Todo corretor de imóveis certamente já ouviu em algum momento da sua carreira que era necessário construir e trabalhar com um blog.
De fato, o blog para o corretor de imóveis é um dos pilares do inbound marketing ou se preferir, marketing de conteúdo.
Dessa forma, faz total sentido adotar em sua estratégia a criação de um.
O blog para o corretor de imóveis, não apenas ajuda a criar sua marca e credibilidade como profissional imobiliário. Mas, também a atrair novos interessados nos seus serviços que ainda não estão no momento ideal de compra.
Certamente, as idéias para criação de conteúdo são infinitas. Para começar, aqui estão algumas das nossas ferramentas favoritas para dar idéias de como o corretor de imóveis pode começar a construção de um blog.
Antes de listarmos algumas ferramentas que vão te auxiliar nessa construção:
Complemente a sua leitura posteriormente com: Blog Imobiliário: 5 Dicas para Você Sair na Frente
Ferramentas Para Utilizar no Blog do Corretor de Imóveis
1. Criar o Blog do Corretor de Imóveis no WordPress
Antes de mais nada, a primeira ferramenta da nossa lista é justamente a que vai permitir que você comece a escrever seus conteúdos. Através do WordPress é o maior CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) do mundo.
Com ele, muitos profissionais de diversas áreas criam um blog. Inclusive nós aqui na Praedium.
Então, ao recomendarmos que você crie o seu à partir do WordPress é por conhecimento de causa.
Primeiramente, o WordPress vai proporcionar ao corretor de imóveis que crie e gerencie conteúdos no seu blog de maneira simples. E principalmente, sem o uso de qualquer tipo de linguagem de programação.
Para começar, acesse wordpress.com e clique em ‘começar agora’.
Você pode aprender melhor sobre o assunto acessando depois o conteúdo da Rock Content sobre WordPress.
2. Plug In Yoast SEO Para o Blog do Corretor de Imóveis
Já que indicamos para você a criação do seu blog através da plataforma do WordPress. Nada melhor que indicar um dos mais valiosos plug in gratuitos para o mesmo.
O Yoast SEO é fundamental para quem escreve conteúdos e principalmente para quem vai começar agora com pouca ou nenhuma experiência.
Isso porque através dele, você consegue identificar quais parâmetros adotar para criar um conteúdo que esteja de acordo com as especificações de SEO. Ou seja, otimizado para os mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
Entre suas qualidades (na versão free) listamos:
- Inclusão da frase – chave de foco no artigo
- Análise da Meta Descrição de acordo com tamanho e frase chave
- Critérios de legibilidade (tamanho de parágrafos e palavras de transição)
- Densidade da frase chave dentro do artigo e quantidade ideal para utilização
Aqui está um bom exemplo do plug in funcionando:
3. Gerador de Títulos Hubspot Para o Blog do Corretor de Imóveis
A Hubspot com toda a certeza é referência no mercado mundial quando o assunto é marketing.
E todas as suas ferramentas são voltadas para um melhor desempenho dos profissionais de marketing (especialistas ou amadores). Levando isso em consideração, indicamos o gerador de títulos.
Como ele, você pode incluir até 5 palavras chave em foco que deseja utilizar e a Hubspot (de forma gratuita) vai te indicar até 5 títulos que podem ser utilizados no seu artigo.
De fato é excelente para o corretor de imóveis que ainda está no começo da sua jornada com a criação de um blog e precisa de boas ideias para criar títulos impactantes.
Na imagem abaixo, utilizamos como exemplo a palavra chave “financiamento de Imóveis“, que por sua vez, é uma palavra chave para grande parte dos corretores de imóveis utilizarem. Veja como o gerador de títulos funciona:
4. Planejador de Palavras Chave do Google
O planejador de palavras chave do Google é incrível. Primeiro, porque ele é gratuito. Basta se logar com seu e-mail Google. E em segundo lugar porque de maneira fácil ele te dá as perspectivas de procura (por seus clientes na internet) para as palavras chave que você incluiu. Além de mostrar como está a concorrência para aquela palavra e outras ideias semelhantes.
Ou seja, ao envés de você ficar pesquisando no Google diversas palavras chave e supor que há uma boa quantidade de pesquisa para elas antes de escrever se artigo, você pode simplesmente incluí-las no planejador de palavras chave do Google.
Na imagem abaixo utilizamos o mesmo exemplo anterior de palavra chave “financiamento de imóveis”. Veja como a ferramenta se apresenta:
E essa é só uma fração do que a ferramenta pode proporcionar ao corretor de imóveis. Além dessas funções que podem ser utilizadas para o blog do corretor, você pode também separar algumas delas em grupos de anúncios para criar anúncios pagos no Ads do Google.
Leitura complementar: 26 Ferramentas para o Corretor de Imóveis se Destacar no Mercado
5. Ferramenta Para o Blog do Corretor de Imóveis: Answer The Public
O Answer the public é uma ferramenta paga na realidade. Mas, você pode fazer até 3 pesquisas diárias de forma gratuita. Então, indicamos que você as use.
Essa ferramenta serve para o corretor de imóveis estruturar os tópicos que deve abordar dentro do conteúdo do blog. Em cada artigo.
Isso porque, ela aponta diretamente quais perguntas estão sendo feitas nos buscadores referente aquela palavra chave. Por sua vez, se você sabe o que estão perguntando, sabe que essas são as dores que você deve abordar com seu artigo. Faz sentido?
Ela funciona de maneira super fácil:
- Acesse o site
- Insira a palavra chave que deseja pesquisar
- Altere o país e o idioma
- Por fim, clique em procurar
Veja como fica para o exemplo que estamos utilizando:
6. Ubersuggest Para o Blog do Corretor de Imóveis
Outra ferramenta sensacional para ter boas idéias de palavras- chave para o blog de todo corretor de imóveis é a Übersuggest.
Ela mostra as dez principais palavras-chave ou frases sugeridas quando alguém começa a digitar na caixa de pesquisa do Google. Além de apontar quais são seus correntes para aquela palavra chave.
Assim, além de ter boas ideias de conteúdo você também sabe o que os outros blogs de corretores de imóveis estão escrevendo sobre o assunto.
Veja um exemplo para a palavra “financiamento de imóveis“:
7. One Signal: Serviços de Notificação Push
O One Signal é líder de mercado quando o assunto são notificações push. Esse tipo de ferramenta é muito útil para o corretor de imóveis utilizar no Blog.
Nós, aqui na Praedium, também usamos. E os resultados são ótimos.
De maneira simples, ele funciona assim:
- Leitor do Blog se cadastra com e-mail para receber atualizações de conteúdo
- Todo conteúdo publicado é enviada uma notificação (por celular ou computador) com o link para leitura
Isso certamente vai ajudar com o engajamento nas suas publicações de conteúdo. Além disso, é possível que você controle a quantidade de assinantes que você tem e o percentual de cliques que seus conteúdos geram através das notificações.
E o que fazer com essas informações? Você consegue identificar por exemplo, quais assuntos despertam maior interesse no seu público alvo e escrever mais a respeito.
O One Signal pode etiquetar automaticamente seus usuários pela página em que estavam quando assinaram notificações e / ou por tópicos de notificação nos quais demonstraram interesse.
8. Compact WP Audio Player
Quantas vezes você já acessou um artigo e viu a opção de ouvi-lo ao envés de lê-lo?
Isso porque atualmente as pessoas estão frequentemente fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo. Então, se pensar assim, uma ótima estratégia é criar um podcast com o conteúdo do seu artigo e incorporar o áudio na publicação.
Para fazer isso, indicamos o Plug In para WordPress Compact WP Audio Player. Ele é compacto e fácil de usar. E o melhor, gratuito!
Espero que com essas 8 ferramentas você consiga iniciar a produção de conteúdo para o blog. E que principalmente, transforme o seu blog no melhor blog de qualquer corretor de imóveis.
Comece hoje mesmo, gere mais leads e melhor engajamento com um ótimo blog imobiliário.
Você já um Blog? Conte para nós as ferramentas que te ajudaram na criação.
Boa sorte e bons conteúdos!