🕗 Tempo de leitura: 9 minutos

Muitos corretores autônomos ainda acreditam que o sinônimo de sucesso no mercado imobiliário é abrir sua empresa. Mas, estão errados.

Calma! Não quer dizer que uma imobiliária não pode ser bem sucedida. Porém, com toda a certeza um corretor autônomo não precisa abrir uma imobiliária para alcançar esse patamar.

Seguindo o exemplo de alguns corretores estrangeiros, atualmente um corretor autônomo obtém tanto lucro quanto uma imobiliária.

Leitura complementar: Corretor de Imóveis: Tudo que é Preciso Saber sobre a Profissão

Sabe porque?

Porque a pessoas querem se conectar com outras pessoas e não com marcas.

Porque NÃO abrir uma imobiliária

A menos que esse seja o seu sonho profissional você pode vender muito mais montando uma equipe exclusiva e diferenciada no seu escritório.

Sem a necessidade de trazer outros corretores para seu negócio.

Uma das principais vantagens nesse caso é ter 100% dos lucros e 100% de certeza do padrão de atendimento e fechamentos.

Além disso, vamos seguir o mantra que falei no início: Pessoas se conectam com outras pessoas.

Então, além de montar uma equipe exclusiva e diferenciada no seu escritório, coloque o seu rosto e seu nome como marca à frente de tudo.

Já temos bons exemplos disso sabia?

imobiliária virtual para corretor autônomo

Montando um escritório de corretor autônomo

Se você já atua como corretor autônomo, certamente sabe da importância de ter o seu próprio espaço. Seu escritório particular.

Apesar de muitos colegas trabalharem de casa (e isso é possível sim), quando seus atendimentos começarem a tomar boa parte do seu dia, você vai precisar de uma força extra.

E é aqui que entra uma estrutura diferenciada. Ao invés de abrir um escritório e chamar outros corretores para trabalhar com você e repartir seus atendimentos.

Agora é a hora de pensar “fora da caixa”.

Um corretor autônomo é uma empresa – de uma única pessoa.

E como expandimos nossa empresa?

Contratando outras pessoas que exercem funções diferentes para cobrir todos “buracos”.

Concorda comigo? 😉

Sendo assim, você não precisa de outro corretor. Você precisa de outras mãos.

Somente assim, você vai conseguir trabalhar em Alta Performance.

Primeiro Passo: Atendentes de qualificação – SDR

O SDR é uma sigla em inglês (Sales Development Representative), ainda pouco utilizada no mercado imobiliário. Mas, já é uma velha amiga de grandes empresas de vendas B2B.

No mercado imobiliário um SDR pode ser chamado de atendente de qualificação ou até mesmo pré vendedor.

Essa pessoa dentro do escritório de um corretor autônomo é que será responsável pelo primeiro diagnóstico de cada lead e oportunidade que chegam.

Também, será responsável por fazer novas prospecções, sejam elas de clientes proprietários ou potenciais compradores.

Essa triagem feita pelo SDR é muito importante, justamente porque quando você trabalha com estratégias de marketing para geração de leads. Alguns leads que ainda estão fora do perfil acabam passando. E dessa forma, você não para seu trabalho para peneirar todos eles.

Mas, não se confunda. Um SDR não é um operador de telemarketing.

Vantagens de um SDR para o Corretor Autônomo

O principal objetivo de um SRD é tornar a vida do vendedor mais fácil e lucrativa. Dito isso, vamos às vantagens que um corretor autônomo vai dispor quando contratar seu primeiro SDR:

Alcançar o tempo de conexão ideal com os leads

Com todas as atribuições que um corretor autônomo tem, certamente vai ficar cada vez mais difícil entrar em contato nos primeiros 5 minutos que um lead é gerado. Muitas vezes, esse primeiro contato tem ocorrido depois de horas.

já falamos em outros conteúdos sobre o tempo de resposta. Se o primeiro contato é feito dentro dos primeiros (poucos) minutos, a chances de se conectar e mitigar a procura por outros profissionais, aumenta em 400%.

Qualificar o perfil

De fato, além de entrar em contato rapidamente, reduzindo o tempo de resposta. O SDR tem como objetivo qualificar esse lead.

Portanto, os leads só devem virar oportunidades para o corretor autônomo atender se passarem por critérios mínimos de qualificação.

Esses critérios por sua vez, devem ser acordados e alinhados entre o corretor e o SDR.

“Vender” a reunião / visita com o corretor autônomo

Uma vez que o SDR entrou em contato com o lead e o qualificou como oportunidade ele tem a missão de vender a próxima etapa.

Ou seja, trazer os benefícios de se encontrar com o corretor de imóveis e sobretudo, agendar a reunião ou a visita ao imóvel.

Nesse momento que o SDR vai descobrir as necessidades daquele potencial cliente, assim como, suas dores e anseios. Apenas quando isso estiver alinhado deve ser feita a “passagem de bastão”.

Melhorar a performance do corretor autônomo

Por fim, o SDR deve atuar como um filtro no seu funil de vendas. Uma vez que, nem todos os leads gerados pelo marketing serão qualificados, é trabalho do SDR não permitir que a agenda do corretor “suje” com falsas oportunidades.

Quando feita dessa forma o corretor autônomo tem mais tempo para:

  • Trabalhar melhor as oportunidades recebidas
  • Diminuir o ciclo de vendas
  • Ter previsibilidade no seu funil

Segundo Passo: Especialistas de Marketing

Quando falamos sobre especialistas de marketing, podemos dividi-los em 2 categorias:

  • Analista de Marketing Digital
  • Analista de Redes Sociais

Algumas imobiliárias optam por ter esse tipo de profissional terceirizado. Porém, a nossa sugestão é que seja um profissional contratado no seu escritório. Assim, o alinhamento entre as estratégias de marketing utilizadas e o retorno delas na conversão de leads em oportunidades é muito mais fácil de se fazer.

Os especialistas em marketing serão os responsáveis por consolidar seu nome no mercado, gerar leads com o máximo de qualificação, administrar suas contas nas redes sociais, criar materiais diferenciados, fazer a nutrição de leads e etc.

Algumas das suas áreas de atuação são:

Dessa forma, os especialistas de marketing vão contribuir para que os objetivos da empresa sejam alcançados. E sobretudo, ser capaz de executar tarefas e apresentar soluções através das ferramentas de marketing.

De forma resumida, esse profissional será responsável por criar, desenvolver e mensurar resultados de estratégias de marketing para o corretor autônomo.

Vantagens de um Especialista de Marketing para o Corretor Autônomo

corretor autônomo

Certamente, são inegáveis as vantagens que um corretor autônomo tem ao contratar um especialista de marketing.

Sobretudo, porque, ele será um forte aliado na divulgação do seu trabalho e geração de novas oportunidades para vendas. Tirando esse peso, das suas costas.

Realizar análises de mercado e concorrência

Uma das principais funções de um analista de marketing é acompanhar a situação do mercado e os movimentos da concorrência.

Portanto, ao realizar esse trabalho um especialista de marketing vai levantar um estudo detalhado do mercado imobiliário da região. Assim, tendo mais clareza e material para escolher a melhor estratégia e os melhores canais a serem utilizados em suas campanhas.

Definição do perfil de cliente ideal (PCI)

De fato, muitos corretores não sabem como definir sua persona e muito menos a melhor forma de alcançá-las em suas estratégias.

É aqui que entra o profissional de marketing. Ele será responsável por identificar junto com o corretor autônomo o perfil de cliente ideal. Ou seja, o que está de fato, mais propenso a comprar.

Estratégias em redes sociais

Certamente, não há discussão sobre esse assunto. É realmente um trabalho exaustivo para o corretor autônomo, ao término de todas as suas atividades ainda cuidar das redes sociais.

Portanto, nunca fez tanto sentido para um profissional individual, ter o apoio de um especialista no assunto para escolher a melhor rede social para se trabalhar, montar as campanhas e aplicá-las sem perder dinheiro e por fim, mensurar os resultados.

Estratégias de SEO

Nada mais cômodo para um corretor autônomo do que um braço direito na hora de escolher as palavras chaves e escolher os melhores termos para sua empresa. Sobretudo, para sua imobiliária virtual.

De fato, o melhor dos mundos para todo corretor de imóveis é alcançar as primeiras posições no Google. Contudo, ninguém quer fazer ou até esperar pelo árduo trabalho que vem por trás.

Estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Essas provavelmente são as estratégias que demandam maior esforço e comprometimento. Contudo, são também as estratégias que vão permitir que um corretor autônomo mantenha um fluxo constante de geração de leads e visitantes no seu site, sem necessariamente depender exclusivamente de anúncios pagos.

Isso acontece porque, de acordo com a Hubspot (empresa pioneira de marketing digital) os consumidores não querem mais ser “metralhados” com ofertas de mais ofertas de produtos. Portanto, para atender essa demanda, um analista de marketing vai se preocupar em educar e nutrir sua base de leads.

Por fim, esses leads se tornam oportunidades para você com mais facilidade.

Quer um exemplo prático?

Nós aqui na Praedium desenvolvemos uma forte estratégia de marketing de conteúdo que atualmente nos rende mais de 17 mil visitas no nosso site sem que a gente precise gastar 1 centavo. 😉

6 Ferramentas que um Corretor Autônomo precisa ter

Certamente, de nada vai adiantar montar essa estrutura sugerida se você não tiver acesso as melhores ferramentas do mercado.

Sejam elas para facilitar o seu trabalho de atendimento, melhorar a divulgação dos imóveis, possibilitar automações no departamento de marketing ou aumentar as conversões no seu site.

Então, pensando nisso, vem ai uma pequena lista, com as 6 principais ferramentas:

1. CRM Imobiliário

O primeiro ponto é entender o que é um CRM imobiliário. A sigla vem do inglês e traduzida significa – gestão de relacionamento com o cliente.

Portanto, na prática, o corretor autônomo precisa trabalhar com um CRM imobiliário para organizar, catalogar, gerir e conduzir todos os seus atendimentos por dentro do seu funil de vendas.

  • Investimento

Os valores podem variar bastante no mercado e além disso, existem CRMs que são genéricos, ou seja, não estão voltados para as características únicas do mercado imobiliário.

Nesse caso, o investimento pode variar de R$ 49 por usuário e por mês. No caso do CRM da Praedium

Até U$ 23 (ou aproximadamente 115 reais) por usuário e por mês. Como é o caso do Pipedrive.

2. Playbook de Vendas

Um Playbook de vendas é um documento que guia o departamento comercial (de qualquer empresa) com todas as informações necessárias e passos de execução para realizar uma venda e posteriormente conseguir replicar esse processo para vender mais.

Em outras palavras:

Imagine, um mapa, que vai te guiar por um percurso (o funil de vendas) para que no final você encontre o seu tesouro (uma venda). Assim, toda vez que você quiser alcançar outro tesouro, basta seguir o seu mapa. 💲

  • Investimento

Existem algumas empresas que chegam a cobrar de R$ 13 mil à R$ 50 mil reais por uma consultoria e treinamento na área de vendas.

Na prática, o que essa empresa vai fornecer é um conjunto de materiais e definição de metas (entre marketing e vendas) para estruturar um processo comercial.

Alguns, realmente precisam dessa mentoria. Mas, você pode colocar em prática tudo isso por muito menos. Ou até, de graça. Tudo depende do suporte e assessoria que você vai ter e do tempo dedicado para estudar sobre o assunto.

Nós te ajudamos com o Playbook de Vendas, combinado?

Playbook de vendas para o corretor autônomo
Playbook de vendas da Praedium

3. Aplicativo para captação online

Nesse caso, o ponto positivo é bem fácil de identificar. Chega de carregar fichas e mais fichas de papel cada vez que for realizar uma nova captação.

Dessa forma, quando você tem um aplicativo para captação online a única coisa que você precisa carregar consigo é o seu celular. Ou seja, todas as informações são rapidamente inseridas em um local fácil e seguro e assim, você pode sair de dentro do imóvel com essa captação anunciada no seu site e com máxima credibilidade com o cliente proprietário.

  • Investimento

Aplicativos para captação nem sempre sao fáceis de ser encontrados. Principalmente nesse formato que citamos.

Portanto, nossa sugestão é que você faça um bom teste antes de contratar alguma plataforma. A Praedium, disponibiliza o aplicativo para captação online junto com o CRM que falamos anteriormente. Portanto, nesse caso o investimento para ambos é o mesmo de R$ 49 por mês por usuário.

4. Imobiliária Virtual

De fato, não há como hoje em dia pensar em estratégias para divulgação de imóveis, geração de leads e vendas se você não tem uma boa e forte presença digital.

Nesse caso, é muito importante que sua primeira presença online seja sua imobiliária virtual. Ou se preferir, seu site de imóveis.

É importante também que você pense na facilidade para “alimentar” seu site. Caso contrário, você terá sempre 2 trabalhos para divulgar suas captações. Procure portanto por soluções integradas.

  • Investimento

Aqui os valores podem oscilar bastante também. Tudo depende de onde você procura.

Você pode encontrar valores de R$ 39,90 por mês – editor de sites da Praedium até R$ 5 mil reais quando contratado avulso por outras empresas.

5. Software de Marketing

Certamente, se você vai optar por seguir a estrutura de trabalho que sugerimos, o especialista de marketing vai precisar de um software para desenvolver seu trabalho.

Um software de marketing vai permitir a criação de landing pages, nutrição dos leads gerados, segmentação dos leads e envio de e-mail marketing.

  • Investimento

Existem algumas excelentes plataformas no mercado que fornecem esse serviço. E por conta disso, os valores a serem investidos também oscilam bastante. Por exemplo:

A Hubspot que é um software completo no mercado tem planos à partir de U$ 25 por mês (R$ 115 aproximadamente).

Em contrapartida, a RD Station que é uma boa plataforma de marketing e nacional, fornece planos à partir de R$ 19 por mês.

6. Aplicativos de conversação

Os aplicativos de marketing conversacional estão em alta no momento. Com toda a certeza você já ouviu falar nos chatbots ou chats online e por ai vai.

Quando integrados a sua imobiliária virtual esses famosos aplicativos podem ajudar e muito nas conversões do seu site.

  • Investimento

Existem uma infinidade de aplicativos para prestar esse serviço, vamos exemplificar os mais procurados, combinado?

  • Whatsapp: Gratuito
  • Leadster: Gratuito para 30 leads por mês e depois R$ 189
  • JivoChat: Gratuito com limitações ou R$ 39 por usuário – completo

Para encerrar, agora que você viu um outro “mundo” de possibilidades, você se vê imaginando dessa forma? Conta para mim o que achou nos comentários abaixo.

Boas vendas!

21 Comentários

  1. MARIA ISABEL CONESSA CHIARELLI

    Adoro suas dicas Paola!! Parabéns pelo seu trabalho.

  2. Anderson Moreira

    Conteudos sempre com muita relevancia. Tenho site, CRM MIdas, integração e mesmo assim ja não vendo a mais de 6 meses. Sou autonomo. Trabalho me casa e tenho 31 imóveis cadastrados no site. Gostaria de estar trabalhando com 100 imóveis. acho que é o suficiente.
    Parabéns pelo conteudo.

    • Paola Santoro

      Oi Anderson ,

      100 imóveis é um bom número sim para um corretor autônomo.

      Garante que você conheça o sistema de fato.

      Agora, se o você está divulgando o seu site e mesmo assim não tem uma geração de leads suficiente, talvez seja a hora de procurar soluções mais completas e integradas.

      A Praedium trabalha com CRM e Site e nossos clientes estão alavancando suas vendas em passos largos.

      Se quiser saber mais, me chama. Estou te enviando um e-mail com meu contato.

  3. Debora Parisi

    Paola, quero agradecer seu atendimento e também agradecer, por compartilhar seus conhecimentos conosco. eu acompanho tudo que vc manda, e acho muito interessante e esclarecedor. Realmente tem muita informação na internet, e muitos cursos apresentados também… Falando no popular “a cabeça da gente fica girando” com tanta informação…Mas vou testar a plataforma de vocês, e vamos ver se quem sabe trabalhamos com voces ! Sou autonoma também, como os colegas acima. abraços a todos, sucesso !

  4. Erick Brito

    Show de Conteúdo.
    Entrarei em contato, vamos trabalhar Juntos, dividir para multiplicar. 🚀🚀

  5. MARCELO DE NARDI FERREIRA

    Muito bom o conteúdo. Aliás, é prática comum. Vocês são exemplos a seguir.

  6. Ananias Bernardes Imóveis

    Isso sim, é marketing de conteúdo. Gaz o leitor (eu) querer iniciar um relacionamento mais profundo com a autora. Parabens Paola.

  7. Correia

    Boa tarde Paola, sou corretor autônomo e faço todo o processo de venda até a entrega das escritura para o novo proprietário. Realmente, fazer tudo sem um apoio fica muito difícil mesmo! Adquiri o CRM da Praedium a pouco tempo, mas estou satisfeito, o que me falta é tempo para operacionalizar todo o processo e abandonar de vez minhas planilhas…rss confesso que está difícil conseguir tempo. Mas o caminho é justamente o que você, brilhantemente, nos presenteou com esse artigo “corretor autônomo não precisa abri imobiliária” assim como todos os artigos que você nos entrega!
    Estou me preparando para isso!
    Muito obrigado!

    • Paola Santoro

      Oi Correia,

      Fico muito feliz que esteja gostando de trabalhar com a gente e que ainda acompanhe os conteúdos aqui no Blog.

      Se precisar de uma força manda um mensagem lá por dentro da sua conta que vamos ficar felizes em te ajudar.

      Muito sucesso !!! 😉😁

  8. José Marques

    Seu conteúdo é bom
    mas da a impressão que nós corretores temos que conhecer mais de sistemas, estratégias, do que imóveis. Eu ainda não consegui definir uma forma de divulgação e geração de leads para min e os recursos para investimentos disponíveis ainda e baixo, como uma empresa que esta começando.
    Como o recurso e baixo fica mais difícil de contratar um especialista, sendo assim não conseguimos fechar muitos negócios. Até o presente momento experimentei o ZAP+ achei este cheio de falhas na integração com site e poucas leads geradas, o numero de visitas parece bom mas não tem retorno.
    Estou tentando conhecer mais do assunto e experimentar outras opções.

    • Paola Santoro

      Oi José,

      Na verdade hoje em dia qualquer tipo de profissional precisa conhecer um pouco de tudo.

      Eu sei que às vezes isso pode parecer chato e desnecessário, mas não. Até porque, como você falou, alguém no inicio de carreira provavelmente não tem orçamento para todas as contratações.

      Portanto, quem vai precisar colocar a mão na massa é você.

      Tem bastante tutorial no Youtube, ajudando isso. O que é uma enorme vantagem viver em um momento tão tecnologico como o que estamos.

      Quanto as suas estratégias, repassa o investimento do Zap para o Google Ads. Leva visitantes para o seu site. Invista na sua loja virtual !!

      Ai, há um caminho promissor. Abuse dele.

      Muito sucesso e conte com a gente.

      Um abraço !!!

  9. ROBERTO CICERO DA SILVA

    Bom dia, Paola Santoro e equipe!

    Parabéns pelo artigo, nota 10, você deu uma aula, um show de conhecimento na área imobiliária e corretagem de imóveis… Muito educada, atenciosa, entre outros…
    Eu concordo com o colega que disse em seu comentário “… você deu um norte…” Auxílio perfeito para minha tomada de decisão na abertura, ou não, da empresa no ramo imobiliário… Muito Obrigado, Paola. Que Deus abra as portas para os seus negócios hoje e sempre!

    Parabéns!

    Muita Paz e Harmonia!

    • Paola Santoro

      Oi Roberto !!

      Que alegria ler um comentário como o seu. Muito obrigada.

      Fico realmente feliz por ter ajudado.

      Quando for colocar tudo em prática, chama a gente. Nossa soluções te ajudam com boa parte desse caminho.

      Sucesso !! Um abraço 🥰😁👍

  10. José Dilceu Ribeiro

    Paola, boa tarde. É para mim uma enorme satisfação estando lendo esses seus documentos, tão ricos e de fácil entendimento. para mim é como se tivesse ganhado na mega sena de virada.

  11. Cristina Maria Correia

    Olá, boa tarde! Estou muito impressionada com a quantidade de conteúdos bons que encontrei neste Site para a minha área! Sou Corretora autônoma, trabalho mais com lançamentos; imóveis na planta. Já fiz alguns planos para “decolar” , mas estava meio que perdida; se abro imobiliária, se atuo como autônoma, etc…Agora com estes conteúdos, consigo encontrar um “norte”! Sou muito grata a vocês por proporcionarem estes materiais!Fiquei muito motivada e me enchi de esperanças!Abraços a todos da Equipe!!

    • Paola Santoro

      Oi Cristina,

      Que prazer enorme receber seu feedback.

      Realmente eu e toda a equipe da Praedium nos dedicamos muito à ajudar corretores de imóveis e imobiliárias.

      É excelente saber o fruto do nosso trabalho. Continue nos acompanhando e conte conosco para o que precisar.

      Boa sorte na sua empreitada e muito sucesso.

      Um abraço.

Deixe uma Resposta

Works with AZEXO page builder