O perfil do consumidor no mercado imobiliário se alterou e muito nas últimas décadas. De fato, com a popularização da internet. Hoje, os consumidores encontram-se muito mais preparados e instruídos para a compra do imóvel.
Certamente, em poucos minutos e na palma da mão, é possível encontrar o imóvel dos sonhos com todas as características necessárias.
O conhecimento não é mais detido apenas pelo corretor de imóveis. Sendo assim, é importante entender e se capacitar para atender um público cada vez mais exigente.
Para ver um conteúdo completo sobre vendas acesse: Tudo sobre a Venda de Imóveis no Mercado Imobiliário 4.0
O perfil do consumidor no mercado imobiliário
A primeira geração nascida na era digital. Hoje, está a procura do seu primeiro imóvel. E é esse público que muda completamente o cenário.
De acordo com um dos portais imobiliários mais conceituados do mercado. Pessoas entre 20 e 35 anos são as que mais procuram imóveis.
É importante entender que homens e mulheres tem características e comportamentos diferentes durante o processo de compra de um imóvel.
Enquanto os homens são mais precisos e menos burocráticos. As mulheres são mais minuciosas e fazem a compra baseada nas emoções.
Para os homens é determinante a quantidade e metragem dos cômodos, bem como espaço na garagem ou área de lazer.
Para as mulheres é um prazer observar com atenção as funcionalidades da moradia. Ou seja, quando entram em um imóvel, elas precisam se imaginar morando nele com a família.
No entanto, vale ressaltar que para esse público. A pesquisa e busca por um imóvel, pode durar até 4 meses.
De qualquer forma, mesmo com as vantagens tecnológicas. Esse público ainda prefere após as pesquisas online. Retornar aos métodos convencionais e visitar o imóvel com a orientação do corretor de imóveis.
Ainda de acordo com o mesmo estudo. A localização é um fator determinante para a escolha do imóvel. Vindo à frente inclusive da metragem do mesmo.
Ou seja, é preferível estar bem localizado do que ter um imóvel muito grande. A metragem padrão estipulada fica em torno de 70 m². Dessa forma, se você possui imóveis com essas características. Suas chances de negócios aumentam!
O perfil do consumidor no mercado imobiliário em algumas capitais
Em capitais como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. A tendência é que a mudança de imóvel, não esteja relacionada com a mudança de bairro. O que é uma excelente dica para o corretor de imóveis se atentar.
Ao mesmo tempo, o valor ainda é primordial. Dessa forma, o consumidor prefere utilizar no máximo 31% da sua renda familiar para pagar as parcelas do imóvel.
Veja alguns dados estatísticos sobre os consumidores:
- 75% dos consumidores atuais tem nível superior completo
- 50% são solteiros em busca do primeiro imóvel
- 51% possuem filhos
- Renda familiar aproximada de R$ 8.500,00
- 66% buscam imóveis usados
- 22% buscam um imóvel para alugar
Prepare seu atendimento para o perfil do consumidor de imóveis
Logo após entender o perfil do consumidor. O corretor de imóveis deve focar na sua estratégia de vendas para atender esse perfil de cliente.
Certamente, será preciso que o corretor de imóveis esteja bem capacitado e com as técnicas de vendas apuradas.
O corretor de imóveis deve ter muito conhecimento sobre a região de atuação e conhecimento na documentação que acerca o imóvel.
Assim, poderá transmitir muita credibilidade e não terá nenhuma surpresa futura para concretizar a venda. Lembre-se da jornada de compra do cliente e não se apresse!
Usando a tecnologia para apresentar os imóveis
É importante que as exposições dos imóveis, sejam cada vez mais bem elaboradas. Fazer o uso de recursos que possam proporcionar uma imersão profunda do cliente no imóvel, é um grande diferencial de mercado.
Fazendo um alinhamento de tecnologia com o seu público, com certeza te proporcionará mais oportunidades de negócios e maior captação de leads.
Para isso, indicamos por exemplo, a realidade virtual. Onde o cliente pode se sentir realmente dentro do imóvel e interagir com ele. Fotos em 360° também podem aperfeiçoar essa experiência nos seus anúncios online.
Imóveis na planta
No entanto, se você trabalha com imóveis na planta. O que acha de investir em um drone? Assim, você pode fazer imagens ou vídeos aéreos do andamento das obras.
E você? Já sabe se comunicar com seu público? Como você se prepara para atendê-lo? Conte para nós nos comentários, vamos adorar ler suas histórias!
Boa sorte e boas vendas!