Era uma vez!
Anúncios eram fatos sem emoção. Falavam sobre o número de quartos, metragem quadrada e comodidades como uma piscina.
Hoje entretanto, corretores mais experientes estão utilizando o storytelling para vender imóveis e assim, contando histórias convincentes sobre imóveis à venda.
A descrição correta pode ser exatamente o que coloca o comprador na sua porta!
“Do berço ao túmulo”, todas as pessoas adoram histórias, e isso não muda quando elas procuram um imóvel para comprar ou alugar.
Embora, imagens bonitas e o preço certo possibilitem atrair um comprador para seu site, é, sem dúvida, uma narrativa bem escrita, que faz um interessado a imaginar-se morando lá. E virar um lead.
A ideia de utilização do storytelling para vender imóveis é justamente criar emoção no subconsciente dos possíveis compradores. Aliás, isso juntamente com as fotos corretas , formam um conjunto inspirador e promissor.
Leitura Obrigatória: Técnica de Vendas de Imóveis: Tudo o que Você Precisa Saber
O que é Storytelling
Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante. Onde ‘story’ – do inglês significa história e ‘telling’ significa contar. Em outras palavras, é uma narrativa que promove o seu negócio de maneira persuasiva e não invasiva.
Para contar uma boa história, antes de tudo, é preciso prática e a intenção é de estreitar as relações entre quem vende algo e quem procura comprar.
Uma história interessante é o conjunto de alguns fatores bem alinhados, tais como:
- Vocabulário adequado
- Enredo inteligente e provocativo
- Personagens que representem as expectativas de quem vai ler
- Elementos de suporte visual (vídeos ou fotos)
Dessa forma, seu anúncio para vender imóveis será capaz de emocionar, entreter e sobretudo, persuadir o receptor. Por consequência, suas chances de conseguir mais clientes através dos seus anúncios são maiores.
Descubra a história e use o storytelling para vender imóveis
Uma história não se cria sozinha; Você precisa cavar para encontrar a peculiaridade de um imóvel.
Comece andando pela casa com o proprietário, pedindo detalhes e lembranças de diferentes cômodos, talvez o Natal na sala da família, ou as refeições de Ano Novo na sala de jantar, a filha saindo para seu primeiro encontro e etc.
Às vezes, se você não souber muito sobre o passado da propriedade (caso seja mais antiga), vale a pena pesquisar os registros.
Existem 4 elementos básicos em uma storytelling que devem ser levados em consideração.
Uma vez que, seu possível cliente, passa por uma jornada de conhecimento. Forneça a ele dessa forma, tal história.
- Mensagem:
Qual a mensagem que você deseja transmitir e como ela será contada. - Ambiente:
Sua história precisa acontecer em algum lugar específico, qual o cômodo que pode despertar a melhor narrativa? - Personagem:
Fale sobre quem é a pessoa que vai passar por essa jornada - Conflito:
Deixe o espectador interessado em continuar a leitura, quem faz isso é o conflito. Ou seja, um obstáculo que precisa ser superado para atingir aquela recompensa.
Assim que descobrir a história, use fatos interessantes para montar seu storytelling, por exemplo:
Imagine tomar seu café da manhã na varanda ensolarada, observando o mar à sua esquerda, as montanhas à sua direita e ouvindo o som das ondas ao iniciar o seu dia. dia.
Para uma casa na praia
Iniciamos uma remodelação do banheiro principal na primavera de 2018 e encontramos todos os canos velhos.
Para imóveis reformados
No final, refizemos a casa inteira.
Você não precisará mais se preocupar com isso.
Acentue o positivo
Os corretores de imóveis são hábeis em perceber as grandes qualidades de um imóvel a venda, como lareiras, plantas baixas abertas e uma cozinha com uma ilha central. Primeiramente, feche os olhos e imagine como uma família poderia morar lá. Então, essa é a sua narrativa, e aqui estão mais alguns exemplos.
Para lareiras: “Não há nada como relaxar na frente de um fogo quente em uma noite fria de inverno”.
Para ilhas de cozinha: “Seus amigos se reunirão em torno de sua ilha de cozinha durante o futebol de domingo, comendo aperitivos ou se preparando para o churrasco.”
Banheiras no banheiro principal: “Imagine mergulhar seus músculos cansados da academia na banheira de hidromassagem, e perceber suas preocupações derretendo”.
Reformule pontos negativos em positivos
Existe toda uma escola de terapia cognitiva dedicada a mudar a maneira como encaramos os fatos de nossa vida, e você pode usar a técnica para vender imóveis.
Em vez de esconder a proximidade da casa dos trilhos de trem, escreva por exemplo:
“Pense o tempo todo que você economizará dando uma curta caminhada até o transporte público.”
Em vez de descrever uma casa minúscula como “aconchegante” – os compradores são sábios nisso – descreva como:
Um “espaço íntimo para um tempo de qualidade para a família”.
Um quarto pequeno se torna um:
“Escritório doméstico de destaque com ótima iluminação”.
E um deck com vista para um quintal montanhoso se torna um:
“Espaço de entretenimento ao ar livre para saborear coquetéis após uma semana difícil de trabalho”.
Pegue a ideia.
Transforme a manutenção em storytelling para vender imóveis
Embora o estilo de vida seja a narrativa óbvia, a maneira como uma casa foi cuidadosamente mantida pode ser uma subtrama atraente. Antes de tudo, utilize os registros de remodelação e manutenção.
Dessa forma, você pode criar um histórico digital de uma casa cuidada com carinho, o que dá aos compradores confiança no momento da compra.
A boa escrita é a reescrita
Os escritores profissionais sabem que grandes histórias não surgem totalmente da mente até as pontas dos dedos. Ou seja, uma boa redação é reescrever, elaborar frases com substantivos e verbos fortes e eliminar qualificadores como “realmente” ou “muito”.
Acelere seu aprendizado em storytelling para vender imóveis
Caso tenha se interessado pelo assunto é importante que você vá buscar mais conhecimento, nesse artigo apenas introduzimos a dinâmica de utilizar a prática do storytelling para te auxiliar a vender mais imóveis.
Entretanto, é preciso cultivar esse espirito inovador e buscar técnicas um pouco mais avançadas.
Selecionamos para isso, alguns cursos sobre o assunto onde, em alguns casos, você pode estudar de casa mesmo.
Confira a lista completa:
- Storytelling: contar histórias para se conectar (ESPM)
- Storytelling: Muito mais do que contar histórias (Descola)
- Storytelling: Apresentações e Comunicação na Prática (Belas Artes)
- Curso online de Storytelling (Aprende aí)
- Curso online de como funciona Storytelling (IPED)
Veja um exemplo de uma Storytelling que fez sucesso:
Heineken: Mulheres também curtem futebol
A campanha se diverte com o fato do senso comum achar que mulher não gosta de futebol e para isso, contam uma história divertida e atraente.
Agora é só colocar em prática tudo que você aprendeu, e assim, com certeza aumentar as conversões em seu site e portais de anúncios.
Você já fez um anúncio diferenciado utilizando storytelling? Conte para nós como foi!
Boa sorte a boas vendas!
Adorei cada exemplo, muito obrigada
Muito bacana, parabéns, ótimas dicas para colocarmos em prática
Oi Luciano,
Muito obrigada pelo seu feedback !!!
Adorei, as suas ideias, muito agradecida.
👌😘
😁🤗
Boa noite….Muito obrigado por sempre mandarem e-mails pra mim…os conteúdos são extraordinários…
Oi Agripino,
Obrigada à você por nos acompanhar!! 😁