dados sobre os leads, enriquecer suas listas com informações válidas e etc.
Ferramenta | Utilidade |
Linkedin Sales Navigator, Reev, Skrapp, Get Prospect | Captura os dados dos leads em redes sociais |
Snov.io, FindThatLead | Captura os dados dos leads em redes sociais e sites |
Hunter, Uplead | Captura dados de leads para enriquecimento de mais informações. |
Proofy, Sales Navigator for Gmail | Validação de endereços de e-mails |
Alguns dados interessantes para você:
“80% das vendas precisam de pelo menos 5 follow ups. Porém, 44% dos vendedores desistem após a 2° tentativa”
HubSpot
“Segundo estudo da Outbound Marketing, no Brasil a conclusão é que será necessário pelo menos 8 pontos de conexão com um potencial cliente dentro de um fluxo de cadência”.
Outbound Marketing
“Fluxos mistos (com mais de uma forma de interação com os leads) convertem 5 vezes mais que fluxos simples (apenas um canal de comunicação).”
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