O Facebook estima que aproximadamente 2 bilhões de usuários utilizem a plataforma diariamente. Você marca presença nessa rede social?
Embora existam outras mídias com um engajamento tão bom quanto o Facebook, para o corretor de imóveis, é inegável a importância da sua presença nessa rede social.
Apesar de muitos profissionais do mercado imobiliário já estejam cientes disso. Ainda há um vácuo entre ‘estar presente no Facebook‘ e ‘trabalhar adequadamente no Facebook‘.
Leitura complementar: 55 Ideias de Marketing Imobiliário nas Redes Sociais
Ou seja, não basta uma página corporativa. Você precisa dar vida à ela, de forma significativa.
Porém, não é só a quantidade de usuários ativos (que cresce cada vez mais) que chama atenção no Facebook para o corretor de imóveis e sim os dados demográficos que eles representam.
Por exemplo, com base em informações atualizadas da Sprout Social (líder americano no campo de marketing para mídias sociais), observe as informações no gráfico abaixo:
Então, qual o primeiro passo para criar uma boa presença digital no Facebook? Reunimos algumas ideias, acompanhe com a gente.
Página Empresa do Facebook para o Corretor de Imóveis
O primeiro passo para qualquer corretor de imóveis é ter uma página corporativa no Facebook.
Isso mesmo! Deixe de lado sua página pessoal (por hora), o foco é no seu trabalho de agora em diante.
Até porque, é contra a política do Facebook que um perfil pessoal seja utilizado para divulgar algo que não seja ele mesmo. Então, para divulgar seu trabalho como corretor de imóveis você precisa de uma página empresa.
Se você ainda não deu esse primeiro passo, vamos te guiar rapidamente.
Como Criar uma Página no Facebook Para o Corretor de Imóveis
Você pode criar uma página empresa no Facebook em apenas 4 passos simples, veja abaixo:
1: Acesse seu perfil pessoal no Facebook
2: Na parte superior do menu do Facebook acesse – Criar página (de preferência escolha a opção de ‘empresa’)
3: Preencha as informações pertinentes a sua empresa (mesmo que seja autônomo)
4: Clique em continuar e siga as instruções na tela.
Durante a criação da sua página, certifique-se de responder de forma mais completa possível todas as informações básicas como por exemplo:
- Nome da imobiliária
- Categoria
- Endereço
- Telefone
- Horário de funcionamento
- Nome de usuário
- E claro, uma breve descrição sobre a empresa.
Porque é importante incluir o endereço completo na página do Facebook para corretor de imóveis?
Com a inclusão do endereço completo na sua página empresa no Facebook, você pode começar a aparecer em resultados de pesquisas de pessoas que procuram por exemplo, corretores de imóveis e imobiliárias próximas.
Vale ressaltar que de acordo com o algorítimo do Facebook, isso não acontece do dia para a noite e depende muito da quantidade de amigos, seguidores, recomendações e check -in que você tem na sua página. Mas, é um começo.
Posteriormente à criação da sua página no Facebook é indicado que o corretor de imóveis vincule a sua conta do Whatsapp.
Mas, como fazer isso?
É possível conectar a página no Facebook somente à uma conta Business do Whatsapp (faz sentido, empresa para empresa).
Para fazer isso, siga o passo a passo:
1° Passo: Acesse a página no Facebook
2° Passo: Clique em configurações no canto superior direito
3° Passo: Clique em Whatsapp
4° Passo: Selecione o código do país e insira o número do Whatsapp Business
5° Passo: Clique em enviar código
6° Passo: Siga as instruções na tela para concluir a conexão.
Capa Para Facebook para o Corretor de Imóveis
Certamente, não precisamos explicar a importância de ter uma boa capa no Facebook para o corretor de imóveis. Afinal, você certamente, já utiliza uma foto de capa no seu perfil pessoal.
Mas, como incluir uma imagem ou vídeo que atenda as critérios e dimensões do Facebook?
De acordo com dados do Facebook Brasil a foto de capa da sua página deve:
- Ter dimensões de 820 px de largura e 312 px de altura
- Ter no mínimo 400 px de largura e 150 px de altura
- Os arquivos tipo sRGB e JPG carregam mais rápido
- Se incluir seu logotipo na foto, utilize um arquivo PNG para obter melhor resultado
Mas, você também pode optar por incluir uma apresentação multimídia na capa da sua página empresa no Facebook. E como fazer isso?
1° Passo: Acesse sua página
2° Passo: Se você já tiver uma foto de capa, passe o ponteiro do mouse sobre ela e clique em alterar capa. Ou se ainda não tiver, clique em adicionar uma capa.
3° Passo: Selecione criar apresentação multimídia
4° Passo: Selecione as fotos que deseja que sejam incluídas – selecione escolher fotos para optar pelo que você já publicou na sua timeline ou em carregar foto para ‘subir’ alguma imagem do seu computador.
Observação sobre o 4° passo: É possível adicionar até 5 fotos em uma apresentação multimídia no Facebook para corretor de imóveis.
5° Passo: Clique em Salvar.
3 Dicas de Como Divulgar Imóveis no Facebook
Há pelo menos 3 estratégias que todo corretor de imóveis pode adotar na hora de divulgar seus imóveis no Facebook. Certamente, você já sabe adicionar uma nova publicação na rede social.
Mas, a questão é: Como fazer isso de maneira que você tenha melhores resultados?
1) Publique vídeos dos imóveis
O número de postagens no Facebook que contêm vídeo ainda é minoria. Mas, a plataforma os recompensa bastante. Eles dão “uma lavada” quando se trata de angariar seguidores.
Com o Facebook emergindo como o maior concorrente do YouTube para upload de vídeos. Se você não começou a divulgar imóveis com vídeo no Facebook, agora é a hora de começar.
Você não precisa ter vídeos profissionais para aproveitar as oportunidades de divulgação no Facebook.
Especialmente para corretores de imóveis, a estratégia é muito mais fácil. Use seu Smartphone para fazer tours pelas seus melhores imóveis e enviar o vídeo diretamente para o Facebook.
2) Vídeos Ao Vivo Dentro do Imóvel
Assim como o Facebook está recompensando o conteúdo de vídeo pré-filmado, o vídeo ao vivo também se sai bem na plataforma.
Use isso para sua vantagem, oferecendo passeios ao vivo nos imóveis que está comercializando. Esta é sua chance de responder a perguntas do seu público em tempo real.
Transmita ao vivo diretamente do seu telefone e lembre-se de escrever um status atraente sobre o que você estiver exibindo.
O Facebook vai enviar uma notificação aos seus seguidores com a cópia que você escreveu como seu status e vai incentivá-los a sintonizar no seu vídeo.
Para programar um vídeo ao vivo no Facebook, acesse depois o tutorial aqui.
3) Deixe suas Postagens Curtas
Você não precisa escrever um artigo inteiro no Facebook para que seus seguidores notem. De fato, as estatísticas revelam que as postagens mais curtas são melhores para divulgar imóveis no Facebook.
Postagens com apenas 40 caracteres recebem 86% mais engajamento do que outras.
Existem dicas e truques ilimitados para otimizar sua página comercial do Facebook. Isso deve ser o suficiente para você começar e, se você quiser aumentar seus esforços de marketing de mídia social, verifique nosso post sobre: Marketing de Mídias Sociais para Imobiliária.
4 Formas de Como Vender Imóveis pelo Facebook
Vamos abordar 4 estratégias diferentes que vão funcionar muito bem para você começar ainda hoje a vender imóveis pelo Facebook. Vamos lá!
1) Vendas Sociais
Na realidade a melhor pergunta para esse assunto é: Como fundir o funil de vendas com o Facebook?
Não é novidade alguma a utilização do Facebook ou qualquer outra mídia social para a divulgação e anúncios pagos sobre a venda de imóveis. Mas, como efetivamente é possível fazer uma venda através da plataforma?
É sobre isso que resolvemos falar um pouco mais. O conceito pode ser chamado de ‘vendas sociais’, uma vez que, é possível ser replicado em qualquer canal social que deseja vender.
Nada mais é, quando corretores de imóveis aproveitam as plataformas online para interagir diretamente com os clientes em potencial e compartilhar conteúdo inteligente.
Tudo destinado a impulsionar as vendas. Utilizando um bom script de vendas, claro!
A maioria dos corretores de imóveis já possui algum tipo de campanha de marketing online. Mas agora é hora de implementar suas habilidades de vendas para obter ganhos mais altos e conexões mais fortes com os clientes.
Veja o exemplo:
Um corretor escreve uma postagem no blog sobre coisas a serem lembradas ao comprar uma casa. Então, divulga a postagem na página do Facebook.
Isso é marketing de mídia social.
O corretor espera que com essa ação por exemplo, ele consiga mais visitantes no seu Blog ou site imobiliário e que, em algum momento algum deles preencham um formulário ou enviem uma mensagem direta para obter mais informações.
Mas, sabemos que nem sempre é isso que acontece.
Agora que a postagem desse corretor de imóveis está recebendo visualizações, comentários e curtidas no Facebook chegou a hora de vender.
Nesse mesmo cenário, vamos supor que haja um comentário por exemplo: “Ual! Que artigo interessante me ajudou muito”.
Se fosse com você, qual seria sua reação? Pare e pense sobre isso. 🤔
Para fazer a venda de um imóvel através do Facebook você precisa se conectar nos mais diversos níveis com todos os visitantes que interagirem com você. Então, a atitude mais sensata nesse momento, citado acima, seria:
- Agradecer em resposta ao comentário e através do Facebook Messenger enviar uma mensagem privada dizendo que fica feliz em poder ajudar e já que “ele” está interessado em assunto sobre a compra de imóveis que você indica, um outro artigo complementar que ele certamente vai gostar.
Nesse caso, você provavelmente não está fazendo uma venda. Mas, com toda a certeza está nutrindo com mais informações um potencial comprador. Que pode estar muito próximo do momento de compra e que você em outra situação deixaria passar.
Mais adiante, se a pessoa estiver respondendo, você pode começar a discutir as necessidades de compra de um imóvel diretamente pelo Facebook.
- Esse potencial comprador está realmente fazendo um procura ativa por imóveis
- Ele tem alguma preferência?
- Está com dúvidas sobre mais algum assunto que você pode ajudar?
O ponto chave de tudo isso é:
1. Não force uma situação de contato através de outro canal (telefone, Whatsapp ou e-mail). Se o lead está te respondendo pelo Facebook faça seu script de vendas ali mesmo. Marque uma reunião futuramente apenas.
2. Aproveite o Facebook para “stalkear” o contato e descobrir tudo o que puder para vender um imóvel para ele.
2) Captura de Leads Imobiliários no Facebook
A captura de leads através do Facebook é uma estratégia de marketing digital e não propriamente de vendas. Mas, é evidente que quanto mais leads você capturar, mais chances de vender imóveis você tem também.
Quem aplica isso muito bem é um conhecido nosso: O portal de imóveis Imóvelweb.
A empresa apresenta um imóvel no seu feed de notícias. Quem se interessar, clica em “saiba mais”. E, é direcionado automaticamente para uma tela com informações sobre a empresa.
Depois disso, o interessado clica em “solicitar informações” e é direcionada para uma página com preenchimento de informações simples.
Pronto! Agora um lead foi gerado. E se isso acontecer com você, é só pegar o telefone e entrar em contato.
Você ainda pode impulsionar esse anúncio para aparecer para mais pessoas com o perfil de comprador da sua imobiliária.
3) Frase Chamariz na Página Inicial do Facebook
O Facebook disponibilizou um recurso para os proprietários de páginas comerciais que permite adicionar uma ‘frase de chamariz‘ diretamente à página. Se parece com isso:
Assim, você pode solicitar que as pessoas enviem e-mails, mensagens para você diretamente ou encaminhem para o seu site ou qualquer ação que você determine que seja mais útil.
Como você consegue que esse botão apareça na sua página? Se você nunca adicionou uma frase de chamariz antes, basta fazer login na sua página comercial do Facebook. Clique no ícone “adicionar botão” e insira as informações relevantes. O Facebook tem um tutorial passo a passo aqui , caso você se perca.
4) Respostas Instantâneas
Em primeiro lugar, vamos explicar o que são as respostas instantâneas do Facebook. Trata-se de mensagens que são enviadas automaticamente como a primeira resposta da sua página.
Você pode por exemplo, utilizar uma resposta instantânea para informar que entrará em contato em breve ou para agradecer por uma mensagem. E até mesmo, para direcionar essa esse contato para o seu Whatsapp.
Para ativar a resposta instantânea você pode fazer assim:
- Clique em Caixa de Entrada na parte superior da Página.
- Clique em Respostas automáticas na coluna à esquerda.
- Ao lado de Resposta instantânea, abaixo de Cumprimentar os clientes, para ativar a resposta instantânea.
- Para alterar sua mensagem de resposta instantânea, clique em Editar mensagem no meio.
- Atualize a mensagem e clique em Salvar no canto superior direito.
Você também pode criar uma mensagem de ausência, para ser enviada quando estiver fora do seu horário de funcionamento citado no Facebook. Para saber como fazer isso acesse a página de FAQ do Facebook.
5 Coisas que provam que o Corretor de Imóveis Desperdiça Tempo no Facebook
Pode ser muito difícil fazer um trabalho direcionado no Facebook se você se deixar levar por essas 5 coisas que vamos listar abaixo e que te fazem perder muito tempo de trabalho no Facebook.
1) Você não consegue apenas “curtir”
Você sente que precisa comentar tudo o que vê no Facebook. Então, um comentário convida outro e outro e, de repente, você discute com a professora da sexta série do primo de sua irmã por uma hora sobre a cor do vestido.
Se o post não é sobre você e não pede sua opinião, “curta” e esqueça.
2) Você precisa jogar com seus amigos
Ninguém vai te dizer que jogar Candy Crush é um bom uso do seu tempo. Mas se você gosta, tudo bem.
No entanto, se você enviar mais um convite para seus amigos para brincar com você, alguém vai se machucar. 😅
Isso é irritante. E quando você é irritante, você fica bloqueado. E assim, perde a oportunidade de construir um relacionamento.
3) Você publica coisas aleatórias
Memes de gato, fotos de seu cachorro, vídeos de como fazer cataventos e por aí vai.
Se você está postando coisas que não têm nada a ver com o seu valor como profissional do mercado imobiliário, você é apenas outra pessoa usando o Facebook como uma distração para fazer algo mais produtivo.
4) Você pega a clickbait.
Clickbait é mais do que uma perda de tempo – torna-o vulnerável a hackers.
Todos esses testes bobos online não apenas revelam algo engraçado sobre você no final. Muitos existem apenas para capturar suas informações pessoais.
5) Você tem que desabafar
Grupos sociais tornaram-se o lugar para divulgar tudo. Desde quando você tem um dia difícil ou teve que lidar com um cliente rude.
Porém, na maioria das vezes, ninguém oferece soluções significativas ou momentos de aprendizado.
Não use a mídia social como um depósito para seus problemas.
Procuramos abordar todos os pontos estratégicos para que você, como corretor de imóveis tenha um desempenho ao utilizar o Facebook. Qualquer dúvida, deixe para nós nos comentários que te respondemos.
Boa sorte e boas vendas!