O ramo imobiliário é um dos que mais exige relações positivas.
Porém a falta de uma ação específica para manutenção do cliente imobiliário pode impossibilitar ou dificultar vendas futuras.
Com o intuito de evitar isso, vamos te auxiliar a praticar um bom pós venda e aumentar suas chances de sucesso no ramo.
O que é ação de manutenção do cliente imobiliário
Popularmente conhecido como pós venda.
A ação de manutenção do cliente imobiliário envolve muitas vezes atividades de marketing que são realizadas depois da conclusão de uma venda.
Dessa forma, entende-se que o principal objetivo é fidelizar o cliente e gerar o máximo de satisfação para o mesmo.
A principio, ações desse cunho podem parecer improváveis, porém com o bom trabalho realizado você passa a ser referência para esse cliente.
Assim, começam a surgir indicações para novas compras, à partir do cliente satisfeito.
Leitura complementar: A importância do pós venda no mercado imobiliário
Quais as vantagens de realizar ações de manutenção do cliente mercado imobiliário
O grande impacto vem na melhoria do relacionamento com o cliente, isso porque ele passa a enxergar o corretor como alguém em que se possa confiar. Ou seja, um amigo.
De maneira idêntica você precisa compreender que o foco é atender as necessidades do cliente e estar disponível para ajudá-lo. Em qualquer circunstância.
A fim de que o cliente perceba que você está realmente preocupado com suas exigências e entende suas dificuldades.
Outra grande vantagem com essas ações é a fidelização do cliente. Da mesma forma, seu cliente associa o seu nome, com bom atendimento, franqueza e ética.
Atributos esses que certamente serão passados adiante sempre que possível. O famoso ‘boca a boca’ vai proporcionar ampliar sua rede de contatos e claro, facilitar a captação de novos clientes.
Por isso, montar uma boa estratégia de ação de manutenção de clientes imobiliários pode te permitir não somente aumentar suas vendas futuras. Como também, ampliar seu raio de ação para mais pessoas.
Para ter um panorama completo sobre as vantagens do pós venda veja o infográfico produzido pela JM Service:
2 formas de ações do pós venda imobiliário
Para que seja possível entender um pouco mais sobre o pós venda no mercado imobiliário, separamos 2 momentos em que essas ações podem acontecer.
Em primeiro lugar o pós venda ativo:
Como o próprio nome sugere, é uma ação de iniciativa própria. Ou seja, você procura avaliar a satisfação do seu cliente.
A principio a ideia é se conectar novamente com o seu cliente, isso pode ser feito através de ligações ou ações de e-mail marketing.
Em segundo lugar o pós venda reativo:
Onde você disponibiliza canais eficientes de comunicação constante com o seu cliente (já vendido).
A importância é se mostrar disponível em qualquer momento que seja solicitado. Uma vez que seu cliente se sinta seguro ao compartilhar com você problemas ou soluções referente a compra do imóvel, te dá possibilidade novamente de auxiliá-lo.
Com isso, a satisfação do mesmo, tende a aumentar.
Leitura complementar: Descubra o perfil do consumidor no mercado imobiliário atual
As principais formas de fazer a ação de manutenção de clientes imobiliários
Entre uma lista de sugestões, resolvemos ressaltar algumas que julgamos mais eficazes para que o seu acompanhamento possa ser feito com mais facilidade.
E com isso, causar o mesmo efeito sob seu cliente. São elas:
- Loyalty Marketing (Marketing de Lealdade):
Nada mais é que um programa de fidelização onde visa ‘premiar’ clientes, de acordo com algumas pontuações. Essas podem ser de acordo com: Valor da compra feita, quantidade de indicações ou até mesmo tempo de relacionamento. Dessa maneira o consumidor permanece fiel e continua comprando de você. - Bonificar clientes em datas especiais:
Afim de estar sempre presente para o seu cliente, a bonificação ou premiação em datas especiais é bastante interessante. Você pode então, se prontificar a enviar ‘mimos’ em datas como: Natal, Ano novo, aniversário do cliente, aniversário de compra do imóvel e etc.
Um bom auxilio nesses casos é fazer parcerias com empresas que atendam o consumidor quando ele já está no imóvel, por exemplo: Empresas de decoração de interiores, marcenarias, empresas de móveis planejados, decoradores, lojas de eletrodomésticos e etc.
Você pode bonificar seu cliente com descontos em alguns desses serviços, pequenos presentes ou até mesmo, descontos para aquisição de um novo imóvel. - Dar informações relevantes para seus clientes:
Porque não manter informado seu cliente, mesmo após a compra? Informações sobre a valorização do imóvel no bairro que ele comprou, construções novas próximo a ele, seguros ou serviços disponíveis com desconto.
Ferramentas que auxiliam a ação de manutenção do cliente
É evidente que com o passar do tempo, saber todos os clientes que já compraram de você, e sobretudo quais eram suas necessidades no momento da compra pode se tornar dificultoso.
Por isso, fazer uso de um CRM ( Customer Relationship Management ) é imprescindível nesse processo.
O sistema permite que todas as informações sobre um cliente fiquem retidas em um único lugar. Com isso, você pode inclusive agendar novas tarefas para quem já comprou. Assim, não há risco de passar despercebido um cliente ou outro.
Outra boa ferramenta para ação de manutenção do cliente imobiliário é sua rede social. Uma vez que assim, você pode se aproximar, manter seu relacionamento com o cliente e claro descobrir como está a satisfação com o imóvel adquirido.
Também te permite encontrar contatos em potencial para suas vendas futuras.
Infelizmente isso não é realidade entre as empresas no Brasil. De acordo com dados do site Satisfação de clientes, 85% das empresas nunca fizeram pós venda com seus clientes. E impressionantes 94% não possuem sequer um sistema digital de gestão para monitorar seus clientes.
Por fim, compreendemos que essas ‘pequenas’ ações vão te auxiliar na manutenção do seu cliente.
Seja criativo! Com certeza as chances de realizar uma nova venda para seu ‘antigo’ cliente, serão maiores.
Você pratica alguma ação diferenciada? Compartilhe com a gente sua experiência e melhores práticas. Vamos aprender juntos!
Boa sorte e boas vendas!