Como Fotografar Imóveis: 4 Dicas para Gerar Mais Leads

Aprender como fotografar imóveis é de suma importância para corretores e imobiliárias conseguirem encantar os clientes e gerarem bons resultados.

Uma pesquisa feita pelo portal ZAP Imóveis. Constatou que os imóveis que tinham entre 11 e 19 fotos, geraram 33% mais contatos. Apenas com fotos melhores, simples assim!

Primeiramente, você deve saber que mais de 70% das pessoas que procuram por um imóvel, iniciam esse processo através da internet

Como fotografar imóveis com a melhor iluminação

Escolhendo o melhor horário para fotografar o imóvel

Para você obter uma foto de boa qualidade, deve haver cuidado com a iluminação. Por isso, alguns horários são mais indicados.

- na parte da manhã das 9hs às 11hs. - na parte da tarde das 14hs às 16hs.

A regra básica é utilizar a luz natural. Entretanto, em alguns horários ela pode “danificar” a imagem, mas em geral o melhor horário para fotografar é:

Para a maioria do imóveis esses são os melhores horários. Porém, dependendo da face solar, pode ser que alguns imóveis ou cômodos não se enquadrem perfeitamente. Se for o caso do imóvel que você irá tirar as próximas fotos, tente controlar a iluminação natural do ambiente regulando a abertura da porta ou janela. Cortinas e lâmpadas também podem te ajudar.

Ajustando a altura e angulação para fotografar o imóve

Muita atenção. A pessoa que irá ver as fotos, é um cliente em potencial. E precisa ter uma sensação agradável ao se imaginar dentro do imóvel, antes mesmo de entrar em contato com você.

O cuidado com a altura das fotos e os ângulos adequados para fazer a fotografia são primordiais:

É possível fazer boas fotos com celular, basta que os ajustes ideais sejam respeitados. Uma boa dica, é utilizar um tripé.

Fotografia com ângulos tortos, tirada com a câmera na altura dos olhos.

Um erro comum, é tirar todas as fotos com a câmera na altura do olhos. Fazendo com que o ângulo das paredes e linhas do cômodo fiquem tortos e causem desconforto.

Heitor Pergher Fotografia

Fotografia com ângulos retos, tirada com a câmera na altura da cintura.

Na maioria das vezes a altura ideal é a altura da cintura. como no exemplo

Heitor Pergher Fotografia

A fotografia precisa ser impessoal e permitir que qualquer pessoa consiga se visualizar morando no imóvel. Com isso, a organização deve estar em primeiro lugar na sua lista de afazeres. Tão importante quanto um imóvel limpo, é a sensação de que já existe um dono. Por isso, animais de estimação, itens pessoais, roupas, emblemas de time de futebol e etc. Devem ser retirados para a sessão de fotos.

Preparando o imóvel para foto

Sob o mesmo ponto de vista, o cliente precisa se sentir de fato visitando o imóvel. Ao levarmos isso em consideração, faz sentido exibir as fotos em uma sequencia lógica. Ou seja, quando você entra em uma casa ou apartamento “dá de cara” com o que? Depois naturalmente caminha para qual cômodo? Essa experiência precisa ser passada para quem quer comprar ou alugar um imóvel.

Como fotografar imóveis em sequência lógica

"Vale lembrar também que banheiros são menos atrativos e por isso, naturalmente ficam para as fotos finais (exceto no caso da suíte que a foto do banheiro acompanha a do quarto)."

Você pode e deve ser diferenciado. Não exite em publicar fotos da fachada, seja de um condomínio ou de uma casa.

E mais, faça fotos pelo bairro, tente mostrar o conforto que a família vai ter ao morar naquele local.

Veja o conteúdo completo